PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TEMPO DE FRATERNIDADE

TEMPO DE FRATERNIDADE

Sejam misericordiosos como também o Pai de vocês é misericordioso (Lc 6, 36)
18 de março de 2019.
Começamos a segunda semana da Quaresma. Toda a Quaresma é um programa de crescimento cristão, que poderíamos resumir no apelo à conversão cultivada pela oração, pela penitência e pela caridade. E este já é o 13º dia de nossa caminhada. Em foco, hoje, a caridade: como tratar quem errou.
Não julgar, não condenar, perdoar, doar. Quatro ações onde exprimimos nossa comunhão com Deus no confronto com quem errou. Nós somos seus filhos. Imitando-o, exprimimos nossa condição de filhos. Jesus nos disse: Sejam perfeitos como o Pai de vocês é perfeito. Sejam misericordiosos como também o Pai de vocês é misericordioso.
Ele é misericordioso. É mais pai do que juiz. Não é só imparcial e reto.  Está escrito no salmo: “Se levares em conta nossas faltas, Senhor, quem poderá subsistir? Mas, em ti, encontra-se o perdão” (Salmo 129).  Nosso Pai é, sobretudo, misericordioso, não nos trata segundo nossas faltas.
Mesmo sendo nós, os responsáveis pela morte de Jesus na cruz, o Pai não nos condenou. Antes, pelo sacrifício oferecido pelo seu filho, abriu a porta da reconciliação e da restauração aos pecadores. Pela cruz, ofereceu o perdão.
Doar, emprestar, partilhar... são atitudes que copiam o modo como Deus,  generosamente, cuida de nós, e, em sua providência, nos alimenta, nos veste e sustenta. O convite é para sermos misericordiosos como o nosso Pai, por isso: não julgar, não condenar, perdoar e doar com generosidade.
Uma atitude muito comum de nossa parte em relação a quem errou, quando não é o juízo e a condenação sumária, é a indiferença. Pela indiferença, nos isentamos de sofrer com o outro, de ser solidários com a dor alheia. Ser misericordioso é interessar-se pela vítima e também pelo faltoso. Não se trata de acobertar o seu erro, mas de encontrar caminhos para que ele se recupere, se emende, se converta.

Acrescenta ainda o Senhor, que seremos tratados como tratarmos o nosso semelhante, em sua necessidade e em sua fragilidade. Não julgando, não seremos julgados. Não condenando, não seremos condenados. Perdoando, seremos perdoados. Doando, receberemos ainda mais. Com a mesma medida com que medirmos os outros, seremos também medidos. É exatamente isso que cantamos na Oração de São Francisco: Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado. Compreender que ser compreendido. Amar que ser amado. Pois é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado. E é morrendo que se vive para a vida eterna.
Guardando a mensagem
Imitamos a Deus no amor aos irmãos, particularmente pelos mais frágeis e sofredores. Esse amor se manifesta particularmente no confronto com os que erram. Nessa condição, o amor e o respeito pelos que cometeram erros se mostram em não julgá-los, nem condená-los. Ao contrário, oferecemos-lhe o perdão. Não somos juízes do nosso irmão. Isso não quer dizer que estejamos de acordo com o seu erro. Quer dizer que não nos arvoramos em juízes dele, pois também somos fracos e pecadores. Longe de cultivar ódio ou indiferença, oferecemos-lhe uma nova chance. Isso não o isenta de ser penalizado na forma da lei pelos seus atos, quando seu comportamento entra em conflito com a norma. Mas, não o abandonamos no seu erro, mas oferecemos-lhe o caminho da regeneração, do perdão. Assim, imitamos o modo misericordioso com que Deus nos trata, procurando ser misericordiosos como ele.
Sejam misericordiosos como também o Pai de vocês é misericordioso (Lc 6, 36)
Vamos acolher a mensagem
Senhor Jesus,
O teu apelo à misericórdia, ao tratamento fraterno com os adversários, ao perdão às ofensas está chegando num momento em que estamos no meio de uma interminável polarização política. As eleições passaram, mas continuamos guerreando uns com os outros, com crescente intolerância de todas as partes. Estamos vivendo esse clima nas famílias, nos ambientes de trabalho, nas redes sociais. Tuas palavras nos ajudam a perceber que estamos num caminho que pode provocar fraturas muitos graves entre nós, sem nenhuma contribuição para o crescimento da consciência ou do compromisso cidadão. Senhor, ajuda-nos a exercer nossa cidadania, a defender a democracia, a salvaguardar nossos direitos com o coração desarmado, pautando-nos pela misericórdia, distanciando-nos de polarizações inúteis e destrutivas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
Faça, hoje, um exame de consciência. Veja se identifica alguma pessoa do seu círculo de amizade ou de sua história de vida que tenha cometido um erro razoavelmente grave. Diante dessa pessoa, o seu comportamento foi misericordioso?

Pe. João Carlos Ribeiro – 18.03.2019

19 comentários:

  1. Maria Emília Jesus me ensine a perdoar da mesma forma que o Senhor me perdoa.

    ResponderExcluir
  2. Senhor dai- me um coração misericordioso, semelhante ao Vosso. Amém!!

    ResponderExcluir
  3. Jesus pede que perdoe as pessoas que nos ferre, mais é tāo dificíl. Entāo Jesus dai-me um Coraçāo misericórdiiso, semelhante ao vosso. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Jesus dai-me um coraçāo musericódioso,semelgante ao vosso. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Acompanho todos os dias à palavra do Sr.! Nessa época que se aproxima o sofrimento de Jesus.fico muito sensível !! Me acho uma grande pecadora , e me dói muito ver o que ele Jesus sofreu por todos nós !Sofro e às vezes me revolto por ter minha única filha muito longe de mm ! E. Potro país ! Fico muito triste e pergunto para Deus : porque não tenho minha filha e netos junto de mim !! Aí eu peco e logo me arrependo do que falo, MAS SOFRO MUITO! Me oriente Padre João Carlos !! Jesus AUMENTAI minha fé, e segura minha mão !Amém

    ResponderExcluir
  6. Amém Bom dia padre sua bênção obg pelas mensagens Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  7. Vossa benção Pé. João Carlos obrigada pelas mensagens ricas e proveitosas que o senhor nos tem enviados.

    ResponderExcluir
  8. Senhor ajuda-me na caminhada da vida.Tira da minha mente o pensamento negativo de julgar que as pessoas não gostam de mim e ensina-me a orar.Amém.

    ResponderExcluir
  9. Dai-me um coração misericordioso senhor porque a misericórdia vêm de te

    ResponderExcluir
  10. Que palavra linda que me forma dia a dia. Obrigada pé. JOÃO CARLOS, SUA BENÇÃO !!!!

    ResponderExcluir
  11. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por ser batizado. No entanto, me ajude amá-Lo e a cumprir os VOSSOS mandamentos e a VOSSA lei. Me ajude evitar o pecado da injustiça, da impiedade, da rebeldia e da infidelidade. Me ajude ouvir os VOSSOS servos e os VOSSOS profetas. Me ajude defender e praticar a justiça. Me ajude com a VOSSA misericórdia e o VOSSO perdão. Me ajude a ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ser misericordioso. Me ajude a não julgar e a não condenar ninguém. Me ajude a perdoar com sinceridade. Me ajude a medir os outros com amor e generosidade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado meu senhor peço que abençoe minha gravidez amém e que eu tenha um resultado positivo

    ResponderExcluir
  13. Obrigada padre pelas mensagens escuto todos os dias mim sinto muito bem lindas meditação que Deus te abençoe boa noite

    ResponderExcluir
  14. Senhor daí mim sabedoria pra que posamos viver nesse mundo tão cruel

    ResponderExcluir
  15. Amém boa noite padre João Carlos

    ResponderExcluir
  16. BOA TARDE. A INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS BÍBLICOS NOS AJUDAM A REVERMOS AS NOSSAS ATITUDES COM OS NOSSOS IRMÃOS QUE COMETEM DESLIZES NO DECORRER DA VIDA. É NECESSÁRIO QUE ACOMPANHEMOS AS MENSAGENS DIÁRIAS PARA A NOSSA CONVERSÃO, ASSIM, poderemos ser testemunhas de Cristo ressuscitado.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS