PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CAMELOS E MOSQUITOS

CAMELOS E MOSQUITOS

Vocês deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade (Mt 23, 23)
28 de agosto de 2018 – Dia de Santa Mônica
A gente até acha engraçado. O navio está afundando, mas a grande preocupação daquele capitão era pintar o mastro da embarcação. Engraçado e desesperador. O navio está afundando, mas ele está preocupado com a pintura do mastro do navio. Pode ser que a obsessão pela apresentação externa das coisas ou por alguns detalhes seja tão grande, que a pessoa perca o senso do real. E fique escravo de uma visão mesquinha e limitada.
É o que estava acontecendo no tempo de Jesus. Os fariseus viviam tão obcecados pelo fiel cumprimento da Lei de Moisés que esqueciam as coisas mais importantes da própria Lei. A Lei era uma expressão da aliança de Deus com o seu povo. A chamada Lei era um contrato de amizade e mútua pertença entre Deus e o povo hebreu. Mas, aos poucos foi se transformando num fardo pesado para as pessoas, pela quantidade de novos preceitos escritos e orais que foram sendo incorporados. Assim, com tanta preocupação com os detalhes, o principal ficava esquecido ou relegado ao segundo plano.
E nesse assunto, Jesus não deixou por menos. Todo o capítulo 23 do evangelho de São Mateus é uma denúncia contra a visão míope daqueles homens tão apegados à Lei, os fariseus. Olha o que está no evangelho de hoje: “Vocês pagam o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade“. A justiça, a misericórdia e a fidelidade – segundo disse Jesus – são os ensinamentos mais importantes da Lei. Mas, eles estavam preocupados com picuinhas.
O sábado, por exemplo, era uma coisa importante. Tratava-se de guardar um dia na semana para honrar o Deus criador e libertador e afirmar a dignidade de pessoas livres e donas de sua capacidade de trabalho. O sábado ou o domingo são instituições maravilhosas, divinas. Mas, os fariseus ficavam com tanta exigência, inflando o preceito do sábado de tantas normas e proibições que, no final das contas, o sábado tornou-se mais uma opressão do que um respiro de liberdade. A legislação previa até a quantidade de passos que podiam ser dados em dia de sábado, uma coisa sufocante. Diante disso, Jesus se insurgiu, ensinando: ‘O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado’.
Há sempre um risco de a gente ficar tão focado numa coisa, agarrando-se a pormenores, que termine perdendo a visão de conjunto. É o caso daquele capitão que, mesmo com o navio afundando, sua maior preocupação era com a pintura do mastro. Os fariseus repetiam a mesma coisa na religião. Aferravam-se a picuinhas, coisas em si corretas, esquecendo-se do principal. E, assim, na sua miopia oprimiam o povo e descaracterizavam a religião. Jesus os chamou de ‘guias cegos’. “Vocês filtram o mosquito e engolem o camelo”. 
Guardando a mensagem
Os fariseus estavam tão preocupados com coisinhas secundárias, que se esqueciam do principal: a caridade, a misericórdia, a justiça. É importante a gente notar que esse defeito dos fariseus é sempre uma tentação em nossas instituições, na administração da justiça, na vida das comunidades e das famílias, na vida da Igreja. Não podemos esquecer o principal, desviando-nos para coisas secundárias e marginais. Às vezes, se briga por uma bobagem, um detalhe, uma coisa pequena. Às vezes, se julga uma pessoa por um deslize, esquecendo-se toda uma vida de doação e serviço. Está na hora de a gente parar de “coar mosquito e engolir camelo”.
Vocês deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade (Mt 23, 23)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Está escrito na Carta do teu apóstolo Pedro: “Acima de tudo, cultivem, com todo o ardor, o amor mútuo, porque o amor cobre uma multidão de pecados” (1 Pr 4,8). É isso mesmo, Senhor. Precisamos viver com confiança, com esperança. A graça de Deus é tão grande e nos abraça de maneira tão generosa... Não precisamos ficar agarrados a picuinhas e casuísmos que nos desviem do principal, do fundamental. Como tu disseste, fundamental na Lei é a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, é Dia de Santa Mônica, que rezou com perseverança longos anos pela conversão do seu filho Agostinho. Inspire-se nela. Certamente, você tem por quem interceder.

Pe. João Carlos Ribeiro – 27 de agosto de 2019

28 comentários:

  1. Meu Deus, dai-me discernimento e coragem para eliminar os pormenores que me impedem de viver a vida mais perto de ti. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Senhor na dor na alegria. Q o senhor é o Deus que tudo pode.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia padre João Carlos. Obrigada pelas palavras tão profundas sobre as verdades de Jesus.
    SIM: não fazer conta de tantas picuinhas que nos atrapalham na caminhada de entendimento da Palavra orientadora de JESUS. "Justiça. Caridade. Bondade. Misecórdia. AMOR ao próximo.
    Lindo mesmo ... esta música cantada diferente "Oh! Mestre fazei que eu procure mais"......

    ResponderExcluir
  4. DEUS DE MISERICÓRDIA VENHO TE PEDIR HOJE DUAS GRAÇAS: A SAÚDE DE LARISSA, ELIANE, MAIZA.
    ELAS ESTÃO SOFRENDO MUITO! OLHE POR ELAS DEUS DE BONDADE INFINITA.
    EU CONFIO E ESPERO EM VÓS!
    QUE OS MÉDICOS CUIDEM DELAS COM AMOR E SABEDORIA. QUE ELES SEJAM ORIENTADOS PELA TUA MÃO DIVINA! AMÉM ASSIM SEJA.

    Padre João Carlos implore essa benção por elas.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia!Padre João Carlos, obg por tudo e agradeço pois estou aprendendo perdoar, peço orações pelo meu filho que deixou uma ficha para um trabalho sê chama ele amém.

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! !

    ResponderExcluir
  7. A sua bênção padre João Carlos !
    Obrigado meu Deus por mais um dia,
    Seja feita a tua vontade na minha familia !!!!
    Amém Deus seja louvado !

    ResponderExcluir
  8. Santa Mônica, intercedei por nós para que sejamos fiéis aos ensinamentos de Jesus!
    Amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos e demais irmãos! Senhor dai-nos sabedoria e discernimento para seguir na luz da tua verdade desprezando as mesquinharias das picuinhas que me oprimem e escravizam minha conduta de filha de Deus!Quero a exemplo de Santa Mônica, perserverar na fé e no amor verdadeiro. Bom dia!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que Deus te abençoe e ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  11. Uma linda reflexão de amor e concelho para todos nós que seja assim sempre padre João bom dia que deus abençoe todos os dias felicidades sempre.

    ResponderExcluir
  12. Q santa Mônica nós ensine a resar com mais fevou

    ResponderExcluir
  13. Senhor, ajude me não tornar me um guia cego. Misericórdia, Senhor!

    ResponderExcluir
  14. maria das graças Lopes felizardo bom dia padre peço oracao pela minha sobrinha Rosana que tá com câncer quê Deus ti abençoe ela

    ResponderExcluir
  15. Que não sejamos hipócrita, que saibamos ser humilde, colocando Deus sempre acima de tudo, dai-me senhor discernimento para aceitar e seguir sempre na tua vontade.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos, lindas palavras e que Deus esteja sempre presente em minha vida amém.

    ResponderExcluir
  17. OBRIGADO por alimentar minha fé. Assim, fico conhecendo o Evangelio. A voz do Sr. Quando canta é linda.

    ResponderExcluir
  18. Senhor Jesus Cristo pela interseção de Santa Monica te peço por mim e por todos de minha família , e por todos os catequistas e catequizandos da nossa paróquia Nossa Senhora das grassa Carapicuiba

    ResponderExcluir
  19. A história de Santa Mônica é linda mulher de fé de coragem e de oração a Deus

    ResponderExcluir
  20. Padre João Carlos, que maravilha o Evangelho de hoje! Deixemos nossas preocupações e ações hipócritas,como disse Jesus
    a respeito dos fariseus e suas leis: " Vocês coam os mosquitos, mas engolem os camelos!" Sejamos cristãos coerentes, valorizando a justiça, a misericórdia e a fraternidade! Lindo sermão!!!

    ResponderExcluir
  21. Quero receber os
    evangelhos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS