PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As mulhres que seguiram Jesus.

As mulhres que seguiram Jesus.




19 de setembro de 2025

Sexta-feira da 24ª Semana do Tempo Comum


Evangelho.



Lc 8,1-3


Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.


Meditação.



Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças (Lc 8, 1-2).


A situação da mulher no tempo de Jesus não era das melhores. A gente hoje conhece um pouco mais dos costumes dos povos do Oriente Médio e vê que ainda hoje a mulher vive uma condição de grande submissão e inferioridade. Na Palestina, a terra de Jesus, se vivia uma estrutura social patriarcal. O homem é que contava. Ele é quem mandava.


O evangelho é uma permanente proclamação de liberdade para os oprimidos, incluídas as mulheres. Ele foi proclamado e vivido por Jesus numa sociedade que discriminava a mulher. Jesus não estava de acordo com aquele jeito de a sociedade menosprezar a mulher e só dar valor ao homem. O evangelho o mostra conversando, no poço de Jacó, com uma mulher estrangeira, de outra religião, a samaritana. Ele hospeda-se na casa de Marta e Maria, suas amigas e discípulas. Algumas mulheres, inclusive, andavam com ele, no seu grupo de discípulos e o evangelho guarda até o nome de algumas delas. É o que nos conta o evangelho de hoje. Diz o texto: “Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças” (Lc 8, 1-2). E lista alguns nomes: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.


Para a sociedade daquele tempo, a mulher valia pela sua capacidade de gerar e criar filhos. Por isso, alguém elogiou a mãe de Jesus assim: "Feliz o ventre que te carregou e os seios que te amamentaram". Mas, Jesus não via só isso de importante na mulher. E em sua mãe via mais ainda. Por isso ele completou o elogio: "mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática" (Lc 11). Maria era mais importante ainda porque praticava a Palavra de Deus, porque realizava bem a sua vontade.


Na verdade, as mulheres são apresentadas no evangelho como as mais fiéis a Jesus. Foram elas que chegaram até o final do caminho, na cruz. Os discípulos homens, quase todos, desapareceram na hora da paixão. Restaram as mulheres, com toda fidelidade. E mais: numa cultura em que o testemunho da mulher não tinha valor, foram elas as primeiras testemunhas da ressurreição de Cristo.


E nós temos que continuar trabalhando para que a novidade do evangelho que Jesus viveu e anunciou não se perca e acabemos reforçando os preconceitos que ainda persistem discriminando as mulheres. Temos que viver a grande novidade que ele nos legou. Jesus nos libertou para vivermos a igualdade e a fraternidade. Paulo escreveu em Gl 3, 28: "Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo".






Guardando a Mensagem


No evangelho, temos notícia que, além do grupo dos doze, também um grupo de mulheres integrava o grupo de Jesus e andava com ele. A valorização das mulheres é uma nota importante do seu ministério, particularmente sublinhado pelo evangelista Lucas. A discriminação da mulher continua ainda hoje, apesar das conquistas feitas pelas mulheres e também pelos homens. O papel dos cristãos é fermentar a sociedade com o bom fermento do evangelho. E o evangelho, que foi anunciado por Jesus dentro de uma sociedade patriarcal, liberta a mulher de sua condição de inferioridade e também o homem de sua condição de desumanização ao discriminar a mulher.


Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças (Lc 8, 1-2).


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

homens e mulheres te seguimos, como teus discípulos e discípulas. Do grupo de mulheres mencionado no evangelho de hoje, está dito que tinham sido curadas e libertadas. De fato, nós que te seguimos conhecemos essa realidade. Nós, também, experimentamos a graça de Deus que nos alcançou em nossa pequenez, em nossa condição de pecadores. Sustenta-nos, Senhor, no caminho de construção da fraternidade e da justiça, vencendo toda discriminação e reconhecendo-nos mutuamente como filhos e filhas de Deus, cidadãos e cidadãs do Reino. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Reze, hoje, por sua comunidade, para que ela seja casa onde todos, homens e mulheres, se sintam filhos e filhas amados de Deus, vivendo em fraternidade exemplar.


Comunicando


E está terminando, hoje, a primeira semana do curso bíblico. Estamos hoje na 5ª aula. Na semana que vem, teremos as últimas 5 aulas. E eu estou muito satisfeito com o interesse das pessoas em estudar a Carta de São Paulo aos Romanos. Como você sabe, o curso está sendo oferecido no YouTube, aberto pra todo mundo participar, sem qualquer custo. Cada lição não dura mais do que meia hora. As pessoas que já se inscreveram ou estão se inscrevendo têm acesso ao material de cada aula, ao e-book do curso e ao certificado. Um conselho pra você: aproveite o final de semana para ler a Carta aos Romanos, em sua bíblia. Aproveite e sublinhe as passagens que mais chamarem a sua atenção. Para assistir a aula de hoje, siga o link que estamos lhe enviando ou vá direto ao Youtube e procure o canal Padre João Carlos. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


INSCRIÇÃO PARA O CURSO BÍBLICO




 

12 comentários:

  1. Bom diaa!!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  2. CARMILTON JOSE BEZERRA19/9/25 07:04

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Bom diia! Glória a vós senhor, que seja uma sexta feira abençoada.paz entre homens e mulheres.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Glória a vós Senhor Obrigada João Carlos por nós ajudar a entender melhor a palavra que nós edifica tanto Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre, Deus nos abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor que srmore te siga e faça o certo, obrigada srmjor por tudo e perdão pelos meus pecados, amém

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor 🙌🏼🌻 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼

    ResponderExcluir
  7. Senhor! Obrigada por tanto.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre , obrigado pelas palavras d tds os dias, ouço sempre pela manhã na hora do café e mim faz ótimo, o dia fica mais feliz. Gratidão 🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe, nos proteja e nos ilumine, cada dia mais, nos dando saúde, sabedoria, paz, felicidade, fé, esperança a mim e a meus familiares. Agradeço a Deus por tudo e ao Nosso Pe João Carlos, pelas suas medicações, que seja seu santo nome hoje e sempre amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Estas mulheres piedosas, foram curadas de alguma forma por Jesus, assim em gratidão resolveram auxilia los na caminhada da Evangelização do povo, onde fosse necessário levar a Palavra de DEUS, a Evangelização, a Boa nova elas iam servindo com certeza com muita alegria, voluntariamente com os corações agradecidos.
    Ainda hoje, temos muitas mulheres que fazem o mesmo para com as Igrejas, orfanatos, asilos, hospitais, casas de restauração de vidas, dentre outros meios sociais e comunitários, isto é doando seus tempos, seus dons, seus talentos, com os bens que possuem, voluntariamente para auxiliar com amor nos trabalhos que forem necessários para cumprir junto com os celebrantes e paroquianos ou até mesmo a quaisquer profissionais formados a realizarem a vontade do Pai, que é e sempre será apresentar e conduzir Jesus o Verbo Divino que se fez carne a todos, a Palavra, Caminho, Verdade e vida, sempre pautados nos ensinamentos bíblicos que fluem o Amor do Espírito Santo de DEUS, que está todos os dias nos esperando no irmão, na Palavra proclamada, na Eucaristia consagrada, o DEUS Vivo que desce do Céu para nos saciar,.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Padre João Carlos
    Agradeço a Deus por tudo que nos dá e peço saúde para mim toda minha família e para todos. Cura Senhor o Bentinho e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

As desculpas são as as mesmas.

   04 de novembro de 2025.    Memória de São Carlos Borromeu, bispo    Evangelho    Lc 14,15-24 Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa ...

POSTAGENS MAIS VISTAS