PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não deixe a Quaresma começar sem você!

Não deixe a Quaresma começar sem você!



   05 de março de 2025.  

Quarta-feira de Cinzas - Início da Quaresma

   Evangelho.   


Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

   Meditação.  


E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)

Estamos começando a Quaresma. A Quaresma se inspira no povo antigo que caminhou 40 anos no deserto, purificando-se, para entrar na posse da terra prometida. Jesus jejuou durante quarenta dias, no início do seu ministério. Recebendo as cinzas, entramos no clima desse tempo litúrgico: o reconhecimento de nossa fraqueza e a confiança no amor restaurador de Deus.

No sermão da montanha, comunicando a novidade do Reino, Jesus apresenta ao seu povo um modo novo de ver e realizar as antigas práticas religiosas. Fala da esmola, da oração e do jejum. Que tudo isso – nos pede ele – seja vivido sem demonstrações públicas, sem busca de reconhecimento dos outros. Essas três práticas de toda religião tradicional continuam valendo para nós, mas vividas com um novo espírito.

A ORAÇÃO, sem ostentação, é um diálogo de filho, de filha, com o Pai, na intimidade do seu ser (o seu quarto). Quaresma é tempo de rezar mais e melhor. É na quaresma que se faz, a cada sexta-feira, a via-sacra. O conselho pra todo mundo é: não perder as celebrações dominicais em sua comunidade, nesse período. Nesse tempo de Quaresma, cabe um esforço especial para cada um ter seu momento de oração pessoal, todos os dias. A leitura frequente da Palavra de Deus é também parte de nossa vida de oração.

O JEJUM, sem exibicionismo, nos priva do alimento ou de alguma outra coisa. Todas as religiões que se prezam recomendam esta prática. O jejum, durante a Quaresma, está marcado para os católicos para hoje, quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da Paixão. E abstinência de carne todas as sextas-feiras da quaresma. O jejum educa a gente, vocês sabem disto. Ajuda a quebrar o nosso egoísmo, a nossa presunção, o nosso orgulho. Sobretudo, nos ensina a solidariedade. Porque jejum que se preze é partilha: a gente passa para quem está com fome aquilo que deixamos de consumir.

A CARIDADE, sem busca de reconhecimento, nos faz realizar gestos de fraternidade. Concretamente, fazer alguma coisa pelos outros que precisam mais. Os profetas falavam de partilha da comida, da roupa, da água... Jesus fala de gestos de atenção em direção aos famintos, sedentos, enfermos, encarcerados, maltrapilhos... quem for fraterno com estes irmãos e irmãs, está sendo fraterno com o filho de Deus, Jesus Cristo. Por isso, na Quaresma também se fala de esmola. Mas, muita gente fica pensando logo num trocado que se dá a alguém. E a esmola de que se fala na Quaresma é a partilha do que temos com quem está passando necessidade.

Com a graça de Deus temos, no Brasil, a Campanha da Fraternidade, que justamente tem o seu momento forte na Quaresma. Neste ano, a Campanha tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral". A reflexão e as ações de fraternidade nos ajudam a qualificar nossa Quaresma, com a conversão na caridade.




Guardando a mensagem

A Quaresma, que estamos começando com esta quarta-feira de cinzas, vale como um grande retiro para nós católicos. Quarenta dias de caminhada, de crescimento, de práticas religiosas, de gestos de fraternidade. Assim, vamos nos preparando para entrar, com Jesus, em Jerusalém para celebrar, com ele, a Páscoa. E a Quaresma começa já nos apontando três práticas religiosas especiais neste período: oração, jejum e caridade. Mergulhe de cabeça nesta Quaresma!

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
como disse Paulo, em sua segunda Carta aos Coríntios: “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação”. E nós não queremos e não podemos deixar passar essa oportunidade. A Quaresma há de ser para nós um tempo de crescimento espiritual, de fortalecimento de nossa fé e de realização de nosso compromisso de fraternidade. Abençoa, Senhor, este tempo de Quaresma que estamos começando. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O caminho quaresmal tem indicações muito práticas para vivermos esses 40 dias de conversão e crescimento em Cristo: a oração, o jejum, a caridade. Um santo propósito nesse momento pode ser esse: "Quero levar a sério esta quaresma".

Comunicando

Aproveite esta quarta-feira de cinzas para se inscrever na Segunda Bíblica. Vamos estudar, durante todo o ano, nas noites de segunda-feira, o Livro dos Atos dos Apóstolos.  Depois do encontro, fica tudo gravado no Youtube, para quem não puder ver nesse horário. Todo mundo pode participar, sem precisar se inscrever. A inscrição é para quem quer receber o material de cada encontro, ter acessos aos grupos de estudo e receber o ebook da programação. Para inscrever-se, é só preencher o formulário e contribuir com uma pequena e única taxa para todo o ano. Faça sua inscrição pelo site Sympla.com.br. Encontrando alguma dificuldade, faça contato direto com a gente pelo whatsapp 81 99964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Ana Selma Afonso5/3/25 00:39

    Olá Padre, que dia especial esse dia 05 de março, início da quaresma e aniversário de um dos meus filhos.
    Hoje minha filha está completando 15 anos e louvo a Deus por isso, fui acometida por um câncer quando meus filhos ainda eram pequenos e estar hoje celebrando esse dia com ela, meu esposo e filho, é por permissão do Senhor. Toda honra e toda glória a Deus. Agradeço a Deus por todos os dias ouvir a palavra através dos seus ensinamentos, peço a a sua generosidade em abençoar a nossa filha Ana Jade por seu dia e nossa família. Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/3/25 09:55

      Bom dia! Paz de Cristo!! Padre João Carlos sou natural do Piauí,mais resido em Osasco _ São Paulo a muitos anos.mas recebo todos os dias de um sobrinho lá de Teresina sua linda reflexao

      Excluir
  2. Anônimo5/3/25 05:18

    Bom dia padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/3/25 06:56

    Bom dia paz e bem.gloria vós senhor

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/3/25 07:04

    Bom dia Padre João Carlos. Que alegria poder estar iniciando mais uma quaresma. Gosto muito das suas reflexões. A oração nos ajuda a sermos mais dóceis.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/3/25 07:12

    Bom dia Padre João Carlos, sua bênção!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/3/25 08:22

    Senhor meu Deus! Protegei-nos de todos o mal e do comunismo que estamos vendo chegar. É nós ensinamentos de Jesus que eu vivo seus mandamentos. Se eu claudicar na fé, segura a minha mão. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/3/25 08:31

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que nessa quaresma Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos ajude em nossas orações, jejuam e sermos fraternos com os mais necessitados, a mim e a minha família. Quero cumprir os 40 dias de abstinência de carne, ser solidária. Que Deus nos ajude com saúde, paz, esperança e fé, nos ajudando os 40 dias da quaresma a mim e meus familiares .Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/3/25 08:41

    Bom dia Padre João Carlos!Sua bênção a minha família e a comunidade São José!Amém!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/3/25 08:49

    Bom dia Padre João Carlos...sua benção pra mim e toda minha família amém 🙏

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/3/25 09:38

    Bom dia Padre! Que este início da Quaresma nos permita orar mais e abençoar os nossos irmãos ! Gratidão

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/3/25 09:40

    Bom dia! A bênção para mim família e gratidão por receber a palavra todos os dias!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/3/25 11:18

    Bom dia padre João Carlos peço pela minha convenção da minha família

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Não podemos ser como os hipócritas, em querer mostrar tudo que fazemos, porque desta forma querendo ou não estamos confundindo a caridade e assim o orgulho a vaidade e até a prepotência prevalecerá, com isso mesmo sem querer, estaremos focando o orgulho e sucesso próprio.
    Pelo contrário irmãos, precisamos ser mansos e humildes de coração e nos esforçar para viver o amor e a reconciliação, conforme Jesus Cristo foi, é e para sempre será.
    Pois, se para DEUS o Status, a grandeza, a ostentação tivesse algum valor, o Pai não teria escolhido Seu Filho Unigênito para vir ao mundo e viver com a maior riqueza material, esbanjadora e imaginável do mundo, ou seja como Rei teria o maior Status visível e possível, mas então pensamos porquê será que pelo contrário quis que Ele mesmo como DEUS, destinado a Reinar viesse ao mundo, nascesse sem conforto algum, num estábulo, numa manjedoura e vivesse no nosso meio da forma mais simples e humilde possível e ainda morresse da forma mais cruel da época, na cruz ?
    Com certeza para que valorizássemos em tudo no ser humano a essência da pureza, da humildade e da simplicidade, que reflete em cada um a intimidade a entrega, a serenidade e confiança em DEUS.
    O Cristão autêntico, deve ser cada vez mais oculto, desapegar e não se preocupar com a justiça humana, pois com certeza se viver a exemplo de Jesus Cristo, a maior justiça estará sendo construída a cada dia, a recompensa maior já está se materializando, que é o Céu, não existe prêmio maior, pois sabemos que lá tudo é bom, agradável e perfeito,.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/3/25 13:46

    Uma quarta-feira de cinzas abençoada,com crescimento espiritual para tds nós.Seus ensinamentos fazem a diferença.Não o conhecia.Recebi hj pela primeira vez.Considero um presente de Deus através do senhor.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/3/25 15:58

    Iniciemos nossa Quaresma com muita fé e esperança por um mundo mais humano.Deus nos abençoe e nos dê força e coragem sempre.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Que Nossa Quaresma possa ser de muita oração e caridade. Peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/3/25 17:17

    Deus abençoe o Pe. João Carlos e sua obra a cada dia mais. Excelente Quaresma para todos nós! 🙌

    ResponderExcluir
  18. Anônimo6/3/25 17:22

    AMÉM 🙇🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS