PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CARREIRA OU CAMINHO?

CARREIRA OU CAMINHO?

O que vocês estavam discutindo pelo caminho? (Mc 9, 33)

25 de fevereiro de 2020.



Jesus estava se dedicando à formação dos seus discípulos. Depois de um tempo de muita efervescência, ele foi se afastando daquelas multidões que viviam atrás dele. Era importante preparar os discípulos para os próximos acontecimentos. E para continuarem a missão, depois que ele se fosse. É muito importante perceber esse investimento de Jesus em tempo, atenção e formação das lideranças do seu movimento.

Mas, a perspectiva de Jesus não está sendo compreendida pelos discípulos, naquele momento. Jesus está pensando na sua entrega total, como servidor. Ele se explica dizendo que será entregue, será morto e ressuscitará ao terceiro dia. O auge do seu caminho será a morte e a ressurreição.

Os discípulos estão num pensamento muito diferente do de Jesus. Estão pensando em cargos, em privilégios. O auge do seu caminho não é a morte, a entrega total. O auge do seu caminho é a ascensão ao poder. No caminho, eles estão discutindo sobre quem será o maior, quem terá cargos mais prestigiados e maior participação no poder. Jesus quer ser o menor. Eles disputam sobre quem será o maior. Jesus está fazendo um caminho. Eles querem fazer carreira, não um caminho.

Essa incompreensão dos discípulos, alimentando um projeto bem diferente do de Jesus, fica clara nas palavras que aparecem no texto: eles não compreendiam, tinham medo de perguntar, ficaram calados quando Jesus perguntou sobre o que estavam conversando no caminho.

O evangelista informa que Jesus se sentou (sinal de que iria ensinar, sentado era a posição do Mestre). Sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e aquele que serve a todos”. Foi quando Jesus pôs uma criança no meio deles e a abraçou. E disse que quem a recebesse em seu nome, o estaria acolhendo.

Além do sentido habitual que já damos a esse episódio, podemos pensar também que acolher Jesus como se acolhe uma criança é aproximar-se dele, desinteressadamente. Nós sempre nos aproximamos dele interessados em alguma coisa. Acolher Jesus é identificar-se com ele, partilhar o seu sonho e o seu compromisso de serviço até à entrega da própria vida.

Guardando a mensagem

Nós, discípulos de hoje, continuamos a pensar e agir como os primeiros discípulos de Jesus. É que estamos mais facilmente de acordo com o espírito do mundo do que com o espírito do evangelho. Nas famílias, nas comunidades, na Igreja, estamos sempre disputando cargos, procurando os privilégios do poder ou alimentando essas disputas em nosso meio. Jesus se colocou, entre nós, como servidor. O seu caminho foi o do serviço, até a entrega de sua vida. Como seus discípulos, nossa vocação é o serviço. Somos servos uns dos outros, não senhores. É assim que devemos acolher Jesus, como servo. É assim que precisamos imitá-lo, como servidores.

O que vocês estavam discutindo pelo caminho? (Mc 9, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Nós entendemos bem o que se passava na cabeça daquele teu primeiro grupo de seguidores. Nós vivemos tentados da mesma forma. O poder nos encanta. Não somente queremos ser os tais, mas nos sentimos atraídos por quem é, humanamente, grande e poderoso. Valorizamos, em primeiro lugar, os cargos prestigiados na sociedade e na Igreja. E desprezamos as profissões aparentemente humildes, as funções aos nossos olhos mais simples. Tens que ter muita paciência conosco, Senhor. Nem sempre te acolhemos como servidor, preferimos te aplaudir como rei e dominador. E assim, nos dispensamos de seguir o teu caminho de serviço e entrega amorosa até o fim. Que a tua palavra hoje soe como um forte convite à nossa conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vamos viver a palavra

Você já tem o seu caderno espiritual? Seria tão bom tê-lo! Seria um apoio a mais no seu crescimento espiritual. Bom, no seu caderno, responda à pergunta de Jesus: “O que vocês têm discutido pelo caminho?”.

25 de fevereiro de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Que no caminho muitos ñ estão percebendo a presença de Jesus q caminha do nosso lado

    ResponderExcluir
  2. Na luta diária para educar e sustentar meus filhos nunca me fiz essa pergunta. Perdoai Pai. Amém

    ResponderExcluir
  3. Gloria a vós Senhor! !

    ResponderExcluir
  4. Jesus começa a contar o que vai viver no percurso de seu caminho. Glória a vós senhor.!! Maria Emília

    ResponderExcluir
  5. Somos bastante falhos precisamos viver sempre em oracao para que um pouquinho por dia os nossos coracoes sejam lapidados para que sentimos mais parecidos de Jesus amem.

    ResponderExcluir
  6. Nunca me fiz está pergunta?
    Senhor me dê sabedoria para transformar o meu coração.

    ResponderExcluir
  7. Precisamos conhecer bem o caminho por onde pisamos no mundo em que estamos vivendo existem vários caminhos e somente Jesus com sua palavra pode nos dirigir qual e o certo nesta quaresma podem melhor com olhar

    ResponderExcluir
  8. A DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA, PELA FALTA DE LIMITE E RESPEITO DOS PAIS. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos. Desejo Que Deus lhe abençoe poderosamente e te conceda paz, saúde e sabedoria. Gratidão pela MEDITAÇÃO e reflexão neste dia. O que vocês estavam discutindo pelo caminho? ( Mc 9, 33 ) Senhor Jesus, que a tua palavra hoje soe como um forte convite à nossa conversão. Que o Amor de Deus e a chama da Fé e da esperança venha estar conosco, dando-nos força para enfrentar cada dia com amor determinação!!! JESUS nos ama muito! Deus abençoe a padre João Carlos e toda equipe da AMA... Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos, que seu dia seja repleto das graças de DEUS,sempre te protegendo e iluminando,o sr. e sua família. obrigada por esta meditação todos os dias, que me envia, fique sempre com nossas preces te cuidando daqui. saudades de te ver. sua bênção.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos,peço ao senhor Jesus que nos dê discernimento para para prestando muita atenção no evangelho meditação e reflexão podermos com á graça de Deus irmos trilhando o caminho certo que nos leva à nossa salvação .Desejo para o snr pe João Carlos e toda Equipe muita paz saúde e discernimento para sempre está nos orientando com a palavra de Deus. Muito obrigada a todos. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  12. Que eu não possa me desviar dos caminhos de Deus.🙏

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos que paz esteja contigo para sempre
    Lendo o evangelho de hoje vi que muitas as vezes nós participantes de comunidades temos um pensamento semelhante como os dicipulos tiveram de ser um maior que o outro e não é isso que Deus nos ensina , ele quer que sejamos todos iguais servindo uns aus outros em união como a trindade santa que é paí filho e espírito santo

    ResponderExcluir
  14. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Contudo, me conceda a graça de evitar as paixões, a cobiça, a violência, a inveja, a soberba, enfim, todo tipo de pecado. Me conceda a graça de pedir somente o que é bom. Me conceda a graça de ser obediente e humilde. Me conceda a graça de dizer não ao maligno. Me conceda a graça de aproximar-me do meu REDENTOR. Me conceda a graça de purificar as minhas mãos e de santificar o meu coração. Me conceda a graça de fazer boas penitências. Me conceda a graça de humilhar-me diante da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ensinar com sabedoria e autoridade. Me conceda a graça de carregar a minha cruz. Me conceda a graça de servir com generosidade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos tenha um final de noite iluminada. senhor Jesus nos conduz a ser um servidor semelhante ati amando o próximo e respeitando e ajudando sem interesse 🙋💙

    ResponderExcluir
  16. Amooo A Meditação Da Palavra Do Senhor. Como tbm Amooo compartilhar com os meus familiares, amigos e amigas. Muitooo obgda Pe. João Carlos, que Deus o abençoe grandemente com muitaaa Saúde, e o livre de todo mal 🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS