PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PENSANDO BEM, VENDO MELHOR

PENSANDO BEM, VENDO MELHOR



Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade (Jo 16, 13)

16 de junho de 2019 – Domingo da Santíssima Trindade

A nossa realidade é assim. Desunião dentro de casa. Gente brigada na comunidade. Um país polarizado. Gente que não escuta, nem dialoga, só correndo atrás do seu interesse. Mas, não estamos satisfeitos com isso. Sonhamos com algo bem diferente. Famílias, onde se vive amor e respeito. Comunidades inclusivas e solidárias. Um país no caminho da justiça e da fraternidade. Esse é o sonho que temos no coração.

Podemos pensar: temos um bom exemplo a seguir, a Santíssima Trindade. Eles são três pessoas, mas são um só Deus. Cada um tem a sua individualidade: um é o Pai; outro é o Filho; e o outro é o Espírito Santo. São três, cada um tem sua atuação, mas vivem na perfeita unidade. São um. Podemos nos inspirar nesse modelo para construir famílias e comunidades unidas e felizes. 

Podemos pensar um pouco mais. Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Então, já está no nosso DNA a inclinação para a compreensão, a cooperação, a unidade. Por isso, ficamos tão desapontados com esse desencontro, essa concorrência, essa busca egoísta de felicidade que experimentamos todo dia, em nós, em nossas famílias, em nossas comunidades. 


Pensando ainda melhor, podemos perceber uma realidade surpreendente. O Deus uno e trino, que habita no mais alto do céu, o Deus que adoramos não é apenas um belo modelo a ser imitado. Nós já vivemos mergulhados nele, na grande experiência do seu amor. O salmo oitavo exalta o ser humano e pergunta ao Altíssimo: “Senhor, que é o homem, para dele vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”. É que nos vemos rodeados de tanta atenção, de tanto carinho, participantes do seu poder e de sua glória. O Deus lá do alto fez morada cá entre nós. Nós nos sentimos, como Pedro, Tiago e João na transfiguração de Jesus, no Monte: envolvidos pela nuvem de sua presença e de sua glória. 


De saída, precisamos nos dar conta de uma coisa. Tem alguém que nos abre os olhos da fé para ver essa verdade tão pertinho de nós, para termos a experiência de nos sentirmos amados, abraçados e inseridos na comunidade divina, como filhos. Nem precisa pensar muito. Nas leituras de hoje, está clarinho: esse alguém é o Espírito Santo. Ele já estava ao lado do Pai, na criação do mundo. Ele é a sabedoria que dirigiu a obra da criação, pulando de contentamento pelas coisas lindas que estavam sendo feitas. É o que nos conta o Livro dos Provérbios. Ele, o Espírito Santo é quem derrama o amor de Deus em nossos corações, em nós que fomos redimidos por Cristo, nos diz a Carta aos Romanos. Ele, o Espírito, é quem está nos ajudando a compreender coisas que nós, anteriormente, não éramos capazes de compreender. Ele é o enviado do Pai e do Filho que está nos conduzindo à plena verdade. É Jesus nos falando no evangelho de hoje, João 17. 

Já estamos mergulhados na Trindade. Como disse Paulo, em sua pregação em Atenas: “nele vivemos, nos movemos e somos” (At 17). Fomos inseridos na comunhão com o Pai, pela reconciliação que Cristo, o filho, nos alcançou em sua cruz. O Santo Espírito foi derramado sobre nós como água viva, nos comunicando a graça da filiação divina. E não nos esqueçamos que fomos criados por Deus, na maravilhosa atuação do Pai, criados à sua imagem e semelhança. Já estamos mergulhados no mistério do Deus uno e trino que contemplamos, tentando imitá-lo em nossa vida de família e de comunidade. 

Guardando a mensagem

Construir comunidades de amor, onde as individualidades sejam respeitadas, onde se dialogue nas diferenças e se reencontre no perdão, não é algo utópico. Dá pra gente fazer. Mesmo com nossa fraqueza, dá pra gente construir famílias mais felizes e comunidades mais acolhedoras. A comunhão é coisa da nossa própria natureza espiritual, nós que agora somos irmãos no Senhor, membros do seu único corpo, filhos e filhas do mesmo e eterno Pai, habitados todos pelo único Espírito. Então, cuidemos de ser mais amorosos dentro de casa, com nossos pais, com nossos irmãos e parentes; mais gentis e generosos com quem encontrarmos; mais gratos e apaixonados pela mãe Igreja, que nos gerou como filhos para Deus e, permanentemente, nos alimenta com o pão da Palavra e da Eucaristia. 

Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade (Jo 16, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 

A experiência que temos, no dia-a-dia, termina nos fazendo descrentes do grande sonho da fraternidade que está no nosso coração. Nosso estilo de vida nos leva a tratar os outros com segundos interesses ou nos afastar deles tomando-os como inimigos, adversários, concorrentes. Assim vamos perdendo a confiança e o respeito pelos outros e destruindo as boas chances de aproximação, cooperação, amizade. Repetimos esse mesmo esquema dentro de casa, na Igreja também. Daqui a pouco não nos sentiremos mais filhos amados, mas críticos amargos de tudo e de todos. Ah, Senhor, esse domingo da Santíssima Trindade nos ajuda a dar um freio nisso. Não somente Deus é maravilhosamente uno e trino, uma comunidade de amor, que podemos imitar. Mas, por graça, estamos inseridos nessa comunidade de amor. Somos filhos. Somos irmãos. Somos amados. Estamos em comunhão. Que o teu Santo Espírito nos ajude a viver esse amor em casa, na rua, na igreja, no trabalho, na sociedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Quando, hoje, for fazer o sinal da cruz, faça-o devagar e pensando como o mistério do Deus uno e trino, Pai, Filho e Espírito Santo nos abraça. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 17 de junho de 2019

19 comentários:

  1. Está msg é completa com uma profundidade que fez muito bem ao meu coração!

    ResponderExcluir
  2. A sua bênção padre João !
    Sou muito grata ppr ouvilo ,e refletir a palavra de Deus todos os dias e entender um pouco a cada dia . Bom dia !

    ResponderExcluir
  3. A Sua bênção padre!!!! Vivencio sempre a sua palavra. Deus seja louvado !!!!!Amém!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, é sempre muito bom ouvi-lo. Suas músicas,comentários...Deus o abençoe cada dia mais. Saúde e paz com Jesus e Maria.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha é viver a palavra de Deus.sua benção padre para todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Uma reflexão bem profunda que me fez sentir o verdadeiro amor de Deus para com seus filhos!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o espírito santo mim ajude a compreende a palavra de Deus vem espírito santo derrama na minha família a o teu amor é nós capacita sempre a verdade

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ouvi-lo Pe João Carlos, o Sr sempre falando de uma forma que possamos entender melhor as palavras de Cristo, Deus o abençoe e conserve sempre assim
    Paz e Bem ����

    ResponderExcluir
  9. Sua benção padre ,e bom dia a todos, hoje nesta festa da trindade Santa ,nos acolhemos ainda mais o amor de Deus por nós,pai filho e espírito santo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos e sua benção padre João Carlos , nesta festa da santissSan Trindade nos sentimos abracados pelo pai que tanto nos ama

    ResponderExcluir
  11. Deus lhe abençoe e ilumine todos os dias Padre João Carlos! Para o você nós transmitir essas mensagens diária,fortalecendo os que escutam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua bênção padre,que Deus abençoe nosso dia nos dando saude paz amor e uniao hoje é sempre amem

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Belíssima mensagem do evangelho de hoje padre João Carlos! Louvado seja nosso bom Deus!Pela força do espírito Santo somos convidados a viver o amor de Deus na condição de filhos do mesmo Pai. Senhor dai-me a graça de viver em comunhão com o meu próximo, em nome do pai, do filho e do espírito santo . Amém

    ResponderExcluir
  14. Senhor que saibamos viver em comunhão com nossos semelhantes. Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, eu LHE agradeço pela solenidade da SANTÍSSIMA TRINDADE. No entanto, me ajude com a VOSSA sabedoria. Me ajude ser todo do meu REDENTOR. Me ajude ser um bom filho. Me ajude ser justificado pela fé. Me ajude viver em paz, todos os dias da minha vida. Me ajude viver com a VOSSA graça e o VOSSO amor. Me ajude ter esperança, constância e confiança. Me ajude glorificá-Lo diuturnamente. Me ajude vencer as tribulações da vida. Me ajude ser virtuoso. Me ajude ficar cheio do Espírito Santo. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ser fiel à plena verdade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Está mensagem de hoje,nos leve a ser mais comprometidos com o Evangelho que a Santíssima Trindade nos ajude a seis verdadeiro cristão comprometidos com o Reino de Deus

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de receber a Palavra , sua bênção padre !

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS