19 de setembro de 2025
Sexta-feira da 24ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Lc 8,1-3
Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.
Meditação.
Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças (Lc 8, 1-2).
A situação da mulher no tempo de Jesus não era das melhores. A gente hoje conhece um pouco mais dos costumes dos povos do Oriente Médio e vê que ainda hoje a mulher vive uma condição de grande submissão e inferioridade. Na Palestina, a terra de Jesus, se vivia uma estrutura social patriarcal. O homem é que contava. Ele é quem mandava.
O evangelho é uma permanente proclamação de liberdade para os oprimidos, incluídas as mulheres. Ele foi proclamado e vivido por Jesus numa sociedade que discriminava a mulher. Jesus não estava de acordo com aquele jeito de a sociedade menosprezar a mulher e só dar valor ao homem. O evangelho o mostra conversando, no poço de Jacó, com uma mulher estrangeira, de outra religião, a samaritana. Ele hospeda-se na casa de Marta e Maria, suas amigas e discípulas. Algumas mulheres, inclusive, andavam com ele, no seu grupo de discípulos e o evangelho guarda até o nome de algumas delas. É o que nos conta o evangelho de hoje. Diz o texto: “Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças” (Lc 8, 1-2). E lista alguns nomes: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.
Para a sociedade daquele tempo, a mulher valia pela sua capacidade de gerar e criar filhos. Por isso, alguém elogiou a mãe de Jesus assim: "Feliz o ventre que te carregou e os seios que te amamentaram". Mas, Jesus não via só isso de importante na mulher. E em sua mãe via mais ainda. Por isso ele completou o elogio: "mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática" (Lc 11). Maria era mais importante ainda porque praticava a Palavra de Deus, porque realizava bem a sua vontade.
Na verdade, as mulheres são apresentadas no evangelho como as mais fiéis a Jesus. Foram elas que chegaram até o final do caminho, na cruz. Os discípulos homens, quase todos, desapareceram na hora da paixão. Restaram as mulheres, com toda fidelidade. E mais: numa cultura em que o testemunho da mulher não tinha valor, foram elas as primeiras testemunhas da ressurreição de Cristo.
E nós temos que continuar trabalhando para que a novidade do evangelho que Jesus viveu e anunciou não se perca e acabemos reforçando os preconceitos que ainda persistem discriminando as mulheres. Temos que viver a grande novidade que ele nos legou. Jesus nos libertou para vivermos a igualdade e a fraternidade. Paulo escreveu em Gl 3, 28: "Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo".

Guardando a Mensagem
No evangelho, temos notícia que, além do grupo dos doze, também um grupo de mulheres integrava o grupo de Jesus e andava com ele. A valorização das mulheres é uma nota importante do seu ministério, particularmente sublinhado pelo evangelista Lucas. A discriminação da mulher continua ainda hoje, apesar das conquistas feitas pelas mulheres e também pelos homens. O papel dos cristãos é fermentar a sociedade com o bom fermento do evangelho. E o evangelho, que foi anunciado por Jesus dentro de uma sociedade patriarcal, liberta a mulher de sua condição de inferioridade e também o homem de sua condição de desumanização ao discriminar a mulher.
Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças (Lc 8, 1-2).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
homens e mulheres te seguimos, como teus discípulos e discípulas. Do grupo de mulheres mencionado no evangelho de hoje, está dito que tinham sido curadas e libertadas. De fato, nós que te seguimos conhecemos essa realidade. Nós, também, experimentamos a graça de Deus que nos alcançou em nossa pequenez, em nossa condição de pecadores. Sustenta-nos, Senhor, no caminho de construção da fraternidade e da justiça, vencendo toda discriminação e reconhecendo-nos mutuamente como filhos e filhas de Deus, cidadãos e cidadãs do Reino. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Reze, hoje, por sua comunidade, para que ela seja casa onde todos, homens e mulheres, se sintam filhos e filhas amados de Deus, vivendo em fraternidade exemplar.
Comunicando
INSCRIÇÃO PARA O CURSO BÍBLICO



Bom diaa!!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Bom dia!Glória a vós Senhor.
ResponderExcluirBom diia! Glória a vós senhor, que seja uma sexta feira abençoada.paz entre homens e mulheres.
ResponderExcluirBom dia! Glória a vós Senhor Obrigada João Carlos por nós ajudar a entender melhor a palavra que nós edifica tanto Deus o abençoe
ResponderExcluirBom dia padre, Deus nos abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor que srmore te siga e faça o certo, obrigada srmjor por tudo e perdão pelos meus pecados, amém
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🙌🏼🌻 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼
ResponderExcluirSenhor! Obrigada por tanto.
ResponderExcluirBom dia padre , obrigado pelas palavras d tds os dias, ouço sempre pela manhã na hora do café e mim faz ótimo, o dia fica mais feliz. Gratidão 🙏
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, peço sua benção. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe, nos proteja e nos ilumine, cada dia mais, nos dando saúde, sabedoria, paz, felicidade, fé, esperança a mim e a meus familiares. Agradeço a Deus por tudo e ao Nosso Pe João Carlos, pelas suas medicações, que seja seu santo nome hoje e sempre amém 🙏🙏🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirEstas mulheres piedosas, foram curadas de alguma forma por Jesus, assim em gratidão resolveram auxilia los na caminhada da Evangelização do povo, onde fosse necessário levar a Palavra de DEUS, a Evangelização, a Boa nova elas iam servindo com certeza com muita alegria, voluntariamente com os corações agradecidos.
Ainda hoje, temos muitas mulheres que fazem o mesmo para com as Igrejas, orfanatos, asilos, hospitais, casas de restauração de vidas, dentre outros meios sociais e comunitários, isto é doando seus tempos, seus dons, seus talentos, com os bens que possuem, voluntariamente para auxiliar com amor nos trabalhos que forem necessários para cumprir junto com os celebrantes e paroquianos ou até mesmo a quaisquer profissionais formados a realizarem a vontade do Pai, que é e sempre será apresentar e conduzir Jesus o Verbo Divino que se fez carne a todos, a Palavra, Caminho, Verdade e vida, sempre pautados nos ensinamentos bíblicos que fluem o Amor do Espírito Santo de DEUS, que está todos os dias nos esperando no irmão, na Palavra proclamada, na Eucaristia consagrada, o DEUS Vivo que desce do Céu para nos saciar,.
Obrigada Padre João Carlos
ResponderExcluirAgradeço a Deus por tudo que nos dá e peço saúde para mim toda minha família e para todos. Cura Senhor o Bentinho e aumenta sempre a nossa fé amém.
Gratidão
ResponderExcluir