PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PARA SER FELIZ

PARA SER FELIZ

Façam todo esforço possível para entrar pela porta estreita (Lc 13, 24).

25 de agosto de 2019 – 21º Domingo do Tempo Comum

Você quer ser feliz. Quem não quer? Não é fácil explicar o que é a felicidade. Felicidade é realização, é amar e ser correspondido, é ter solução para os seus pequenos e grandes problemas... Felicidade é o sentimento de alegria e satisfação com a vida e muito mais. E você quer ser feliz. No fundo, você sabe, a felicidade, por um lado, é um dom de Deus e, por outro lado, é também fruto do nosso esforço. Sem esforço, não pomos as bases para uma vida saudável e feliz: o cuidado com a alimentação, o estudo sério, o modo como assumo meus compromissos de família, de trabalho, como cultivo minhas amizades, como me relaciono com os outros... Deus nos abre os caminhos e nós procuramos prosseguir com seriedade e empenho. Esse é o caminho da felicidade.

Você quer a salvação. Quem não quer? Não é fácil explicar o que é a salvação. Salvação é o final feliz de nossa vida, a realização completa de nossa existência em Deus. Mas, não é só a chegada lá. É também a nossa condição agora, a nossa comunhão com Deus. Para entender um pouco dessa condição de plenitude e realização que é a salvação, Jesus falou de banquete, festa de casamento, lugar onde estão os justos, casa paterna de muitas moradas, Reino de Deus glorioso. Cada imagem dessas é uma brecha por onde já se enxerga o brilho da salvação eterna. E você quer a salvação, claro. E você sabe que a salvação é um dom de Deus, obra de sua graça. E sabe, pela evangelização, que a porta da casa de Deus nos foi aberta pela morte e ressurreição de Jesus. A salvação é um dom gratuito de Deus, sem merecimento algum de nossa parte. Ainda assim, nos lembremos, no acolhimento da salvação concorre também o nosso esforço, o nosso compromisso, uma vida segundo os mandamentos de Deus, em comunhão com ele e com os irmãos. Sem esforço de nossa parte, sem compromisso, sem conversão, a coisa fica pela metade, nos detemos no portão de entrada. Certo que a salvação é obra de Deus, mas nos cabe acolhê-la, nos deixar transformar por ela, colaborar com o seu crescimento em nós.

Se até aqui estivermos nos entendendo, já está explicado o evangelho de hoje. Perguntaram a Jesus se os que se salvam, são poucos ou são muitos? Jesus aproveitou a pergunta para estimular a conversão e o compromisso com uma vida de santidade. Falou da porta estreita. “Façam todo esforço para entrar pela porta estreita”. Isso você entende, não é verdade? Tem muita porta larga por aí: a do relaxamento, da preguiça, do egoísmo, do desregramento, dos vícios, da falta de seriedade nos compromissos consigo mesmo(a), com os outros e com Deus. Entrar pela porta estreita e, - ele também deu a entender - enquanto há tempo. Ele contou que quando o dono da casa fechar a porta, não se entra mais. Aí ele enfeitou a parábola: ‘tem gente que vai ficar batendo na porta, dizendo que é amigo do dono da casa, que já esteve com ele diversas vezes, que ouviu seus discursos...’. A resposta vai ser: “Eu não conheço vocês. Vão-se embora”. Você pegou a mensagem? Entrar pela porta estreita enquanto é tempo. Não deixe pra amanhã a sua conversão. É hoje o dia da salvação.

É claro que Deus não fica só na porta nos esperando. Ele não nos abandona em nosso caminho para a salvação. Ele está sempre nos educando na fé, nos orientando, nos corrigindo. Veja o que diz a Carta aos Hebreus: “Qual é o filho a quem o pai não corrige?” (Hebr 12). Deus nos corrige como filhos, porque nos ama. Ele ajuda o manco a andar direito. Na hora da correção, o filho fica aborrecido, revoltado. Mais tarde irá reconhecer que aquilo foi importante para o seu bem. Nem sempre a correção é um sermão. É possível que Deus use de muitos acontecimentos de sua história de vida para corrigir você.

Guardando a mensagem

Perguntaram a Jesus sobre a salvação. Ele indicou duas coisas preciosas para o nosso caminho com Deus: entrar pela porta estreita e a tempo. ‘A tempo’ quer dizer não adiar a sua conversão, não deixar para amanhã os seus compromissos de vida nova. Amanhã, pode ser tarde e a porta pode estar já fechada. ‘Entrar pela porta estreita’ quer dizer que, mesmo sendo a salvação um dom gratuito de Deus, precisamos acolhê-la com esforço e compromisso. A carta aos Hebreus nos lembrou que Deus nos acompanha nessa caminhada para sua casa, nos educando e nos corrigindo, com amor de pai.

Façam todo esforço possível para entrar pela porta estreita (Lc 13, 24).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A nossa caminhada para Deus se assemelha à peregrinação do teu povo de todas as nações para o monte santo de Jerusalém, como está descrito no Livro do Profeta Isaías (Is 66). Nossa vida é, de verdade, uma peregrinação, contigo, para Jerusalém. É nesse caminho, que tu vais nos ensinando, nos instruindo. Hoje, nos falaste da porta estreita. Senhor, a porta larga nos seduz. É a porta da facilidade, do relaxamento, do mais ou menos. Ajuda-nos, Senhor, a entrar pela porta estreita. Esta é a porta do compromisso, do esforço, do melhor possível. Senhor, abençoa, hoje de maneira especial, os irmãos e irmãs que, em nossas comunidades, ajudam crianças, jovens e adultos a conhecerem e caminharem em tua palavra e em nossa fé católica. Abençoa, Senhor, os nossos catequistas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Leia o evangelho de hoje em sua Bíblia (Lucas 13,22-30). E, sendo hoje o domingo do catequista, não esqueça de cumprimentar os catequistas de sua comunidade.

Pe. João Carlos Ribeiro – 25 de agosto de 2019.

31 comentários:

  1. Respostas
    1. Parabéns a todas as catequistas sem elas seria tudo mais difícil .e eu quero senhor a porta mais estreita que tiver amém.

      Excluir
  2. Palavra linda. Que assim seja amém

    ResponderExcluir
  3. Trabalhar o Amor.Ver no outro o próprio Jesus.
    Amar a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo como a Ti mesmo.
    Amém!

    ResponderExcluir
  4. Gloria a vós Senhor! ! Amém! ! ! Senhor me ajude para ser sempre fiel a ti.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado meu Deus por mais um dia !
    A sua bênção padre João Carlos .
    Deus seja louvado hoje e sempre amém !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Cumprimento a todos os catequistas, assim como meu filho. Que o Pai viva em todos vocês. Leiam a Bíblia pois é nela que encontrarão o caminho e as formas para se entrar pela porta estreita e a tempo. Vão às missas, visitar a casa do Pai. Deus abençoe a todos e continue abençoando a sua vida Pe. João Carlos. Por fim, peço-lhe abenção em meu nome, em nome do meu filho e à todos os catequistas. Excelente domingo a todos!

    ResponderExcluir
  7. Senhor eu quero seguir os teus caminhos! Pelo João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  8. Amém! Obrigado Padre João Carlos pelo evangelho de hoje. Se realmente quisermos alcançar o Reino de Deus, temos que bater a porta agora, para que Ele possa abrir enquanto é tempo, temos que deixar a vida mundana e procurar viver mais o evangelho. Se quisermos alcançar a felicidade, temos que fazer a vontade do Pai, amar a Deus spbre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Deus abençoe todos os catequistas.

    ResponderExcluir
  9. Amém. Abençoe minha Mãezinha. Bom domingo à todos.

    ResponderExcluir
  10. Meu Senhor Jesus, cura meu filho Lucas que ainda continua com muitas dores na barriga e até agora os médicos não diagnosticaram totalmente... Livra-o Senhor Deus dessa enfermedade. 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus ajuda-me a entrar pela porta estreita amém.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a os catequistas , Deus os abençoe !

    ResponderExcluir
  13. Sinto-me distante de chegar sequer próximo a está porta. O mundo material me seduz. E vivo cheia de dores na carne e na alma. Peço misericórdia SENHOR por minhas fraquezas, pelo meu desânimo, me-sinto sem forças para lutar contra o mal que me assombra e me percegue

    ResponderExcluir
  14. Eu quero deixar aqui registrado a minha gratidão pela minha catequista D.Edília lá de Nova Russas no Ceará.Com ela aprendi muito... Meu muito obrigada,a senhora partiu para a casa do Pai mas deixou ensinamentos precisos para mim.

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus amado, eu LHE agradeço por todos os catequistas e leigos da VOSSA igreja. No entanto, me ajude fazer boas obras. Me ajude ter bons pensamentos. Me ajude glorificá-Lo santamente. Me ajude alcançar a salvação. Me ajude anunciar o evangelho com sabedoria e fé. Me ajude ser generoso nas ofertas. Me ajude purificando e santificando o VOSSO povo. Me ajude ser um bom cristão. Me ajude ser educado pelo SENHOR. Me ajude na minha conversão. Me ajude ser um bom filho. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude encontrar a verdadeira paz e a verdadeira justiça. Me ajude com a saúde do corpo e da alma. Me ajude entrar pela porta estreita. Me ajude profetizar com humildade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.


    ResponderExcluir
  16. Amém foi muito instrutivo essas palavras vou sempre entrar pelas pirtas extreitas e seguir a palavra.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS