PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A SANTIDADE NA CAMA

A SANTIDADE NA CAMA

Não cometerás adultério (Mt 5, 27)
14 de junho de 2019.
Nós, seguidores de Jesus, acolhemos, com gratidão, a Lei da Aliança que Deus deu a Israel. No Sermão da Montanha, Jesus tomou alguns pontos da Lei e os explicou, aprofundando o nível de exigência no seu cumprimento.  Na observância dos mandamentos, ele acentuou duas coisas: que seja expressão de nossa aliança com Deus e do respeito e do amor que devemos ao nosso próximo.
Não cometer adultério. É um dos mandamentos da Lei que Deus deu ao seu povo, no Sinai. Nesse assunto do adultério, que toca tanto o homem como a mulher, Jesus, de maneira especial, tomou a defesa da mulher. A Lei ordena: “Não cometerás adultério”.  Perfeito. Mas, não cometer adultério é também não desrespeitar a mulher com um olhar malicioso ou expor a esposa ao adultério ao mandá-la embora de casa.
O evangelho de Jesus exalta o casamento, como participação no amor de Cristo e da Igreja. Anuncia a indissolubilidade desse laço que une homem e mulher, segundo o propósito de Deus. Abençoa o esforço de fidelidade dos esposos e o seu compromisso com a geração e a educação cristã dos  seus filhos. Repreende, portanto, o adultério, a traição e a vida conjugal sem entrega e sem compromisso.
Vivemos hoje em uma sociedade pluralista, com muitas opções sendo pregadas e defendidas. Nem todo mundo acredita nas mesmas coisas que nós acreditamos. O nosso modo de ver a família, o casamento, a vida sexual, como também a vida social, a economia, o trabalho, tudo isso encontra cada dia mais resistência e oposição. O ensinamento de Jesus e da Igreja é criticado, desprezado, rejeitado, por vezes.
Os valores que defendemos estão alicerçados na Palavra de Deus e na Tradição viva da fé. Não são invenções do Papa, dos padres ou de algum movimento religioso reacionário. Defendemos a vida, desde sua concepção até a sua morte natural. Não estamos de acordo com a promiscuidade sexual. Pregamos a castidade de solteiros e casados. Não temos dúvida que o verdadeiro casamento só pode acontecer entre homem e mulher. São valores, são princípios, são bandeiras que nascem de nossa fé, enraizados na revelação bíblica e no ensinamento dos apóstolos de ontem e de hoje.
Que não pensem igual a nós, tudo bem. O desastre será se nós, por conta de opiniões contrárias, renunciarmos ao modo cristão de ver a vida e o mundo. Triste será se os cristãos esquecerem sua fé, deesprezarem os ensinamentos de Cristo e embarcarem na onda forjadora de opinião dos grandes meios de comunicação e de grupos de pressão social. Já pensou se os cristãos trocarem o evangelho pela pregação que fazem hoje as novelas contra a família, contra o casamento, contra a santidade da vida sexual?
Guardando a mensagem
Um seguidor de Jesus, nesta sociedade em plena crise de valores, não pode ser uma pessoa que pensa com a cabeça dos outros e edita sua opinião, segundo os ventos da moda ou da pressão social. São Paulo foi bem claro: "Não se conformem com esse mundo, mas transformem-se, renovando sua maneira de pensar e julgar, para que possam distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito" (Romanos 12,2). Está claro demais. Não se conformar a esse mundo, isto é, não assimilar suas fraquezas e seus defeitos, não se moldar à sua imagem, mas antes, transformar-se, assimilando uma maneira de pensar e de agir de Deus. E isso vale particularmente para a nossa compreensão do casamento entre o homem e a mulher, o dom da sexualidade e a santidade da vida conjugal.
Não cometerás adultério (Mt 5, 27)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Ser cristão da porta da Igreja pra dentro até que não é tão difícil. Agora, ser cristão da porta da Igreja pra fora, aí a coisa se complica. O mundo tem uma pregação sobre a família: cada dia mais destrói as suas bases e os seus fundamentos. E muitos cristãos casados embarcam no mundo da infidelidade ao leito conjugal, no adultério. E jovens cristãos aventuram-se a coabitar, em completo desrespeito à sua vocação de esposos e pais. Tu, Senhor, nos alertaste que o adultério começa com o olhar malicioso, o linguajar  obsceno, o desrespeito à mulher. Dá, Senhor, que os irmãos e irmãs unidos pelo matrimônio, santifiquem o seu leito conjugal, procurando, na tua graça, viver o amor verdadeiro, que pede comunhão, paciência, diálogo, perdão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Quanto à palavra de hoje, verifique, se há alguma coisa em sua vida que esteja fragilizando a sua vivência do mandamento da fidelidade no amor, não pecar contra a castidade (o sexto mandamento da Lei de Deus).  

Pe. João Carlos Ribeiro -14 de junho de 2019.

29 comentários:

  1. Padre J Carlos é muito intesante o comentário de hoje eu vivo esse tempo não caseiro o que a maioria do povo estáo vivendo hoje e deite eu passei 34 anos e 8 meses casada mais graçád Deus fui fiel ao meu marido hoje estou viúva a dois anos .mais pra mim só esistia ele na mihs vida hoje só mim dedico a Igreja faço parte do coral e tbm da pastoral do dízimo Amem.6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre boa noite Eu estou vivendo em um casamento que não está nada bem o meu marido com quem sou casada há trinta anos não tenho o o amor que tinha antes além do alcolisno veio mim bater isso para mim chegou o fim do poço estou passando por um momento muito difícil.ore por mim sua benção.e tenha um ótimo final de semana.

      Excluir
  2. Amém! Bom dia padre sua bença.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre! Sua Bênção🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre sua Bênção

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre,sua bênção!

    ResponderExcluir
  6. Q bom seria se todo casal se redpeitase. Mais hoje é contado os q cumpre esse mandamento deixado por Deus. Sou casada a 22 anos e me dedico a comprpir esse mandanento e n tenho a menor vontade d desobedecer a Deus.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Sua bênção a toda minha família e amigos. Obrigado
    Amém!

    ResponderExcluir
  8. Saudações e gratidão padre por suas mensagens, nos proporcionando a cada dia uma nova oportunidade de reflexão em busca da conversão! Ao pai de clemência e amor,hoje clamo,por MISERICÓRDIA! Amém

    ResponderExcluir
  9. Eu já fiz muitas coisas que eu não deveria ter feito .mais estou arrependido e por isso pesso perdão a deus pelos meus erros

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre o amor e tudo na nossa vida sem amor não podemos caminhar o amor tanfomada tudo 🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. É o dever do verdadeiro cristão. A obediência.

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia Padre .,.a vossa Bênção

    ResponderExcluir
  13. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por fazer parte da VOSSA igreja. Todavia, me conceda a graça de ser humilde da melhor forma possível. Me conceda a graça para ter mais fé, esperança e amor. Me conceda a graça para vencer a angústia, a perseguição e o sofrimento. Me conceda a graça para que a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. Me conceda a graça para ter Jesus no meu coração para sempre. Me conceda a graça para adorá-Lo, glorificá-Lo, bendizê-Lo e louvá-Lo cada vez melhor. Me conceda a graça para ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça para evitar todo pecado de adultério e de castidade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Peço pelo meu casamento que vai completar 15anos é tmb peço pelo meu filhos, lucas e Maria Sophia

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Gostaria de receber as meditações por áudio, pelo Whatsapp. 99698-6061.

    ResponderExcluir
  16. Uma bela mensagem um belo ensinamento.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Eu solteira, conheci um homem e começamos namoro.Daí ele revela que é divorciado. Mesmo assim resolvi me casar com ele no civil. Não conheço a ex mulher dele, eles não tem filhos. Hoje já vivemos uma vida a dois sem vida íntima.
    Peço perdão se cometi adultério. Oração para nós dois padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  18. Eu já tenho 75 anos e ele 81 anos e vamos fazer 32 anos casado no civil.

    ResponderExcluir
  19. Ô Padre que sabedoria a sua de nos explicar cada detalhe, e como se deve viver a vida com Deus, Jesus e seus ensinamentos. Obrigada, e que Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir
  20. Ô Padre que sabedoria a sua de nos explicar cada detalhe, e como se deve viver a vida com Deus, Jesus e seus ensinamentos. Obrigada, e que Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir
  21. Gratidão pelos ensinamentos.

    ResponderExcluir
  22. Padre João Carlos, o senhor é um santo. Hoje é muito difícil encontrarmos pessoas que aimda tem esse pensamento, mas cabe a nós evangelizarmos como São Francisco de Assis nos ensinou - com nossas próprias vidas. Rezemos por nossa vocação.🙏

    ResponderExcluir
  23. Senhor abençoai os relacionamentos matrimoniais. Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  24. Bom Dia Pe.Joao Carlos....me abençoe hoje e sempre....

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito dos seus ensinamentos. Que o Espírito Santo continue iluminando o Sr e nos dê discernimento.

    ResponderExcluir
  26. Quando os espiritoss são Deus, quando levamos uma vida pautada em cima dos ensinamentos cristãos a fidelidade ao compromisso do matrimonio deixa de ser uma obrigação e passa a ser condição natural do ser humano, e tudo isso se passa pelo respeito ao próximo e aos valores morais cristãos quando jesus nos disse ser necessário que amemos até nossos inimigos foi justamente porque amar quem nos ama e que nos faz bem é uma condição natural, assim também o fazem publicanos e pecadores, portanto queridos irmãos, não cometer adultério, não roubar,não matar,não levantar falso testemunho é uma condição natural de todos nós, foi justamente por isso que Jesus disse "Conhecereis a Verdade e a verdade vos libertará " sim" ela liberta mesmo, pois, a partir do momento que trazemos Deus para nossa casa, nosso templo, nossa vida, a partir do momento que Jesus habita dentro de nós,passamos a viver um novo mundo, um verdadeiro Nascer de Novo como falou Jesus, é preciso sabermos que não somos perfeitos, pois perfeito somente o é, o nosso pai do céus, porém, Jesus disse assim;"sedes perfeitos, como o vosso pai dos céus é perfeito",sendo assim percebemos que todos nós estamos aqui em busca dessa perfeição, é difícil é, mas não impossível,sendo assim CONVERTEI-vos enquanto é tempo, o dia do juízo está próximo e aproveitemos esses esclatecimentos do evangelho de hoje para nos preparar para o grande dia do juízo final, será nesse único dia que Jesus virá pela primeira vez, como juiz e vai separar os justos dos injustos, aproveite meus irmãos estes esclatecimentos e comece já a sua purificação, a nossa Conversão, se é que você pensa um dia em estar com Cristo Jesus na glória do pai, no Reino que disse ter ido preparar, pense nisso, ainda dá tempo, amém.

    ResponderExcluir
  27. Lembrem -se aqui é apenas uma ESCOLA, nascemos aqui para nos purificarmos, por isso a necessidade de Conversão, de purificação, a verdadeira felicidade não está nesse mundo, está no mundo que jesus disse ter ido preparar, se você conseguiu assimilar estes ensinamentos aproveite e ponha em prática hoje mesmo o seu processo de purificação a começar pelo exemplo de ser uma pessoas digna e honesta, dizer a verdade é ser honesto já se constitui num grande começo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS