PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ABRA O OLHO!

ABRA O OLHO!


Ai de vocês, guias cegos! (Mt 23, 16)
26 de agosto de 2019.
Os antigos profetas, como Isaías e Jeremias, tinham denunciado a má conduta das lideranças do seu povo. Era comum, nessas ocasiões, usarem a expressão: “Ai de vocês...”. Jesus assume o modo de falar dos profetas diante das lideranças do seu tempo, particularmente em confronto com o grupo de maior influência sobre o dia-a-dia do seu povo, o grupo dos fariseus.
Os fariseus formavam uma grande confraria de homens praticantes da Lei de Moisés. Eles marcavam o ritmo da vida do seu povo, com sua forte influência nas sinagogas, nas praças, nas peregrinações, nas rodas de discussão no Templo de Jerusalém. A elite dos fariseus era formada pelos doutores da Lei, os mais estudados, chamados mestres e tidos como guias do povo. Eles interpretavam a Lei escrita e oral, sufocando o povo com centenas de mandamentos e normas e discriminando os mais pobres, doentes e sofredores.
O evangelho de hoje traz três AIS de Jesus contra os fariseus e os seus mestres. “Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus hipócritas”. E as reclamações são três: fecham o acesso do Reino de Deus ao povo, não entram nem deixam entrar; Quando conseguem converter alguém, fazem dele um ser pior do que eles mesmos; E no fundo, ensinam que os bens materiais têm mais valor do que as coisas de Deus.
Jesus os chama de GUIAS CEGOS. A cegueira era uma doença muito comum em Israel e em todo o Oriente. Dizem que uma das causas dessa cegueira era o clima. Jesus mesmo curou vários cegos: o de Betesda, o de Jericó e o de Jerusalém. A cegueira é tomada no evangelho como uma representação espiritual da falta da luz de Deus ou da obstinação em não se ver. Assim, comparativamente, quem não tem a luz de Deus, quem não tem a fé, está se conduzindo nesse mundo como cego. Houve até aquele episódio da cura do cego, em que Jesus tirou essa conclusão: “Cego mesmo é quem vê, mas não enxerga”. Pois bem, nessa denúncia, Jesus está chamando os fariseus de cegos. Não querem enxergar o Reino de Deus que chegou com ele, não querem reconhecer a obra de Deus que está se realizando com a presença do Messias.  E o problema não é só estarem cegos. O pior é que, como cegos, estão conduzindo o povo. São líderes cegos. São guias cegos.
Guardando a mensagem
Jesus assume a atitude dos antigos profetas, denunciando abertamente a conduta de um influente grupo religioso, os fariseus. Ele recomendava ao povo que fizesse o que eles ensinavam, mas não imitasse as suas ações.  E, corajosamente, colocou-se frente a frente com eles, reprovando sua conduta, com a linguagem dos “ais” dos antigos profetas. Ele os chamou de guias cegos. Além de cegos (sem a luz de Deus, fechados à manifestação do Reino de Deus), são guias cegos (arvorando-se em líderes, pastores do rebanho de Deus).  A aplicação desse texto, nos dias de hoje, não é difícil. Há muito cego fazendo-se de guia, por interesses econômicos, políticos, religiosos. Fique alerta! Abra o olho! Nâo vá na conversa deles.
Ai de vocês, guias cegos! (Mt 23, 16)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Identificaste, nos ensinamentos dos fariseus e seus mestres, mais interesse pelas coisas materiais do que respeito pelas coisas sagradas. Senhor, diante do teu evangelho de hoje, te pedimos duas coisas: não nos deixes ser como eles e não nos deixes ser guiados por gente como eles. Teus ensinamentos nos abrem os olhos para corrigirmos qualquer tendência farisaica existente entre nós e para nos acautelarmos contra guias cegos que sempre querem comandar o povo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), escreva uma oração, pedindo a Jesus a luz do Espírito Santo para que você possa conduzir sua casa ou aqueles que dependem de você com sabedoria, não como guia cego.

Pe. João Carlos Ribeiro – 26 de agosto de 2019.

28 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos! Louvado seja Deus por mais uma de suas pregações diárias! Diante do santo evangelho de hoje, clamo a Deus que me conduza na sua luz para conduzir minha vida, minha casa, a minha família e todos do meu convívio, na fé, no amor e na tua verdade, e me acautelar da conduta dos guias cegos! Eu preciso da luz do espírito santo para me conduzir!Vinde espírito santo! Amém ������❤️❤️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por mais essa pregação muito boa noite

      Excluir
  2. Obrigado meu Deus por mais um dia na tua presença ,vinde Espírito Santo nos guiar amém !!!
    A sua bênção ordre João Carlos !
    Amém Deus seja louvado .

    ResponderExcluir
  3. Gloria a vós Senhor! ! SENHOR QUE SEJA A luz para conduzir a minha vida e toda minha família, amigos, inimigos na Fé e no amor.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos, eu acompanho todos os dias a meditação da palavra do senhor.

    Padre eu oro todos os dias pela saúde de meu colega que estar com câncer, e eu pesso q o Sr reze pela saúde dele também.
    Sua bênção padre, q Deus ilumine seus caminhos e lis dê muitos anos de vida, para q o Sr continui fazendo esse trabalho maravilhoso na vida dá gente, obrigado padre.

    ResponderExcluir
  5. Senhor aumentai minha fé. Amém

    ResponderExcluir
  6. O meu Deus nunca permita que de vós me aparte não permita que as tribulações deste mundo eu perca a fé iluminai minha casa e minha família seja luz para minha vida amém obrigado por tudo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos! Sem dúvida eu preciso muito que o Espírito Santo entre na minha casa com sabedoria e possa conduzir a mim é a minha família, por isso eu peço: "Vem, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor.- Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. - E renovareis a face da terra." Renova Espírito Santo de Deus, os corações da minha filha e do pai dela, para que eles possam agir com sabedoria e não como um guia cego.

    ResponderExcluir
  8. Amém 🙏, paz e bem 🙌🙌

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre, sua bença senhor aumentai a minha fé e iluminai minha casa e minha família, seja a luz em nosso caminho.

    ResponderExcluir
  10. Que a luz do Espírito Santo de Deus, possa nos guiar e nos proteger das adversidades do mundo. Que Deus nos dê equilíbrio e discernimento para viver a cada dia como Seu filho amado. Amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre! Obrigada pela suas sábias palavras. Que a Luz do Espírito Santo envolva a todos nós dando-nos sabedoria para dissernirmos o que é ou não é de Deus. Feliz dia para todos na presença de Jesus.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre obrigado pela sua reflexão é muito importante para mim porqUE sou ministra da palavra na minha paróquia obrigada

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre, que Jesus nos abençoe e o Espírito Santo nos conduza e nos faça enxergar as coisas de Deus!

    ResponderExcluir
  14. Senhor ensina-me a guiar minha familia no caminho do bem. Pra q n sigua no caminho dos segos.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada meu jesus por mais um dia cuida de mim e família que sua presença seja constantemente na minha vida na minha casa nós meus caminhos

    ResponderExcluir
  16. Senhor peço sabedoria e discernimento para conduzir meus filhos e marido na luz do teu caminho. Peço que tenhamos a capacidade de enxergar os teus ensinamentos e não os ensinamentos dos guias cegos, amém 🙌

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre joão carlos. Senhor jesus eu ti peço humildemente pelo espirito santo que venha sobre mim derramando sabedoria e entendimento em tds meus passos em minha casa, minha familia, meus amigos e por tds que se achegarem perto de mim possa sentir sua presença senhor, que eu não seja cega em tua palavra para conduzir aqueles que precisão de mim senhor, amem obrigado senhor jesus.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre que Deus esteja sempre presente em minha vida na minha família e na minha casa nunca irei deixar que falsos profetas mudem a minha religião
    Obrigado por mais um dia que o senhor me deu aí de mim se eu não tivesse ó senhor em minha vida 🌹🌹🌹🌹🌹🌹💞💞💞💞💞💞

    ResponderExcluir
  19. Bom Dia, Padre João Carlos. Como posso sintonizar seu programa?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Pe João Carlos , lendo o evangelho de hoje que Jesus nos chama atenção para que nos os que somos responsáveis por nossa comunidades prata que sejamos guiados pela luz de Cristo par que fassamos a vontade de Deus pela luz do evangelho e guiados pelo espírito santo pra não sermos segos de sabedoria .!

    ResponderExcluir
  21. Que bom estou recebendo a palavra de Deus todos os dias.

    ResponderExcluir
  22. padre João Carlos que DEUS o ilumine e o abençoe sempre,o sr.é um presente de DEUS em minha vida com esta meditação de todos os dias,minha gratidão e minhas orações a todos vocês da AMA. um grande abraço.

    ResponderExcluir
  23. Ó glorioso Deus altíssimo, eu LHE agradeço por todas as missionárias franciscanas de santo Antônio. Contudo, me conceda a graça de ter a verdadeira paz. Me conceda a graça de orar por todas as pessoas. Me conceda a graça de ter mais fé e esperança no meu REDENTOR. Me conceda a graça de fazer caridade. Me conceda a graça de viver como um escolhido. Me conceda a graça de evangelizar com a força do Espírito Santo. Me conceda a graça de ser hospitaleiro. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça de evitar o pecado. Me conceda a graça de servi-Lo com amor. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça se seguir o caminho da santificação. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.


    ResponderExcluir
  24. Nesse evangelho Jesus critica duramente as lideranças religiosas porque eles estavam ensinando errado.

    ResponderExcluir
  25. A sua bênção padre João Carlos , só soufeliz no dia que escuto a palavra de Deus . 🙏🙏

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Padre João Carlos, peço a Jesus que envie teu espírito santo, para que eu possa com sabedoria guiar minha família, principalmente meus dois Netos que moram comigo. Cláudia Maria de 16 ANOS e Phelipe, com 19, até aqui graças a Deus, não me deram preocupação. Obrigado Padre João Carlos, pelas MEDITAÇÕES, o Senhor é uma bênção.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS