PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS DUAS LIÇÕES DA MESA

AS DUAS LIÇÕES DA MESA

Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lucas 14, 13)
01 de setembro de 2019 – 22º. Domingo do Tempo Comum
No evangelho de hoje, Jesus tem dois ensinamentos pra gente. O primeiro é esse: Não queira ser mais do que os outros.
Jesus foi a uma refeição festiva, na casa de alguém importante. Ele viu os convidados escolhendo os primeiros lugares. Nós também vemos isso todos os dias. O espírito do mundo é exatamente esse: a busca dos primeiros lugares. É o mundo da concorrência, um querendo derrubar o outro; o mundo da competição, um querendo deixar o outro pra trás. O espírito do mundo nos ensina a querer ser mais importantes que os outros, a cobiçar os cargos mais altos, a querer estar sempre em evidência. E essa mentalidade acaba por incentivar a violência, a vaidade, a presunção, o orgulho.
Jesus está ensinando uma coisa muito diferente: Não queira ser mais do que ninguém. O espírito do evangelho é a fraternidade, o acolhimento e valorização de cada um, a cooperação. Foi isso que Jesus ensinou: somos irmãos, dependemos uns dos outros. Não queira ser mais do que os outros.
O livro do Eclesiástico tem um ensinamento precioso sobre a humildade: “Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor” (Eclo 3). E a razão é simples: Deus revela seus mistérios aos humildes e resiste aos soberbos.
O segundo ensinamento de Jesus, no evangelho de hoje, é esse: Nunca se esqueça dos pobres.
Naquela refeição festiva, Jesus viu que os convidados eram gente importante, gente do alto nível social, amigos do dono da casa. Então ele disse a quem o convidou: Quando for fazer uma festa, não convide só seus parentes, seus vizinhos ricos, seus amigos, seus irmãos. Convide os pobres, os coxos, os aleijados, os cegos. 
O espírito do mundo pratica a exclusão social (deixar de fora quem não tem recursos) e a segregação social (separar de um lado os privilegiados e de outros, os desamparados; isso nos locais de moradia, nos elevadores, nos shoppings, nas casas de festa, nas escolas, nos hospitais, em todo canto). Um mundo de benefícios está reservado a quem tem dinheiro e importância social. O espírito do evangelho é outro: é a inclusão, a fraternidade, a comunhão, o oferecimento de oportunidades a quem é mais frágil e necessitado. Assim, nunca se esqueça dos pobres.
Guardando a mensagem
Jesus notou, naquela refeição na casa do fariseu, que os convidados eram os irmãos e parentes do dono da casa, seus amigos e vizinhos ricos. Isso mostra uma mentalidade: a comemoração do seu próprio status, a bajulação dos ricos, a exclusão social. É o espírito do mundo. O espírito do Reino é outro: a busca de inclusão dos pobres, dos mais sofridos, a valorização dos pequenos. Na cerimônia do seu casamento, não se esqueça dos parentes mais humildes. No seu colégio, não deixe as crianças pobres sem lanche. Na sua igreja, providencie os acessos para as pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção. No seu almoço de domingo, reserve um prato de sua gostosa alimentação para quem passa a semana com fome. Não se esqueça de quem não teve as suas mesmas oportunidades. 
Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A refeição, que é um ato sagrado para o teu povo, foi palco de belos ensinamentos teus. Obrigado, Senhor. Concede-nos que nossas mesas sejam lugares de fraternidade, de diálogo, de inclusão, onde se manifeste o espírito do Reino, não o espírito do mundo. Concede que nossas refeições em família preparem a sagrada refeição da Eucaristia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Estamos começando o mês da Bíblia e eu queria fazer-lhe um desafio: nesse mês, ler o Evangelho de São Lucas. É o evangelho do ano. Ler o evangelho de São Lucas, todinho, nesse mês de setembro. São apenas 24 capítulos. Você topa? Se tomar, comece hoje. 
Pe. João Carlos Ribeiro – 01 de setembro de 2019.

29 comentários:

  1. Vitorioso é Jesus não me afastarei de ti o senhor

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Padre João Carlosgostei muito da leitura.E todos nós temos que por em prática tudo que Jesus ensina.Deus fez o mundo pra todos sem escolher quem é primeiro e último somos todos iguais diante de Deus.Paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por nós dar esta oportunidades de poder ouvir a palavra de Deus todos os dias.

    ResponderExcluir
  4. Ninguém explica Deus, boa noite palavra linda sou apaixonada pela palavra todos os dias recebo a meditação adoro compartilho com meus amigos obrigada padre João Carlos sou sócia moro no jánga Paulista um abraço

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, que bela explicação, Verdade Padre somos todos iguais, vamos sempre precisar um do outro, como eu gostaria de ver um dia todos iguais, principalmente, na Saúde, emprego, educação, moradia, é uma pena o pobre cada dia mais pobre. Padre, eu topo, começar lê o evangelho de São Lucas.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza topo, Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Gloria a vós Senhor! Obrigado Senhor, por me dar essa oportunidade de todos os dias de ouvir e escutar a palavra de Deus que eu possa agir conforme a sua vontade.

    ResponderExcluir
  8. Senhor aumentai minha fé.Amem

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, essa reflexão nos transporta para um aprofundamento da nossa relação com Deus e com os irmãos. O exercício diário de um gesto caridoso, nós fará reconhecer o quanto perdemos a sensibilidade pelo outro e o quanto precisamos urgentemente recuperá-la. Devemos começar pela nossa família, onde deve existir um "pobre" do alimento da fé e quem sabe, um "pobre" do alimento do pão, para enxergar e exercitar os gestos de Jesus e tentamos nos aproximar cada dia mais do Senhor, Cristo nosso Salvador . Amém.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada SENHOR JESUS, pela vida de PADRE João Carlos , para que seja esta ponte que nos traz uma benção especial a palavra de DEUS de uma forma que possamos entender melhor ! Louvado seja DEUS para sempre amém 🙏!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos, topo sim nesse mês da Bíblia ler todo o evangelho de São Lucas ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo ensentivo, preciso ler a bíblia, vou como pelo o que o senhor sugeriu, muito obrigado.

      Excluir
  12. Senhor que sabemos acolher nossos irmãos! Pelo João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  13. Sou ministro da palavra em perus são paulo.nad minhas homilias tenho como norte as palavras do pe João Carlos.
    Simplesmente rico de sabedoria!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos, eu topo sim ler o Evangelho de São lucas nesse mês da Bíblia.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João pode ter certeza que vou ler o Evangelho de Lucas nesse mês da bíblia

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe. João Carlos, eu quero assumir o compromisso de ler o Evangelho de Lucas, sim !!!
    A sua bênção padre!!!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo1/9/19 09:14

    Queria ajuda para fazer o download do áudio.
    Quando tentamos fazer, acusa erro e não conseguimos.
    Quem pode estar me ajudando.
    Meu nome é Grazi/Sou da Paróquia São João Batista de Guiratinga-MT
    Sou uma das responsabilidades pela repasse do áudio do Evangelho diário/Padre João Carlos.
    Agradeço se alguém puder ajudar��

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1/9/19 09:16

    Responsáveis*

    ResponderExcluir
  19. com certeza reverendissimo vou ler o evangelho de Lucas

    ResponderExcluir
  20. Com certeza topo, sua benção padre, bom dia!

    ResponderExcluir
  21. padre João Carlos,tenha um abençoado domingo,muito obrigada por mais essa meditação tão bem explicada,PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Pe. João Carlos pelos seus ensinamentos, tds os domingos assisto a Santa missa na capela de minha comunidade que tem como padroeiro São Vicente de Paulo onde a homilia do Frei Pedro Messias, tem uma homilia idêntica onde nós faz crescer conhecer e amar mais a+ Jesus. Quanto o desafio estou disposta a fazê-lo e assim procurar crescer e seguir os ensinamentos que o senhor nós dá.obrigado padre que Deus os abençoe e lhe der saúde e MT vida para continuar a missão.

    ResponderExcluir
  23. E muito gratificante escutar apalavra de Deus e meditar e guardá e praticar.

    ResponderExcluir
  24. E muito gratificante escutar apalavra de Deus e meditar e guardá e praticar.

    ResponderExcluir
  25. Amém já topei o desafio, comecei hoje, no evangelhio de São Lucas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS