PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DEUS CONTA COM VOCÊ

DEUS CONTA COM VOCÊ


Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino (Lc 1, 14).


19 de dezembro de 2019

Nestes dias que precedem o natal, trazemos à memória uma figura muito especial: Zacarias. Os acontecimentos na vida do sacerdote Zacarias nos dizem que Deus conta com todos nós, independentemente da idade. Aliás, os idosos, precisamente estes, têm uma contribuição muito especial a dar no plano de salvação do nosso Deus. Vamos ao texto de hoje.

O sacerdote Zacarias está no Templo oferecendo o incenso. De repente, aparece-lhe o anjo do Senhor. Ele lhe traz uma boa notícia: o filho que ele tanto quis, e não pode, agora vai chegar. Zacarias já tinha perdido a esperança. Já estava velho. E sua mulher Izabel, além de idosa, era estéril. Zacarias duvidou. Será?! Como é que eu vou ter certeza disso? Tá certo, Zacarias. Aqui está o sinal. Você, por não acreditar, vai ficar mudo, até o menino nascer. O anjo Gabriel aproveitou pra dizer a Zacarias qual seria a missão do seu filho: preparar os caminhos do Messias.

Na vida de Zacarias e Izabel, está esse grande testemunho: mesmo com nossos limites e deficiências, Deus conta conosco no seu projeto. Aliás, fica claro nessa história de Zacarias que não é por obra de mãos humanas, mas por obra do próprio Deus que nos chega a salvação. A salvação é obra de Deus em nossas vidas, com nossa humilde e frágil participação.

E você fica pensando... será que Deus conta comigo também no seu plano de salvação? Pode ter certeza. Ele conta com você, como contou com Zacarias e Izabel. Agora, por favor, não diga, ah estou de idade... ou, não tenho muito estudo... ou, meu tempo é muito pouco... nem diga: eu não sou ninguém... quanto mais fracos somos, mais se manifesta que é Deus que realiza a obra. Mas, a obra de Deus , que é a nossa salvação em Cristo, a nossa e a de outros, passa pelas nossas mãos, pela nossa voz, pela nossa humilde colaboração. Sem os poucos pães que o menino partilhou não haveria multiplicação dos pães. Você entendeu? Deus conta com você.


Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino (Lc 1, 14).





6º dia da novena 

O TESTEMUNHO DE GABRIEL

O Senhor lhe dará o trono de seu pai Davi (Lc 1, 32)

Apresentação do tema 

O anjo Gabriel foi enviado por Deus a Maria. Ele a saudou de uma forma surpreendente: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. E anunciou que ela seria mãe, mesmo sendo virgem. E deu um testemunho maravilhoso sobre Jesus. Maria ouviu tudo, confusa coitada e pediu uma explicação. E ele a tranquilizou: ela engravidaria por obra do Espírito Santo. E Maria, com humildade e generosidade, aceitou a missão que Deus lhe confiava.

Nessa proximidade do natal, recordamos como foi o anúncio do anjo a Maria. E ficamos atentos ao anjo Gabriel. Ele desempenhou bem a sua tarefa. Veio da parte Deus, como mensageiro, com uma missão muito especial. Entrou com grande respeito na presença de Maria, saudando-a como cheia de graça, comunicou-lhe a boa notícia que trazia, tirou suas dúvidas, recebeu sua resposta e se foi. A evangelização deve sempre produzir uma resposta, um engajamento da pessoa. 

O anjo revelou coisas muito especiais sobre Jesus: ele, o filho de Deus e de Maria, é o líder do povo santo e de toda a humanidade.

Oração do dia

O anúncio do anjo a Maria é celebrado, em nossa tradição cristã católica, de maneira especial, com a oração do ÂNGELUS. 

Guia: O Anjo do Senhor anunciou a Maria. 
Todos: E Ela concebeu do Espírito Santo.

Guia: Eis aqui a serva do Senhor.
Todos: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Guia: E o Verbo se fez carne.
Todos: E habitou entre nós.

Guia: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Guia: Oremos. Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

Bênção

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Vivência

Nesta proximidade do natal do Senhor, o que podemos aprender com o anjo Gabriel?

Pe. João Carlos Ribeiro – 19 de dezembro de 2019





15 comentários:

  1. Pai Santo, eu LHE agradeço por ter Jesus como REDENTOR da humanidade. Entretanto, me conceda a graça de alcançar a justiça e a salvação. Me conceda a graça de evitar o pecado e viver com tranqüilidade. Me conceda a graça de viver dignamente. Me conceda a graça de ser guiado pelo divino Espírito Santo. Me conceda a graça de ser justo. Me conceda a graça de ser ajudado com os santos anjos. Me conceda a graça de ter bons sonhos. Me conceda a graça, perdoando os meus pecados. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Amém! Muito bom padre João Carlos as orações diárias e reflexões.A novena do natal me ilumina, me protege, a mim e todos meis familiares.Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  3. Derrama Senhor a vossa graça nos corações.
    Amém!

    ResponderExcluir
  4. Jesus eu creio mais aumente minha fé

    ResponderExcluir
  5. Essa novena do Natal, tem sido muito importante para mim. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  6. Que o anjo de Deus nos guia pelo o caminho que nos leva a salvação.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!!! Padre João Carlos agradeço a Deus todos os dias por puder receber a palavra de Deus todos os dias o senhor é muito Importante em nossas vidas é muito maravilhoso o Evangelho e as meditações que o senhor transmite para todos nós obrigado pelas as palavras obrigado servo de Deus que menino Jesus traga muita paz amor paz alegria felicidade Deus te abençõe sempre padre João Carlos 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Pai Celeste e Divina Mãe Maria, Espírito Santo e o Criador te agradeço por tudo que tens feito em minha vida e agora com toda minha força e fé te peço Amados Celestiais ajuda nos na saúde de minha querida esposa Maria Aparecida de Brito Batista, que ela se recupere toda sua Saúde através de nossa Fé e sendo ajudada por VOCÊS. ASSIM SEJA SENHOR JESUS AMADO. OBRIGADO POR ESSA SUA ATENÇÃO. Aleluia Amém.

    ResponderExcluir
  9. Pai Justo, eu LHE agradeço pelo trabalho prestado pelos anjos. Todavia, me ensine evitar o pecado. Me ensine ser obediente ao divino Espírito Santo. Me ensine viver a minha consagração. Me ensine lutar pela libertação dos oprimidos. Me ensine valorizar a bênção. Me ensine viver a minha vocação. Me ensine ser grande e justo diante do SENHOR. Me ensine rezar com fé e confiança. Me ensine ser corajoso, alegre e feliz. Me ensine ser repleto do Santo Espírito, para fazer o bem. Me ensine trabalhar pela conversão dos pecadores. Me ensine usar a sabedoria. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Pe João Carlos bom dia agradeço lhe pela pregação do evangelho e sua santa meditação vou fazer tudo para fazer a vontade de Deus e nunca duvidar de seu poder ele é o Deus do impossível ele querendo não existe o impossível. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  11. Pe João Carlos como eu agradeço a Deus por todos os receber as meditações que me ensina cada dia uma nova lição que Deus abençoe todos os dias de sua vida

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Padre João Carlos. Que o Deus Menino lhe conceda muitas graças e bênçãos em abundância, para que você possa com alegria continuar pregando o Evangelho a toda criatura... e Deus, no seu plano de Salvação, conta com você, Padre João Carlos. O Senhor lhe dará o trono de seu pai Davi ( Lc 1,32 ). Derrama, ó Deus, a vossa graça em nossos, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso filho, cheguemos, por sua paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Gratidão a DEUS por ter Jesus como REDENTOR da humanidade. Derrama, SENHOR, graças nos corações de milhões de pessoas ao redor do mundo pois eles ficarão alegres e felizes com o nascimento do menino Jesus... quero agradecer a padre João Carlos e todos da AMA pela mensagem de feliz aniversário a mim enviada. Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
  13. Que o anjo do senhor nos ilumine hoje é sempre. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  14. obrigada padre João Carlos,por estar sempre conosco trazendo a meditação diária, a novena,e suas canções também, fique com nossas orações. abraços.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS