PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SIM DE MARIA

O SIM DE MARIA

Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)


20 de dezembro de 2019


Primeiro, Maria ficou assustada. De repente, o anjo com uma estranha saudação. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. O que está acontecendo? O que isso significa? Não tenha medo, Maria. Deus está muito feliz com você. Você vai conceber e gerar o filho dele, o filho que vai herdar o trono de Davi. Maria ainda estava assustada, mas já tinha uma resposta. Deus estava feliz com ela e estava lhe comunicando uma grande missão.

Depois do susto, veio a dúvida. “Não é possível uma coisa dessa... eu nem casada sou”. Como é que uma virgem pode ser mãe? E o anjo: “pra Deus não tem isso não, Maria, tudo é possível para ele. Quer um exemplo? Isabel. Estéril, idosa, agora está grávida de seis meses”. Como Deus é grande, como ele é bom, pensou Maria. Desvaneceu-se a dúvida. Ele é o Todo-poderoso. Ele faz maravilhas.

Passado o susto, ela dialogou responsavelmente para ver o alcance do que lhe estava sendo comunicado. A dúvida foi vencida. Vem agora a entrega, entrega humilde e generosa. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Entrega-se ao cumprimento da vontade do Senhor manifesta na palavra do anjo. Realizará a vontade do Senhor como serva. Entrega humilde, generosa, total.

É. Deus sempre nos surpreende. Manda-nos seus recados. Pega-nos de surpresa. Suas propostas alteram profundamente a normalidade do nosso caminho, de nossa vida. São planos diferentes dos nossos. Mas, não é uma ordem do dia, uma distribuição aleatória de tarefas ou peso que se dá a qualquer um. É, antes de tudo, uma escolha amorosa. É um voto de confiança de quem ama a quem ele cumulou de toda graça, de toda bênção. A escolha é antes de tudo um sinal distintivo do seu amor. “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”.

O ‘sim’ de Maria foi responsável e generoso. A primeira reação à entrada surpreendente de Deus em nossa vida, integrando-nos no seu projeto de salvação, é a surpresa. Depois vem a dúvida. E por fim, a resposta. Às vezes, ela não é como a de Maria, a da entrega generosa e humilde. 





Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)


7º dia da Novena de Natal

O TESTEMUNHO DE ISABEL

Bendita és tu entre as mulheres (Lc 1, 42)

Apresentação do tema

Isabel está radiante com a visita inesperada de Maria. Seu bebê de seis meses de gestação esperneia de contentamento. Isabel, cheia do Espírito Santo, festeja a chegada da jovem prima: "Bendita és tu entre as mulheres. Bendito é o fruto do teu ventre". A saudação de Isabel continua de boca em boca, cumprindo a profecia da Virgem: "Todas as gerações me chamarão bem-aventurada". E ela mesma deu a razão: "porque o Senhor fez em mim maravilhas".

A Igreja proclama as maravilhas que Deus fez em Maria. Uma delas foi a imaculada conceição. Todos nós nascemos com o pecado original, somos herdeiros da distância em que o ser humano se colocou de Deus. Ela foi preservada desse estado de separação de Deus, desde a sua concepção.

Ela é a “cheia de graça”. A concepção virginal também é obra do Senhor na vida de sua humilde serva. O filho de Deus foi gerado no seu seio por obra e graça do Espírito Santo. "Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores". Mãe de Deus: foi o reconhecimento dos cristãos reunidos no Concílio de Éfeso no ano 431. Jesus é homem e Deus, ao mesmo tempo, filho de Deus e de Maria. Ela é mãe do Filho, em quem o humano e o divino estão unidos. Ao término de sua vida terrestre, ela foi levada à glória celeste em corpo e alma. Chamamos isso de Assunção. Maria acompanha a condição de seu Filho. Está ressuscitada com ele, como nós estaremos um dia. Quando fazemos festa para Maria, na verdade, festejamos quem nela fez maravilhas.

Oração do dia

Unamo-nos a todas as gerações que a proclamam bendita e façamos nossa a prece do anjo Gabriel, de Isabel e de toda a Igreja:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Bênção


O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vivência

O que você mais admira na pessoa da mãe de Jesus e nossa?

Amanhã, a gente se encontra para o 7º dia da novena.






Pe. João Carlos Ribeiro, sdb - 20 de dezembro de 2019.

18 comentários:

  1. Não compreendo porque demoram tanto a enviar no whatsapp a mensagem?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Grata pela MEDITAÇÃO, a NOVENA DE NATAL E pela linda reflexão de hoje, com Padre João Carlos. "Alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo". "O sim de Maria foi responsável e generoso". Eis aqui a serva do SENHOR, faça -se em mim segundo a tua palavra ( Lc 1, 38 ). Deus Pai Todo-poderoso, és o amor e a misericórdia. Somente tu, como Pai onisciente, compreendes tudo que se passa no coração do ser humano, ajuda-me a viver com muita saúde e muita paz e alegria neste tempo de NATAL... O Menino Jesus está pra chegar... Seja bem vindo, Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Amém! Bom dia 🙏. Que a graça e a paz do Senhor esteja em nossos corações

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA! Padre João Carlos,tenha uma ótima sexta feira,abençoada e repleta dos dons do ESPÍRITO SANTO em sua vida.muito obrigada pela meditação e a novena.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja presente hoje e sempre em nossas vidas amém.

    ResponderExcluir
  6. Socorro Martins. Pe JOÃO CARLOS bom dia muito obrigado pela sua meditação e a novena do SANTO NATAL DE JESUS. Eu creio no Deus do impossível e em sua mãe MARIA SANTÍSSIMA que umildimente deu o seu sim ao anjo para que Jesus se vinhece ao mundo resgatar toda humanidade e salvar a todos que fizerem sua santa vontade obrigada minha mãe santíssima por seres tão generosa conosco. Es BENDITA ENTRE TODAS AS MULHERES 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Que eu aprenda a ter a mansidão de Maria.
    Amém.

    ResponderExcluir
  8. O q eu mais adimir em Maria mãe de Jesus e nossa: á humildade a simplicidade e á entrega e confiança. Boa tarde Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada padre João Carlos pela meditação e a novena de Natal! Que eu possa ter a mansidão da Mãe querida!

    ResponderExcluir
  10. Glória a vós senhor obrigada padre pela palavra

    ResponderExcluir
  11. Obrigado meu Deus por mais uma linda meditação ,por nós dar a virgem Maria mãe de vosso filho como missa mãe também louvado seja Deus ontem hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos qui bênção todos os dias esta receber a palavra de Deus em nossas vidas que Maravilha o senhor entra em nossa casa todos os dias eu Lovo e agradeço a Deus pelo Evangelho e as meditações e as palavras abençoada que Deus abençõe sempre 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O que é permanecer em Cristo?

01 de maio de 2024 Dia de São José Operário. Dia do Trabalhador. Abertura do Mês Mariano.   Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangel...

POSTAGENS MAIS VISTAS