Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno (Lc 4, 13)
10 de março de 2019.
Eu começo bendizendo a Deus por você estar escutando essa palavra, neste primeiro domingo da Quaresma. Louvo a Deus por seu esforço e a ele rogo que lhe dê perseverança neste caminho de quarenta dias de retiro espiritual do povo cristão, em direção à Páscoa do Senhor. O número quarenta nos recorda um tempo de provação, o tempo do povo de Israel peregrinando no deserto, preparando–se para entrar na terra prometida. Aliás, nossa vida toda é como essa peregrinação, cheia de provas e provações.
O evangelista Lucas resume, hoje, todo o caminho de Jesus, com todas as suas provas ou tentações. Ele nos conta que, durante quarenta dias, Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo diabo. E, mais do que isso, ele nos diz que Jesus venceu todas as tentações, as provas a que o diabo o submeteu. Jesus venceu Satanás, bem o contrário do que a Escola de Samba de São Paulo pregou na avenida, nos dias de carnaval. Lá, eles pregaram um contra-evangelho, proclamando, teatralmente, que Satanás venceu Jesus.
Por trás do relato do evangelho, está a história do povo de Deus, palco de tentações, onde o povo de Deus foi infiel. Ao apresentar sua oferta dos primeiros frutos do trabalho no Templo, os fieis confessavam, agradecidos, que Deus os tinha libertado da escravidão no Egito e os tinha trazido pelo deserto para a terra em que habitavam. É o que lemos no livro do Deuteronômio. O deserto foi um lugar de tentação. Em certo momento, instigado pela fome, o povo se revoltou contra Deus, preferindo sua condição anterior de escravo no Egito, mas de barriga cheia. Jesus passou por essa situação na primeira tentação. Olha o tinhoso: “Para que continuar com fome? Transforme a pedra em pão!”. Desconsiderar a encarnação, o caminho humano e suado para resolver os problemas. “Não, Anjo Decaído. Não só de pão vive o homem”, lembrou Jesus. A liberdade tem seu preço.
Quando Israel entrou na terra da promessa, começou a encantar-se com os reinos vizinhos e copiar seus costumes, imitar a desigualdade social e a exploração desses impérios e adorar os seus deuses. Jesus passou por essa situação na segunda tentação. O diabo apresentou-lhes os reinos do mundo, sua glória e seu poder. E propôs um acordo pra Jesus ter tudo aquilo: “Eu vou ser o seu deus, me adore!”. “Sai pra lá, Gavião da Fiel! Eu só sirvo a um Deus, ao único e verdadeiro. Na minha missão, não vou copiar o poder do mundo, nem agir como os poderosos da terra. Eu quero servir, como Deus me manda”.
Depois que Israel organizou a monarquia, com rei, corte, exército e tudo o mais, construiu um grande e único Templo para o Senhor. Aos poucos, o Templo de Deus foi se tornando um poderoso instrumento de opressão do povo, de poder e enriquecimento das classes dirigentes. Claro, tudo em nome de Deus. Jesus viveu essa situação em sua terceira tentação. O diabo levou Jesus para o lugar mais alto do Templo de Jerusalém. “Ô cara, quero ver agora sua confiança em Deus. Pule daqui. Na Bíblia, está escrito que Deus vai mandar seus anjos para proteger e amparar você. Esse Deus tem poder ou não tem?”. “Ô chifrudo do carnaval, ninguém tem o direito de por Deus à prova, de testá-lo, de usar seu nome indevidamente”.
Jesus venceu todas as tentações do diabo. E ele se afastou de Jesus, para retornar no tempo oportuno. Que tempo oportuno é esse? O momento da paixão. Na paixão, estão as maiores tentações do diabo: escapar da morte humilhante, revoltar-se contra Deus ou querer que Deus o livrasse da cruz, desconsiderando a sua encarnação. A gozação dos soldados foi uma provocação igualzinha a do tentador: “Se és filho de Deus, desce da cruz”. Jesus venceu todas as tentações: aceitou cumprir a vontade de Deus, entregou-se livremente em nosso favor, perdoou os seus algozes, foi fiel até o fim. Por sua morte e ressurreição, Jesus venceu definitivamente o diabo, abrindo um caminho de fidelidade para todos os que o seguirem.
Guardando a mensagem
A cena das tentações, bem no início de sua vida pública, resume a vitória do Filho de Deus encarnado sobre todas as insinuações, armadilhas e provas a que o diabo o submeteu em toda a sua vida humana. O momento mais forte da vida de Jesus - a sua paixão e morte - foi o momento onde as tentações foram mais fortes. A morte redentora de Jesus e sua ressurreição foram a vitória avassaladora e total sobre Satanás. Por sua influência, desde Adão, a humanidade tinha sido infiel a Deus. O próprio povo de Deus tinha caído em momentos decisivos de sua história. Jesus, o novo Adão, restaurador da aliança com Deus Pai, foi fiel até o fim. Assim, venceu o pecado, a morte (consequência do pecado) e o mal e o seu inspirador, Satanás. O mundo já não está mais sob o domínio do diabo, embora ele continue agindo. Cabe-nos, já com a vitória na mão, continuar resistindo às suas insinuações maldosas e às inclinações para o mal que as marcas do pecado deixaram em nós.
Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno (Lc 4, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Neste primeiro domingo da Quaresma, celebramos a tua vitória contra as tentações do diabo, em toda a tua vida humana. Esta cena nos prepara para a grande vitória de tua cruz. Nela, venceste o pecado, a morte e o mal. em nossa vida, somos submetidos, nós também, às tuas mesmas tentações: A busca de solução mágica para os nossos problemas, a adoração do poder opressor e a manipulação do nome de Deus em favor dos nossos interesses. Mas, a tua vitória é a nossa vitória também. Com o teu exemplo, a tua graça e o teu Santo Espírito, nós também somos vencedores. Por isso, nos ensinaste a pedir ao Pai: “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
Primeira dica – Escute essa palavra de hoje, na Santa Missa. A comunidade cirstã é onde melhor ecoa a palavra de Deus. Ela proclama o senhorio de Cristo: “Ele é o Senhor!”
Segunda dica – Sobre o crime da Escola de Samba contra a religião cristã neste carnaval e sobre a gravidade do contra-evangelho anunciado na avenida, escrevi um texto que seria bom você ler: “Gaviões do Infiel”. Você o encontra aqui em meu blog:
Pe. João Carlos Ribeiro – 10.03.2019
Senhor, ajuda-me a nao cair em tentacao, no agir, no falar e no me omitir em Te servir, amem.
ResponderExcluirSenhor, ajuda-me a nao cair em tentacao, no agir, no falar e no me omitir em Te servir, amem.
ResponderExcluirDeus cuida de mim da minha família do meu casamento do meu lar do meus estudos! Pai toma frente da minha vida pq sem ti senhor eu nda sou amém
ResponderExcluirSenhor Jesus que eu possa resistir as tentações do encardido !
ResponderExcluirQue eu possa viver segundo a vossa palavra ! Dai-me sabedoria !
Amém !
Senhor não deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.
ResponderExcluirDeus cuida de mim e de minha família que eu possa sempre ser exemplo de vida e dedicação a te senhor livramos de todo o mal.
ResponderExcluirNão deixei cair em tentação
Senhor, livra-nos de todo mal.
ResponderExcluirSenhor meu Deus livra-me das tentaçõesuas, não me deixes cair nas malhas da morte.Dai-me Senhor força e corigem para resistir a todo pecado. Aumenta a minha fé, Pai. Amem
ResponderExcluirSenhor Jesus cuida de mim e toda minha família, livra nos de todo mal!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAo Senhor, toda gloria e louvor!
ResponderExcluirSenhor, meu Deus. Assim como vencestes o demônio, nos ajude também a vence-lo.
ResponderExcluirDeus livrai nos dos nossos inimigos e aumenta nossas força e fé para ir a frente ao Teu lado amém
ResponderExcluirSenhor,não me deixes cair em tentacao,inunda meu ser,minha família,para caminharmos firmes no teu reino.amem
ResponderExcluirGosto de ver o carnaval, na verdade sou corinthiano, estou profundamente decepcionado com o que fizeram, sou católico amo Jesus Cristo e o que fizeram na avenida me entristece de coração, eles não sabem o que fazem...
ResponderExcluirSenhor Deus nos livra do mal e não nos deixas cair nas tentações do mundo, porque teu é o poder e a gloria. Amém.
ResponderExcluirFaz me fiel precioso Jesus, faz me fiel....
ResponderExcluirFaz me fiel precioso Jesus, faz me fiel...
ResponderExcluirÉ oque o inimigo espera do povo"Corpo de Cristo",estar em distração(carnaval)e com isso disponibilizar toda a facilidade para que o CRISTÃO distraído se torne uma presa fácil.
ResponderExcluirDevemos nos manter fora do alcance de qualquer APARÊNCIA do MAL;porque o inimigo de DEUS,sempre irá atacar a "IGREJA",simplesme porque o MUNDO já pertence ao maldito.
Obrigada por suas catequeses,elas me ajudam muito a desejar ser cada vez mais de Deus.
ResponderExcluirSro..Deus me fazei como o senhor estarei preparado como o Sr teve resistirei a toda e qualquer tentação e retornarei ao teu reino de amor e paz .
ResponderExcluirJesus me livrar do inimigo e toda minha família tbm,quero sempre esta contigo. Amém 🙏🙏
ResponderExcluirPai cuida de nossa nação..abençoe a minha saúde e minha vida.daime fé senhor
ResponderExcluirPai cuida de toda minha família meus filhos meus neto e meu esposo amém e me dê Glória nesta criança que estou esperando
ResponderExcluirMuito boa todas as suas reflexões padre que o abençoe sempre.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPai não nos deixeis cair em tentação mas livra nos do mal ...Eu creio mas aumentai a nossa fé. Amém
ResponderExcluirDeus ilumina minha família para sermos fortes e assim resistiremos as tentações e ficamos no seu caminho.
ResponderExcluirPai em ti confiamos a nossa vida. Perdoai os nossos pecados e fortalecei a nossa fé! Que a chama do nosso amor por Vos nunca se apague. O Senhor é o meu Pastor e nada nos faltará. Bendito é o nome do Senhor, que fez o Céu e a terra. Em Vossas mãos entregamos nossas vidas. Que seja feita a Vossa Vontade hoje e e para todo o sempre.Jesus manso e humilde de coração fazei o nosso coração semelhante ao Vosso! Amém!
ResponderExcluirAmém 🙏que Deus nos livre das tentações
ResponderExcluirExcelente!!! O Padre João Carlos é ungido 🙏
ResponderExcluirAmem, que Deus nos abençoe e nos proteja de todo mal
ResponderExcluirLivrai-nos de todo mal. Senhor nos guie para Vosso Caminho de Amor. Amém 🙏🙏🙏
ResponderExcluirAbençoe a todos nós Jesus Cristo
ResponderExcluirCristo Jesus filho de Deus, sempre na frente.
ResponderExcluirPrecisamos estar sempre atentos às ciladas do diabo, em forma de gente,ou de qualquer outra forma de apresentação. Deus nos livre e nos proteja. Amém!
ResponderExcluirObrigado meu irmão porsuas mensagens diárias. Forte abraç.
ResponderExcluirAssim como Deus venceu e vencerá sempre o diabo.Prova maior foi o rebaixamento da escola de samba que ofendeu ao nosso Deus.
ResponderExcluirAssim como Deus venceu e vencerá sempre o diabo.Prova maior foi o rebaixamento da escola de samba que ofendeu ao nosso Deus.
ResponderExcluirPAI ETERNO tende piedade de nos PAI
ResponderExcluirEs nosso sauvador e criador guianos para te glorificar e louvar pela eternidade o senhor é santo e DEUS e tenho certeza que o SENHOR nôs AMA perdão pai perdão pelos que te desrespeitam que eles conhesam tua GLORIA como eu conheci! perdão ò PAI!!
Senhor,livra-me do mau.Dai-me sabedoria senhor! 🙏
ResponderExcluirQue o Senhor Nosso Deus e Senhor, priva-nos de todos os males que envergonha Nosso Senhor Jesus e que nos de muita Luz mo caminho do Bem e do Amor, aqueles que vivem a Paz o Amor e a,Glória de Deus. amém...
ResponderExcluirSenhor ajuda-me à ser fiel a te em todos os momentos da minha vida.
ResponderExcluirDeus da luz, vós que viestes socorrer Jesus nas horas das tentações, afastei da humanidades e de mim o medo diante das injustiças sociais. Dai- me força pala enfrentar as intempéries da vida. Amém
ResponderExcluirMeu pai do céu ajuda-me a não cair em tentação ,eu te louvo e te agradeço por sempre cuidar de mim e da minha família amém
ResponderExcluirEu não encontrei o texto "Deus do infiel". Eu busquei na parte de pesquisa, lá diz que não encontrou o conteúdo.
ResponderExcluir