PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VOCÊ CONSEGUE VER ALGUMA DIFERENÇA?

VOCÊ CONSEGUE VER ALGUMA DIFERENÇA?

Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes (Mc 8, 15).
19 de fevereiro de 2019
Os discípulos estavam discutindo a respeito de pão, de comida. Eles tinham se esquecido de levar pão para a viagem. E olha que eles tinham presenciado Jesus alimentar a multidão com poucos pães, por duas vezes. E até, nesta ocasião, tinham recolhido vários cestos de sobra de pães. Mas, estavam discutindo, se desentendendo, um pondo a culpa no outro... a discussão estava esquentada. Foi quando Jesus fez uma advertência que eles não entenderam: "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes". Eles não entenderam. E você entendeu?
Jesus aproveitou a situação para ajudá-los a pensar. Ele queria que eles prestassem atenção ao modo como ele conduzia sua missão. Esse era o bom fermento que eles precisavam imitar. Era assim que eles precisavam agir. Ficassem atentos ao modo como Jesus fazia as coisas. Mas também prestassem atenção ao modo como os fariseus se comportavam em suas práticas. Comparando, poderiam perceber uma grande diferença. "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus  e com o fermento de Herodes!"
E como era o fermento de Jesus, isto é, com que sentimentos, atitudes e valores Jesus estava no meio do povo? Com que fermento, ele fazia o seu pão, realizava a sua missão? Os discípulos podiam ver... Jesus agia com compaixão, valorizando a partilha e em espírito de serviço. Aqui estava toda a diferença. Agia com compaixão, valorizando a partilha e em espírito de serviço. Vamos explicar melhor. Compaixão é uma palavra frequente nos evangelhos falando do encontro de Jesus com os sofredores, os doentes, os excluídos. Compaixão é amor, misericórdia, ternura, solidariedade tudo junto. Agia movido pela compaixão. E valorizava a partilha, isto é, a participação de cada um, colocando o seu pouco em comum. Ele recebeu a partilha da criança – alguns pães e poucos peixes – e repartiu com todos. Ele mesmo estava a serviço do seu povo. Não se comportava como um senhor poderoso, mas como um servo. Veio para servir, não para ser servido. No final, lavou os pés dos discípulos, para não restar qualquer dúvida sobre isso. Compaixão, partilha e serviço. Esse é o fermento de Jesus.
Os discípulos precisavam estar atentos também ao fermento dos fariseus  e de Herodes, para ver a diferença. E tomar distância do estilo deles. Em que consistia o fermento deles? Consistia em agir com hipocrisia, com desprezo às pessoas e buscando sempre os próprios interesses. Jesus desmascara o comportamento hipócrita deles:  exigem dos outros, mas eles mesmos não praticam; criam leis para os outros, fingindo que as cumprem. Hipocrisia. Mas também desprezavam os pobres, tomando-os por ignorantes, iletrados, pecadores. O que Herodes queria mesmo era riqueza e poder. Herodes é o poder opressor que perseguiu e decapitou João Batista. Esse é o fermento mal, o dos fariseus e o de Herodes: hipocrisia, desprezo ao povo e busca de privilégios.
Guardando a mensagem
O fermento de Jesus é o modo como ele se conduz na realização de sua missão. Três palavras podem definir o bom fermento do Mestre: compaixão, partilha e serviço. O estilo dos fariseus e o estilo de Herodes continuam hoje de outra forma. No fundo é o mesmo: buscando vantagens para si mesmos, desprezando os mais simples e fazendo apenas o jogo da aparência.  Esse estilo não pode ser imitado por nós, nem pelos nossos líderes, nem pelos ministros da Igreja. Somos imitadores de Jesus. Precisamos guiar nossas ações pelo fermento de Jesus.
Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes (Mc 8, 15).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Nós somos os teus discípulos. E tomamos para nós essa tua chamada de atenção. Em nossa vida, em nosso trabalho, em nossa convivência em família ou em sociedade, é assim que precisamos viver: com o bom fermento do teu modo de agir. O teu fermento é o amor solidário, a valorização da partilha na busca de soluções e o espírito de serviço aos outros. Disseste para termos cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes. O fermento dessa turma é conhecido: não fazerem o que ensinam, discriminarem tudo que é popular e a gananciosa corrida para se dar bem a qualquer custo. Obrigado, Senhor, por teu ensinamento. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Um cristão dizer que não dá pra ler um texto da bíblia, porque não a tem à mão, é grave. A bíblia tem que estar conosco, sempre. Pode até estar instalada no celular. Sendo assim, sugiro que você leia o evangelho de hoje (Mc 8,14-21).

Pe João Carlos Ribeiro – 19.02.2019

35 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos agradeço muito por enviar essa riqueza para minha vida e que eu possa levar para praticar do dia dia essa é a única riqueza de nossas vida e palavra de Deus .

      Excluir
    2. Amém!! Ler a Bíblia e tudo de bom,e leio sempre o evangelho

      Excluir
    3. . Obrigado meu deus por tudo tem dado na minha vida vida minha família nascimento municípios no time familiares você não fosse brincos muito obrigado por me ter sua te adoro obrigado deus nossa senhora amém Obrigado meu Deus por tudo

      Excluir
    4. Obrigado meu Deus por fazer presente na minha família na minha vida muito obrigado por tudo pelos Evangelhos do Padre João Carlos Deus te abençoe Padre bença Deus te abençoe te proteja também te ilumine que Deus nos abençoe todos nós na paz de Cristo a senhora amém

      Excluir
    5. Obrigado meu Deus por seus ensinamentos e por tudo que tem feito por mim e minha família e no mundo inteiro, Amém

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Sr por esta oportunidade
      Bom Dia

      Excluir
  3. Amém! ! Obrigado Sr.que nunca me deixe faltar o fermento do amor solidario com os meus irmãos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Padre Carlos.Sua bênção.Graças a Deus meditei a aPalavra com o senhormFaz_me bem.

    ResponderExcluir
  5. Amém,Paz e Bem em CRISTO

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. E nos leva a reflexão do nosso agir, sena Indonésia a presença de Jesus em nossa vida.Obrigada e conte com as orações.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada padre, por eu ter todos os dias a meditação da palavra do Senhor Jesus Cristo. Deus abençoe todos os dias da sua vida!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom nos levar a refletir nosso ato de cristão.

    ResponderExcluir
  9. Amem um bom dia Padre que Jesus te ilumini com todas estas palavas maravilhosa

    ResponderExcluir
  10. Que a alegria de Jesus Cristo seja a tua força, padre João Carlos!!! Obrigada por sua evangelização, paz e bem.

    ResponderExcluir
  11. Amém..Obrigado por essa palavra santa.. um abençoado dia para todos..Amém..

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre palavras pra refletir

    ResponderExcluir
  13. De FATO, VAMOS CONSERVAR O FERMENTO PROPOSTO POR JESUS

    ResponderExcluir
  14. Amém! Agradeço a Deus por tudo em minha e as bênçãos de Jesus

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente , adorei ! Não emitireib o.meu erro
    Nunca li ao todo a Biblia mas sou muito fiel ao nosso criador

    ResponderExcluir
  16. A PALAVRA DE DEUS E QUE NOS FORTALECE AMEM

    ResponderExcluir
  17. Muito bom essas reflexões.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Pe João Carlos ,se lemos a bíblia como lemos uma simples história não vamos entender nada, temos que meditar, isso nos que participamos de nossas comunidades devemos seguir a luz do evangelho para fazer a vontade de Deus servindo a todos sem exigir nada

    ResponderExcluir
  19. Amém padre João Boa tarde que Deus te proteja sempre pra nos e vagelisa sempre

    ResponderExcluir
  20. Senhor Deus Todo Poderoso, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. No entanto, me ajude a fugir do fermento dos fariseus, da maldade e do mal. Me ajude a ser justo e a encontrar graça diante do SENHOR. Me ajude a obedecê-Lo com amor e alegria. Me ajude ter um coração bom para hospedar o meu REDENTOR. Me ajude ter mais fé e confiança. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Senhor Jesus me liberta do fermento dos fariseus, que muitas vezes se levanta em mim. Amem.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS