PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VADE RETRO, SATANAS!

VADE RETRO, SATANAS!

E vocês, quem dizem que eu sou? (Mc 8, 29)
21 de fevereiro de 2019
Como estou em Roma, nesses dias, na Casa Salesiana do Sagrado Coração, fundada por Dom Bosco, olho para o evangelho de hoje e logo me lembro do que sua mãe Mamãe Margarida lhe disse, bem no dia de sua ordenação. Na hora, com certeza, ele não entendeu. Ela lhe disse: “Meu filho, começar a dizer Missa é começar a sofrer”. Você também não entendeu, não foi? Mas, vai entender. Olha a sabedoria dessa camponesa analfabeta: quando alguém percorre o mesmo caminho de Jesus, encontra também sofrimentos, como ele encontrou.
Olha o que conta o evangelho de hoje. Jesus estava explicando aos discípulos que ele devia ir a Jerusalém e sofrer muito. Notou isso? “Sofrer muito”. Seria rejeitado pelos líderes do seu povo que o entregariam à morte, mas ressuscitaria ao terceiro dia. Essa era uma passagem difícil do caminho de Jesus: a rejeição e a morte. E ele não queria fugir desse momento. Estava resolvido a enfrentar esse sofrimento, com a doação de sua vida e com total confiança no Pai.
Se dependesse de Pedro, a história de Jesus teria sido outra. Ele dispensaria o capítulo da paixão e da morte. Jesus realizaria toda a sua missão sem sofrimento, sem precisar passar pelo vexame da cruz. O que Pedro queria é o que nós queremos. Não queremos assumir os sofrimentos, as provações que vêm junto com nossa opção por Jesus Cristo e por seu evangelho. Seguir Jesus, tudo bem. Sofrer como ele, não. Triunfo, sim; cruz, não. Na primeira crise, o casamento desagua em divórcio. Numa avaliação mais rigorosa do professor, abandona-se a faculdade. No meio de uma crise existencial, o reverendo abandona o ministério.  Basta uma cara feia do coordenador de minha pastoral que eu desisto, ‘não estou aqui para sofrer’. Fugimos de qualquer sofrimento.
Pedro chamou Jesus à parte e o repreendeu. “Não diga uma coisa dessas. Tire da cabeça esse negócio de se dar mal em Jerusalém. Deus não vai permitir uma desgraça dessas. Isso não vai lhe acontecer”. A reação de Jesus espantou os discípulos: “Vade retro, satanas!”- “Afaste-se de mim, satanás! Você não está pensando segundo o que Deus quer, mas segundo a vontade do homem”. Foi um choque para Pedro e para os seus colegas. Em outro momento, Pedro tinha sido elogiado porque tinha reconhecido que Jesus era o Messias, o filho do Deus vivo. E agora, Jesus o estava tratando como satanás, o tentador.  É isso mesmo! Quem proclama que Jesus é o Messias tem também que subir com ele o calvário.
Todo o evangelho é um convite a nos tornarmos seguidores de Jesus. Seguidor é o que percorre a mesma estrada do Mestre, quem faz o seu caminho. O caminho de Jesus é a entrega total de si mesmo pelos outros. Discípulo é quem o segue. E quem o segue, por causa de sua fé, por causa do Reino que Jesus pregou, vai passar também por alguma dificuldade, por algum sofrimento por causa de sua fé e do seu amor a Cristo. Então, Mamãe Margarida, a mãe de Dom Bosco tinha razão. “Começar a dizer Missa é começar a sofrer”. Isto ela disse para o seu filho que tinha acabado  de ser ordenado padre. Mas, o que ela disse serve para nós hoje também: “Fazer opção por Jesus é começar a sofrer”.
Guardando a mensagem
Ninguém quer sofrer. Todo mundo foge do sofrimento. Vivemos a ‘civilização do analgésico’. O evangelho nos faz um convite: seguir Jesus. Jesus nos alerta sobre o sofrimento que existe no seu caminho. Quem o quiser seguir, precisa renunciar a ser o centro de sua vida, para realizar a vontade de Deus. Claro, a vontade de Deus não é que a gente sofra. E não é de qualquer sofrimento que Jesus está falando. A sua escolha foi entregar sua vida pelos outros, em obediência à vontade salvadora do Pai. Quem o quiser seguir, tem que estar pronto para participar também da travessia difícil do sofrimento que vem por causa da fé e do evangelho que se abraça. Seguir com Jesus não é estar com ele só no triunfo, é estar com ele também na paixão.
E vocês, quem dizem que eu sou? (Mc 8, 29)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
O mundo de facilidades que temos hoje, comparando com outros tempos, podem nos tentar a desistir de nossas opções, quando as dificuldades aparecem. Não procuramos sofrimentos, mas pagamos sempre um preço por nossas escolhas. Sermos teus seguidores tem também seu preço. São as renúncias a se fazer, o peso da fidelidade e da perseverança nas horas difíceis, a incompreensão, a discriminação, até a perseguição, em muitos casos. Tu, Senhor Jesus, fizeste a escolha de comunicar a vida de Deus aos pecadores e a realizaste com absoluta fidelidade. A cruz que te impuseram, tu a abraçaste com amor. Deste a tua vida por nós. Ensina-nos a trilhar o teu caminho. Seja  bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Pode ser que hoje apareça uma oportunidade de você aconselhar alguém num momento de dificuldade. Aconselhe a fazer como Jesus, a não desistir dos seus sonhos e dos sonhos de Deus.  

Pe. João Carlos Ribeiro – 21.02.2019

27 comentários:

  1. Amei a homilia foi descrita diretamente para mim.Pensei que seguir Jesus poderia eu ser perceguida por pessoa de fora de minha casa ,mas não estou sendo percebida por pessoas de dentro da minha própria casa.

    ResponderExcluir
  2. Estou vivendo uma situação muito difícil de família momentos que não quero sofrer porque doi uma dor muito hgrand

    ResponderExcluir
  3. Mesmo passando por deficudades temos que peservera seguir Jesus Cristo vem sofrimento, mais temos que e fé e seguir em frente com Jesus Cristo. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Jesus meu amado e misericordioso perdoa nos pela compreensão limitada da sua cruz do seu sofrimento! Humildemente rogamos encorajanos a entender a razão da nossa capacidade milagrosa dada por Ti Senhor do Universo, dessa aceitação dos sofrimentos da vida vivida e agarramos em sua Mão Deus, para vencermos os intempéries na nossa passagem pela vida guia nos na Fé esperança na vida Etrena amém!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Meu Senhor JESUS me ajude segui firme na minha Fé fielao teu Amor é sofrimentos Amém .

    ResponderExcluir
  6. Nesta nanhã,estou vivendo uma dor.Queria afastá_la de mim.Mas lendo o e meditando a Palavra;compreendi que ,tida mãe tem de passar pelo sofrimento,nesmo.se esforçanbdpara cuidar bem dos filhosSe fosse possível,nenhum sairia de perto.Mas...temos que pedir forçasOs filhos muitS vezes não entendem nosso zelo.por eles.Obrigada ,Padre por esta luzAbençoe_mePeço_lhe orações..

    ResponderExcluir
  7. Mensagem muito importante para os tempos atuais.

    ResponderExcluir
  8. Tenho que seguir,pois sei que Ele sofreu por nós,devo aceitar tudo nome Dele,pois sei que sua obra realiza-se.So quero me descobrir,me superarem Jesus ,sem ser dependente do outro somente Dele,pois Ele quer minha Vitória! Senhor CONFIO em Vós e e Sua Mãe!

    ResponderExcluir
  9. Eu confio em vós Senhor Jesus 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confio em vos senhor pesso oracao para mim e toda minha familia amem

      Excluir
  10. Linda Meditação!🙏♥

    ResponderExcluir
  11. Caminhando com Jesus nossos desertos não são tão áridos. Ele é a nossa fonte de agua pura. Só Ele tem Palavra de vida eterna. Com Ele irei ate os confins da dor porque sei q Ele é comigo.

    ResponderExcluir
  12. Senhor, que eu procure Te conhecer cada vez mais e assim Te servir sempre. Aumenta a minha fe Senhor. E eu sei que a cada sofrimento, eu me sinto mais perto de Ti . Linda reflexão Padre. Que vontade de fazer essa viagem!

    ResponderExcluir
  13. Conhecer aonde Dom Bosco viveu seria o Máximo.

    ResponderExcluir
  14. Padre eu estou precisando muito de sua ajuda interceda por ao nosso senhor Jesus Cristo! tó passando por uns mal bocado com o sobrinho da minha esposa ele é contra o nosso relacionamento o problema dele é qui depois qui eu cheguei na casa da minha namorada qui é tia dele acha qui quero tomar o lugar dele mais na verdade ele muito mal não respeita ninguém nem a vô dele nem a tia e nem as primas então quero pedir ao senhor qui me ajude por favor padre

    ResponderExcluir
  15. Maravilhoso seu comentario padre q Deus te ilumine sempre..

    ResponderExcluir
  16. Prezado irmão em Cristo lendo o evangelho de hoje jesus nos chama atenção que para seguir a ele temos que compreender que ele e o verdadeiro Deus e verdadeiro homem mais não age como homem e sim faz a vontade do pai que está no céu ,qua qua chama atenção de Pedro e diz tu não penses como Devo e sim como os homens isto é um chamado a conversão de de todos nós a fazer a vontade de Deus mesmo nos maiores sofrimentos como Cristo confiante disse ,Pai em tuas mãos entrego o meu espiespí

    ResponderExcluir
  17. Tenho passado por problemas de saúde mas graças a Deus e graças a minha fé em Jesus Cristo estou curada.Ontem fui ao médico , estou muito feliz pois meus exames não deu nada grave .Pois estou em oraçao , não só por mim, mas também por todas as pessoas que sofrem com doenças malígnas.Passei por um processo de quimioterapia e radioterapia há um ano . Vou fazer tratamento por cinco anos tenho fé em Deus.Pois só Ele poderá estar conosco nesse momento de angústias .Deus è maravilhoso!!! Obrigada meu Deus por tudo que tens feito por mim e por tudo que passei.Amém....

    ResponderExcluir
  18. Peço que orem por mim.Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Senhor Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por todas as famílias que existem. Entretanto, me ajude cuidar bem do meio ambiente. Me ajude com um alimento saudável. Me ajude a cuidar melhor do próximo. Me ajude viver conforme a VOSSA aliança. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude amá-Lo sobre todas as coisas. Me ajude ensinar com amor, fé e sabedoria. Me ajude sofrer com paciência. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém

    ResponderExcluir
  20. Anna Martone21/2/19 19:58

    Amém!!!

    ResponderExcluir
  21. Senhor meu Deus diante do problema que estou passando que a Fe toma conta do meu coraçãoAmem

    ResponderExcluir
  22. Maravilhoso padre a sua mensagem, quero que ore por mim é a minha família é que Deus te ilumine. Amém.

    ResponderExcluir
  23. verdade aceitar Jesus é aceitar os sofrimentos mas eles passam é só ter fé

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS