PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O LUGAR DA PALAVRA DE DEUS

O LUGAR DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, cumpriu-se essa passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir (Lc 4, 21)

02 de setembro de 2019.

E bem no início deste mês da Bíblia, a Igreja nos abre o santo livro para acompanharmos Jesus, na Sinagoga de Nazaré, lendo e explicando uma passagem bíblica.

Jesus,estava, naquele sábado, na localidade onde se criara, Nazaré. Na Sinagoga, ele levantou-se para ler o livro da Palavra de Deus. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías.  Ele achou ali uma passagem muito especial. Ele leu: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres”. Quando terminou a leitura, ele sentou-se, como faziam os mestres. Todo mundo ficou na maior atenção. E ele começou a explicar como aquela passagem falava precisamente de sua missão. “Hoje, se cumpriu essa passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. A Palavra de Deus é atual, se cumpre hoje.


As Escrituras Sagradas do antigo povo de Deus ocupavam um lugar muito especial, nas sinagogas, no tempo de Jesus. Eram guardadas num lugar central à frente da assembleia, numa espécie de oratório que lembra os nossos sacrários de hoje. Nessa passagem do evangelho de São Lucas, o servidor lhe entregou o rolo do livro do profeta Isaías. Jesus o leu e depois o devolveu ao servidor, para que o guardasse. Aí, começou a explicar a leitura feita.

As Escrituras Sagradas dos cristãos compreendem os livros do antigo povo de Deus (o Antigo Testamento) e os escritos das comunidades cristãs do final do primeiro século (o Novo Testamento). Também para nós, as Escrituras Sagradas ocupam um lugar muito especial em nossas celebrações. A Missa, por exemplo, tem claramente duas partes distintas: a liturgia da palavra e a liturgia eucarística. Assim, somos alimentados pelo pão da vida, Jesus Cristo, na mesa da palavra e na mesa da eucaristia. Olha o que diz a Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação Divina (Dei Verbum): “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor, não deixando jamais, sobretudo na sagrada Liturgia, de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, quer da mesa da palavra de Deus quer da do Corpo de Cristo” (DV 21). Deu para entender? “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor”. As leituras bíblicas, organizadas com muito cuidado pela Igreja para cada domingo e para cada dia da semana, são um alimento sagrado para a nossa edificação. Somos alimentados pelo mesmo Cristo, palavra e pão.

É surpreendente o que lemos neste documento do Concílio, a Dei Verbum: “Nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual” (DV 21)

Guardando a mensagem

Em Nazaré, vemos Jesus, na sinagoga, fazendo a leitura na celebração e nos mostrando a atualidade da palavra. É hoje que Deus nos fala, é hoje que suas promessas se cumprem. Neste início do mês da Bíblia, essa passagem desperta  a nossa atenção para o valor que devemos dar à Sagrada Escritura. Na celebração dominical, a Palavra é proclamada, explicada, rezada. É o pão da vida, alimento sagrado para nos sustentar na caminhada. Na Igreja, esteja sempre atento(a) à palavra que está sendo proclamada. A celebração é, por excelência, o lugar onde Deus está instruindo o seu povo. Em casa, não esqueça sua Bíblia em qualquer gaveta. Conserve-a em lugar visível, digno. Leia-a todos os dias. Todo dia, um trechinho. Sendo o evangelho do dia, melhor ainda. Ao iniciar sua leitura, peça as luzes do Espírito Santo. É ele quem faz da palavra escrita um verdadeiro encontro com o Senhor da palavra.

Hoje, cumpriu-se essa passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir (Lc 4, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu és a própria palavra de Deus, o verbo feito carne. Em ti, todas as palavras da Escritura ganham sentido e força. Todo o Antigo Testamento vive da promessa de tua vinda. Todo o Novo Testamento nos comunica tua presença redentora. Senhor, que o livro santo de tua palavra seja objeto de leitura e estudo de nossa parte, para o compreendermos sempre mais e nele te acolhermos como caminho, verdade e vida. Concede que, neste mês da Bíblia, cresçamos no conhecimento e na prática de tua palavra. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Ontem, eu lancei um desafio. Você o aceitou? Neste mês de setembro, leia o evangelho de São Lucas, todinho. São só 24 capítulos. Neste mês, também destaque a presença da Bíblia em sua casa ou no seu local de trabalho.

A gente se vê às dez da noite, no facebook.


Pe. João Carlos Ribeiro – 02 de setembro de 2019.

25 comentários:

  1. Bom dia padre João Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre, obrigada pelo incentivo, vou ler o segundo capítulo do evangelho de São Lucas. Só assim eu leio a bíblia, muito obrigado padre Carlos por vc existir.

      Excluir
  2. Senhor aumentai minha fé. Amém

    ResponderExcluir
  3. Que Deus nos dê uma linda semana, abencoa-me pe.joao Carlos, a mim e toda minha família.. Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  4. A sua benção padre João Carlos .
    Obrigado senhor Jesus ,obrigada mãezinha Aparecida por mais um dia,peço por minha família em especial por minhas filhas !
    Obrigado meu Deus amém Deus seja louvado .

    ResponderExcluir
  5. Minha benção padre ore por mim e minha família

    ResponderExcluir
  6. Com certeza esse é um dezafio q asseito com todo prazer. Sempre gostei d ler a biblia, ja li a biblia por completa 5 vezas.

    ResponderExcluir
  7. Gloria a vós Senhor! Jesus me dê a sabedoria para que todos os dias eu posso ser humilde diante da tua palavra

    ResponderExcluir
  8. Obrigado senhor por este presente que é desfrutar desta leitura da palavra de Deus no início do mês da bíblia e pedindo força na minha caminhada ( saudade da minha amada).

    ResponderExcluir
  9. Bom dia como faço pra receber todos os dias a medições?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/9/19 08:43

    Obrigada Padre João Carlos pela sua linda mensagem!

    ResponderExcluir
  11. Maria José2/9/19 09:24

    Bom dia farei sim,espero reunir os filhos também.

    ResponderExcluir
  12. Amém! Que Deus abençoe e ajude me a cumprir a palavra de Deus nosso Pai.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos os irmãos e irmãs,a paz de DEUS esteja sempre presente na vida de vocês!!! DEUS Abençoe Sr. Padre!!!

    ResponderExcluir
  14. Criador inefável, me ensine viver com alegria. Me ensine ter fé, esperança e amor. Me ensine ficar preparado para a vinda do meu SALVADOR. Me ensine evangelizar com sabedoria e humildade. Me ensine rezar assim: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor. Me ensine valorizar os profetas. Me ensine rezar pelos doentes. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.


    ResponderExcluir
  15. Obrigada padre já comecei ler o evangelho de são Lucas obrigada pelo incentivo que Deus te abençoe e ilumine sempre Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde padre sua bênção gostei muito da sugestão vou começa ler o livro de Lucas hoje peço que enclua minha filha Mônica em oração pois ela tem problemas de saúde obg

    ResponderExcluir
  17. Vou aceitar esse desafio

    ResponderExcluir
  18. E vou ler todinho se Deus quiser

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Padre João Carlos, fomos muito felizes ontem, durante o Fórum de Mulheres Católicas, ouvindo e sentindo a palavra de Deus através de suas músicas. Foi tudo muito bom e suas músicas nos elevaram ainda mais.
    Gostaria de receber diariamente a reflexão do Evangelho do dia feita por você.
    Gostaria de receber, diariamente, o a reflexão do Evangelho do dia, feita por vc.
    mariaizabela4@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Amém!!! Eu já aceitei o desafio. Vou ler todo se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  21. Obrigada Padre por essa linda reflexão. Hoje só tenho que agradecer as maravilhas que Deus está realizando em mim e na minha vida. Amem

    ResponderExcluir
  22. Como sempre, linda e importantíssima reflexão Padre.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Padre João Carlos, obrigado pela meditação dó Evangelho, e vou ler o evangelho de São Lucas. Sua benção Padre.🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS