PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM ENSINAMENTO QUE LIBERTA

UM ENSINAMENTO QUE LIBERTA

Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem (Lc 4, 36) 

03 de setembro de 2019 - Dia de São Gregório Magno. 



Jesus estava na sinagoga de Cafarnaum. Era um dia de sábado. O povo estava reunido para a oração e a escuta da palavra de Deus. E Jesus estava ensinando. As pessoas, ali, estavam admiradas com o seu ensinamento. Foi aí que um homem ali presente, possuído por um espírito impuro, começou a gritar e esbravejar contra Jesus. Jesus mandou o espírito calar a boca e sair daquele homem. Dito e feito. As pessoas ficaram assustadas, não era pra menos. E admiradas com aquele ensinamento novo de Jesus, com a sua autoridade. 


O ensinamento de Jesus é libertador das pessoas de todas as opressões. Seu ensinamento desmascara o mal que está escondido também dentro da comunidade, dominando a vida de algumas pessoas. Como na sinagoga de Cafarnaum, também em nossas comunidades, aparece alguém que estranha e reage a esse ensinamento, com os mesmos argumentos do demônio de Cafarnaum. 

O que será que Jesus dizia e fazia que pudesse incomodar alguém? As pessoas viam uma grande diferença entre o ensinamento de Jesus e o ensinamento dos fariseus. A primeira coisa que marcava uma grande diferença era a atenção que Jesus dava aos sofredores e marginalizados. Estes estavam à margem de tudo, na vida social e na religião. E Jesus os incluía como pessoas importantes no seu anúncio do Reino de Deus. E uma segunda coisa que mexeu demais com as lideranças do seu povo foi a imagem que ele passava de Deus. Ele revelava Deus como pai amoroso, pronto para acolher o filho pecador de volta à sua casa. E essa não era exatamente a imagem de Deus que eles tinham. Eles o percebiam como juiz e retribuidor das boas ações e da prática da Lei. 

Esse ensinamento de Jesus - feito de gestos de atenção e proximidade, de parábolas e diálogos sobre o Reino de Deus – despertou muita indignação e ódio nos fariseus, nos sacerdotes do Templo, nos partidários de Herodes. Essa gente estava possuída por preconceitos contra o povo, por interesses de classe, seduzida pelas benesses do poder, tomada de ciúme... e muita coisa ruim. Era como se estivessem possuídos por um espírito mau. Claro, o mal lança seus tentáculos nas estruturas sociais e nas pessoas. O que o diabo disse na sinagoga é o que diriam esses senhores: “Vieste para nos destruir?”. 

E ali, na sinagoga e nas ruas, muita gente tomou consciência de que o ensinamento de Jesus era realmente novo, sobretudo quando viu que ele enfrentava essas manifestações do mal, as calava e conseguia libertar pessoas dessa dominação. 

Guardando a mensagem 

O evangelho é uma força de mudança, anuncia o Reino de Deus já aqui na terra. Jesus, com suas atitudes e palavras, instaura o reinado de Deus. Podemos entender esse reinado, como Deus acolhendo, na comunhão de sua casa, todos os seus filhos, a começar pelos que saíram de casa e retornam pela conversão. Jesus partia do que o povo de Deus já conhecia e manifestava mais claramente o amor de Deus que restaura, perdoa, liberta as pessoas. Esse evangelho, essa boa notícia, encontrou oposições também dentro da própria sinagoga, a comunidade de fé que ele frequentava. Essa oposição à novidade do evangelho que Jesus anuncia, ontem como hoje, só pode mesmo ter raízes no maligno. Mas, Jesus é vencedor sobre todo o mal. Com ele, nós também somos vencedores. No Pai Nosso, rezamos: “Livrai-nos do mal”. 

Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem (Lc 4, 36) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

A novidade do evangelho corre sempre o perigo de ser esquecida ou abafada pelas forças que não têm interesse na emancipação das pessoas e no senhorio de Deus. Essas forças atuam dentro e fora da comunidade. Não é à toa que a Igreja tenha tantos mártires. Eles experimentaram a oposição à fé cristã por parte de pessoas maldosas e violentas. Uniram-se, assim, ao teu sacrifício na cruz. Em sua fidelidade, são vitoriosas, contigo. Senhor, te pedimos, livra-nos do mal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Ontem, eu lhe fiz um desafio. Você não me disse ainda se topou. Ler, neste mês de setembro, o evangelho de São Lucas. Todo dia, ler um pedacinho. São só 24 capítulos. Se não começou ainda, comece hoje. 

Pe. João Carlos Ribeiro - 03 de setembro de 2019

65 comentários:

  1. À sua Bênção, Deus tem poder, Deus Pode tudo tudo tudo amém. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim todos dias leio e reflito engenho.do dia tem muitas passagem q eu lia e ñ entendi. Agora ñ estou cada vez me aprofundando nos evangelhos

      Excluir
    2. Amém.Q Jesus nunca desista d nós.

      Excluir
  2. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Estou começando a entender o evangelho de Deus amém

    ResponderExcluir
  4. Eu topo o desafio
    Já estou lendo o evangelho de Lucas 🙌

    ResponderExcluir
  5. Aceito o desafio começarei hoje a leitura .

    ResponderExcluir
  6. A sua bênção padre João Carlos
    Obrigado meu Deus por mais um dia !
    Obrigado padre João por me ajudar a entender o evangelho ,cada dia um pouco .
    Deus nós abençoe ricamente hoje e sempre Amém !!!!!

    ResponderExcluir
  7. Gloria a vós Senhor! Sim topo hoje o evangelho é de Lucas li para entender a sua linda mensagem.Senhor me livra de todos os males hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  8. Ler o Evangelho de São Lucas neste mês de setembro - uma excelente sugestão
    Lucas - o evangelista da Misericórdia


    Deus abençoe sua missão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua benção Padre que a paz do senhor Jesus esteja com todos nós.
      comecei ler o evangelho,para entender o que a palavra do senhor nós transmite.

      Excluir
  9. É muito importante a leitura da bíblia ficamos conhecedor da palavra e evagelizamos com mais sabedoria

    ResponderExcluir
  10. Bom dia...vou começar hoje se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  11. Muito linda eu começo 🙌🤗📿

    ResponderExcluir
  12. As palavras de Jesus são vida hoje e sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei ontem dia2 é um evangelho muito inrequecedor

      Excluir
    2. Eu vou começar hoje lê padre João Carlos, obrigada por está no meu trabalho tudos os dias escuto o senhor pelo celular, seu programa é uma benção, 🙏🙏🙏

      Excluir
  13. Bom dia! Padre João Carlos.
    Comecei a ler o evangelho de Lucas no dia 01/setembro. Amém!...

    ResponderExcluir
  14. Bom dia sua benção padre! Peço oração pra mim que estou passando por umas dificuldades e oração pela minha família! Que o senhor nós abençoe

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Maria Regina da Conceição, moro no Bairro da Tamarineira. Sou sócia da AMA.Ontem estive na missa dos Ouvintes e fui até ao altar con a minha Bíblia e aceitei o desafio. Comecei ontem a ler.Como me senti próximo de Deus. Amém

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, irei começar hoje


    ResponderExcluir
  17. As palavras de Jesus Cristo tem poder de afastar todo o mal ame

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Padre João Carlos! Dessfio aceito.

    ResponderExcluir
  19. Peço orações a minha minha mãezinha e meus irmãos que se encontram fora da palavra de Deus. Precisam muito das bênçãos do Nosso Senhor Jesus Cristo para colocá-los de volta a caminhada cristã, na igreja e em oração. Peço muito muito por eles.

    ResponderExcluir
  20. Eu creio firmimente que a palavra de Deus nos transforma, cura, liberta nos faz novas criaturas.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia eu já começei a ler a Bíblia pesso oração pelo meu ministério na igreja sou ministra da Eucaristia da sagrada comunhão.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Padre João Carlos obrigada por nos transmitir e encinar a palavra do evangelho.Jesus nos chama a todo instante para a conversão para nos liberta e fica com ele.vem Senhor Jesus eu te aceito entra no meu ser e penetra nos meus pensamento para que eu o louve todos os dias e te sega pro resto da minha vida Amem.sim padre eu vou ler o evangelho de Lucas.bom diia Deus abençoe o senhor.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Pé. João Carlos: que a paz do Senhor esteja sempre consigo. Então, venho afirmar o compromisso de fazer a leitura do Santo Evangelho segunda Lucas, durante esse mês de setembro. Sua benção padre. Paz e bem à todos e todas.

    ResponderExcluir
  24. Eu topei estou lendo o evangelho de Lucas

    ResponderExcluir
  25. Topei sim padre eu gosto d ler a biblia

    ResponderExcluir
  26. Como este ano estamos falando sobre o Evangelho de São Lucas aos domingos na Santa Missa. Semana passada aqui na minha cidade tivemos uma semana inteira p refletimos sobre o Evangelho de Lucas cada dia da semana era uma comunidade que trazia para os nossos dias atuais uma parábola. O tema de minha Comunidade foi sobre as bem aventuranças e más aventuranças. Foi uma semana muito especial para mim.

    ResponderExcluir
  27. Amém 🙏🏿🙏🏿🙏🏿vou ler sim!!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia padre João Carlos, já iniciei a leitura do evangelho segundo São Lucas.

    ResponderExcluir
  29. Meu Senhor e meu Deus livrai-me de todo o mal amém.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo3/9/19 12:13

    Boa tarde padre João Carlos que Deus te abençoe sempre . venho afirma o meu compromisso com Deus a ler o evangelho de São Lucas no mês de setembro, mês da bíblia, e peço a Deus que ele mim faça entender cada capítulo e versículo da palavra de Deus. Que eu viva os ensinamentos de Jesus Cristo 🙏

    ResponderExcluir
  31. Glória a vós senhor estou padre lendo o Evangelho de Lucas

    ResponderExcluir
  32. No evangelho de Marcos, anúncio semelhante. Sempre me esforço em meditar o evangelho do dia com a família, principalmente quando estou na casa de minha mãe.
    Creio que o evangelho de João é mais profundo, pois, não poderia ser diferente, tendo ele a Mãe de Jesus a seu lado!

    ResponderExcluir
  33. Eu topo em nome de Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  34. Ja comecei sim Padre,estou participando dos vinte encontros do mês da Bíblia e todos os dias meditamos o evangelho de Lucas, com isso pretendo cada vez mais me aprofundar nos ensinamentos do Senhor🙏

    ResponderExcluir
  35. Pe João Carlos peço a sua benção em primeiro lugar , sabe cada dia que ouço a mensagem e levou o evangelho do dia mais uma nova experiência eu aprendo por isso agradeço a Deus por ser um dos seus seguidores que Deus abençoe grandemente a sua vocação eide continuar lendo todos os dias .

    ResponderExcluir
  36. Amém
    Leio a biblia todo dia já li Lucas todinho, mais vou ler de novo

    ResponderExcluir
  37. Sim já estou fazendo o que o Senhor pediu amém

    ResponderExcluir
  38. Boa noite linda as palavras de Deus.

    ResponderExcluir
  39. Sim vou ler todos dia uma passagem de São Luca

    ResponderExcluir
  40. Sim eu já estou lendo. Amém!!!

    ResponderExcluir
  41. Vou começar a ler, já li, mas tem um tempinho,.peço ao Sr oração para minha família Goldoni Bortolotti.
    Sua bênção Pe.

    ResponderExcluir
  42. Senhor liberta-nos de todos os males.Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  43. Deus Onipotente e Eterno, eu LHE agradeço por mais uma semana de vida. No entanto, me ajude ser um filho da luz e do dia. Me ajude está vigilante e sóbrio. Me ajude fugir do pecado e da ira. Me ajude alcançar a salvação. Me ajude contribuir com a edificação cristã das pessoas. Me ajude ensinar com sabedoria e autoridade. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  44. Eu vou ler sim!
    Uma abençoada noite para o Senhor!

    ResponderExcluir
  45. Já comecei desde o dia primeiro,se Deus permitir vou ler o evangelho de São Lucas, até o fim do mês de setembro.

    ResponderExcluir
  46. Peço oração por meu filho a me e td minha família

    ResponderExcluir
  47. Bom dia Padre, já comecei do dia primeiro, se Deus quiser, vou conseguir lê até o fim. Padre, reze por minha Saúde, depois que saí do hospital, hoje vai ser a volta ao médico, levar novos exames. Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua Missão, e obrigado pelas meditações, o Senhor sempre nos ajudando a caminhar firme na fé. Sua benção 🙌🙌🙋

    ResponderExcluir
  48. Sua bênção Pe vou ler sim o evangelho de S. Lucas.

    ResponderExcluir
  49. Bom dia padre, somente hoje comecei o desafio de ler o Evangelho de São Lucas. Me programei para fazer com calma.

    ResponderExcluir
  50. Irei,à partir de hoje, ler diariamente, o evangelho de São Lucas.

    ResponderExcluir
  51. Irei a partir desta data, ler diariamente o Evangelho de São Lucas. Amém!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS