14 novembro 2019

O DIA DE LÓ

Lembrem-se da mulher de Ló (Lc 17, 32)
15 de novembro de 2019.
Houve o dia de Noé, o dia em que Noé entrou na arca. Esse dia foi um marco, separando a convivência distraída do povo e o dilúvio que acabou com tudo. O dia de Noé foi a intervenção de Deus, o juízo de Deus.
Houve o dia de Ló, o dia em que Ló deixou Sodoma. Esse dia foi um marco, separando a vidinha relaxada do povo e a chuva de fogo e enxofre que sepultou tudo. O dia de Ló foi a intervenção de Deus, o juízo de Deus.
Haverá o dia do Filho do Homem, o dia da revelação de Jesus, a sua manifestação no final da história. Esse dia será um marco, separando o tempo em que todo mundo foi convidado à conversão e a salvação dos justos. O dia do Filho do Homem será a intervenção de Deus, o julgamento de Deus.
Você está entendendo, Jesus está falando de seu retorno. Vivemos na expectativa de sua volta. O tempo da conversão é agora, enquanto o aguardamos.  Nesse contexto, Jesus falou da mulher de Ló. ‘Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la’.
A história de Ló está no primeiro livro da Bíblia, o livro do Gênesis. Ló foi o único justo encontrado na cidade de Sodoma. Tudo de ruim havia naquela cidade. O justo foi convidado a sair dali, deixar tudo, abandonar aquela gente. Ló saiu com sua família. Deus poria um fim naquele antro de maldade, violência e perversidade. A família de Ló saiu da cidade. Havia uma recomendação: ninguém olhe pra trás. A certa altura, a mulher de Ló olhou para trás para ver o que estava acontecendo por lá. Não deu outra. Virou uma estátua de sal. Jesus relembrou essa antiga história bíblica e tirou uma lição: "Quem quiser ganhar a sua vida, vai perdê-la".
A chegada do Reino de Deus é como o convite para a saída de Sodoma. Em outras palavras, Jesus pregou desde o início: "O reino chegou, convertam-se". Conversão é reorientar a própria vida e a vida em nossa volta. Reorientá-la para Deus, em obediência à sua Palavra salvadora. Deixar o velho do pecado e abraçar o novo do perdão e da reconciliação oferecidos agora no próprio Jesus. Dar as costas à Sodoma e caminhar para um novo modo de ser e de viver. Não compactuar mais com a velha situação.  
Guardando a mensagem
Quem abraçou a novidade do Reino de Deus deixou para trás o que era antigo, isto é, o que era contrário ao Reino. Não dá pra continuar fazendo média com o que é desobediência a Deus. A mulher de Ló é o exemplo de quem abraça a novidade de Jesus e do seu Reino e fica olhando para trás. Fica com um pé na graça que nos gera novas criaturas, mas continua repetindo os velhos hábitos do Adão pecador. Quem foi gerado novo no Cristo Ressuscitado, superou o velho homem Adão, distanciado de Deus e amigo do pecado. A história da mulher de Ló é um alerta: abraçando o novo que nos chegou pela graça de Cristo, definitivamente nos apartemos do mundo do pecado que ficou para trás.
Lembrem-se da mulher de Ló (Lc 17, 32)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Deu pra entender, na palavra de hoje, que é pra gente não imitar o povo do tempo de Noé, levando na brincadeira a pregação da Palavra; que é pra gente não imitar o povo de Sodoma que não levou a sério os avisos de Deus sobre a vida devassa que estavam levando; que é pra gente não imitar a mulher de Ló, que convidada a sair de Sodoma, a destacar-se completamente daquela cidade de pecado, ainda continuava ligada a ela. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão sincera e da perseverança no caminho da vida nova. Nós te pedimos também, Senhor, uma bênção para o nosso Brasil, que está celebrando  hoje o aniversário da República. Concede a nós, filhos da Igreja, sermos fermento de justiça e fraternidade em nosso país. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.     
Vivendo a palavra
Essa história de Ló é muito interessante. Você vai gostar de conhecê-la nos seus pormenores. Assim, poderá entender melhor as palavras de Jesus. Então, leia, hoje, o capítulo 29 do Livro do Gênesis.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb – 15 de novembro de 2019

31 comentários:

  1. Padre muito obrigada pela sua meditação estou participando estou abençoada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado senhor por tudo sabedoria

      Excluir
    2. Obrigado padre João Carlos pela sua meditação de todos os dias ouço todos os dias na saída do trabalho e passo para todos meus familiares e amigos bom dia Edvaldo de belo jardim

      Excluir
    3. Obrigado padre por nos trazer a fé

      Excluir
    4. Agradeço a Deus e ao padre João Carlos por nos transmitir tanta sabedoria nos orientando na fé.

      Excluir
  2. 15/11/19Padre participo escutando pela rádio e sempre que posso leio a meditação do dia que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. BOM dia Padre, acompanho toda programação, darei um exemplo só escutava RADIO jornal, fiz feito história da mulher de Ló deixei de escutar está emissora e hoje escuto Rádio Olinda. UMA BÊNÇÃO, queria ter condições de poder ajudar vocês mas estou desempregado não tenho sorte nem em LOTERIA da CAIXA econômica, imaginem mas não desisto um dia chego lá.

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus me faça uma nova mulher caminha com o Senhor....

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe. João Carlos!!! Que as graças da Santíssima Trindade esteja sobre sua vida 😇😇😇

    ResponderExcluir
  6. Comecei receber o evangelho o senhor me ajudou muito nas suas pregações muito obgda aque Jesus te capacita maius pra ajudar as pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO FACO PRA RECEBER DIARIAMENTE

      Excluir
    2. A paz do senhor éo amor de Maria esteja sempre com o senhor Padre Carlos. Gostaria de receber diariamente o evangelho.

      Excluir
  7. Padre João Carlos abençoado seja o seu dia de hoje e de seus familiares,o ESPÍRITO SANTO os ilumine,obrigada por essa meditação que nos envia,DEUS os abençoe,com saúde e paz.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos, Paz e bem!

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras tão lindas.Deus lhe abençoe sempre em sua missão.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada meu Deus, por tudo que estou vivendo, obrigada também pelo teu amor por mim meu Deus!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos. Pela MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR que recebo todos os dias e Pela REFLEXÃO com sua palavras lindas!!!... Além do meu BOM dia,Padre João Carlos, lhe desejo: Paz, saúde, força, sabedoria, paciência, tolerância, coragem e muita, mas muita FÉ EM DEUS para vencér e vencer cada segundo de hoje, acreditando no melhor de DEUS que ainda está por vir: ( A SANTIDADE ). Minha homenagem a Ló... DEUS lhe abençoe, Padre João Carlos, hoje e sempre...Fica com Deus. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a todos. Muito obrigada Padre por suas palavras foi muito esclarecedor 🙇🙇

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos achei muito importante a meditação da palavras principalmente de Lo que eu não tinha conhecimento...Parabéeu 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Senhor Jesus eu acredito na ressurreição mas almentai a minha fé amém.

    ResponderExcluir
  15. Senhor Jesus Protegei minha vida, a vida da minha família. Habite em minha casa, seja o meu refúgio e salvação. Amém

    ResponderExcluir
  16. Paz e bem!! Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  17. Senhor dos passos protegei minha vida,a vida da minha filha,seja minha salvação Amém.

    ResponderExcluir
  18. Como faço para receber as mensagens todos os dias

    ResponderExcluir
  19. Deus seja louvado 🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde padre João Carlos obrigado pelo meditação pelo Evangelho e pela a Reflexão palavras abençoada que todos os dias recebemos do senhor que Deus abençoe sempr com muita paz saúde 🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Eterno Pai, eu LHE agradeço por ser filho da VOSSA igreja. Entretanto, me conceda a graça de conhecê-Lo, adorá-Lo, bendizê-Lo e louvá-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de obedecê-Lo com amor. Me conceda a graça de ganhar a salvação. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Padre João Carlos, muito obrigado pelas meditações, peço a Jesus e a virgem Maria para continuarem abençoando sua Missão. Senhor, peço que me ajude na minha conversão, para que eu ande no caminho certo, ouvindo seus ensinamentos e guardado no meu coração. Abraço Padre, amo às músicas dó Senhor.💟👏👏👏👏👏👏🛐

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9780-8230