PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ONDE VOCÊ PÕE SUA CONFIANÇA

ONDE VOCÊ PÕE SUA CONFIANÇA

Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração (Mt 6, 21)
21 de junho de 2019.
Depois de ter ensinado o Pai Nosso, como um modelo de oração, Jesus deu outro ensinamento importante, desenvolvendo um tema já presente no Pai Nosso. Toda atenção para não se enganar com a riqueza.
Ajuntar tesouros é uma tentação permanente. No ‘Pai Nosso’, Jesus nos ensinou a pedir ao Pai “o pão nosso de cada dia”, o necessário para a nossa sobrevivência, não riqueza, fortuna. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. É o Senhor quem nos sustenta, quem nos guarda. Como disse Jesus, é só olhar como ele alimenta os pardais e veste belamente as flores do mato. Com maior empenho, ele cuida dos seus filhos e de suas filhas, de sua comida, de sua roupa, de suas contas. Nossa confiança não pode estar no dinheiro, na segurança econômica. Nossa confiança só pode estar em Deus, em nosso Pai providente.
Jesus sentenciou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Não é ter muita coisa, muito dinheiro, muitos bens que resolve. A felicidade não está em ter bens. Precisamos, é certo, ter o suficiente para viver com dignidade. Mas, o acúmulo de coisas, de dinheiro, de valores pode nos dar a falsa impressão de segurança, de independência, de autonomia, de felicidade. De falsa felicidade. O coração humano não se contenta com coisas. Pode-se até ter a impressão que ao se ter a posse daquele bem, ou chegar àquele status, vai-se encontrar um grau de satisfação que vai ser a própria felicidade. Não é verdade. A felicidade não está em ter coisas, Jesus está nos lembrando.
Toda atenção: “Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração”. Se nos deixamos seduzir pelas coisas, pelo dinheiro, pela riqueza... nosso coração fica preso a esses bens. É a eles que amamos, é por eles que nos sacrificamos. Assim, desviamos o amor que devemos a Deus e ao próximo para o amor às coisas. E nos tornamos idólatras. No lugar do Deus vivo e verdadeiro, em quem devemos confiar, coloca-se a reserva que se tem no banco ou os imóveis que parecem conferir segurança. Logo, logo aparecem justificativas para o seu próprio egoísmo, para o isolamento e a insensibilidade para com a penúria do próximo.
Guardando a mensagem
A nossa escolha de vida é o trabalho honesto, no qual, com a providência de Deus, garantimos a sobrevivência de nossa casa, vivendo com sobriedade e essencialidade. Nosso ideal não é a riqueza e o luxo. Amamos o trabalho e valorizamos a partilha. Confiamos em Deus.
Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração (Mt 6, 21)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A traça, a ferrugem e os ladrões destroem o tesouro que juntamos aqui na terra. O tesouro de boas obras, do amor a Deus, da nossa comunhão contigo, esse sim, ninguém destrói. Esse permanece. Continua, Senhor, nos ensinando a não servirmos às riquezas, nem nos sacrificarmos a elas, como novos ídolos. Baste-nos o pão de cada dia, com confiança na providência divina e compromisso com o trabalho honesto. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a Palavra
Que tal, hoje, oferecer uma ajuda mais substancial a alguém que lhe pede ou mesmo a alguém que precisa, mas não lhe estendeu ainda a mão?

Pe. João Carlos Ribeiro – 21 de junho de 2019.

16 comentários:

  1. Bom dia...Que Deus abençoe todos nós!!!

    ResponderExcluir
  2. Os tesouros na terra são perecíveis e frágeis, enquanto os tesouros no Céu são eternos e robustos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Pai pelos grandes ensinamentos, que o Senhor nos abençoe sempre, em especial ao Pe João Carlos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Pai pelos grandes ensinamentos, que o Senhor nos abençoe sempre, em especial ao Pe João Carlos

    ResponderExcluir
  5. Senhor tu és o nosso maior tesouro.Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  6. A mensagem na parte "Guardando a mensagem" diz tudo o que penso e graças a Deus consegui fazer nesses mais de 40 anos de atividade profissional. Obrigado, meus Deuse contínua iluminando Padre João Carlos na sua missão evangelizadora.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus esteja sempre abençoando o padre João Carlos, na sua campanha evangelisadora.

    ResponderExcluir
  8. Ensina-nos Pai a colocar toda a nossa segurança em Vós Amem

    ResponderExcluir
  9. Amém. Ontem eu fiz essa experiência Padre João Carlos. Ajudei quem eu pensei que nunca iria me pedir nada. Fiquei muito bem depois dessa atitude.

    ResponderExcluir
  10. Desta vida nada levamos somente o amor e a compaixão de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Dessa vida,so levamos o amor, a fé, esperança em Deus.

    ResponderExcluir
  12. Amém.amem.senhor Deus e minha paise🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS