PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O GRANDE AMOR DE SUA VIDA

O GRANDE AMOR DE SUA VIDA



Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo (Lc 14, 26)
06 de novembro de 2019
Ser discípulos de Jesus é o nosso chamado, a nossa vocação. Ser discípulo é ser seguidor. Quando Jesus andava pela Palestina, segui-lo era logo compreendido como acompanhá-lo em suas andanças, andar atrás dele, literalmente. O convite dele era sempre “Vem e segue-me”.
Mas, é claro, hoje como ontem, o verdadeiro seguimento de Jesus não é andar atrás dele. Não é seguir com os passos, do ponto de vista da geografia. É seguir com a vida, do ponto de vista da história. Sou seguidor de Jesus, sou seu discípulo, porque minha vida está iluminada por sua palavra, porque procedo segundo os seus ensinamentos, porque ele é o meu guia.
No evangelho de hoje, o nosso Mestre nos chama a atenção para nossa condição de discípulos e suas exigências. Não dá para segui-lo sem renunciar alguma coisa. Renunciar a si mesmo, isto é, já nao ser eu o centro da minha vida. Renunciar a outro guia, renunciar a outro caminho, renunciar a qualquer amarra que possa nos prender ou nos reter no caminho.
E o que é pode nos prender ou nos reter no caminho, e nos impedir de seguir a Cristo?  Ontem, nós ouvimos Jesus contando a parábola da festa. As três desculpas para não aceitar o convite para o banquete foram: o apego aos bens materiais, a falta de tempo pelo trabalho, as responsabilidades com a família. O amor exige liberdade. As coisas não podem tomar o lugar de Deus. O trabalho não pode consumir todo o nosso tempo. Dependemos de Deus. A família não é desculpa para não acolhermos o convite do Senhor. E ele nos convida a seguir Jesus.  
Uma coisa que, particularmente, pode nos afastar do seguimento de Cristo é o apego às pessoas. É o que está no evangelho de hoje. Pode acontecer que o amor ao pai, à mãe, à esposa ou esposo, aos filhos esteja acima do amor a Deus. Nesse caso, no mínimo, ficamos divididos. E, como Jesus ensinou, não dá para servir a dois senhores. Assim, não podemos seguir Jesus. Sem ter Jesus como o primeiro amor, o amor acima de qualquer outro, não dá para ser discípulo dele.
Guardando a mensagem
A grandeza de nossa vida está em sermos filhos de Deus, seguidores de Jesus,  salvador. Como seus discípulos, nós o colocamos em primeiro lugar na nossa vida. Nosso amor por ele está acima das coisas e das pessoas deste mundo. É claro, possuímos bens, mas nosso amor maior está reservado a ele, nosso Senhor e Salvador. Por ele, podemos até renunciar aos bens deste mundo, se isto ele nos pedir. Amamos nossos parentes e familiares, mas nosso amor maior está reservado a ele, nosso Deus e Senhor. Por ele, podemos até renunciar a um amor neste mundo, se isto ele nos pedir. Jesus, o nosso Mestre, não quer apenas entrar no rol das pessoas que você ama. Ele merece ser o amor maior de sua vida.
Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo (Lc 14, 26)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu nos chamas ao teu seguimento. É uma escolha de amor de tua parte. Tu nos dizes hoje: “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”. A primeira resposta que podemos dar ao teu chamado de amor é amar-te. Amar-te acima de tudo e de todos. Hoje, tu nos lembras que não podemos seguir-te se não carregamos a nossa cruz contigo e se não te amamos acima de qualquer bem deste mundo e de qualquer criatura humana desta terra. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Quando se ama, respira-se esse amor. Ele está em tudo na nossa vida: no pensamento, na fala, nos sonhos, nas fotos, no celular... Jesus é mesmo amado por você acima de tudo e de todos? Ele está mesmo presente em tudo na sua vida? Anote alguma resposta no seu caderno espiritual.
Se, perto de você, não houver uma rádio que transmita o nosso programa diário TEMPO DE PAZ, baixe a nossa rádio no seu celular. Na lojinha de aplicativos do androide, procure e baixe Rádio Tempo de Paz. 
Nesta música que você escuta agora, está todo o evangelho da parábola da festa, que meditamos ontem. O Senhor continua nos chamando....

Pe. João Carlos Ribeiro – 06 de novembro de 2019

20 comentários:

  1. Eu vos. Glorificarei o senhor e Rei Mari Emilia

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus estou preparado para carregar a minha cruz, seja bendito teu santo nome hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  3. Só um comentário posso fazer Padre, gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Obg Jesus por me amar tanto.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!! Padre João Carlos que essa quarta feira seja de muita paz pra todos nós o amor de Deus em primeiro lugar a palavra de Deus é muito Importante Deus em nossas vidas é maior que tudo e que todos obrigado padre João Carlos agradeço a Deus todos os dias por essa bênção de Deus todos os dias amém Deus abençoe 🙌🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João!
    Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo 🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Eu te louvo e bendigo Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos bom começar nosso dia com a meditação diária,obrigada por esse carinho de nos enviar a mensagem.abençoado seja o seu dia e o de sua família. sua bênção.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, Jesus te abençoe e muito obrigado pelas meditações. Senhor, ajude-me a seguir firme, colocando o Senhor em primeiro lugar, porquer perto do Senhor, sou forte, longe do Senhor é só escuridão. Sua bênção Padre João Carlos, o Senhor é uma bênção.🙏🙏🤗🛐

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos, todos os dias, dou graças em forma de agradecimento, tenho que agradecer pela minha família, não conheci minha família de SANGUE NEM mesmo pôr fotos, não me canso de dá graças a Deus, pela família, que Deus me dei, minha Saúde, pôr tudo que sou, dou graças a DEUS. Recebemos tantas graças de Deus, só acordar todos os dias, é uma grade graça, e muitos não volta prá AGRADECER.

    ResponderExcluir
  11. Amém 🙏❤️🌼 Glória a Vós Senhor 🌺🙏🙌🏼🌺 bom dia Padre João Carlos sua benção 🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos. Gratidão por receber a palavra de DEUS através da MEDITAÇÃO. Deus de misericórdia! Ilumina meu caminho para que eu possa sentir a tua presença na minha vida!!! Sei que tu és o caminho, a verdade e a vida por isso, ajudá- me a viver no teu Amor e na tua PAZ. O amor é um caminho difícil, mas leva ao destino certo. Graças te dou, SENHOR! Por mim e por aqueles que não sabem te AGRADECER...Que a vida de Padre João Carlos seja abençoada por Deus... AMÉM!!! Ester CAMPINAS SP

    ResponderExcluir
  13. Nossa padre João Carlos seus comentários e um crescimenti espiritual p mim,e ajuda me muito.obrigado bom dia.

    ResponderExcluir
  14. Gloria a vós Senhor! Amémmmmm

    ResponderExcluir
  15. Reze por mim gostei muito de ouvir o senhor muito obrigada pelas palavras.Que Deus me força e sabedoria pra vencer esse pecado

    ResponderExcluir
  16. Jesus é o caminho a verdade e a vida, então, não existe outro meio de encontrar a verdade e a vida, senão com Ele, e é com Ele que queremos encontrar um dia para a felicidade eterna.Vamos seguir confiantes,o caminho espiritual da
    fé, com Maria nos guiando.

    ResponderExcluir
  17. Que a Paz do Senhor esteja com nós

    ResponderExcluir
  18. Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço por ter uma família. Todavia, me conceda a graça de não dever nada a ninguém. Me conceda a graça de amar o meu próximo como a mim mesmo. Me conceda a graça de não fazer o mal a ninguém. Me conceda a graça de desapegar-me das pessoas e da própria vida. Me conceda a graça de segui-Lo carregando a minha cruz. Me conceda a graça de ter o dom da sabedoria e do discernimento. Me conceda a graça de renunciar a tudo o que tenho, para ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS