22 abril 2019

OS SETE PASSOS DE UMA COMUNIDADE CHAMADA MADALENA

Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18)
23 de abril de 2019.
Madalena não é só uma personagem da história de Jesus. Ela, com certeza, é uma representante da primeira comunidade cristã. Nesse texto, ela pode estar representando a própria comunidade dos seguidores de Jesus, nos seus inícios. Quem é Madalena? Uma discípula. Uma pessoa resgatada por Jesus. Marcos e Lucas relatam que Jesus a libertou de sete demônios. Lucas relata que um grupo de mulheres andava com Jesus, várias delas libertadas de enfermidades ou de espíritos maus. Afinal, o que era a comunidade cristã, senão um grupo de pessoas resgatadas por Jesus da doença, da opressão da Lei, da exclusão social, do pecado? É isso que é a Igreja, o povo redimido, lavado do pecado no Batismo. Um povo de pecadores restaurados na graça de Deus, uma comunidade chamada Madalena.
A cena mostra sete passos da caminhada que a comunidade fez até descobrir que Jesus havia ressuscitado e anunciá-lo abertamente. Madalena representa a comunidade. Olha os passos... 1º. Ela vai ao túmulo, ainda escuro. 2º. Ela vê que a pedra foi retirada do túmulo. 3º. Ela sai correndo para avisar que tiraram o corpo de Jesus. 4º. Ela vê dois anjos vestidos de branco sentados no lugar do corpo. 5º. Ela vê Jesus de pé, achando que ele era o jardineiro. 6º. Ela reconhece Jesus ao ouvi-lo chamar seu nome. 7º. Ela vai anunciar aos discípulos: Eu vi o Senhor. Sete passos de Madalena, sete passos da comunidade cristã na descoberta de Jesus ressuscitado.
Veja que, no começo, tudo está meio em trevas. São os primeiros passos. Foi ao túmulo, quando ainda estava escuro, diz o texto.  Esse é começo de nossa caminhada de fé, não é verdade? Muita gente hoje só vê a morte de Jesus. Não é à toa que a sexta-feira da paixão reúne mais gente que o sábado de aleluia. Nesse texto, as palavras ‘túmulo’ e ‘choro’ se repetem várias vezes. O começo é ainda a escuridão da noite da dor, do sofrimento. A primeira descoberta é que o túmulo está aberto. Um pouco mais adiante, percebe que o túmulo está vazio. É o segundo passo. Pressente alguma coisa, mas sem entender a sua profundidade. No terceiro passo, ela vai, aflita, comunicar aos discípulos que roubaram o corpo de Jesus. Ainda não tem a visão da fé. Depois, no quarto passo, vem o encontro com a tradição da fé que pode iluminar a compreensão da comunidade. Qual é, no fundo, o drama? Pelo pecado, fomos expulsos do paraíso. Conta o livro do Gênesis, que ficaram dois anjos na porta do Éden para não deixar ninguém entrar. Mas, Jesus veio para reabrir as portas do paraíso, da graça de Deus.  Com ele, chegou o Reino de Deus. Os dois anjos estão ali, perguntando se ainda há razões para chorar. Da escuridão para a luz ... é este o caminho de Madalena, o caminho da comunidade. Bom, até aqui foram quatro passos.
Prosseguindo um pouco mais -  é o quinto passo - ela encontra Jesus. Ela o encontra, mas pensa que é o jardineiro e quer saber onde ele colocou o morto. Está perto de Jesus, mas não o encontrou de verdade. Olha que tem muita gente nesse ponto! Mas, olha o sexto passo: ela voltou-se ao ouvir o seu nome, pronunciado por Jesus. É aqui que o laço se desata: em sentir-se conhecida e amada por Jesus. Aí o coração finalmente encontra o Mestre. E é aí que o discípulo se torna missionário. ‘Vai dizer aos meus irmãos que eu vou subir para o meu Pai e vosso Pai’... disse Jesus, é a missão. E o sétimo passo é esse mesmo: anunciar aos outros “Eu vi o Senhor!”
Guardando a mensagem
Madalena é uma discípula de Jesus. É uma mulher resgatada pelo amor de Cristo, como nós que fomos restaurados como novas criaturas, no batismo. Podemos pensar que, nesse texto, ela esteja representando a comunidade cristã, a de ontem e as de hoje. Podemos ver neste evangelho, os sete passos ou melhor o caminho da comunidade que aos poucos vai assimilando a obra redentora de Jesus, realizada por sua morte e ressurreição. Da escuridão inicial (a não compreensão, a falta de fé), cada discípulo vai progredindo passo a passo, passando pela luz da Palavra de Deus, até chegar a um encontro pessoal com o Senhor e se tornar seu missionário, anunciador de sua vitória sobre o mundo.
Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
No evangelho de hoje, contemplamos, em Madalena, a caminhada que cada um de nós vai fazendo para te encontrar e te anunciar aos irmãos. No começo, ela viu que a pedra foi retirada do túmulo. Foi uma primeira descoberta. Depois, ela viu que o túmulo estava vazio. Foi aí que ela viu os anjos de branco, a Palavra de Deus ajudando a enxergar melhor e ver que as portas do paraíso foram reabertas. Finalmente, tendo te encontrado, ela pode ser tua testemunha: Eu vi o Senhor! Ajuda-nos, Jesus, a não ficar marcando o passo, mas progredir no conhecimento da verdade, para que ela nos ilumine e com ela possamos iluminar os outros. Tu és o caminho, a verdade, a vida. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, anote os sete passos de Madalena. Eles são os sete passos do seu próprio crescimento em Cristo.

Pe. João Carlos Ribeiro – 23.04.2019

20 comentários:

  1. Bom dia peço oração pela minha família

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, eu preciso ver o Senhor...
    Obrigado Padre por me ajudar a continuar vendo o meu Jesus Cristo Ressuscitando.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Jesus pôr abrir a casa do meu coração e sentir que o Senhor está vivo e bem vivo para nós liberta se assim nos deixar ser ressuscitado junto contigo. O que tenho neste momento é gratidão por ti e mim ajuda a ser fiel. Fica comigo Senhor pois sem ti sou nada.

    ResponderExcluir
  4. Jesus quantas pessoas precisa ser resgatado precisa conhecer verdadeiramente o amor de Deus

    ResponderExcluir
  5. Peço oração meu ta doente que ele fique curado em nome de Jesus.amém irmao
    .

    ResponderExcluir
  6. Peço oração que aquela porta de emprego se abra

    ResponderExcluir
  7. a minha bênção padre pesso proteção de Deus todos os dias para nós e agradeço a Deus amém.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a Deus por mais um dia peço a bênção padre amém

    ResponderExcluir
  9. Padre, bom dia! Peço oração para a minha sobrinha Bianca de 2 meses que está internada na UTI com Bronquiolite. Ela mora em Curitiba - PR. Obrigada e peço a sua Benção. 🙏🙏😢

    ResponderExcluir
  10. Bendita seja Madalena, bendita seja nois q também somos filhos e filhas d Drus

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos! Feliz Páscoa para o senhor! Uberlândia MG

    ResponderExcluir
  12. Senhor ajude_me a ser como Maria Madalena para que eu possa fazer a tua vontade e anunciar a tua palavra

    ResponderExcluir
  13. Cleojan Fernandes23/4/19 11:14

    Senhor, fazei de mim uma criatura iluminada, atenta a estar sempre iluminando o caminho de alguém. Amém

    ResponderExcluir
  14. Foi muito esclarecido o fato de Magdalena se converteu na doutrina de jesus e ela foi a pessoa ver depois da ressureicao jesus foi muito sabio ao falar para ela que ele està vivo aleluia

    ResponderExcluir
  15. Jesus Cristo tu és o campo, a verdade e a vida. Deixa que eu aprenda a seguir-te para não me perder .Amém Amém Aleluia Amém

    ResponderExcluir
  16. Pe.JoãoCarlos,qdo o sr.transmite a palavra sempre clara e compreencivel meu coração se enche de alegria e de amor a Deus, somente uma coisa me enquieta, é minha fé ainda ainda não atingiu o quanto eu preciso me culpo muito pelos meus pecados mas acho que Jesus ainda vai me mostrar a conversão. Tenho muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  17. Por seu grande amor a Jesus Madalena foi agraciada sendo a primeira pessoa a vê-lo ressuscitado. Amar a Jesus e agir como Ele ensinou é garantia de vida eterna.Amém

    ResponderExcluir

E você, o que pensa sobre isso?