06 de março de 2025
Quinta-feira depois das cinzas
Evangelho
Lc 9,22-25
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”
Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)
Meditação.
Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)
Então, começamos, ontem, a caminhada de 40 dias em direção à Páscoa do Senhor. Começamos a Quaresma. É como se tirássemos esse tempo para caminhar com Jesus, aprendendo os seus ensinamentos, o seu modo de pensar e de agir. É um grande retiro, em companhia dos irmãos, no seguimento de Cristo. Seguimento de Cristo: precisamente, é esse o foco de nossa meditação de hoje, segundo dia da Quaresma.
Jesus falou para todos: “Se alguém quiser me seguir...”. Eu quero! E você? Então, escutemos as condições que ele vai colocar: “Renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga”. Renunciar a si mesmo significa a gente se tirar a si mesmo do centro. É que no centro de nossa vida estamos nós mesmos. A gente pensa e age assim: ‘isso é bom pra mim, isso me faz bem, isso eu gosto, isso eu quero ou não quero pra minha vida’. No centro, estou eu mesmo, o que me agrada, o que me convém. Agora, Jesus está dizendo que para quem quiser segui-lo, tem que ser diferente: é ele que deve estar no centro. Renunciar a si mesmo. Não dá pra você seguir Jesus, continuando no centro. Entendeu?!
Aí ele completou: “Tome a sua cruz cada dia e me siga”. Ser cristão não é deixar de ter problemas, você sabe muito bem. Tomar a própria cruz é condição para seguir Jesus. E o que é tomar a cruz de cada dia? É assumir, com toda responsabilidade, o peso que a vida lhe entrega: problemas de saúde, dificuldades financeiras, desencontros dentro de casa, crises sociais... Tomar a cruz cada dia é não correr dos compromissos ordinários da existência: trabalhar, fazer feira, acompanhar os filhos, conviver com a vizinhança, estudar... As obrigações, compromissos e problemas do dia-a-dia não nos impedem de seguir Jesus. É com essa cruz que o seguimos.
Jesus começou falando do seu caminho, de como ele sofreria muito, seria rejeitado pelos grandes do seu povo, seria morto e ressuscitaria. O caminho do Filho do Homem, como ele gostava de se referir a si mesmo, não seria um caminho cômodo, nem fácil. O caminho da verdade, da coerência, da honestidade é um caminho doloroso. Sofrimento, rejeição, morte... e ressurreição, ao final. A vitória se colhe em meio a lutas, renúncias e dificuldades.
Jesus não quis pegar o atalho da vitória sem luta, do conchavo com os poderosos ou da solução mágica para os problemas. Foram essas, aliás, as tentações do demônio, depois de um jejum de 40 dias.
Guardando a mensagem
Jesus nos chama para segui-lo, mas nos indica que é preciso renunciar a estar no centro, para no centro estar a santa vontade de Deus. E nos lembra que no seu caminho tem cruz. É claro que Jesus não nos está chamando simplesmente para o sofrimento. Seria masoquismo. Ele está nos convidando a tomar a estrada que ele tomou: o caminho da simplicidade, da fidelidade, da verdade..., do amor aos pequenos, os preferidos de Deus. Esse não é um caminho fácil. O mundo, pervertido pelo desejo de enriquecimento, de prestígio, de luxúria, não aplaude o discípulo de Jesus. Mas, o nosso caminho é o caminho de Jesus.
Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
tu, que és Deus, percorreste o caminho humano para nos deixar um modelo a seguir. Mas, não é fácil, Senhor, assumir o teu caminho. A tentação do mais fácil, do prazeroso, a cobrança da opinião dos outros... muita coisa nos empurra para um caminho sem renúncias. No fundo, preferimos um caminho sem sofrimento, a vitória sem luta, o amor sem doação. Ajuda-nos, Senhor, a responder positivamente ao teu chamado. Queremos te seguir, com fidelidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
A Quaresma é uma caminhada rica de estímulos para o nosso crescimento. É como a última peregrinação de Jesus a Jerusalém. Vamos subindo, com ele, para a celebração da Páscoa. O próprio Jesus, ontem, nos deu três indicações para vivermos bem este tempo: oração, penitência e caridade. É uma jornada de crescimento, de compromisso.
Comunicando
Caso tenha um tempinho, gostaria muito de encontrar você na Santa Missa que celebro hoje, como todas as quintas-feiras, às 11 horas, pelo rádio e pelas redes sociais. Será mais uma oportunidade pra você começar bem a Quaresma.
A Segunda Bíblica 2025 começa segunda-feira, dia 10. Tenho certeza, que será muito valiosa para a sua Quaresma e para sua formação cristã. Todas as segundas-feiras à noite, vamos estudar o Livro dos Atos dos Apóstolos, pelo YouTube. Inscreva-se pelo site Sympla.com.br ou pelo WhatsApp da AMA 81 3224-9284. Procure por Segunda Bíblica.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Por meus filhos Maria Clara e Henrique, pela cura espiritual. Por minhas afilhadas Julia e Emilly, pela jovem Jaqueline para a cura da depressão. Por meu marido, cura e libertação do vício do alcoolismo. Por meu sobrinho Hiago, cura e libertação do vício, por sua mãe, para que se fortaleça Por mim, pelo meu fortalecimento na fé e caminhada. Pela saúde do Papa Francisco. Por nossa vida financeira. Amém
ResponderExcluirMeu nome e cleide rocha pesso oracao pela minha saude
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirObservamos irmãos, que Jesus momento algum afirma que ser cristão é fácil, pelo contrário exige muita dedicação e determinação nossa em renunciar as coisas que nos prende a esse mundo, ou seja as paixões da carne.
Assim somos instruídos a fazer como Ele mesmo fez, provando para todas as gerações da humanidade que é possível, nos afirmando: Quem deixar tudo, ou seja os apegos as coisas terrenas, aquelas falsas alegrias, as distrativas e passageiras por mim, por Ele ganhará a vida eterna.
De que adianta termos tudo neste mundo se não conquistarmos o prêmio maior que sabemos ser, o descanso na morada eterna, o Céu?
Por isso que devemos nos esforçar o máximo possível para sermos fiéis e obedecer seguindo na mesma ordem que Jesus nos fala: renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me, não podemos inverter essa ordem, assim aproveitando a Graça Santificante dos Sacramentos, vivendo a lógica do Reino, com todo o esforço na autenticidade Cristã aqui na Terra, escolhendo sempre as coisas do Alto, sendo perseverantes, preocupados com o servir na alegria e no amor, sempre se doar, fazendo o melhor para DEUS e para os nossos irmãos, evitando ao máximo murmurar e pecar, pois só assim estaremos tomando nossa cruz e entregando nossas vidas a Jesus Cristo, retribuindo O por já ter nos ensinado tudo e nos ter salvo, oferecendo Sua vida por Amor a humanidade sem reservas em remissão de nossos pecados,.
Pe. João Carlos, agradeço suas meditações diárias que nos ajudam a ser melhores e nos fazem mais íntimos de Jesus. Fiquei feliz em me inscrever para a Segunda Bíblica e, ainda, por conhecer mais o livro dos Atos dos Apóstolos! Muito obrigada!❤❤❤
ResponderExcluirAmém 🙏 Bom diaáaa que Deus nos abençoe hoje e sempre 🙏🙌
ResponderExcluirBom dia 🌺 Deus abençoe o nosso dia
ResponderExcluirE nos dê forças e coragem para começar bem a nossa quaresma.
Bom dia padre João Carlos, me chamo socorro peço humildemente oração pela minha mãe, Ana e pelos meus filhos, rafael, Gabriel e Daniel e por toda minha família.🙏
ResponderExcluirBom dia padre,Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor que siga suas leis e doutrinas e que seja um Boa católica, faça o certo e mim ajude ser correta e fazer o certo e sempre humilde de coração e procurando o caminho oara viver em paz, proteja meus filhos de todo o mal e livra da cilada da vida , amém
ResponderExcluirMeu Deus e meu Pai. Agradeço por tudo que me destes e representas na minha vida. Não permitais eu claudicar na fé. Se ocorrer, segura a minha mão. É em Jesus Cristo seu único filho que eu sigo, pois ELE é o caminho para chegar a TI. Me ajude nas coisas que me afligem e daí -me sabedoria para resolver. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🌹🙌🏼🙏🏼🌹🌻🌸💝 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🙏🏼
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção.Ajuda-nos, Senhor a responder positivamente o teu chamado. Queremos ti seguir com fidelidade. Que Deus mim abençoe, para ter forças coragem, para começar bem a quaresma, quero seguir com fidelidade. Que Deus nos abençoe, com saúde, paz, felicidade, paz e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirPadre gratidão sempre por receber a palavra! Tenho sentido muitas dores ! Me coloque em suas orações ! Meu nome e Claudia!
ResponderExcluirAMÉM 🙇🙏
ResponderExcluirDeus abençoe a vida do Pe. João Carlos a cada dia mais. Que possamos estar cada dia mais retos no caminho da salvação. Amém 🙌
ResponderExcluir