PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS VENCEU SATANÁS!

JESUS VENCEU SATANÁS!



Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno (Lc 4, 13)


10 de março de 2019.

Eu começo bendizendo a Deus por você estar escutando essa palavra, neste primeiro domingo da Quaresma. Louvo a Deus por seu esforço e a ele rogo que lhe dê perseverança neste caminho de quarenta dias de retiro espiritual do povo cristão, em direção à Páscoa do Senhor. O número quarenta nos recorda um tempo de provação, o tempo do povo de Israel peregrinando no deserto, preparando–se para entrar na terra prometida. Aliás, nossa vida toda é como essa peregrinação, cheia de provas e provações. 

O evangelista Lucas resume, hoje, todo o caminho de Jesus, com todas as suas provas ou tentações. Ele nos conta que, durante quarenta dias, Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo diabo. E, mais do que isso, ele nos diz que Jesus venceu todas as tentações, as provas a que o diabo o submeteu. Jesus venceu Satanás, bem o contrário do que a Escola de Samba de São Paulo pregou na avenida, nos dias de carnaval. Lá, eles pregaram um contra-evangelho, proclamando, teatralmente, que Satanás venceu Jesus. 

Por trás do relato do evangelho, está a história do povo de Deus, palco de tentações, onde o povo de Deus foi infiel. Ao apresentar sua oferta dos primeiros frutos do trabalho no Templo, os fieis confessavam, agradecidos, que Deus os tinha libertado da escravidão no Egito e os tinha trazido pelo deserto para a terra em que habitavam. É o que lemos no livro do Deuteronômio. O deserto foi um lugar de tentação. Em certo momento, instigado pela fome, o povo se revoltou contra Deus, preferindo sua condição anterior de escravo no Egito, mas de barriga cheia. Jesus passou por essa situação na primeira tentação. Olha o tinhoso: “Para que continuar com fome? Transforme a pedra em pão!”. Desconsiderar a encarnação, o caminho humano e suado para resolver os problemas. “Não, Anjo Decaído. Não só de pão vive o homem”, lembrou Jesus. A liberdade tem seu preço. 

Quando Israel entrou na terra da promessa, começou a encantar-se com os reinos vizinhos e copiar seus costumes, imitar a desigualdade social e a exploração desses impérios e adorar os seus deuses. Jesus passou por essa situação na segunda tentação. O diabo apresentou-lhes os reinos do mundo, sua glória e seu poder. E propôs um acordo pra Jesus ter tudo aquilo: “Eu vou ser o seu deus, me adore!”. “Sai pra lá, Gavião da Fiel! Eu só sirvo a um Deus, ao único e verdadeiro. Na minha missão, não vou copiar o poder do mundo, nem agir como os poderosos da terra. Eu quero servir, como Deus me manda”. 

Depois que Israel organizou a monarquia, com rei, corte, exército e tudo o mais, construiu um grande e único Templo para o Senhor. Aos poucos, o Templo de Deus foi se tornando um poderoso instrumento de opressão do povo, de poder e enriquecimento das classes dirigentes. Claro, tudo em nome de Deus. Jesus viveu essa situação em sua terceira tentação. O diabo levou Jesus para o lugar mais alto do Templo de Jerusalém. “Ô cara, quero ver agora sua confiança em Deus. Pule daqui. Na Bíblia, está escrito que Deus vai mandar seus anjos para proteger e amparar você. Esse Deus tem poder ou não tem?”. “Ô chifrudo do carnaval, ninguém tem o direito de por Deus à prova, de testá-lo, de usar seu nome indevidamente”. 

Jesus venceu todas as tentações do diabo. E ele se afastou de Jesus, para retornar no tempo oportuno. Que tempo oportuno é esse? O momento da paixão. Na paixão, estão as maiores tentações do diabo: escapar da morte humilhante, revoltar-se contra Deus ou querer que Deus o livrasse da cruz, desconsiderando a sua encarnação. A gozação dos soldados foi uma provocação igualzinha a do tentador: “Se és filho de Deus, desce da cruz”. Jesus venceu todas as tentações: aceitou cumprir a vontade de Deus, entregou-se livremente em nosso favor, perdoou os seus algozes, foi fiel até o fim. Por sua morte e ressurreição, Jesus venceu definitivamente o diabo, abrindo um caminho de fidelidade para todos os que o seguirem. 

Guardando a mensagem

A cena das tentações, bem no início de sua vida pública, resume a vitória do Filho de Deus encarnado sobre todas as insinuações, armadilhas e provas a que o diabo o submeteu em toda a sua vida humana. O momento mais forte da vida de Jesus - a sua paixão e morte - foi o momento onde as tentações foram mais fortes. A morte redentora de Jesus e sua ressurreição foram a vitória avassaladora e total sobre Satanás. Por sua influência, desde Adão, a humanidade tinha sido infiel a Deus. O próprio povo de Deus tinha caído em momentos decisivos de sua história. Jesus, o novo Adão, restaurador da aliança com Deus Pai, foi fiel até o fim. Assim, venceu o pecado, a morte (consequência do pecado) e o mal e o seu inspirador, Satanás. O mundo já não está mais sob o domínio do diabo, embora ele continue agindo. Cabe-nos, já com a vitória na mão, continuar resistindo às suas insinuações maldosas e às inclinações para o mal que as marcas do pecado deixaram em nós. 

Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno (Lc 4, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 

Neste primeiro domingo da Quaresma, celebramos a tua vitória contra as tentações do diabo, em toda a tua vida humana. Esta cena nos prepara para a grande vitória de tua cruz. Nela, venceste o pecado, a morte e o mal. em nossa vida, somos submetidos, nós também, às tuas mesmas tentações: A busca de solução mágica para os nossos problemas, a adoração do poder opressor e a manipulação do nome de Deus em favor dos nossos interesses. Mas, a tua vitória é a nossa vitória também. Com o teu exemplo, a tua graça e o teu Santo Espírito, nós também somos vencedores. Por isso, nos ensinaste a pedir ao Pai: “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vamos viver a palavra

Primeira dica – Escute essa palavra de hoje, na Santa Missa. A comunidade cirstã é onde melhor ecoa a palavra de Deus. Ela proclama o senhorio de Cristo: “Ele é o Senhor!” 

Segunda dica – Sobre o crime da Escola de Samba contra a religião cristã neste carnaval e sobre a gravidade do contra-evangelho anunciado na avenida, escrevi um texto que seria bom você ler: “Gaviões do Infiel”. Você o encontra aqui em meu blog:  

Pe. João Carlos Ribeiro – 10.03.2019

46 comentários:

  1. Senhor, ajuda-me a nao cair em tentacao, no agir, no falar e no me omitir em Te servir, amem.

    ResponderExcluir
  2. Senhor, ajuda-me a nao cair em tentacao, no agir, no falar e no me omitir em Te servir, amem.

    ResponderExcluir
  3. Deus cuida de mim da minha família do meu casamento do meu lar do meus estudos! Pai toma frente da minha vida pq sem ti senhor eu nda sou amém

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus que eu possa resistir as tentações do encardido !
    Que eu possa viver segundo a vossa palavra ! Dai-me sabedoria !
    Amém !

    ResponderExcluir
  5. Senhor não deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Deus cuida de mim e de minha família que eu possa sempre ser exemplo de vida e dedicação a te senhor livramos de todo o mal.
    Não deixei cair em tentação

    ResponderExcluir
  7. Senhor, livra-nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  8. Senhor meu Deus livra-me das tentaçõesuas, não me deixes cair nas malhas da morte.Dai-me Senhor força e corigem para resistir a todo pecado. Aumenta a minha fé, Pai. Amem

    ResponderExcluir
  9. Senhor Jesus cuida de mim e toda minha família, livra nos de todo mal!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ao Senhor, toda gloria e louvor!

    ResponderExcluir
  12. Senhor, meu Deus. Assim como vencestes o demônio, nos ajude também a vence-lo.

    ResponderExcluir
  13. Deus livrai nos dos nossos inimigos e aumenta nossas força e fé para ir a frente ao Teu lado amém

    ResponderExcluir
  14. Senhor,não me deixes cair em tentacao,inunda meu ser,minha família,para caminharmos firmes no teu reino.amem

    ResponderExcluir
  15. Gosto de ver o carnaval, na verdade sou corinthiano, estou profundamente decepcionado com o que fizeram, sou católico amo Jesus Cristo e o que fizeram na avenida me entristece de coração, eles não sabem o que fazem...

    ResponderExcluir
  16. Senhor Deus nos livra do mal e não nos deixas cair nas tentações do mundo, porque teu é o poder e a gloria. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Faz me fiel precioso Jesus, faz me fiel....

    ResponderExcluir
  18. Faz me fiel precioso Jesus, faz me fiel...

    ResponderExcluir
  19. É oque o inimigo espera do povo"Corpo de Cristo",estar em distração(carnaval)e com isso disponibilizar toda a facilidade para que o CRISTÃO distraído se torne uma presa fácil.
    Devemos nos manter fora do alcance de qualquer APARÊNCIA do MAL;porque o inimigo de DEUS,sempre irá atacar a "IGREJA",simplesme porque o MUNDO já pertence ao maldito.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada por suas catequeses,elas me ajudam muito a desejar ser cada vez mais de Deus.

    ResponderExcluir
  21. Sro..Deus me fazei como o senhor estarei preparado como o Sr teve resistirei a toda e qualquer tentação e retornarei ao teu reino de amor e paz .

    ResponderExcluir
  22. Jesus me livrar do inimigo e toda minha família tbm,quero sempre esta contigo. Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  23. Pai cuida de nossa nação..abençoe a minha saúde e minha vida.daime fé senhor

    ResponderExcluir
  24. Pai cuida de toda minha família meus filhos meus neto e meu esposo amém e me dê Glória nesta criança que estou esperando

    ResponderExcluir
  25. Muito boa todas as suas reflexões padre que o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Pai não nos deixeis cair em tentação mas livra nos do mal ...Eu creio mas aumentai a nossa fé. Amém

    ResponderExcluir
  28. Deus ilumina minha família para sermos fortes e assim resistiremos as tentações e ficamos no seu caminho.

    ResponderExcluir
  29. Pai em ti confiamos a nossa vida. Perdoai os nossos pecados e fortalecei a nossa fé! Que a chama do nosso amor por Vos nunca se apague. O Senhor é o meu Pastor e nada nos faltará. Bendito é o nome do Senhor, que fez o Céu e a terra. Em Vossas mãos entregamos nossas vidas. Que seja feita a Vossa Vontade hoje e e para todo o sempre.Jesus manso e humilde de coração fazei o nosso coração semelhante ao Vosso! Amém!

    ResponderExcluir
  30. Amém 🙏que Deus nos livre das tentações

    ResponderExcluir
  31. Excelente!!! O Padre João Carlos é ungido 🙏

    ResponderExcluir
  32. Amem, que Deus nos abençoe e nos proteja de todo mal

    ResponderExcluir
  33. Livrai-nos de todo mal. Senhor nos guie para Vosso Caminho de Amor. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  34. Abençoe a todos nós Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  35. Cristo Jesus filho de Deus, sempre na frente.

    ResponderExcluir
  36. Precisamos estar sempre atentos às ciladas do diabo, em forma de gente,ou de qualquer outra forma de apresentação. Deus nos livre e nos proteja. Amém!

    ResponderExcluir
  37. Obrigado meu irmão porsuas mensagens diárias. Forte abraç.

    ResponderExcluir
  38. Assim como Deus venceu e vencerá sempre o diabo.Prova maior foi o rebaixamento da escola de samba que ofendeu ao nosso Deus.

    ResponderExcluir
  39. Assim como Deus venceu e vencerá sempre o diabo.Prova maior foi o rebaixamento da escola de samba que ofendeu ao nosso Deus.

    ResponderExcluir
  40. PAI ETERNO tende piedade de nos PAI

    Es nosso sauvador e criador guianos para te glorificar e louvar pela eternidade o senhor é santo e DEUS e tenho certeza que o SENHOR nôs AMA perdão pai perdão pelos que te desrespeitam que eles conhesam tua GLORIA como eu conheci! perdão ò PAI!!

    ResponderExcluir
  41. Senhor,livra-me do mau.Dai-me sabedoria senhor! 🙏

    ResponderExcluir
  42. Que o Senhor Nosso Deus e Senhor, priva-nos de todos os males que envergonha Nosso Senhor Jesus e que nos de muita Luz mo caminho do Bem e do Amor, aqueles que vivem a Paz o Amor e a,Glória de Deus. amém...

    ResponderExcluir
  43. Senhor ajuda-me à ser fiel a te em todos os momentos da minha vida.

    ResponderExcluir
  44. Deus da luz, vós que viestes socorrer Jesus nas horas das tentações, afastei da humanidades e de mim o medo diante das injustiças sociais. Dai- me força pala enfrentar as intempéries da vida. Amém

    ResponderExcluir
  45. Meu pai do céu ajuda-me a não cair em tentação ,eu te louvo e te agradeço por sempre cuidar de mim e da minha família amém

    ResponderExcluir
  46. Eu não encontrei o texto "Deus do infiel". Eu busquei na parte de pesquisa, lá diz que não encontrou o conteúdo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS