13 janeiro 2020

O COMEÇO DE UM NOVO TEMPO

E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus (Mc 1, 18)
13 de janeiro de 2020
Houve um momento em que Jesus começou a sua pregação. Ele tinha uma notícia pra dar. Avisou a todo mundo: O REINO DE DEUS CHEGOU! O fato que empurrou Jesus, por assim dizer, para encarar de vez a sua missão foi a prisão do profeta João Batista pelo violento tetrarca Herodes. A prisão do profeta criou uma grande crise no movimento do Batista, parecia o colapso daquela ebulição religiosa que preparava o povo para a chegada do Messias. Exatamente neste momento, quando o horizonte parecia se fechar, Jesus voltou para a Galileia e começou o seu ministério público.
Na sua pregação, ele começou dizendo quatro coisas: “O tempo já se completou, o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e creiam no evangelho”. Este é um resumo de tudo o que ele anunciaria com palavras e obras, em todo o seu ministério público. Finalmente, as promessas estavam se cumprindo: chegara a hora do reinado de Deus. Por sua presença de enviado e Messias, o novo tempo estava começando, o tempo da reconciliação, da graça, do perdão.
Essa comunicação de Jesus sobre a chegada o Reino não era apenas uma informação para se tomar conhecimento. Jesus, com essa maravilhosa notícia, estava convocando as pessoas para viverem esse novo momento. A boa notícia, isto é o evangelho, é uma grande convocação. Neste início da primeira parte do tempo comum, a Igreja nos recorda esse começo abençoado do ministério de Jesus, narrado no Evangelho de São Marcos. Ele anunciou a chegada do Reino e obteve uma adesão entusiasta de um grupo de pescadores: Simão e André, Tiago e João.
O bom exemplo dos quatro primeiros discípulos é uma proposta que o evangelho está nos apresentado para nossa imitação. É como se dissesse: “façam assim, respondam desse jeito à pregação de Jesus”. Na resposta deles, podemos destacar três passos.
O primeiro passo foi a CONVERSÃO. O anúncio do Reino é um convite à mudança de vida, nos pede conversão. ‘Convertam-se e creiam no evangelho’, disse Jesus. Pela conversão, fazemos opção pelo Reino, reorientamos a direção de nossa vida. Converter-se é fazer uma opção radical por Jesus. Isso muda muita coisa na vida de uma pessoa.
O segundo passo dos primeiros discípulos foi o SEGUIMENTO. A Simão e André, Jesus disse: “Sigam-me”. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Jesus também chamou Tiago e João. Eles deixaram o pai na barca, com os empregados, e partiram, seguindo-o. Seguir Jesus é tornar-se seu discípulo, sua discípula, andando com ele e aprendendo com ele a viver e a realizar a obra de Deus.
O terceiro passo dos primeiros seguidores foi a MISSÃO. Jesus disse aos pescadores: ‘Sigam-me e eu farei de vocês pescadores de gente’. Como discípulos, aprendemos com Jesus, andamos com ele. Como missionários, participamos do seu ministério, agimos em seu nome, participamos do seu serviço de profeta, sacerdote e rei no mundo.
Guardando a mensagem
O evangelho de Marcos nos mostra Jesus começando sua pregação. Jesus fala do Tempo da espera que se cumpriu e do Reino que se aproximou. Em resposta, espera a nossa conversão e a nossa adesão ao evangelho. A narração da vocação dos quatro primeiros discípulos – Simão e André; Tiago e João – é uma apresentação de como deve ser nossa resposta à boa nova de Jesus. Nossa resposta deve ser a conversão, o seguimento e a participação na sua missão. Pela conversão, fazemos uma opção por Jesus e pelo Reino de Deus. Pelo seguimento, tornamo-nos discípulos do Senhor. Pela missão, participamos com ele no seu serviço de evangelização, santificação e senhorio no mundo.
E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus (Mc 1, 18)
Rezando a mensagem
Senhor Jesus,
Diante de teu convite, os teus primeiros seguidores foram generosos e prontos na resposta. É assim que temos que responder ao teu chamado. Está escrito que André e Simão “imediatamente deixaram as redes e te seguiram”. Os outros deixaram inclusive o pai na barca, com os empregados com quem trabalhavam e partiram te seguindo. Eles foram generosos nas renúncias que fizeram para te seguir. Senhor, pelo teu Santo Espírito, fortalece em nós a resposta ao teu convite para sermos teus discípulos e missionários. Que ela seja igualmente generosa, pronta e fiel. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, estamos festejando o aniversário do nosso Programa Tempo de Paz, um programa diário que eu apresento em quase uma centena de rádios. É um dia de ação de graças e de compromisso com a evangelização. Envie o seu pedido de oração para a nossa Missa de Ação de Graças. Use o link que estou lhe enviando ou acesse www.amanhecer.org.br .
13 de janeiro de 2020.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



12 comentários:

  1. Eu gosto muito dos comentario do Evangelho do dia . mim inspira a comentar no meu grupo todas as quartas-feiras.min ajuda muito a compreender melhor as palavras do Evangelho. Obg padre joao carlos por essas reflexões. Bombdia. Deuste abençoe muito.🙏🙏🙏💕

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Senhor eu te peço a minha conversão.

    ResponderExcluir
  3. Senhor daime a tua benção hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia ! Todos os dias leio o Evangelho, agradecendo pelas Bênçãos a minha Família. Orando pra que eu continue Perseverando no caminho de Jesus. Bgd . O senhor Passa Tranquilidade e Paz , tem sua Luz Própria.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Uma semana de paz interior e cura emocional. Amém!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado meu Deus, pelo privilégio da vida e pelo privilégio de um novo amanhecer... Bom dia Padre João Carlos. Bem-vinda a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR . É eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus (Mc 1,18) Dai-me, SENHOR JESUS teu poder,para que eu possa me converter e poder seguir teu caminho, sempre trilhar tua estrada, vivendo as palavras do teu Evangelho. Deixo aqui o meu pedido de oração. À padre João Carlos e todos da AMA,desejo muita saúde, paz e sabedoria... tenham todos uma semana muito feliz. Parabéns, TEMPO DE PAZ!!!...

    ResponderExcluir
  7. Senhor preciso muita oração para os meus, netos com a graças de Deus irei vencer confio no meu Senhor Amém

    ResponderExcluir
  8. Senhor fortifica-me na fé esperança é sabedoria .Amém

    ResponderExcluir
  9. Meu Senhor e meu Deus eu tenho fé más aumentai minha fé, ajuda nos a poder pagar todas as nossas dívidas este ano 🙏🙏🙏amém

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso evangelho onde Jesus nos mostra o seguindo.🙌

    ResponderExcluir
  11. Maria Emília. Jesus eu estou aqui eu quero ti aplaudir!

    ResponderExcluir
  12. Deus Onisciente e Eterno, eu LHE agradeço por todos os vocacionados da VOSSA igreja. Todavia, me ajude adorá-Lo da melhor forma possível. Me ajude vencer as dificuldades e os sofrimentos da vida. Me ajude segui-Lo com sinceridade. Me ajude pregar a VOSSA palavra dizendo: convertei-vos e crede no Evangelho. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.