Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco (Mt 1, 23)
22 de dezembro de 2019 - 4º Domingo do Advento
Nesse trecho tão breve do Evangelho de Mateus, temos o drama tão maravilhoso e fundamental da história da nossa salvação. A iniciativa do Pai, a ação do Espírito que gera a vida, a colaboração de Maria e de José e a vinda e a atuação salvadora de Jesus.
O Pai envia Jesus, por amor ao mundo, para nossa salvação. Diz o evangelho de São João: “Deus amou tanto o mundo que enviou o seu filho único”. O Espírito Santo é quem fecunda o seio virginal de Maria (“e ela concebeu do Espírito Santo”). Jesus aceitou a missão que o Pai lhe confiou. Como diz o Salmo: “Vim com prazer, ó Pai, para fazer a vossa vontade”. Então, a vinda de Jesus na carne é obra do Pai (que o enviou), dele próprio o Filho (ao aceitar a missão confiada pelo Pai) e do Espírito Santo (que fecunda o ventre materno). Na encarnação, vemos a atuação das três pessoas da Trindade Santa.
Mas, na história de nossa salvação, o Deus onipotente quer contar também com a participação humana. Na vinda de Jesus, o Pai solicitou a participação de Maria e de José. Contemplemos a colaboração de Maria e de José no plano do Pai. “Ela dará à luz um filho”, diz o anjo: essa é a colaboração de Maria. E a participação de José está clara nessa palavra do anjo: “Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus”. Na comunidade judaica, o pai reconhece o filho ao lhe atribuir o nome. Isso quer dizer que José recebeu o menino como filho, assumiu responsabilidade de pai em relação à criança que Maria gerou.
Vemos, nessa breve passagem, a iniciativa do Pai, a obediência do Filho e a comunicação da vida pelo Espírito Santo. Com a colaboração de Maria e de José, Jesus vem a nós como Salvador de nossa história humana. É maravilhoso e desconcertante que Deus precise de nós para levar adiante o seu projeto de salvação. Ao final desse tempo do Advento, Maria e José nos estão sendo apresentados como modelo de como podemos participar da obra de Deus, na fé, na generosidade, e em espírito de obediência. Generosamente, eles põem-se a serviço da causa de Deus, que é a salvação do seu povo.
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco (Mt 1, 23)
9º Dia da Novena de Natal
O TESTEMUNHO DO NASCITURO
Bendito é o fruto do teu ventre (Lc 1, 42)
Apresentação do tema
Ao chegar à casa de Isabel, Maria saudou a sua prima com um 'Shalom', como todo hebreu piedoso fazia. Esta saudação provocou uma revolução em Isabel e no seu bebê de seis meses de gestação. Ele se contorceu de alegria. Ela ficou cheia do Espírito Santo. E uma das coisas que proclamou com entusiasmo foi “bendito é o fruto do teu ventre”. E mais: que Maria era a mãe do seu Senhor. Conclusão: neste embriãozinho, em suas primeiras semanas de gestação, Isabel, iluminada pelo Espírito, já enxerga o seu Senhor, o Messias. Que grande lição para nossa sociedade que caminha a passos acelerados para a liberalização do aborto. A vida humana existe desde a concepção. Nosso dever é protegê-la.
O testemunho de Isabel sobre Jesus é maravilhoso: ele é o bendito fruto de Maria, a bendita entre as mulheres. Ele é o Senhor, em sua origem é divino. E ela o reconhece, pelo Espírito Santo, em suas primeiras semanas de vida uterina. A vida humana já existe desde a concepção. A vida é sagrada. Sejamos seus guardiões.
Bendito é o fruto do teu ventre (Lc 1, 42)
Oração do dia
Senhor Jesus,
a visita de tua mãezinha à sua prima necessitada, em sua condição de idosa e gestante, era já uma imagem de tua visita à nossa humanidade. Inclusive, ela se demorou lá por três meses, como tu te demoraste por três anos em teu ministério público. Na oração diária, sempre repetimos as palavras do cântico de Zacarias: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo”. Tua primeira vinda foi celebrada então, como uma visita, “a visita do sol nascente que vem iluminar os que estão nas trevas”. Obrigado, Senhor, por tua visita, por tua primeira vinda. Agora, toda a Igreja aguarda e clama por tua segunda vinda. Vem, Senhor Jesus!
Bênção
O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Vivência
Como podemos expressar nossa proximidade junto a alguma gestante que conhecemos?
Terminamos a nossa novena de natal – a novena das testemunhas. Amanhã, segunda-feira, antevéspera do natal, vamos fazer aqui um momento de oração por sua família. Pode ser?
Então, a gente se encontra amanhã.
Pe. João Carlos Ribeiro -22 de dezembro de 2019.
Pe. João Carlos! Tenha uma abençoada noite com as bençãos da Santíssima Trindade, abraços 😍🌞🌛
ResponderExcluirAmém 👏 ok
ResponderExcluirAmém 👏👏👏
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos que nosso Salvador seja Luz pra nós que todos os pais seja como José com responsabilidade que Jesus Maria e José nos Ilumine nossas vidas obrigado pelo Evangelho que Deus te cubra de muita bênção 🙏🙏🙏
ResponderExcluirDeus abençoe sempre sua caminhada.
ResponderExcluirMaria,mãe de deus olha para as mães que sofrem e lhes dê a psz .Amém
ResponderExcluirAmém.
ResponderExcluirVem Senhor Jesus.
Pe João Carlos bom dia muito obrigada pela sua mensagem que Deus lhe abençoe com saúde e muitas bênçãos. Socorro Martins
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos. Obrigado pela bela mensagem!!! Por nos explicar a vinda Emanuel o Deus conosco. Bendito é o fruto do teu ventre (Lc 1, 42 ) Que a Santíssima Trindade nos abençoe, nós acompanhe e ilumine nossos nessa caminhada rumo ao presépio de Belém onde o Menino Jesus está para nascer...Vem SENHOR JESUS, vem nos salva!!! Glória a Deus nas alturas e Paz na terra aos homens de boa vontade... Saúde e muita paz para o padre João Carlos e um domingo muito feliz repleto de muitas graças para todos da AMA. Ester de Campinas São Paulo.
ResponderExcluirBom dia de querido padre que o menino Jesus te bencoe e te ilumini e que maria passa a frente abençoando e nos protejendo dos ibimigos
ResponderExcluirPadre João Carlos,Aquela Paz, um santo domingo para o sr. e para sua família. obrigada pela meditação.
ResponderExcluirÓ Deus, força daqueles que esperam, eu LHE agradeço por nos ter enviado o Emanuel. Entretanto, me ensine servi-Lo com humildade, fé e amor. Me ensine viver o meu apostolado e o meu discipulado. Me ensine viver a minha vocação. Me ensine glorificá-Lo e obedecê-Lo. Me ensine seguir o caminho da paz e da santificação. Me ensine ser fiel ao Espírito Santo. Me ensine ser justo e bom. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine interpretar os sonhos. Me ensine fugir do pecado. Me ensine viver o meu profetismo batismal. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.
ResponderExcluirAmém! Boa Noite!
ResponderExcluirAmém!!!
ResponderExcluirBoa noite pé João Carlos obrigado por mais uma bela meditação
ResponderExcluirAqui vai um trechinho de uma pequena música escrita por mim
Vem Jesus estamos a te esperar
Tu és a luz que brilha
Que te acompanhar