PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMO É QUE ANDA A SUA FÉ?

COMO É QUE ANDA A SUA FÉ?

Tudo é possível para quem tem fé (Mc 9, 23 )

24 de fevereiro de 2020.


Quando Jesus desceu o monte com três discípulos, naquele dia da transfiguração, encontrou os outros discípulos no meio de uma grande confusão. Muita gente ao redor deles e uma discussão sem fim com os fariseus. Jesus perguntou: ‘Que confusão é essa?’ E alguém do meio do povo explicou: ‘Mestre, eu trouxe meu filho que tem um espírito mudo. Quando dá uma crise, ele cai no chão, começa a espumar, range os dentes’. Aí Jesus entendeu o que estava acontecendo: O pai trouxe o filho para os discípulos expulsarem o espírito e eles não o conseguiram. Jesus mandou trazer o menino e ali mesmo o garoto começou a ter uma crise. O pai informou a Jesus que ele tinha aquilo desde pequeno. Claro, eles sempre pensavam que fosse um espírito. Não se tinha conhecimento da epilepsia. Aí o pai contou que ele já passara de morrer afogado ou queimado várias vezes, coitado. No meio daquela crise, o menino se debatendo, o pai desesperado disse a Jesus: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. “Se podes?!... comentou Jesus. Tudo é possível para quem tem fé”. Acho que Jesus ficou meio chateado. “Se podes fazer alguma coisa?!”. O pai pediu desculpas: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé!”.

Pode reparar que, em todo milagre de Jesus, ele elogia a fé da pessoa. “A tua fé te salvou”, disse àquela mulher que tocou nas suas vestes. Em Nazaré, sua terra, foi dito que ele não fez ali muita coisa, porque eles não tinham fé. Fé é a abertura do coração para a ação de Deus em nossa vida. É a confiança que depositamos no Senhor. E aquele pai, coitado, tinha fé, mas reconhecia que era pouca. Jesus deu ordem ao espírito mudo e o menino foi libertado. Mais tarde, os discípulos quiseram saber porque eles não conseguiram expulsar o espírito. “Esse tipo só se expulsa pela oração”, disse Jesus.

Esse “Se podes” ficou na sua cabeça, não foi? Chato, aquilo. “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e nos ajuda”. Talvez esse seja o sentimento de muitas pessoas hoje, o que acha? Há quem faça um pedido a Deus sem confiança suficiente nele, sem fé. Pede, mas não tem convicção que o Senhor tem poder para isso, ou que ele vá se interessar por sua causa. Pede, mas, realmente, não espera que Deus o atenda. Tem gente assim, claro que tem. Há quem apele pra um e pra outro, e bata também na porta de Deus, como mais uma tentativa. Esse tipo também demonstra pouca fé, pouca confiança. Desse jeito, sem fé, dificilmente será atendido.

A resposta de Jesus foi forte: “Se podes?! Tudo é possível para quem tem fé”. A Virgem Maria já tinha ouvido uma palavra semelhante. Foi o anjo Gabriel quem lhe disse: “Para Deus, nada é impossível” citando o exemplo de sua prima Izabel, idosa e estéril. Para Deus, nada é impossível! 
A fé, com certeza, não é só confiança em Deus. No evangelho de São João, Jesus fala da união com ele como condição para ser atendido pelo Pai. “Se permaneceres em mim, tudo o que pedires ao Pai, ele te concederá”. Então, a fé tem a ver com a nossa união com Jesus, que está tão bem representada no ramo unido à videira. Permanecer em Jesus é estar em comunhão com ele, comunhão de amor, que nos faz realizar a sua palavra de maneira quase natural. Estou pensando no ramo que, mesmo sendo um ramo enxertado, une-se de tal forma à videira, identificando-se com ela, que realiza naturalmente a vocação da videira: dar fruto, produzir uva. Estando assim unidos a Cristo, o que pedirmos ao Pai, em nome de Jesus, ele nos concede.

Se estamos unidos a Cristo, não duvidaremos do que Deus pode fazer, em nome de Jesus, seu filho. Neste sentido, a história da mulher que tocou na roupa de Jesus reforça essa compreensão. Ela não precisou nem falar com Jesus. Estava unida a Jesus pela fé. Jesus elogiou a sua fé.

Guardando a mensagem

O pai aflito que estava pedindo a cura do seu filho disse a Jesus: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade e nos socorre”. Sem fé, não se alcança o favor de Deus. A fé nos liga a Jesus no amor, na confiança e na realização da vontade de Deus. Deus vem em nosso socorro porque nos ama como filhos, nós que estamos unidos a Cristo. Não cabe dúvida, desconfiança ou mesmo uma relação comercial com o Senhor. A fé abre as portas de nossa vida para acolher a obra do nosso Deus.

Tudo é possível para quem tem fé (Mc 9, 23 )

Rezando a palavra 

Senhor Jesus,
São tantas as nossas necessidades, os dramas que nos envolvem, que precisamos continuamente da tua proteção, da tua graça, do teu favor. Dá-nos, Senhor, que não nos portemos como requerentes estranhos e desconfiados, mas discípulos unidos a ti pela fé, pelo amor, pela docilidade à vontade do Pai. Assim, no que pedirmos ao Pai, em teu nome, seremos atendidos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva sua oração a Jesus, pedindo-lhe para aumentar a sua fé.

24 de fevereiro de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Que assim seja a nossa fé sempre!!
    Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos que Deus te ilumine nesse dia de carnaval um bom descanso 😇 senhor Jesus acredito no seu amor por mim, que está mostrando a direção que eu devo seguir.milagres eu tenho todos os dias na minha vida,a corda está olhando esse dia lindo e está com saúde e feliz,ter pessoas que eu amo perto de mim.A crédito em Deus ele está mostrando a direção que eu devo seguir. nunca estou sozinha te amo meu jesus.Confio e espero em vós 🙌🙌💙

    ResponderExcluir
  3. Tenho inveja daspessoas de fé, gostaria que Deus me desse oportunidade de aumentar minha fé ,que Deus me perdoe devido tenho horas fico desanimado e c preguiça. Senhor aumenta
    Minha fé

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Tudo é possível para quem tem fé ( Mc 9,23 ) Sem fé, não se alcança o favor de Deus.A fé nos liga a Jesus no amor, na confiança e na realização da vontade de Deus. Senhor Jesus, ajude-me a ficar sempre unida a ti pela fé. Aumenta minha Fé, SENHOR... Desejo que Deus abençoe poderosamente a Padre João Carlos e toda equipe da AMA. Tenham uma ótima semana com muita saúde e muita paz. Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre, gostaria de ter mais fé unha vida familiar está muito abalada ,peço a Deus que enviou jesus para nós salvar que me ajude a renovar minha fé

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre. Como é clara a lição de Jesus! Muitas vezes me vejo na posição do pai "Se podes?", Outras vezes na condição dos discípulos: "por que nós k orações não foram atendidas?". Este texto além de nos provocar refletor sobre a nossa fé reforça o agir de Deus. Às vezes a gente quer ser Deus ou que Ele faça a nossa vontade. Mas não é assim.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre. Como é clara a lição de Jesus! Muitas vezes me vejo na posição do pai "Se podes?", Outras vezes na condição dos discípulos: "por que nós k orações não foram atendidas?". Este texto além de nos provocar refletor sobre a nossa fé reforça o agir de Deus. Às vezes a gente quer ser Deus ou que Ele faça a nossa vontade. Mas não é assim.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos, tenha uma abençoada segunda feira na PAZ de JESUS e no amor de MARIA, estou sempre em oração pelo sr. sua família e todos dai, muito obrigada pela meditação que nos envia todos os dias.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre.Que Deus lhe abençoe com uma ótima semana. 🙏

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus, a fé se consegue indo a fonte que cura_ nos e liberta e salva. Senhor Jesus aumenta e fortaleça a minha fé.maria Emilia

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus aumenta a minha fé...

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos. Bom dia. senhor eu creio, mas aumenta a minha fé.

    ResponderExcluir
  13. Senhor aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  14. Senhor aumenta minha fé .Boa tarde padre João Carlos

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus criador do universo, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me ajude ser sábio e inteligente. Me ajude ser reto no meu proceder. Me ajude ter sábia mansidão. Me ajude evitar o ciúme, a rivalidade, a inveja, as desordens, as más obras. Me ajude defender a verdade. Me ajude para que a minha sabedoria seja: pura, pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. Me ajude promover a paz. Me ajude interceder pelos sofredores. Me ajude ter mais fé e confiança no meu SALVADOR. Me ajude expulsar o que não presta. Me ajude orar da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Senhor aumentai minha fé. Amém

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos que Deus nos abençoe para que nossa fé não seja abalada para que possamos fazer a tua vontade a cada dia assim seja .

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações. Senhor, eu creio mais aumenta minha fé. Padre João Carlos, reze pela minha Saúde pôr favor. Padre João, precisava tanto falar com o Senhor, preciso de um aconselhamento, como faço?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS