PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Viva Cristo Rei!

Viva Cristo Rei!



  23 de novembro de 2025.  

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, 
Rei do Universo

Dia Nacional dos Leigos e das Leiga




  Evangelho. 



Lc 23,35-43

Naquele tempo, 35os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”
36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”
38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”.
39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”
40Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. 42E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”. 43Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.




  Meditação.  


Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado (Lc 23, 42)


Hoje é o domingo de Cristo Rei do Universo, o último domingo do ano litúrgico. Domingo que vem já será o advento, a preparação para o natal do Senhor. Com essa solenidade, somos convidados a contemplar Jesus Cristo, no seu mistério, na sua grandeza. Claro, toda celebração é celebração do mistério de Cristo. Mas, esse domingo nos dá uma oportunidade especial para reconhecer o lugar do nosso redentor no plano de Deus. Deus se inspirou nele para criar tudo e todos. Deus reconciliou os pecadores por meio dele. Deus o constituiu líder da humanidade, guia do povo a caminho.

Estou impressionado com a última frase do evangelho de hoje, a resposta que Jesus, na cruz, deu ao malfeitor que lhe pediu para lembrar-se dele quando entrasse no seu reinado: “Em verdade, eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”. O ‘bom ladrão’ falou de reinado, Jesus falou de paraíso.

Falando em ‘paraíso’, a gente logo se lembra do Éden, o paraíso do início da Bíblia. No Éden, Deus e suas criaturas viviam em grande harmonia. Adão, Eva e o Criador, passeavam juntos naquela jardim, todas as tardes. Mas, Adão e Eva, a respeito da árvore do bem e do mal, duvidaram de Deus e o desobedeceram. A humanidade se afastou de Deus. Tudo quanto foi coisa ruim entrou no mundo, inclusive a morte. Adão e Eva são nossos representantes. No nosso pecado, toda a criação de Deus ficou prejudicada. A árvore do paraíso foi a árvore do pecado.

Essa situação de pecado e afastamento de Deus foi superada por Jesus. Ele veio a nós, em nossa humanidade. Ele veio resgatar as ovelhas perdidas, a humanidade pecadora. Por causa dos nossos pecados, foi levado à cruz. A cruz de madeira plantada na terra é o contrário da árvore do paraíso. Na árvore da cruz, o Filho reconciliou a humanidade com Deus, dizendo ‘sim’ à vontade divina, entregando sua vida em sacrifício pelos pecadores. É o que se lê na carta de São Paulo aos Colossenses: “Deus quis, por ele, reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue de sua cruz”. A sua cruz é nova árvore, a árvore da graça.

Dá para entender o que São Paulo escreveu nesta carta aos Colossenses: Jesus é o primogênito de toda a criação. Foi por ele e para ele que tudo foi criado. Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e, por ele, reconciliar consigo todos os seres. É assim que o celebramos como rei do universo. Tudo foi criado à sua imagem e semelhança. Tudo converge para ele. Ele é o alfa e o ômega, o princípio e o fim, como está escrito no livro do Apocalipse.

São Pedro explicará, naquele primeiro sermão, em Jerusalém: “Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo". Por sua ressurreição, Jesus foi constituído guia e salvador da humanidade. Seguindo a tradição bíblica, nós o chamamos de “Rei do Universo”. Mas, ele não é rei como outros. Na cruz, aparece a tentação de “salvar-se a si mesmo”. Jesus não reinou assim, procurando o benefício para si mesmo ou poupando a sua vida. Pelo contrário, ele reinou dando a sua vida, entregando-a em favor dos pecadores.






Guardando a mensagem

Com o título de ‘rei’, podemos ser tentados a associar Jesus aos grandes deste mundo. Se isto acontecesse, estaríamos desfazendo do evangelho, colocando Jesus na mesma galeria dos senhores que governam com a força das armas e nem sempre no interesse do povo. No evangelho, contemplando Jesus em sua paixão e morte, reconhecemos claramente a sua realeza. Ele é rei dando a vida por nós, sendo testemunha fiel do amor do Pai até o fim. A cruz é o seu trono. Não é à toa que Pilatos mandou escrever aquela plaquinha no alto de sua cruz: “Jesus Nazareno Rei dos Judeus”. De verdade, ali ele era rei. A festa de Cristo Rei foi criada em 1925, pelo Papa Pio XI. Naquele clima de pós-guerra mundial, a Igreja apresentou Jesus Cristo como senhor e rei de todos os povos, único capaz de conduzir a humanidade para a paz. Com esta solenidade, celebramos também o Dia dos Leigos e das Leigas. Os batizados participam da realeza de Jesus no mundo. Os leigos fermentam o mundo com o evangelho. Com sua presença e sua liderança, leigos e leigas santificam a família, o trabalho, a cultura, a festa, a sociedade, o estado.


Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado (Lc 23, 42)


Rezando a palavra

Rezemos com as palavras da carta de São Paulo aos Colossenses (Col 1, 12-20):


Senhor Jesus,
com alegria, damos graças ao Pai, que nos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. É por ti que temos a redenção, o perdão dos pecados. Tu existes antes de todas as coisas e todas têm em ti a sua consistência. Tu és a Cabeça do Corpo, isto é, da Igreja. Tu és o Princípio, o Primogênito dentre os mortos, de sorte que, em tudo, tu tens a primazia, porque Deus quis habitar em ti com toda a sua plenitude e, por meio de ti, reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da tua cruz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Leia, em sua Bíblia, o evangelho de hoje (Lucas 23, 35-43) e responda: Quantas vezes aparece a expressão “salva-te a ti mesmo”?

Comunicando

Hoje, estou na Paraíba. Pela manhã, pronuncio palestra no Jubileu dos Leigos da Diocese de Guarabira no Santuário do Padre Ibiapina, em Santa Fé, e à noite, faço show na cidade de Boa Vista.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Viva Cristo Rei!

  23 de novembro de 2025.   Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo,  Rei do Universo Dia Nacional dos Leigos e das Leiga s    Evangelho.  L...

POSTAGENS MAIS VISTAS