PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: FALSIDADE ZERO

FALSIDADE ZERO

28 de agosto de 2019 – Dia de Santo Agostinho
Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça (Mt 23, 28).
Jesus foi muito duro com os fariseus. Desmascarou neles a presunção de serem santos e fiéis diante do povo, mas na verdade serem movidos por sentimentos e interesses reprováveis: o desprezo pelos mais pobres ou menos praticantes, o sentimento de superioridade sobre os outros, o exibicionismo de sua piedade, a hipocrisia de suas ações. No evangelho de hoje, os chamou de sepulcros caiados, bonitos por fora, mas podres por dentro. Olha a palavra de hoje: “Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça” (Mt 23, 28).
Nesse confronto com os fariseus, Jesus usa a fórmula dos “ais” dos antigos profetas. É uma forma de denúncia e condenação. O capítulo 23 do evangelho de São Mateus registra sete “ais” que ele dirigiu contra os fariseus. O texto de hoje nos reporta dois deles. E a denúncia é clara: aparentam uma coisa e são outra (são como sepulcros caiados); e são coniventes com a violência, disfarçando homenagem às vítimas (ficam enfeitando os túmulos dos justos).
Bom, essa palavra de Jesus não é mais para reprovar os antigos fariseus que já não existem. Hoje, essa palavra vem para nos corrigir no que exista, em nós ou entre nós, de farisaísmo, de hipocrisia, de culto à aparência. Sim, porque o mundo presta culto à aparência, como eu digo naquela música “Profetas”. Vale mais a fachada, do que o interior. Vale mais a aparência do que a realidade. E é isso que Jesus está recriminando.
E onde a gente precisa se corrigir? Bom, por fora, a coisa já está bonita. É por dentro que precisamos mudar, para sermos tão cordiais com os de casa como o somos com as pessoas de fora; para que o nosso sorriso corresponda aos verdadeiros sentimentos do nosso coração. É um convite, então, para limparmos nosso coração de tanta coisa ruim, de tantos sentimentos negativos, preconceitos, desejos de vingança... Sermos bons por dentro e por fora, sem segundas intenções, nem mascaramentos. E o remédio, qual é? A conversão. Nada de farisaísmo. Nada de máscaras, de mentiras, de faz de conta. Verdadeiros e bons, por dentro e por fora. É assim que Jesus nos quer.
Na ordenação dos presbíteros (os padres), o Bispo ordenante diz essas palavras, na altura da homilia: “Meditando na lei do Senhor, procura crer o que lês, ensinar o que crês e viver o que ensinas”. Nada de farisaísmo, de ensinar sem praticar. E eu relembro essas palavras, exatamente hoje, no aniversário de minha ordenação presbiteral.
Guardando a mensagem
São sete “ais” que Jesus dirige aos fariseus, usando a fórmula clássica de condenação usada pelos antigos profetas. Nos dois “ais” do evangelho de hoje, Jesus denuncia a falsidade deles. São sepulcros caiados: cara bonita, aparência de santidade, mas movidos a ambições, maldades e a preconceito. Enfeitam os túmulos dos justos: é apenas um disfarce de sua conivência com a violência e a exclusão. Isso tudo Jesus está dizendo, hoje, não mais para os antigos fariseus, mas para o que existir de ‘fariseu’ dentro de nós e em nossa convivência social.
Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça (Mt 23, 28).
Rezando a palavra
Senhor Jesus, 
a palavra, hoje, é uma chamada de atenção para nós. Como cristãos, precisamos ser coerentes com o que professamos. Não podemos ser pessoas que parecem uma coisa e são outra, que defendem uma coisa e vivem outra. Ah, Senhor, vivemos numa sociedade que valoriza mais a embalagem que o conteúdo. Assim, somos permanentemente tentados a parecer mais do que ser. Ensina-nos, Senhor, a ser verdadeiros, a cultivar uma consciência reta, um coração puro como o teu. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Faça um exame de consciência. O evangelho de hoje pede pra você corrigir alguma coisa em sua vida?
A gente vê no facebook, em minha página @padrejoaocarlos, às dez da noite.

Pe. João Carlos Ribeiro – 28 de agosto de 2019.

49 comentários:

  1. Rezo hoje pela sua ordenaçao. Muita luz para seguir a Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é verdadeiro, que Deus lhe conserve cada vez mais verdadeiro e ajudando as pessoas serem verdadeiras.parabens padre Carlos.

      Excluir
  2. MEU SIM É SIM... MEU NÃO É NÃO. Linda a sua canção. na verdade é um programa de vida embasado nas Palavras de Jesus no Evangelho de hoje. Que Jesus expulse tanta falsidade existente nas pessoas até mesmo, cristãs e cristãos.
    Tanto ódio e tanta vingança destruindo as pessoas. E estas morrendo à míngua. Tenha misericórdia do teu povo Senhor!
    Quero cumprimentar o Padre João Carlos pela tua Fidelidade, pela teu SIM a Deus, à sua Palavra, e à Missão.
    Que o Mestre Jesus continue sendo a tua força nesta caminhada para o Reino sabendo que "Tudo pode Naquele que Te fortalece".
    Parabéns neste dia do aniversário de tua ordenação sacerdotal. Nossas preces de Gratidão e Amizade em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Senhor como hoje tem sepulcro caiado . Q esse sepulcro saia de retro

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! À sua Bênção, peço orações por mim, estou com problemas de saúde, que Deus me Curi amém ...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo aniversário de sua ordenação padre João, Deus lhe abençoe sempre, que o senhor continue sendo sal e luz neste mundo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia !que a palavra de Deus entre no nosso coração,em nossos pensamentos e nos transforme a cada dia ... Deus abençoe o senhor padre por nos neixar essa belíssima mensagem para nos encorajar neste novo dia !!! amém!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Pe João Carlos.
    DEUS o ajude na perseverança de ser Apóstolo Fiel.

    ResponderExcluir
  8. Gloria a vós Senhor! ! Parabéns padre.Que consigo todos os dias ouvir e sentir sua palavra dentro do meu coração para ser fiel a Ti .

    ResponderExcluir
  9. Parabéns padre,e obrigada por está em nossos lares,todos os dia para ensinar a palavra do senhor, Amém!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Pe. João Carlos, pelo aniversário de ordenação sacerdotal. Obrigado por iluminar nossos dias com as reflexões do Evangelho. Deus nos abençoe. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. que o espírito santo seja tua conduta chuva de bênção: teu sim seja sim teu não seja não

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!
    Padre João Carlos
    Deus o abençõe e esteja sempre te iluminando

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo seu sim a Deus,muita luz e paz na sua missão. Que Deus esteja convosco.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns padre que Deus com sua infinita bondade lhe cubra de bênçãos não só nesse dia de aniversário de sua ordenação mas todos os dias,para trazer para todos nós essas lindas reflexoes diariamente

    ResponderExcluir
  15. Parabéns padre que Deus te abençoe sempre nessa sua missão! A tua benção, bom dia!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Padre João Carlos pela sua Ordenação e pela importante Missão que lhe foi confiada.

    ResponderExcluir
  17. Como faço para receber diariamente as homilias do Padre João Carlos?

    ResponderExcluir
  18. Amém! Que o Senhor Jesus, ajude-me a ser coerente por fora e por dentro.

    Parabéns por um aniversário sacerdotal, que Deus continue abençoando sua vida vocacional e missionária, e iluminando e dando força e fé pra nos evangelizar.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns padre João carlos q nosso senhor Jesus Cristo nós abençoe q vivamos sem máscara .Amém !!!!

    ResponderExcluir
  20. José Lucio28/8/19 09:41

    Parabéns, Padre João Carlos pelo aniversário da sua ordenação ! Que o senhor continue nos mostrando a necessidade de corrigirmos esse nosso lado íntimo, que tantos progressos espirituais ainda precisam ser colocados em prática.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns por sua Ordenação Padre João Carlos, obrigada por ser essa luz de Cristo que traz todos os dias o Evangelho para nós, que Deus continue lhe abençoando e seja sempre cheio do Espírito Santo. Gratidão a Deus pelo seu sim.

    ResponderExcluir
  22. parabéns padre João Carlos por celebrar esse seu ministério sacerdotal,DEUS NOSSA SENHORA de FÁTIMA,e SANTA FILOMENA,sempre o abençoe e proteja em sua missão, sua bênção. SANTO ANDRÉ-SP.

    ResponderExcluir
  23. A bênção de Deus e a companhia da Virgem Maria na sua vida,PadreJoão Carlos.

    ResponderExcluir
  24. Amem linda palavra do senhor que possamos corrigir muitas coisas em nossa vida para podermos caminhar com senhor do jeito que ele nos pede

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, Padre João Carlis pelo aniversário de sua ordenação. E que o nosso Senhor Jesus continue abençoando sua vida vocacional e missionária, e te dando muita luz, força e fé para continuar a evangelização.

    ResponderExcluir
  26. Senhor aumentai minha fé.Amem

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Padre João Carlos pelo aniversário de sacerdócio. Que Deus o abençoe e proteja na missão que lhe foi proferida.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns, Padre João Carlos pelo seu sim,peço ao Divino Espírito Santo que continue lhe guiando.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Pé. João Carlos! Parabéns por mais um aniversário de ordenação presbiteral. Que Deus continue lhe abençoando, fortalecendo cada vez mais sua fé e dedicação à obra de Deus. Como é edificante escutar todos os dias a Palavra de Deus acompanhada de sua preciosa pregação. É maravilhoso fazer parte desse grupo. Paz e bem à todos(as)

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Padre João Carlos, peço a Jesus, e a virgem Maria, para continuarem abençoando sua Missão. Verdade Padre, precisamos fazer uma reflexão, na rua tratamos os outros com sorriso, em casa muitas vezes, nós gritos. Precisamos limpa o coração, não colocar roupas bonitas e pôr dentro, muita sujeira. A decisão é Nossa.

    ResponderExcluir
  31. Amo às músicas do Senhor. eu sou amigo dá verdade, meu sim é sim, meu não é não, eu não posso mais ficar calado, eu sou PROFETA eu sou cristão. Parabéns Padre João Carlos.👏👏👏👏👏💟🙋

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pela missão, vc tem me ajudado a ver a vida de uma forma mais suave.

    ResponderExcluir
  33. Leve e solta!!! Kkk. Vou a Recife e quero lhe conhecer pessoalmente.

    ResponderExcluir
  34. O padre Benedito de Jesus, me manda todos os dias sua homilia, e eu divulgo aos padres do Amazonas.

    ResponderExcluir
  35. Padre Benedito mora em Sorocaba/Sp.

    ResponderExcluir
  36. Obrigada por me ajudar bastante, vou levar uma lembrança da Amazônia pro senhor.

    ResponderExcluir
  37. Parabéns padre João Carlos,pelo aniversário de sacerdócio. Amém!!!

    ResponderExcluir
  38. Pe João Carlos, meus parabéns pelo seu aniversário de sacerdócio!
    Obrigada pelo seu Sim!

    ResponderExcluir
  39. Ó Deus poderoso e fiel, eu LHE agradeço por todos os bispos da VOSSA igreja. Entretanto, me ajude trabalhar dignamente. Me ajude anunciar o Evangelho com sabedoria e fé. Me ajude ser santo, justo e irrepreensível diante da comunidade. Me ajude ser um pai espiritual. Me ajude ter um comportamento digno diante do meu REDENTOR. Me ajude colaborar na construção do VOSSO reino. Me ajude glorificá-Lo com humildade. Me ajude na minha conversão. Me ajude fugir do pecado da hipocrisia e da injustiça. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  40. A palavra de Deus nos fortalece .

    ResponderExcluir
  41. Parabéns Padre que o senhor Jesus te abençoe na sua caminhada, obrigado por nos dá essa orientação espiritual,precisamos muito disso.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite padre que Jesus mim ajude na caminhada de Evangeliza que minha boca seja profética que eu seja sempre verdadeira

    ResponderExcluir
  43. Parabéns padre João Carlos pelo aniversário da ordordenação.Que Deus te proteja hoje e sempre.Obrigada pelas reflexões diárias .

    ResponderExcluir
  44. Parabéns Padre! Continue ser essa Luz contagiante com sua Palavra e Testemunho. Deus te Abençoa grandemente cada instante.Feliz adesivos!!!Gratidão!!! e um forte abraço. Ir.Teresinha MESC

    ResponderExcluir
  45. Temos q refletir todos os dias e pedi a Deus fé e sabedora para a caminhada d Vida.

    ResponderExcluir
  46. Deus passa na frente de td e de tds .🙏🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS