PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM MISSIONÁRIO ÍNTEGRO E FIEL

UM MISSIONÁRIO ÍNTEGRO E FIEL

Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista (Mc 6, 24).
29 de agosto de 2019 – Memória do Martírio de São João Batista
No aniversário de Herodes, certamente no palácio de sua capital Tiberíades, oferece-se um banquete aos grandes da Galileia: a corte, os oficiais, os cidadãos importantes. Herodes se casara com a cunhada, Herodíades, mulher do seu irmão Filipe. Além de cunhada, a mulher era sua sobrinha. A filha dela, enteada do rei, portanto sua sobrinha-neta, boa dançarina, apresentou-se dançando na festa. A dança e os gingados da moça agradaram em cheio os convidados e o rei. Este lhe prometeu um presente, o que ela pedisse, mesmo que fosse metade do seu reino. A mãe combinou com ela que pedisse a cabeça de João Batista. O rei, mesmo entristecido com o pedido, cumpriu sua promessa. Mandou degolar o profeta em sua prisão. É a triste história do martírio de João Batista.
Por que o evangelho de Marcos nos conta essa história tão triste? Uma razão é preparar o terreno, nos seus leitores, para a morte de Jesus. Na história de João Batista, o ódio da mulher do rei desencadeou a morte do profeta. Na história de Jesus, foi o ódio das lideranças do seu povo que o levaram à morte. Herodes mostrou-se fraco, reticente, objeto de manipulação de Herodíades. Na história de Jesus, foi Pilatos, o governante fraco e manipulado pelo Sinédrio dos hebreus.                                   
Por que o evangelho de Marcos nos conta essa história de tanta violência? Para podermos fazer uma comparação entre o banquete da morte e a multiplicação dos pães, o banquete da vida, que vem logo em seguida. No banquete de Herodes, o prato é a violência, a cabeça decapitada de João Batista. No banquete de Jesus, o prato é a partilha, a providência divina, a própria vida de Jesus entregue. Cinco mil homens se alimentaram com o que seria cinco pães e dois peixes.
Por que o evangelho de Marcos nos conta essa história de final tão desalentador? Para aprendermos o caminho da fidelidade com o profeta João Batista. No anúncio, ele foi claro e forte, denunciando os desmandos e o mau exemplo da vida irregular do rei e sua concubina. João foi fiel até o fim, sem se acovardar, nem recuar na palavra que devia proclamar.
Por que, afinal, o evangelista Marcos nos conta essa história? Para nos indicar que o caminho de João Batista continua no caminho de Jesus. Exatamente depois que João foi preso, Jesus voltou para a Galileia e começou a pregação, proclamando o evangelho do Reino de Deus.
Guardando a mensagem
Em todos os tempos, os profetas são perseguidos. Jesus disse que, em contraponto, os falsos profetas são aplaudidos. Lendo o fim de João Batista, voltamos nosso olhar para a paixão de Jesus. Ele tomará o caminho dos profetas, homens da verdade de Deus, que terminam incompreendidos pelo povo e perseguidos pelas autoridades. Também nos ajuda a entender a graça da multiplicação dos pães que prepara a Eucaristia: Jesus comunica vida, dando-se a si mesmo. Herodes comunica morte, poupando-se a si mesmo. João Batista foi fiel à sua missão, denunciando o erro e perseverando na provação. Esse é o caminho do cristão. Não desistir, não se intimidar diante das dificuldades. Jesus continua o caminho de João. Nós continuamos o caminho de Jesus.
Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista (Mc 6, 24).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A atuação do governante Herodes, violento no exercício do poder e escandaloso em sua vida pessoal, produziu morte na história do seu povo: exploração, fome, perseguição política. É o que nos diz essa cena do martírio de João Batista. Já a tua atuação, Jesus, a atenção às necessidades daquela gente e o compromisso com Deus produziram vida na história do teu povo: acolhimento, partilha, fartura. É o que nos diz a cena da multiplicação dos pães que vem logo em seguida. Dá-nos, Senhor, tomar distância dos banquetes dos Herodes de hoje e pautarmos nossa vida e nossas opções pelo teu banquete no deserto. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje é um dia bom pra você fazer um exame de consciência. Pergunte-se, em um momento de recolhimento do seu dia, se está sendo fiel ao que Deus tem lhe confiado como missão.
Pe. João Carlos Ribeiro - 29 de agosto de 2019.

25 comentários:

  1. Senhor me leve com seu braço eq eu faça a sua vontade

    ResponderExcluir
  2. Senhor esteja comigo em todos os momentos da minha vida.

    ResponderExcluir
  3. O Deus é Bom! Senhor esteja comigo e minha família em todos os momentos das nossas vida ..amém.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada! Explicação maravilhosa

    ResponderExcluir
  5. Obrigada senhor por estar comigo o tipo todo....cuida de mim e toda minha família..... Jesus eu confio vós.

    ResponderExcluir
  6. Senhor aumentai minha fé. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor seja seja feito a tua vontade, que eu não perca nesta caminhada

      Excluir

  7. Meu DEUS, meu DEUS esteja sempre com meus filhos e minha família,abencoa-os livrando de todo o mal. Amém!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre, sua bença. Obrigada senhor por esta sempre comigo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, que linda explicação, Deus te abençoe. Farei sim Padre o exame de consciência, luto prá ser fiel na Missão que Jesus me confiou, Jesus me confiou dóis Netos para cuidar, graças a Deus, eu e meu esposo, estamos conseguindo, Cláudia Maria, tem 16 anos, Phelipe Henrique, tem 17 anos, até aqui graças a Deus, são tranquilos, nunca brigaram, São uma bênção. Peço oração por Phelipe Henrique, que está na faculdade e lutando pelo primeiro emprego, hoje saiu cedo prá fazer uma entrevista, tenho fé em Deus que já deu tudo certo. Peço orações pôr Cláudia Maria, que está no 2•ANO, Cláudia é coroinha, esse ano fez o EJC, e está se preparando para o crisma. Em casa falo todos os dias dá palavra de Jesus, sou feliz em ser Católica Apostólica Romana, temos que EVANGELIZAR em casa, que não é fácil, mais temos que sermos Fies a Jesus, falar sempre pôr toda parte do mundo da palavra de Jesus, que é VIDA ETERNA.

    ResponderExcluir
  10. Gloria a vós Senhor! ! Obrigada por me ajudar meu Deus a ser fiel a Ti hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  11. Senhor cuida da minha família principalmente dos meus filhos aumenta minha fé e não deixa eu seguir o caminhão que não seja o do senhor amem

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre joão carlos,que deus lhe abençõe. Tento ser fiel a deus na missão mais na verdade muitas vezes é táo dificiel a caminhada mais sei que meu deus esta me dando força tds dias para lutar na missão de servi, que deus me abençõe hoje e sempre e que o espirito santo me ilumine a cada dia.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia família do padre gostaria de receber as msg do padre todo dia desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  14. Misericórdia senhor! Bom dia padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado senhor por guardar e proteger minha família todos os dias amém.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia. Sua bênção padre José Carlos. Gostaria de pedir oração para minha prima Marina, hoje ela fará cirurgia de mastectomia é uma guerreira, mãe de 4 filhos e recentemente ficou viúva. Confiantes que Maria já passou a frente e tudo já deu certo, agradeço desde já as orações. Deus abençoe o senhor

    ResponderExcluir
  17. Parabéns padre João Carlos pelos seus 36 anos de vida sacerdotal.! Muito obrigada por nos levar a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo de uma maneira tão simples.Sempre com palavras acolhedoras para que possamos perseverar no nosso compromisso como cristão. Peço a Deus que lhes dê muitos anos de vida ,saúde e sabedoria para nos evangelizar por anos e anos.Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Senhor por mais um dia de vida e que o Senhor esteja sempre presente em minha vida e na vida dos meus filhos (Raphael e Danielli) amém amém amém .

    ResponderExcluir
  19. Amém que Deus abençoes todos.
    Que Deus esteja sempre presente em nossas vidas e em nossos corações apaixonados por Deus .

    ResponderExcluir
  20. Senhor obrigada por mais um dia que o senhor deus esteja sempre em meu lar abençoando a minha familia e que nunca nos falte fé amém.

    ResponderExcluir
  21. Senhor Deus, grande e poderoso, eu LHE agradeço por todos os mártires da VOSSA igreja. No entanto, me conceda a graça de evangelizar sem medo e com sabedoria. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de ser um bom cristão. Me conceda a graça de ficar comigo para sempre, para defender-me. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. Me conceda a graça de evitar o pecado. Me conceda a graça de ser justo e santo. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Senhor obrigado pelo dom da vida assim seja amém

    ResponderExcluir
  23. Obrigada por nos ensinar sempre a compreender os textos bíblicos.
    Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS