Quem pode perdoar os pecados, senão Deus? (Lc 5, 21)
09 de dezembro de 2019
Nós começamos essa segunda semana do advento com o apelo da conversão. João Batista preparou o povo para receber Jesus, convidando-o a consertar seus caminhos errados, confessar os seus pecados e batizar-se no rio Jordão. É o advento: preparar o encontro com Jesus, consertando a estrada esburacada e cheia de curvas de nossa vida, pela conversão dos nossos pecados.
E quem pode perdoar os nossos pecados? O evangelho de hoje tem a resposta. Os fariseus acharam que Jesus estava blasfemando. Ele perdoou os pecados do paralítico. Havia muita gente ouvindo Jesus, o local estava lotado. Um grupo trouxe um paralítico e arrumou um jeito de apresentá-lo ao Mestre. Desceram o doente pelo telhado. Jesus viu a fé deles e disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. Foi o bastante para uma onda de críticas. “Só Deus pode perdoar os pecados!”, murmuraram os fariseus.
O perdão dos pecados é a obra de Jesus no sacrifício da cruz. Por sua morte e ressurreição, ele nos reconciliou com Deus. Senhor fariseu, é verdade, é Deus quem perdoa! É Deus quem foi ofendido. E Deus nos perdoa, pelos méritos da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Quem perdoou o paralítico foi o próprio autor da salvação. E até o curou de sua doença. Mas, fez ver que isso não era mais importante do que o perdão dos pecados. E até mesmo o curou para mostrar, como ele disse, que “o filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados”.
Nós recebemos o perdão dos nossos pecados, em primeiro lugar, no batismo. É a nossa primeira conversão. O batismo é o banho purificador pelo qual o Espírito Santo nos lava do pecado. E como continuamos a pecar depois do batismo, precisamos de uma segunda conversão, que precisa ser contínua em nossa vida. Para voltar à comunhão com Deus, Jesus deixou o sacramento da confissão, chamado também de sacramento da penitência. Aqui, entra o neofariseu de hoje com a mesma crítica: ‘Só Deus pode perdoar os pecados!’, tentando desqualificar esse serviço exercido pelos ministros da Igreja.
Jesus, o filho de Deus, nos reconcilia com o Pai, por meio do seu sacrifício redentor. E ele encarregou os seus apóstolos para darem continuidade na história a esse ministério de reconciliação. Depois de ressuscitado, tendo soprado sobre eles comunicando-lhes o santo Espírito, ele disse: “A quem vocês perdoarem os pecados, eles serão perdoados”. Os ministros da absolvição (os bispos e os padres) realizam esse ministério em nome de Cristo. Eles participam do seu sacerdócio. Em seu nome, escutam a confissão dos pecados dos seus irmãos, em seu nome os aconselham, em seu nome conferem a absolvição dos seus pecados. É claro, só Deus pode perdoar os pecados, senhor neofariseu! E ele o faz por meio dos seus ministros. Foi assim que Jesus deixou.
Guardando a mensagem
Este tempo do advento nos avisa que precisamos preparar a nossa vida para o encontro com Cristo, como quem conserta uma estrada com muitas curvas e buracos. É o grande apelo de conversão dos nossos pecados. E como nos livramos dessas estradas tortas do pecado, sobretudo do pecado mortal que nos afasta da comunhão com Deus? Resposta: pelo arrependimento e pela confissão dos nossos pecados. A nossa primeira conversão é celebrada no batismo. Nele, somos lavados do pecado, pelos méritos da paixão do Redentor. Para nos ajudar a reencontrar a graça de Deus, Jesus deixou o sacramento da confissão ou penitência. Nele, celebramos a nossa segunda e permanente conversão. Arrependidos, confessamos/dizemos os nossos pecados e recebemos a absolvição dos ministros da Igreja que fazem isso em nome de Cristo. Assim, somos reconciliados com Deus e com a comunidade eclesial, a quem também ofendemos com nossos pecados.
Quem pode perdoar os pecados, senão Deus? (Lc 5, 21)
Rezando a palavra
Rezemos com as palavras com que pedimos perdão dos nossos pecados, no início da Santa Missa.
Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. Amém.
Vivendo a palavra
Se a gente parar pra pensar um pouco e abrir espaço para a ação do Espírito Santo em nós, logo compreendemos nossas falhas e nossos pecados. É o que a gente faz no exame de consciência. Dê uma paradinha em algum momento do dia de hoje e faça seu exame de consciência. Pergunte-se: Em que eu estou falhando com o meu Deus?
Você pode me ouvir também pelo aplicativo Rádio Tempo de Paz. Na loja de aplicativos do seu celular androide, procure e baixe: Rádio Tempo de Paz. Se o seu celular foi um iphone, baixe o aplicativo RadiosNet.
A gente se encontra às 10 da noite, no facebook.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb – 09 de dezembro de 2019
A bencao padre
ResponderExcluirgostaria de saber como esculto os áudio obrigado!
Bom dia padre sua bença
ResponderExcluirSua benção padre! Ouço o evangelho todos os dias e sua reflexão, é muito bom poder meditar o que Jesus nos fala. Hoje em especial peço oração por meu pai que tem 84 anos e sofreu uma queda da escada, está indo para o pronto socorro agora... Peço que Nossa Senhora interceda a Deus por meu pai, para que não tenha acontecido nada de grave com ele...o nome é Sabrina🙏 Amém e obrigada💕
ResponderExcluirO nome é Santim Antônio Malaguti
ExcluirBom dia Padre, e peço a tua benção, para toda minha família.
ExcluirO nome do meu pai é Santim
ResponderExcluirObrigado, SENHOR!!! Pelo dia de hoje que está começando na tua Santa Paz e sob tua proteção. Obrigado,SENHOR pela minha família, pelos meus amigos pela MEDITAÇÃO e homilia com palavras lindas de Padre João Carlos, mas acima de tudo, SENHOR,obrigado, pela tua presença em minha vida!!! Bom dia Padre João Carlos. Quem pode perdoar os pecados, senão Deus? (Lc 5,21 ). Através da confissão , pelo arrependimento dos nossos pecados , pecamos perdão a Deus dos nossos erros.Seremos perdoados pelos méritos da Paixão do REDENTOR. Oh! Deus, tenha misericórdia de nós, pecadores!!!... Padre João Carlos, Deus abençoe, com
ResponderExcluirMuito amor o seu dia e lhe conceda muita saúde e muita paz... A todos da AMA, desejo uma ótima semana com muita saúde e muita paz. Ester de Campinas São Paulo
Bom dia padre sua benção pra todos da minha família
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirSenhor perdoe os meus pecados.
Obrigada Senhor por mais Um dia de vida . Obrigada Senhor pela minha longevidade.iluminai os caminhos de meus filhos,noras e netos .Protejei a todos. Cuida Senhor do Brasil e do nosso presidente. Amém
ResponderExcluirEmbora eu receba inúmeras graças de DEUS,sempre vou me sentir em falta, pois sei que não são por merecimento e sim pelo grande amor que ELE tem por mim. Padre João Carlos tenha uma semana abençoada com todos da AMA. PAZ e BEM.
ResponderExcluirSenhor Jesus tende misericórdia de mim e perdoa os meus pecados amém
ResponderExcluirGloria a vós Senhor! ! Senhor tende piedade de mim porque sou pecadora.
ResponderExcluirBoa tarde padre João Carlos!
ResponderExcluirSeja o nosso Senhor Jesus Cristo!
Adoro suas meditações, o senhor explica bem é muito profundo.
Graças a Deus, me sinto muito bem.
A Palavra de Deus faz bem pra alma, pra mente, pra vida e para o coração.
Amém!!
Tania Regina
Manaus-Am
Seja louvado o nosso Senhor Jesus Cristo!
ResponderExcluir