PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O DOMINGO QUE VENCEU O MEDO

O DOMINGO QUE VENCEU O MEDO


As mulheres correram, com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos (Mt 28,8).

22 de abril de 2019.

Segunda-feira da oitava da páscoa. Acabamos de celebrar o domingo da ressurreição e a grande alegria dessa solenidade se estende por oito dias, a oitava de Páscoa.

No evangelho de hoje, Maria Madalena e outra Maria vão ao sepulcro, no domingo, cedinho. E têm uma grande surpresa. O anjo do Senhor remove a pedra do túmulo e lhes diz que Jesus não está mais ali. E que elas avisassem aos discípulos que ele ressuscitou. As duas Marias partem depressa do sepulcro para avisar a Pedro e seus companheiros. Aí, elas têm uma segunda surpresa: o próprio Jesus vem ao encontro delas. “Alegrem-se”, disse ele. E elas se prostram e se abraçam com Jesus. E ele lhes diz que não tenham medo e que vão avisar aos discípulos para eles irem para a Galileia. Lá eles o encontrarão.
Os soldados que montavam guarda no túmulo de Jesus também vêem o anjo que removeu a pedra e ficam com muito medo. Alguns vão logo contar o acontecido às autoridades de Jerusalém. Os chefes do Templo combinam de dar uma grande quantia em dinheiro aos soldados para eles darem outra versão ao ocorrido. Os soldados então espalham que os discípulos de Jesus roubaram o seu corpo.
A ressurreição de Jesus foi uma boa notícia para os discípulos, para as mulheres que o seguiam, para o povo que o amava. A ressurreição de Jesus foi uma má notícia para os sumo-sacerdotes e anciãos do Templo de Jerusalém, para os seus opositores e para as forças militares que o executaram.
No caso das mulheres, a ressurreição foi motivo de encorajamento, alegria e disponibilidade para a Missão. Tanto o anjo, como Jesus, lhes disseram que não tivessem medo. Vencer o medo foi a primeira reação das mulheres. A segunda reação foi a alegria que tomou conta do coração delas. O próprio Jesus as convidou a alegrarem-se. E, diante da missão recebida, de comunicar aos  discípulos a boa nova, elas movimentaram-se com presteza, com disponibilidade. Partiram depressa.
Guardando a mensagem
Estas são as três atitudes que precisamos cultivar nestes dias da Páscoa do Senhor: a coragem, a alegria e a disponibilidade para a missão. Vencer o temor, pela certeza de que Deus está ao lado dos sofredores e lhes dá vitória. Encher o coração de alegria pela nossa participação na vitória de Cristo. E colocarmo-nos à disposição para levar essa boa notícia a outros.
Já das três atitudes dos soldados que guardavam o túmulo, precisamos tomar distância: o medo, o suborno e a mentira. Ao ver o anjo removendo a pedra, os guardas ficaram morrendo de medo. Os chefes resolveram dar-lhes um bom dinheiro em troca do seu silêncio. E eles aceitaram ser subornados.  E deviam espalhar uma mentira, uma fakenews - notícia falsa - tão em moda hoje: dizer que os discípulos roubaram o corpo, enquanto eles dormiam.
As mulheres correram, com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos (Mt 28,8).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Infelizmente, vemos, todo dia, muita gente, longe da vida nova que trouxeste, movendo-se nas sombras para fazer valer seus interesses, semeando medo, promovendo suborno e espalhando mentiras. Que o mal não prevaleça sobre nós, Senhor. Livra-nos do mal.  Dá-nos, sim, imitar, as atitudes das mulheres que te encontraram naquela manhã de domingo: a coragem, a alegria e a disponibilidade para a missão. Assim, poderemos ser testemunhas de tua vitória e de nossa vitória contigo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: Por que a Páscoa é tão importante para você?

Pe. João Carlos Ribeiro – 22.04.2019

25 comentários:

  1. Bom dia Padre João, a sua benção.
    A Páscoa é a renovação um lembrete de quanto Jesus nos ama e que somos livre pra amar tanto quanto! obrigada senhor Jesus por tanto amor! E perdoa as nossas fraquezas e por sofrer tanto por nós! 🙏🙏🙌🙌💖

    ResponderExcluir
  2. Gloria a vós SENHOR Jesus

    ResponderExcluir
  3. A páscoa e muito importante pra mim, porque nos faz lembrar do amor que Jesus por nós, para revigo-rarmos a nossa fé e nossas forças e disposição na caminhada pela evangelização

    ResponderExcluir
  4. Estes momentos da paixão,ressurreição e Páscoa nos traz algo tão belo que não sabemos explicar.

    ResponderExcluir
  5. A pascoa é a serteza viva de que jesus ressucitou de verdade e está olhando por todos nois, a pascoa é momentos de alegrias de esperanças de bomdade!mostra tambem tamanhaa alegrias das quelas mulheres em em o nosso jesus estava vivo para onrra e gloria do sr!vejo a pascoa momentos glorioso, momentos de muitas alegrias e que sabemos q ele vai voutar e nois salvar para onrra e gloria do seu nome amem.

    ResponderExcluir
  6. É o momento em que me sinto mais vulnerável diante do Cristo isolado. Mergulho em meu interior é sinto uma Paz indescritível.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre, a Páscoa sinonsin de amor e vida para todos nós a ressurreição de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  8. A importancia da Páscoa está em refletirmos o que precisamos que seja ressuscitado dentro de nós. Se a incredulidade, a cegueira? Que possamos refletir e ressuscitarmos com Jesus.

    ResponderExcluir
  9. Jesus vence a morte aleluia aleluia para nossa felicidade. Amém

    ResponderExcluir
  10. Maior exemplo de brandura,do amor e carinho, apesar dos pesares e do stress.
    Jesus meu amigo....

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre sua bênção. Eu jacinta,digo para essa semana amar a Deus sobre todas as coisas desse mundo e cada dia aproximar de Deus tratando as pessoas como gostaria sermos traços ser feliz mais e mais....

    ResponderExcluir
  12. A Páscoa nos oportuniza uma nova vida sem vicios.

    ResponderExcluir
  13. A pascpá significa vida Jesus é vida e amor

    ResponderExcluir
  14. Porque sei q Jesus voltou pra nois como avia prometido. e também porquê temos a certeza q a ressurreição d Jesus é tudo q nos faz sentir fortalecido.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,padre João carlos.
    A Páscoa , é o momento mais importante da existência de Jesus em nossa vida.

    ResponderExcluir
  16. A páscoa para mim é vida nova, luz, esperança e fé em Jesus. Por que eu sei que ele vive e está no meio de nós

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde,padre! Mt bom ter destacados as atitudes q devemos ter :Alegria pq Cristo Vive e nos dar a certeza da vitøria.Ssentir q temos um pai que nos sustenta nas horas de dificuldades e em td momento basta crer, pq vivo está nunca nos deixa só e ainda nos deixa o paraclito p nos orinentar e santificar.Coragem p ir em frente na certeza q Ele está em nós. E a disponibilidade que é o mais difìcil entre os fieis. A mersse precisa de operårios nos doar por inteiro ao serviço da evangelizaçáo,levar o Cristo Ressuscitado aos q estäo masrginalizados e a tds as criaturas e a ação de servir ao irmäo; ir ao encontro. Entrar em pastorais, vestir a camisa de Cristo. É isso. E as três atitudes aqui bem colocada pelo senhor padre,a qual devemos nos policiar. Suborno, mentira e o medo. Medo escraviza n deixa seguir. Estaciona.Suborno quanto de nós at€ eu mesma facilitei ao suborno,p eu ser beneficiado, perdåo Jesus. E a mentira que é filha dad trevas e quem a prega está nas trevas. Bela reflexão pude fazer com suas sábias palavras. Amém! Aleluia! Cristo Vive!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Pe João Carlos,se vivermos o verdadeiro sentido da Páscoa renovamos também o nosso sentido de vida

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por mais uma páscoa na minha vida. No entanto, me ajude com os dons e os frutos do Espírito Santo. Me ajude viver o meu apostolado cristão. Me ajude ter mais fé, esperança e amor em Jesus de Nazaré. Me ajude evitar o pecado e o medo. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude ressuscitar com Cristo, para uma vida nova. Me ajude conhecer os caminhos da vida. Me ajude ficando sempre comigo. Me ajude testemunhar a ressurreição do meu SALVADOR. Me ajude adorá-Lo alegremente. Me ajude falar somente a verdade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.


    ResponderExcluir
  20. Amém! Aleluia,Aleluia,Aleluia!!! O meu senhorJesus ressuscitou!!! 🙏

    ResponderExcluir
  21. A páscoa é importante para mim pelo renascimento de Jesus Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  22. A páscoa é importante para mim pelo renascimento de jesJe aleluia amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS