PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ele estendeu a mão e tocou em você.

Ele estendeu a mão e tocou em você.


  09 de janeiro de 2026.  

Sexta-feira do Tempo de Natal depois da Epifania


  Evangelho.  


Lc 5,12-16

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.
15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração. 

  Meditação.  


Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado” (Lc 5, 13)

Podemos olhar a história do leproso de muitos pontos de vista. Hoje, eu quero convidar você a pensar que você seja o leproso da história do Evangelho. Então, você é o leproso dessa história, combinado? Então, vamos lá. O leproso se aproxima de Jesus, se ajoelha aos seus pés e pede para ser purificado. Três gestos simbólicos importantes: aproximar-se, ajoelhar-se e implorar o favor de Deus. Muita gente quer uma graça, mas não se aproxima de Deus, não se ajoelha e não pede o que precisa como deve. Vou me explicar.

Você aproximou-se de Jesus. Aproximar-se é buscar Deus. Buscar Deus é procurar encontrá-lo na oração, na meditação, na escuta de sua palavra. Lê-se assim no livro do Deuteronômio: “Quando então buscares o Senhor teu Deus, o encontrarás, se o buscares de todo o teu coração e com toda a tua alma” (Dt 4, 29). Então, sua primeira atitude, como o leproso, foi aproximar-se. Vou lhe dizer uma coisa. Foi muita coragem de sua parte, porque, por causa de sua doença, não lhe era permitido aproximar-se de pessoas sadias como você fez. Você passou por cima dessa norma social, você ultrapassou a faixa amarela e foi ao encontro de Jesus. Sim, é verdade, Jesus vinha passando com a multidão. Na verdade, é ele que vem ao seu encontro. Mas, é preciso a gente se aproximar, vencendo as barreiras que pretendem impedir esse encontro.

Você aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus. Em todas as religiões, ajoelhar-se é um ato de adoração, de profunda reverência. Ajoelhar-se, prostrar-se é o reconhecimento da grandeza de Deus presente em Jesus, é um reconhecimento de sua divindade. Buscar Deus não para que Deus faça a nossa vontade, mas que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida. Maria expressou esse sentimento ao dizer: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Ajoelhar-se é um gesto de adoração, de humildade, de reconhecimento da grandeza de Deus e da disposição de estar a seu serviço.

Você aproximou-se, ajoelhou-se e fez um pedido a Jesus: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Foi um pedido feito num contexto de quem se aproximou, de quem o está buscando; de quem se ajoelhou, isto é de quem presta ao Senhor um culto de adoração, reconhecendo-o seu Senhor. E o seu pedido foi humilde, “se queres”, se for da tua vontade. É, muita gente pede coisas importantes a Deus, mas não o busca para andar em seus caminhos, nem é um adorador desse Deus fiel que vem ao nosso encontro. Você pediu bem. E Jesus lhe atendeu. Ele estendeu a mão, tocou em você e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, no mesmo instante, você ficou livre da lepra.




Guardando a mensagem

Jesus vinha com a multidão. Deus toma sempre a dianteira, dá sempre o primeiro passo. E você, superando as barreiras que o mundo criou para nos manter à distância de Deus, aproximou-se de Jesus. Com espírito de fé e de adoração, reconhecendo em Jesus o salvador que o Pai nos enviou, pediu-lhe uma coisa importante. Mas, pediu que se realizasse, antes de tudo, a vontade dele em sua vida. Lições importantes que aprendemos com o leproso do evangelho: aproximar-se, ajoelhar-se e pedir com humildade e espírito de obediência.

Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado” (Lc 5, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o leproso somos nós. A lepra é um sinal de nossa condição de pecadores. E é do pecado que nos purificas com tua vinda e com o teu amor. Dá-nos, Senhor, a graça de não esquecermos que a ti e à tua cruz devemos a vida nova e a comunhão que temos com Deus nosso Pai. Que em todas as nossas necessidades, nós nos aproximemos de ti com espírito de fé, e peçamos o teu favor, desejosos de realizar, antes de tudo, a vontade de Deus. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, lembrando que você é o leproso, a leprosa, escreva uma breve oração a Jesus.

Comunicando

O show em Jaboatão dos Guararapes, em frente à Igreja Matriz da Paróquia de Santo Amaro ficou para hoje. Sábado, dia 10, será a vez da festa de São Sebastião na cidade de Caraúbas, RN. No dia 16, o show será em Bonito; no dia 19, em Xexéu; e no dia 23, em Machados, todas cidades de Pernambuco.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Anônimo9/1/26 03:23

    A Palavra de Deus é sempre eficaz e penetra até ao msis íntimo do nosso ser. E é aí nesse íntimo onde acontece a transformação, a conversão se deixamos que ela empape nossa vida!
    Gratidão pelo alimento espiritual diário. Continuação de boa missão. Que o anob2026 seja cumulsdo de bênçãos para si e para toda a família. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/1/26 04:48

    A palavra de Deus é nossa vitamina de fé todos as manhãs. Nos ilumina nos da forças para enfrentar o novo dia

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, glória a voz senhor, sua benção padre João Carlos, obrigado pela sábia homilia.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/1/26 06:49

    Bom dia! Glória a vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/1/26 06:53

    Gratidão a Deus

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/1/26 07:01

    Bom dia padre, sua benção.Glória a vós Senhor. O que Deus faz por nós é inpagável, nos da tudo de graça, infelizmente as vezes não reconhecemos, obrigado por tudo Senhor e perdão.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/1/26 07:09

    Bom dia ! Como podemos participar do grupo do WhatsApp do padre para ouvir todos os dias a palavra do senhor.

    ResponderExcluir
  8. CARMILTON JOSE BEZERRA9/1/26 07:11

    Bom dia!Glória a vós Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/1/26 07:45

    Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor se queres que eu seja curado , amém

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/1/26 08:30

    Bom dia muito obrigado jesus

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9/1/26 08:42

    Pai Eterno! Nos acenda uma Luz de Providência Divina, pra poder judadarmos nossa irmã Marize.

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Jesus em toda Sua vida pública, não gostava de ser reverenciado, de modo algum desejava ser vangloriado, todo sucesso aplausos pedia que fosse para DEUS Pai o Todo Poderoso, mesmo porque ainda precisaria realizar muito mais curas, milagres e prodígios no cumprimento de Sua missão e tinha certeza que o sucesso atrairia multidões, curiosos e com isso atrairia maus olhares e com isso apareceriam as confusões.
    Analisando, se DEUS desse valor para status social, Ele o Soberano não faria a vida de Seu Filho a mais simples e humilde possível, faria totalmente ao contrário, conforme os judeus esperam até hoje, um rei aos olhos do mundo, pois sabemos que o Pai tinha e tem o controle de tudo mesmo ?
    Irmãos, se fez desta forma, valorizando a todo tempo a humildade de coração a justiça, a simplicidade de viver é para quê cada um de nós aprendamos com os exemplos do Único que pode curar todo tipo de lepra, todo tipo de imperfeições, pecado, o Cordeiro de DEUS,.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/1/26 08:55

    Bom dia padre assim como Jesus curou o leproso eu peço a cura de meu compadre de um câncer na cabeça toque nele como o leproso meu Deus não deixe ele sofrer seja feita a vossa vontade. Amém

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9/1/26 10:04

    Amém senhor

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/1/26 10:42

    Gratidão sempre a ti Senhor! Me dê Sabedoria para te seguir em adoração!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9/1/26 11:34

    Glória a voz senhor

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9/1/26 11:37

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor Jesus que em todas as nossas necessidades, nós nos aproximemos de ti com espírito de fé,e pecamos o teu favor, desejosos de realizar, antes de tudo, a vontade de Deus. Que Deus nos abençoe sempre a mim e a minha família, com saúde paz, fé esperança.Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Anônimo9/1/26 14:52

    Amém! 🙌🏽🙏🏽

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Ele estendeu a mão e tocou em você.

  09 de janeiro de 2026.   Sexta-feira do Tempo de Natal depois da Epifania   Evangelho.   Lc 5,12-16 12Aconteceu que Jesus estava numa cida...

POSTAGENS MAIS VISTAS