PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Por uma cultura dos direitos humanos

Por uma cultura dos direitos humanos

Quem inventou os direitos humanos?  Na verdade, a pergunta não tem grande importância, a não ser para sublinhar que o ser humano já nasceu com direitos. E que sua dignidade deriva do fato de ser pessoa humana, e muito mais ainda do fato de ter se tornado filho, filha de Deus. Filhos adotados é bem verdade, e isso graças a Cristo Jesus. A proclamação dos direitos humanos em 1948, pela Organização das Nações Unidas, deixou a questão formalmente mais clara no Ocidente. Trata-se de um reconhecimento ético-jurídico de direitos que desde a antiguidade já se fazia menção, como no código de Hamurabi  (1700 a.C) ou na Bíblia Sagrada, nascida no mundo judeu.

A Igreja é seguidora de Jesus de Nazaré, defensor do direito dos pobres e humilhados e da dignidade da mulher e do homem. Desde 1891, com o Papa Leão XIII e sua Encíclica em defesa dos operários (Rerum Novarum) , vem tomando corpo a Doutrina Social da Igreja. O idoso Papa João XXIII tomou a defesa da paz contra as guerras fratricidas da humanidade, com a Encíclica Pacem in Terris. Com o Concílio Vaticano II, a comunidade eclesial tomou decididamente a posição de companheira nos sofrimentos e nas alegrias da humanidade, ao lado dos mais sofridos e na defesa da dignidade de todo ser humano (Constituição Dogmática Gaudium et Spes, entre outras). Paulo VI saiu em defesa da vida e do direito de nascer (Encíclica Humanae Vitae). João Paulo II defendeu ardorosamente o trabalhador contra a exploração capitalista (Encíclica Laborem Exercens). Bento XVI vem pregando o respeito e o amor ao próximo, como sinal do amor a Deus (Encíclica Deus caritas est). Todos esses são momentos altos da formulação da Doutrina Social da Igreja em  favor dos direitos humanos.

E de quem depende a aplicação dos direitos humanos?  Na verdade, não basta que a sociedade proclame o direito do ser humano à saúde, à educação, à segurança ou à liberdade de expressão, é preciso que esses direitos sejam reconhecidos, tutelados e promovidos. É claro que o Estado tem a maior parcela de responsabilidade nisso. Através de leis, políticas públicas e ações de governo, o Estado  deve defender e promover esses direitos. Mas o funcionamento do Estado, suas políticas e a atuação dos seus gestores, ao menos no regime democrático, dependem do nível de consciência e cobrança dos seus cidadãos. E as pessoas não nascem cidadãs conscientes, responsáveis e participativas. Elas se tornam, se educam nessa direção. É aí que entra o instrumento primordial para a promoção de uma cultura de defesa e promoção dos direitos humanos: a educação.  

A educação é espaço onde se partilha e se fortalecem os valores da vida humana e da convivência social. É claro que a educação vai além da escola: ela acontece na família, na convivência social, na Igreja, na atuação dos meios de comunicação social. Mas, a escola continua ser um precioso instrumento para o fomento de uma cultura dos direitos humanos. É lá que as novas gerações vão conhecendo, discutindo, formando opinião, reelaborando conceitos e internalizando percepções sobre o valor da vida, da justiça, da tolerância, da convivência com o diferente, da solução pacífica nos conflitos, da não-discriminação, do respeito à propriedade, à crença religiosa.

A Igreja tem compromisso com os Direitos Humanos. A educação cristã explicita esse compromisso no seu currículo, nas suas práticas pedagógicas, nos sonhos que cultiva no coração das novas gerações.

Pe. João Carlos Ribeiro

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS