PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VENHA A NÓS O VOSSO REINO

VENHA A NÓS O VOSSO REINO


O Reino de Deus está entre vocês (Lc 17, 21)
14 de novembro de 2019.
Os fariseus perguntaram a Jesus quando chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu que o Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem pode ser apontado aqui ou ali, porque ele já está no meio de nós.
A gente fica esperando o Reino como uma intervenção poderosa de Deus em nosso mundo. Uma coisa forte, visível que todo mundo reconheça e se submeta. Como falamos de ‘reino’, ficamos imaginando os impérios deste mundo, os reinados de senhores poderosos e violentos de quem a história dá notícia.
Jesus, que tanto falou do Reino de Deus, não deixou uma definição do que é o Reino. Antes, fez comparações que desfazem completamente nossas expectativas. O Reino é como uma semente de mostarda que vai se tornar uma árvore. É como uma rede de pescar que pega todo tipo de peixe. O Reino é como uma festa de casamento, para a qual estamos convidados. É como o semeador que sai semeando a boa semente em terreno de todo tipo. É como a plantação, onde o inimigo semeou o joio. É melhor a gente desistir de querer definir o que é o Reino de Deus. Parece que é um jeito de Deus agir neste mundo.
E Jesus anunciou fortemente o Reino de Deus. Avisou, desde o início, que ele estava próximo, que o seu tempo tinha chegado. A presença de Jesus libertando, restaurando, salvando é o Reino acontecendo. As ações e as palavras de Jesus instauram o reinado de Deus entre nós. Esse anúncio do Reino que chegou é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade. Não é apenas uma notícia entre outras, uma manchete a mais. É a resposta que a humanidade estava esperando, o tempo do Messias, o tempo de Deus que Israel esperou por séculos.
O Evangelho é a revelação desse evento maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, como saúde, como paz, como perdão.
Guardando a mensagem
Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino está entre nós. Deus, por meio do seu filho Jesus, está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Jesus está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora. O Reino está entre nós.
O Reino de Deus está entre vocês (Lc 17, 21)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Na Missa, quando o sacerdote que preside faz a saudação “O Senhor esteja convosco” respondemos “Ele está no meio de nós”. Tu estás entre nós, tu estás conosco na assembleia que se reúne, na Palavra que é proclamada, no Pão eucarístico que nos alimenta. É isso que experimentamos cada dia e que celebramos na Missa: a tua presença redentora entre nós, nos instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos conduzindo no caminho da justiça e da paz. Tu és o Emanuel, Deus conosco. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Recordando o evangelho de hoje, reze, muitas vezes durante o dia: “Venha a nós o vosso Reino!”.
Pe. João Carlos Ribeiro – 14 de novembro de 2019

29 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos.

    "QUE venha a nós o vosso reino".
    Obrigado Senhor Deus por mais um dia de vida.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!! O senhor está no meio de nós!!!
    Amém!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei logo cedo , ter a oportunidade receber uma linda mensagem.Amem Deus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe todos nós amém

    ResponderExcluir
  5. Amém a paz do senhor pra todos

    ResponderExcluir
  6. padre João Carlos,abençoado seja o nosso dia com essa meditação que nos envia, e com a bênção de DEUS sobre todos,nossa gratidão,tenha um BOM DIA,na paz do SENHOR.

    ResponderExcluir
  7. Gloria a vós Senhor! Que venha a nós o vosso reino!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos.Que Deus acima de tudo e de todos lhe proteja de todo mal!!! Gratidão SENHOR!por mais um dia de vid, na tua Santa Paz e sob tua proteção!!!... "O Reino de Deus está entre nós." SENHOR! Dai- serenidade para que eu possa ir em frente no caminho da justiça e da Paz... "Venha a nós o vosso Reino",SENHOR. Fica com Deus, Padre João Carlos. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Que venha a nos o vosso reino,que seja feito a tua vontade senhor!na minha casa na minha familia,na minha vida,bom dia de paz a todos!!!

    ResponderExcluir
  10. Venha a nós, o vosso Reino!

    ResponderExcluir
  11. Amém Padre João! Muitas vezes eu não percebo a presença do Reino de Deus que está realmente dentro de mim e ao meu redor! Cega pelo meu egoísmo perco as oportunidades de anunciar e proclamar as obras deste Reino tão desejado! Que a Providência Divina que é surpreendente, encontre espaço no meu coração pra que eu veja o verdadeiro valor que existe no Reino de Deus que está dentro e fora de mim! Obrigada por suas palavras que sempre me mostram que devo ser defensora do Reino através das minhas ações! Deus o abençoe imensamente!

    ResponderExcluir
  12. Ele está no meio de nós 🙌

    ResponderExcluir
  13. Ele esta sempre em nossa vida

    ResponderExcluir
  14. Durante minha existência sempre tive certeza da presença do pai para poder continuar a caminhada.

    ResponderExcluir
  15. Amém padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras tão lindas, que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  16. As mensagens que recebrecebo são muito bonitas

    ResponderExcluir
  17. Senhor, eu LHE agradeço pelos dons e os frutos do divino Espírito Santo. Todavia, me ajude ter o dom da sabedoria e da pureza. Me ajude glorificá-Lo com amor. Me ajude seguir o caminho da santificação. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude evitar o mal e a fazer bem. Me ajude colaborar na construção do VOSSO REINO. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude está preparado e vigilante em todos os momentos da minha vida. Me ajude vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. BOA NOITE GOSTARIA DE RECEBER AS ORACOES TODOS OS DIAS MEU CEL É 11 948764762

    ResponderExcluir
  19. Boa noite gostaria de receber todos os dias as orações no meu celular 34 991054690

    ResponderExcluir
  20. Boa noite o senhor esta no meio de nos amém amém eu creio

    ResponderExcluir
  21. Ele está sempre conosco,amém 🙌🙌🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS