PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: HORA DE ACENDER A LUZ

HORA DE ACENDER A LUZ


Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante (Lc 9, 29)

17 de março de 2019.

Foi uma semana de muitos sustos, não foi? O massacre na escola de Suzano, na quarta. O atentado contra comunidades muçulmanas, na Nova Zelândia na sexta. E as preocupações com a reforma da previdência e outras coisinhas...  Um tempo difícil pra se viver. Cresce a violência, cresce a insegurança.

No meio de tudo isso, estamos nós, com a nossa luta diária e o nosso corre-corre. Todas as crises desse tempo – na família, na igreja, na escola, no estado – mexem com a gente. Sentimos que fazemos parte do problema e, esperemos, da solução também. O que será que a fé dos cristãos tem a dizer num momento  como este?  E será que podemos ou devemos fazer alguma coisa, no meio dessa situação?

Vamos ver se o evangelho de hoje nos ajuda a pensar mais em tudo isso. Claro, a Palavra de Deus é uma luz para iluminar o nosso caminho, a nossa realidade. Não conta apenas uma história antiga, mas nos ajuda a perceber a presença e a ação de Deus hoje, em nossa história.

Jesus subiu ao monte, para rezar. E foram três discípulos com ele: Pedro, Tiago e João. Em oração, as feições de Jesus se iluminaram, suas vestes ficaram muito brancas e brilhantes. E apareceram, conversando com ele, dois personagens do Antigo Testamento, Moisés e Elias. Os discípulos estavam sonolentos e acabaram dormindo. Ao despertar, viram aquela beleza toda. Pedro teve uma ideia: fazer três tendas para Jesus e seus dois amigos, para ficarem por ali mesmo, no alto da montanha. Foi chegando uma nuvem e eles terminaram dentro dela, cheios de medo. Ouviu-se, então, uma voz: “Este é o meu filho, o escolhido. Escutem o que ele diz”. Nisso, Jesus ficou só. E eles ficaram calados, e, depois, não disseram nada a ninguém daquilo tudo.

Um pouco antes dessa cena, Jesus tinha feito o primeiro anúncio de sua paixão. E tinha avisado que quem quisesse segui-lo precisava também tomar sua cruz. Os discípulos estavam meio assustados com tudo isso. No monte, acompanhando Jesus em sua oração, eles fazem experiência de sua glória.  Eles o vêm luminoso. É uma revelação sobre a pessoa de Jesus e seu caminho.  Moisés e Elias, conforme escreveu o evangelista Lucas, estavam conversando com Jesus sobre o seu êxodo, isto é, sobre sua passagem pela morte, sua volta ao Pai. Em Jerusalém se cumpririam a paixão, a ressurreição e a ascensão de Jesus ao céu. Esse é o êxodo de Jesus, a sua passagem libertadora ao Pai. A nuvem é um sinal bíblico da presença de Deus, como no monte Sinai. A nuvem os cobriu. Eles ouvem a voz de Deus, apresentando o seu filho, o Messias; e recomendando que o escutem. Numa palavra, os discípulos, no monte, em oração com Jesus, o reconhecem em sua glória: as Escrituras Sagradas, representadas por Moisés e Elias, explicam o sentido de sua vida, de sua paixão e anunciam a sua vitória; o próprio Deus o revela como Filho e Messias. A eles, cabe agora escutá-lo, crer nele, segui-lo.

Toda essa experiência maravilhosa que eles viveram no monte serviria para iluminar sua vida e seu seguimento de Jesus, mesmo em tempos difíceis, como os que estavam chegando, o da paixão. Eles, infelizmente, não assimilaram logo essa linda experiência. No começo, enquanto Jesus está em oração, eles estão com sono, cochilando, dormindo. Depois dentro da nuvem, eles sentem muito medo. O texto termina dizendo que eles ficaram calados, naqueles dias não contaram a ninguém o acontecido. Foi assim que enfrentaram os dias turbulentos da paixão: meio entorpecidos, com medo e silenciosos. Mas, com a vinda do Espírito Santo, tornaram-se testemunhas destemidas de Jesus.

Guardando a mensagem

Vivemos dias turbulentos. O nosso mundo vive uma grande crise. É um período de mudanças e desencontros. E todos estamos meio atordoados e temerosos. É assim que nos apresentamos em nossa oração com Cristo, em nossas celebrações: sonolentos, temerosos, calados. Sonolentos, porque não estamos em estado de vigília como Jesus pediu, não estamos suficientemente despertos, ativos, informados. Temerosos, porque não sabemos como agir nesse momento e ficamos com medo do futuro. Calados, porque não estamos proclamando a mensagem de esperança que vem de nossa fé em Jesus. No monte, os discípulos fazem uma profunda experiência, em oração. Jesus, o filho de Deus, o escolhido, vai sofrer um bocado e enfrentar a morte na cruz, mas esse seu caminho está alicerçado na história de fé do povo bíblico, por ele alcançará vitória completa. Deus, o Pai, está com ele e confirma o seu caminho.

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
No meio de suas dificuldades, os três discípulos tocaram de perto o mistério de tua glória, experimentaram um pedacinho de céu. Aquela experiência, vivida na oração, serviria para animá-los e confirmá-los no caminho do teu seguimento, carregando também a sua cruz. Senhor, certamente esse é também o sentido de nossas celebrações. No meio de tantos problemas, respirarmos o ar da esperança, tocarmos a glória de Deus que é a realidade última e definitiva. E, assim, descermos a montanha, como testemunhas de que o caminho dos humildes, dos justos, dos perseguidos é um caminho de vitória; que Deus não nos abandona; que tu, Senhor Jesus, caminhas à nossa frente; que a paixão abre caminho para a ressurreição, a vida plena, a felicidade completa, obra tua, ó Redentor. Nosso encontro semanal contigo, Senhor Jesus Ressuscitado, na Santa Eucaristia, é o nosso Tabor, o monte da transfiguração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante (Lc 9, 29)

Vivendo a palavra

Todo dia, a gente toca de perto a perplexidade das pessoas diante da situação do país e do mundo. Hoje, não engrosse a lamentação. Não espalhe má notícia. Não diga que está sem jeito. Hoje, acenda a luz da esperança, da fé em Jesus Cristo Ressuscitado. Ele é a razão de nossa esperança.

Pe. João Carlos Ribeiro – 17.03.2019

40 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos tenha um ótimo Domingo

    ResponderExcluir
  2. Maria Emília Graças a Deus Bom dia 🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos que coisa linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Pé João Carlos.
      Todos os dias assisto seu programa pelo rádio
      Me sinto mais forte quando estou só e mais forte na fé.Obrigada

      Excluir
  4. Bom dia Padre como é Maravilhoso ouvir estas palavras todos os dias. Obrigado ótimo dia para você e toda família cristã

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos como é maravilhoso ouvir a palavra todos os dias amém...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, gosto muito desse modo como é explicado, meditado o Evangelho, parabéns padre, que resplandeça, na sua mente, mais é muito mais sabedoria, leio todos os dias e partilho.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia padre João Carlos.
    E muito bom nas primeiras horas de nosso dia ou vir textos e reflexções da Bíblia narrado pelo senhor. Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre.Sua benção. A palavra de Deus fortalecer a nossa fé.

    ResponderExcluir
  9. Amém padre,Deus nos ilumine durante toda semana para que possamos também iluminar ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  10. O senhor tocou no ponto, "os apóstolos viveram um pedacinho do céu". Obrigado pelo ensinamento, que Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  11. Amém. PADRE JOÃO CARLOS ESTOU PRECISANDO MUITO DE LUZ.MAS PERSISTENTE NA FÉ EM.DEUS A NOSSA RESPOSTA

    ResponderExcluir
  12. Muito linda padre essa mensagem

    ResponderExcluir
  13. Muito bom sou de Vila Velha ES e gostei muito da reflexão

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João! Amei a mensagem, uma bela reflexão para todos nós cristãos! Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  15. Qta.unção! Deus o abençoe! O Espirito Santo o ilumine sempre e dê sabedoria!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia eu ainda não fiz utrassom e peço que o senhor me abençoe e me dê essa Vitória que é meu bebê ou minha bebê que eu possa ver amém

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João. Como suas Mensagens que ouço todas as manhãs estão me fazendo bem . Pois minha Fé se fortalece a cada dia que passa. Obrigada por tantos ensinamentos e Reflexões. Obrigada e um ótimo domingo 🙌🙌

    ResponderExcluir
  18. Amém! Que nossa esperança renasça junto a coragem de proclamar. Jesus Cristo abençoa nossa caminhada.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre João e obrigada pelo compartilhamento da palavra.

    ResponderExcluir
  20. Vivemos, realmente, dias turbulentos, mas é preciso ter fé no Senhor. O inimigo procura a todo custo nos destruir, destruir nossas famílias, por isso irmãos, devemos orar, sermos bons de coração e praticarmos a palavra diariamente.

    Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Padre , sua benção !
    Gostei muito da sua explicação sobre a palavra do dia. Deus lhe abençoe .

    ResponderExcluir
  22. Que Deus nos de muita fé nesses dias difíceis da nossa caminhada!

    ResponderExcluir
  23. Amém! Bom domingo para todos.

    ResponderExcluir
  24. Padre João Carlos sua benção Muito obrigada pela meditação diária da Palavra de Deus isso nos renova a fé e abastece o nosso espírito.

    ResponderExcluir
  25. Ótimo comentário Padre João Carlos sempre guiado por Deus siga o caminho de Deus sempre abraços Matias da Freguesia do O 🙌 🙌

    ResponderExcluir
  26. Muito seus comentários guiado por Deus sempre será iluminado

    ResponderExcluir
  27. Padre João Carlos me sinto muito bem ouvir a palavra de Deus e suas reflexões me animam a seguir o caminho do Senhor Jesus. Obg por compartilhar suas reflexões.

    ResponderExcluir
  28. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por rezar diariamente. Entretanto, me ajude ser justo e a ter mais fé. Me ajude viver conforme a VOSSA aliança. Me ajude ser imitador dos santos. Me ajude viver de acordo o exemplo dos apóstolos. Me ajude viver como amigo da cruz do meu REDENTOR. Me ajude ser um cidadão do Céu. Me ajude transformando o meu corpo humilhado em um corpo glorioso. Me ajude continuar firme no SENHOR. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude escutá-Lo com amor e atenção. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém

    ResponderExcluir
  29. Amém Glória vós senhor

    ResponderExcluir
  30. Obrigado padre João Carlos por mais uma bela meditação da palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite padre João carlCa a sue mensagem e fonte de vida ,eu gosto muito de suas músicas também ,as suas mensagens e as músicas me ajudam na catequese com as crianças

    ResponderExcluir
  32. Não estamos conseguindo abrir o áudio. Tem como colocar?

    ResponderExcluir
  33. AMÉM. Assim seja.Peçamos a Deus SAÚDE E PROTEÇAO para tomarmos a nossa CRUZ, e seguir a LUZ DE JESUS. A LUZ QUE NÃO SE APAGA.

    ResponderExcluir
  34. Obrigada padre, por esta linda reflexão, que Deus nos dê sabedoria e entendimento, para não ficarmos fechados em nossas tendas com o "nosso " "Deus", e sair a divulgar a sua existência a todos com os quais convivemos.

    ResponderExcluir
  35. Somente a meditação nos aproxima de Deus e nos faz enxergar a vida mudana e estrada larga que nos estamos situados e asim nos corrigirmos e voltar para estrada estrita perto de Deus, onde é mais difícil de caminhar, mas onde há mais acertos do que erros !! GLÓRIA A DEUS !!

    ResponderExcluir
  36. Pade João estou passando por poblema com vizinhos que querem mandar na minha porta peçolhe que rezem por eles para que me deixe viver em paz sua benção um abraço

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS