PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MARIA PISA NA CABEÇA DA SERPENTE

MARIA PISA NA CABEÇA DA SERPENTE



Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1,  28)

08 de dezembro de 2019.

Olha que cena bonita: uma mulher e um anjo. Um anjo de Deus vem falar com Maria. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Foi a saudação do anjo Gabriel. Ele a chamou de ‘cheia de graça’, cheia da graça de Deus, habitada completamente pela graça do Altíssimo. Não tinha lugar para o pecado nela. Estava cheia da graça de Deus. Esta passagem, de maneira especial, deu razão à percepção que tinham os cristãos desde o primeiro século do cristianismo de que Maria era uma criatura muito especial, de que Deus a tinha cumulado de bênçãos de maneira absolutamente inédita. O anjo de Deus disse que Deus estava com ela, estava ao lado dela, queria-lhe todo bem. Ele disse “O Senhor está contigo”. Ela, coitada, ficou toda confusa e preocupada, sem entender o que estava acontecendo.

Bom, congela essa imagem do anjo bom falando com Maria. E vamos evocar outra cena. Nessa segunda cena, também tem uma mulher e um anjo. Um anjo mal veio falar com a Eva. “É verdade que Deus proibiu vocês de comer os frutos das árvores do pomar?”. ‘Não’, Eva lhe disse. ‘Ele só não quer que a gente toque naquela árvore está no meio do jardim. É um fruto venenoso, mata a gente”. Você está entranhando... e não era a serpente? Tudo bem, e quem era a serpente? Claro, o anjo mal, o demônio. Podemos prosseguir?  Ele, o anjo mal, a serpente, disse a Eva: “Hum hum... vou dizer uma coisa a você. Deus sabe que se vocês comerem aquela fruta, vocês vão conhecer o bem e o mal. Vocês serão deuses, como ele”. E a mulher já começou a ver aquela fruta de outra forma... que fruta bonita e vai nos dar entendimento! Foi lá e comeu. E deu também a Adão, que também participou do mesmo sentimento de desconfiança sobre o Criador. O que vemos nessa cena? Vemos que a humanidade afastou-se de Deus. O pecado entrou no mundo. A mulher, representando a humanidade, disse ‘não’ a Deus.

Congela aí essa imagem de Eva e do anjo mal. Voltemos à cena do anjo bom falando com Maria. Ele está lhe dizendo que ela encontrou graça diante de Deus. Que ela não tenha medo. Que vai ficar grávida e ter um filho. Ele será o filho de Deus, a quem será dado o trono de Davi. Será o rei. Essa é a vontade de Deus que o anjo está comunicando a Maria. Ela fica preocupada. Nem é casada ainda, como pode ser isso? O anjo bom explica que o Espírito vai gerar no seu ventre o filho de Deus. Mesmo sem compreender tudo, Maria confirma que quer realizar a vontade de Deus, que tudo aconteça como ele mandou dizer. Maria diz “sim” a Deus. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim, segundo a tua palavra”. O que vemos nessa cena? A mulher, representando a humanidade, disse ‘sim’ a Deus.

Congela aí a cena de Maria. Vamos voltar para o livro do Gênesis, capítulo 3. O Senhor Deus está frente a frente com Adão e Eva. Eles romperam a confiança e a amizade que tinham com Deus. O seu pecado os distanciou dele. Aquele ‘não’ destruiu aquela aproximação que havia com o Criador, desequilibrou tudo e trouxe muito sofrimento. O homem pôs a culpa na mulher. A mulher pôs a culpa na serpente. E Deus fez um anúncio para o futuro: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. O que vemos nessa cena? A promessa de Deus que um dia a humanidade venceria a serpente.

Nessa promessa de Deus, bem no começo da história, está a promessa da vinda do Salvador. Ele é a descendência da mulher que esmaga a cabeça da serpente, que vence o maligno, que tira o pecado do mundo. Jesus é o salvador. Na vitória de Cristo, a humanidade também venceu o pecado, esmagou a cabeça da serpente. A humanidade redimida venceu o maligno, embora este ainda continue tentando morder-lhe o calcanhar.






Guardando a mensagem

Maria é a nova Eva. Eva representa a humanidade decaída pelo pecado. Maria representa a humanidade redimida do pecado. Eva disse ‘não’ a Deus. Maria disse ‘sim’ a Deus. No batismo, pelos merecimentos de Cristo, fomos lavados dos nossos pecados. Os merecimentos de Cristo, a redenção que ele nos alcançou na sua paixão, também foram aplicados à Maria. E foram aplicados antes que ela nascesse. Assim, ela já veio sem o pecado, já veio imaculada. Nessa condição, de cheia de graça, de não ter o pecado original nem nenhum pecado, é que ela foi a mãe do Redentor. Quem pisa a cabeça da serpente? A humanidade redimida por Cristo, da qual Maria é a primeira representante.

Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1,  28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A Igreja repete, com muito amor, a saudação do anjo bom à tua santa mãe, acrescenta o louvor que lhe fez Izabel, arrematando a prece com o reconhecimento de sua maternidade divina. Vamos fazer isso agora também.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Vivendo a palavra

Se não puder rezar o terço hoje, recite pelo menos o pai nosso e 10 ave-marias. É uma maneira de meditar na Imaculada Conceição de Maria.

Pe. João Carlos Ribeiro – 08 de dezembro de 2019

21 comentários:

  1. Ah! Sendo o dia de Nossa senhora 🌸 da conceição. eu só podia dizer, Imaculada Maria de Deus coração pobre acolhendo Jesus.maria Emilia

    ResponderExcluir
  2. Maria pisa na cabeça da serpente entercede junto a Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos, que NOSSA SENHORA SENHORA te acompanhe e te proteja, debaixo de seu SANTO MANTO,obrigada por esta meditação tão rica em detalhes que o sr. nos traz. Abençoado seja seu domingo e o de sua família. fique com nossas preces.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Senhora rigai por nós.

    ResponderExcluir
  5. Como é bom ter o seu anúncio todos os dias neste comentário do evangelho do dia..em especial hoje neste dia de festa de nossas senhora , a vontade é de publicar essas palavras aos quatro cantos do mundo pra que todos os nossos irmãos acolhendo esse ensinamento desfrute do amor da mãe ...Maria Santíssima imaculada de todo sempre pura ....intercedei a Deus por nós e pela humanidade inteira . Deus abençoe o seu sacerdócio, padre João Carlos

    ResponderExcluir
  6. Maria cheia de graça .Tende Piedade do mundo e do meu país. Iluminai o presidente Bolsonaro e o protegei. Tende piedsde de mim. Amém

    ResponderExcluir
  7. Linda mensagem Divina! Graças ao Imaculado Coração de Jesus e Maria, como consagrada a Ela, já rezei o Santo Rosário!!! Amém! Obrigada minha Mãe por me amar tanto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria passa na frente abre uma porta de emprego pra me e ajuda meu filho da mais atenção a me e ajudar todos que fazem parte da minha família e todos que estam precisando passa na frente.

      Excluir
    2. Maria passe a frente dos exames que farei. Eu me consagro a ti. Cuida dos meus familiares.

      Excluir
  8. Maria passa à frente da vida da minha família,amigos,infermos e moradores de ruas ,que possa dar sabedoria e contendimento para que sejamos dignos das promessas de cristo. amém

    ResponderExcluir
  9. Nossa senhora rogai por non hoje é sempre

    ResponderExcluir
  10. Parabéns João Carlos pela riqueza de detalhe nesta belíssima reflexão
    Que N.Sra continue conduzindo seus passos nos caminhos de seu filho JESUS

    ResponderExcluir
  11. Nossa Senhora rogai por nós hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  12. Mãe Santíssima, rogai por nós!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos.Que o Espirito Santo de DEUS derrame bênçãos sobre você... MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR . Alegra-te cheia de graça,o SENHOR está contigo! ( Lc 1,28 ) Maria, mãe do Senhor Jesus mãe da humanidade dai-me coragem para responder ao amor do Cristo Salvador,e poder seguir o teu filho Jesus no caminho da Paz, da justiça e do perdão... Mãe Santíssima,vem nos ajudar neste caminhar tão difícil!!! Imaculado Coração de Maria, rogai por toda humanidade. AMÉM. Desejo um domingo muito feliz repleto de muita saúde e muita paz para padre João Carlos e todos da AMA. Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  14. O Maria Concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a Vós..

    ResponderExcluir
  15. Pai Justo, eu LHE agradeço pela solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Contudo, me ajude evitar o pecado. Me ajude ser corajoso. Me ajude obedecê-Lo, bendizê-Lo, louvá-Lo e glorificá-Lo. Me ajude com a VOSSA bênção. Me ajude está unido ao meu REDENTOR. Me ajude ser santo e irrepreensível sob o VOSSO olhar, no amor. Me ajude ser um bom filho. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude ter fé, esperança e amor. Me ajude com o santo anjo da guarda. Me ajude rezar da melhor forma possível. Me ajude encontrar graça diante da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude com os dons e os frutos do divino Espírito Santo. Me ajude servi-Lo da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Nossa senhora,rogai poe nós! Amém!

    ResponderExcluir
  17. Nossa mãe do céu. Rogai por nós que recorremos à vós.
    Nos guie sempre nos caminhos do senhor.

    ResponderExcluir
  18. Maria.passa na frente duos meus problema da minhas famílias 🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS