PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA VISITA DE NATAL

UMA VISITA DE NATAL


Bem-aventurada aquela que acreditou (Lc 1, 45)

21 de dezembro de 2019

A visita de Maria à sua prima Isabel é uma cena que você conhece bem. É, inclusive, a meditação da segunda dezena dos mistérios gozosos do Terço. Ao saber da gravidez de risco de sua prima idosa, Maria logo viajou para a Judeia. Chegando, entrou na casa e saudou Isabel. O bebê de seis meses de gestação pulou de alegria no ventre de Isabel e ela, cheia do Espírito Santo, disse coisas maravilhosas sobre Maria e sobre Jesus. Vamos prestar atenção no que Isabel proclamou nesta ocasião.

O que Isabel falou com tanta ênfase e entusiasmo pode ser organizado em sete afirmações: Tu és bendita entre as mulheres; O fruto do teu ventre é bendito; Eu não mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar; A tua saudação chegou aos meus ouvidos; A criança pulou de alegria no meu ventre; Bendita é aquela que acreditou; O que o Senhor lhe prometeu será cumprido. Sete afirmações. 

Isabel dá um belo testemunho sobre Jesus. Mas, não separa Jesus de sua mãe. Ele é o bendito fruto do ventre de Maria. Ele é o Senhor. “Ela é a mãe do meu Senhor”, disse Isabel. Jesus é filho de Deus e de Maria. E ela é grande pela sua fé. “Bem-aventurada aquela que acreditou”. 

Nessa preparação para o natal, podemos aprender com Isabel a ter bem clara essa centralidade da pessoa de Jesus. Ele é o bendito fruto do ventre de Maria, o filho do Altíssimo. Como disse o Papa Francisco na Carta Apostólica que escreveu sobre o presépio, no início deste mês: "O coração do Presépio começa a palpitar, quando colocamos lá, no Natal, a figura do Menino Jesus. Assim Se nos apresenta Deus, num menino, para fazer-Se acolher nos nossos braços. Naquela fraqueza e fragilidade, esconde o seu poder que tudo cria e transforma. Parece impossível, mas é assim: em Jesus, Deus foi criança e, nesta condição, quis revelar a grandeza do seu amor, que se manifesta num sorriso e nas suas mãos estendidas para quem quer que seja". Lindas palavras do nosso Papa Francisco, nos seus 83 anos de idade. É assim que, em Jesus, no presépio, tudo ganha luz e sentido. 

Bem-aventurada aquela que acreditou (Lc 1, 45)







8º dia da Novena de Natal

O TESTEMUNHO DE MARIA

O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49) 

Apresentação do tema 

Não podemos ver o natal apenas como um item da tradição, uma festa de fim de ano, ou apenas uma linda comemoração de família. O natal é uma intervenção de Deus, mudando a história humana. Deus enviou o seu filho para a salvação do mundo. 

Maria reconheceu, agradecida, que Deus olhou para a pequenez de sua serva (por isso, todas as gerações a chamariam de bem-aventurada) e que Ele fez grandes coisas em seu favor. Realmente, ele é santo e misericordioso. É a primeira parte de seu canto. Deus agiu em sua vida de uma maneira maravilhosa. Deus envia o salvador, por meio dela. Ela está feliz e agradecida por isto. Mas, não se limita só ao que Deus lhe fez. Sabe que essa vinda de Jesus é em benefício de todo o povo. Por isso, bendiz o Senhor porque mostrou a força do seu braço e porque veio em socorro do seu povo. E descreve a ação deste Deus libertador, que continua agindo como no tempo do Êxodo: libertando os humildes e punindo os soberbos. É a segunda parte do seu canto. O Deus santo e fiel está cumprindo suas promessas, em favor do seu povo. 

O natal é um presente de Deus para o mundo, que passa pelas mãos e pelo ventre de Maria. A vinda do Salvador é uma intervenção de Deus que muda a história, em favor dos humildes, dos sofredores, dos pecadores. 

Oração do dia 

Não há palavras e sentimentos mais adequados hoje do que o próprio canto da Virgem, inspirada pelo Santo Espírito. Rezemos: 

“A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem (Lc 1, 46-50). 

Bênção 

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. 

Vivência 

O que chama a sua atenção no Canto de Maria (o Magnificat)? 

Amanhã, a gente se encontra para o 9º dia da novena. 






Pe. João Carlos Ribeiro – 21 de dezembro de 2019

9 comentários:

  1. Maravilhoso, Pé João Carlos é iluminado do Espírito Santo 🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre esse Evangelho é belíssimo obrigada pelas suas palavras

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos que Deus abençoe todos nós

    ResponderExcluir
  4. Amém, LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, PARA SEMPRE SEJA LOUVADO E AMADO.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Belíssimo o Evangelho de hoje com suas palavras, Padre João Carlos. Bem-aventurada aquela que acreditou ( Lc 1, 45 ) Deus enviou seu filho para a salvação do mundo, em favor dos humildes, dos sofredores, dos pecadores. Feliz o homem que ama o Senhor e seguem seus mandamentos porque terá a força do bem e seguirá os caminhos da Paz e do perdão... O Menino Jesus nos conceda muita saúde e muita paz. Que a Virgem Santíssima continue guiando todos os seus passos, Padre João Carlos e iluminando cada vez mais seus trabalhos missionário!!! Desejo para toda equipe da AMA um maravilhoso final de semana... Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Bem Aventurança passagemb bíblica maravilhosa.
    Palavras da salvação.
    Glória a vós senhor.

    ResponderExcluir
  7. Pe João Carlos a parte que me chamou mais a minha atenção é a última parte quando Maria do ,O seu nome é santo e a sua misericórdia se estende de geração em geração a todos aqueles que ontem
    Nesta parte ela nos diz que a misericórdia de Deus é infinita e que depende de cada um de nós praticar e guardar os seus momentos

    ResponderExcluir
  8. Senhor abençoe o meu coração para a tua chegada. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS