PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS VEIO NOS LIBERTAR

JESUS VEIO NOS LIBERTAR

Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” (Mc 1, 25) 


14 de janeiro de 2020.

Sabe o que foi? Jesus estava na sinagoga de Cafarnaum. Era um dia de sábado. O povo estava reunido para a oração e a escuta da palavra de Deus. E Jesus estava ensinando. As pessoas, ali, estavam admiradas com o seu ensinamento. Foi aí que um homem ali presente, possuído por um espírito impuro, começou a gritar e esbravejar contra Jesus. Jesus mandou o espírito calar a boca e sair daquele homem. Dito e feito. O homem foi sacudido com violência pelo espírito mau, que deu um urro assustador e saiu. As pessoas ficaram assustadas, não era pra menos. E admiradas com aquele ensinamento novo de Jesus, com a sua autoridade. 

O ensinamento de Jesus é libertador das pessoas de todas as opressões. Seu ensinamento desmascara o mal que está escondido também dentro da comunidade, dominando a vida de algumas pessoas. Como na sinagoga de Cafarnaum, também em nossas comunidades, há sempre alguém que estranha e reage a este ensinamento, dizendo quase a mesma coisa do diabo da sinagoga: “Vieste para nos destruir?!”. 

O que será que Jesus dizia e fazia que pudesse incomodar alguém? As pessoas viam uma grande diferença entre o ensinamento de Jesus e o ensinamento dos fariseus. A primeira coisa que marcava uma grande diferença era a atenção que Jesus dava aos sofredores e marginalizados. Estes estavam à margem de tudo, na vida social e na religião. E Jesus os incluía como pessoas importantes no seu anúncio do Reino de Deus. E uma segunda coisa que mexeu demais com as lideranças do seu povo foi a imagem que ele passava de Deus. Ele revelava Deus como pai amoroso, pronto para acolher o filho pecador de volta à sua casa. E essa não era exatamente a imagem de Deus que eles tinham. Eles o percebiam como juiz e retribuidor das boas ações e da prática da Lei. 

Esse ensinamento de Jesus - feito de gestos de atenção e proximidade, de parábolas e diálogos sobre o Reino de Deus – despertou muita indignação e ódio nos fariseus, nos sacerdotes do Templo, nos partidários de Herodes. Essa gente estava possuída por preconceitos contra o povo, por interesses de classe, seduzida pelas benesses do poder, tomada de ciúme... e muita coisa ruim. Era como se estivessem possuídos por um espírito mau. Claro, o mal lança seus tentáculos nas estruturas sociais e nas pessoas. O que o diabo disse na sinagoga é o que diriam esses senhores: “Vieste para nos destruir?”. 

E ali, na sinagoga e nas ruas, muita gente tomou consciência de que o ensinamento de Jesus era realmente novo, sobretudo quando viu que ele enfrentava essas manifestações do mal, as calava e conseguia libertar pessoas dessa dominação. 

Guardando a mensagem 

O evangelho é uma força de mudança, anuncia o Reino de Deus já aqui na terra. Jesus, com suas atitudes e palavras, instaura o reinado de Deus. Podemos entender esse reinado, como Deus acolhendo, na comunhão de sua casa, todos os seus filhos, a começar pelos que saíram de casa e retornam pela conversão. Jesus partia do que o povo de Deus já conhecia e manifestava mais claramente o amor de Deus que restaura, perdoa, liberta as pessoas. Esse evangelho, essa boa notícia, encontrou oposições também dentro da própria sinagoga, a comunidade de fé que ele frequentava. Essa oposição à novidade do evangelho que Jesus anuncia, ontem como hoje, só pode mesmo ter raízes no maligno. Mas, Jesus é vencedor sobre todo o mal. Com ele, nós também somos vencedores. No Pai Nosso, rezamos: “Livrai-nos do mal”. 

Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” (Mc 1, 25) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

A novidade do evangelho corre sempre o perigo de ser esquecida ou abafada pelas forças que não têm interesse na emancipação das pessoas e no senhorio de Deus. Essas forças atuam dentro e fora da comunidade. Não é à toa que a Igreja tenha tantos mártires. Eles experimentaram a oposição à fé cristã por parte de pessoas maldosas e violentas. Uniram-se, assim, ao teu sacrifício na cruz. Em sua fidelidade, são vitoriosas, contigo. Senhor, te pedimos, livra-nos do mal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Ao rezar o Pai Nosso hoje, acentue bem essa prece: “Livrai-nos do mal”. Aproveite e diga em prece hoje, muitas vezes, essa palavra.

14 de janeiro de 2020 

João Carlos Ribeiro, sdb

30 comentários:

  1. Jesus sempre connosco, ajudando a venceremos o mal e vivermos e seguir seus ensinamentos
    Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus da Galiléia aos confins do mundo sempre o seu nome seja louvado.

    ResponderExcluir
  3. Senhor livrai me de todos os males .Os males da falsidades,os males do egoísmo,os males de pessoas negativas ,livra me Senhor Jesus . Amém....

    ResponderExcluir
  4. Senhor meu deus livrame de todos os maus que estiver na minha vida de pessoas ruim tirar da minha vida tudo que não serve pra mim amém senhor Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  5. Livra_me Senhor de todo mal. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor lvra -me de todos os males!

      Excluir
    2. Jesus tem misericórdia de mim e da minha família amém

      Excluir
    3. "LIVRAI-NOS DO MAL"

      Excluir
  6. Senhor, livrai_nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  7. Senhor, livrai_nos de todo mal. 12/01/2020

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Muita paz, saúde e sabedoria te desejo para hoje e sempre... Jesus o intimou: "cala-te e sai dele!" ( Mc 1,25 ). Senhor Jesus, tu que, através do teu Evangelho, anunciou o Reino de Deus aqui na terra, e és o vencedor sobre todo mal,queremos também contigo,ser vencedores de toda maldade nas nossas vidas. SENHOR JESUS, "livrai-nos de todo mal". Prosperidade e muita paz, para padre João Carlos e todos da AMA.

    ResponderExcluir
  9. Senhor aumentai minha fé . Amém

    ResponderExcluir
  10. Livra-nos Senhor de todo o mal.
    Amém!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, Jesus te abençoe e te livre de todos os MALES. Jesus livrai me de todos os MALES, eu e minha casa serviremos ao Senhor. Sua benção Padre e muito obrigado pelas orações e meditações.🙌🙌😍

    ResponderExcluir
  12. Livrai nos do mal meu senhor Jesus libertar nós Deus santo Deus forte Deus imortal

    ResponderExcluir
  13. Senhor livrai nos dos maus pensamentos, atitudes e palavras que venham a machucar meu próximo. Ajudai me sempre a estar atenta aos teus ensinamentos, hoje e sempre!
    Amém.

    ResponderExcluir
  14. Livrai nós de todo o mal DEUS PAI TODO PODEROSO.

    ResponderExcluir
  15. Livra Senhor o Mundo de toda maldade.Amém.

    ResponderExcluir
  16. Senhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço por todas as mães gestantes do mundo inteiro. No entanto, me conceda a graça de viver a minha vocação religiosa. Me conceda a graça de orar com fé, confiança, humildade e perseverança. Me conceda a graça de vencer os sofrimentos e as aflições. Me conceda a graça de servi-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de ofertá-Lo o que eu tenho de melhor. Me conceda a graça de encontrar a verdadeira paz. Me conceda a graça de adorá-Lo santamente. Me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ensinar com sabedoria e autoridade. Me conceda a graça de expulsar o que não presta. Isso que LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Livrai- nos do mal!Amém Bom dia grupo

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Jesus sempre conosco devemos sempre está em oração confiar sempre.Desesti nunca

    ResponderExcluir
  20. Livrai nos de toda mal,meu Senhor e meu Deus

    ResponderExcluir
  21. Livrai-nos de todo mal! Amém!

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde padre João Carlos a sua bênção padre senhor Jesus Cristo eu Lovo e agradeço a cada minuto pôr ter esse servo de Deus em nossas vidas obrigado senhor e obrigado padre João Carlos que Jesus Cristo em sua Infinita bondade derrame muitas bênção soube o senhor Deus abençoe sempre 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  23. Livrai nos do mal ! Amém

    ResponderExcluir
  24. Pe João Carlos boa tarde lhe peço a bênção,e lhe abensou também em nome de Jesus e Maria que tenhas muita saúde e paz. Peço a Jesus todos os dias dias que nos livre do mal de todo o inimigo visível e invisível que só Jesus com o seu poder pode nos livrar.Obrigado Jesus por tantas situações difíceis que tens livrado a mim e a minha família.

    ResponderExcluir
  25. Padre João Carlos,obrigada por sempre nos enviar a meditação diária,tenha um abençoado repouso.Fique com nossas orações.

    ResponderExcluir
  26. O DEUS,o Jesus,livrai-me do mal,ajudai-me a superar as tentações e ajudai-me a ser um cristão caridoso e puro.Amem.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS