07 de março de 2025
Sexta-feira depois das cinzas
Evangelho
Mt 9,14-15
Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.
Meditação
Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão (Mt 9, 15)
Chegamos ao terceiro dia da Quaresma. É muito importante que a gente não perca nenhum dia desse programa de crescimento que é a Quaresma. O passo a ser dado hoje é sobre o jejum, como expressão de nossa conversão.
A pergunta veio de um grupo muito querido de Jesus, os discípulos de João. Jesus tinha participado do batismo de João Batista, no Rio Jordão. João o tinha apontado como Cordeiro de Deus. E alguns dos discípulos do Batista tinham se tornado discípulos seus. Então, a pergunta deles era séria. Não tinha segundas intenções. E o que eles queriam saber? Queriam saber por que os seus discípulos não praticavam o jejum como eles e os fariseus. A resposta de Jesus foi essa: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. O que Jesus quis dizer com isso?
Podemos entender todo o ministério de Jesus como a renovação da aliança com Deus. Jesus veio pra isso: para restaurar a comunhão com Deus que foi destruída pelo pecado (desde Adão) e pela infidelidade de Israel, o povo da Aliança. Não é à toa que o evangelho de São João praticamente comece com as bodas de Caná, o casamento que precisou da intervenção de Jesus para dar certo. A aliança, à moda do casamento, é entre Deus e o seu povo. Jesus é o noivo. Veja o que ele respondeu: enquanto o noivo está presente (ele), os amigos do noivo (os discípulos) não podem jejuar. Mas, depois que o noivo for tirado do meio deles (a sua morte), eles jejuarão.
O jejum tem, então, essa conexão com Deus, a quem ofendemos e a quem demonstramos nosso arrependimento, cultivando a conversão do nosso coração. Mas, o jejum tem também uma conexão com minhas atitudes em relação aos meus irmãos. No livro do Profeta Isaías, o próprio Deus nos diz qual a verdadeira obra que ele espera de nós, o jejum que ele prefere. São obras pelas quais procuramos, em relação ao nosso próximo, o alívio do seu sofrimento, a libertação da opressão, a partilha do pão, do teto e da roupa com os mais sofridos.
Guardando a mensagem
Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão (Mt 9, 15)
Rezando a palavra
Senhor nosso Deus,
que te deixas comover pelos que se humilham e te reconcilias com os que reparam suas faltas, ouve como um pai as nossas súplicas. Derrama a graça da tua bênção sobre nós que estamos em Quaresma, desejosos de ouvir a palavra do teu filho Jesus, de ser fieis à vida de oração pessoa, e de praticar a penitência e a caridade, em preparação das celebrações da Santa Páscoa que se aproximam. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Vivendo a palavra
Bom, não temos pra onde correr. A prática da palavra de hoje é o jejum, jejuar. Se você passou batido(a) na quarta-feira de cinzas, tem ainda a sexta-feira da paixão. E, hoje, como todas as sextas da quaresma, é dia de abstinência de carne. Você sabe, essas práticas externas têm valor se cultivarem a conversão do coração em relação a Deus e aos sofredores.
Comunicando
Segunda-feira que vem, dia 10, começa a Segunda Bíblica, com o estudo do Livro dos Atos dos Apóstolos. Você pode se inscrever pelo site Sympla.com.br ou pelo WhatsApp da AMA: 81 3224-9284. É só procurar por Segunda Bíblica. Hoje, vamos dar acesso ao grupo de estudo e entregar o ebook da programação a quem já se inscreveu. Segunda-feira, a gente começa, às oito e meia da noite. Não podendo nos ver neste horário - sem problemas - fica tudo gravado pra você acessar na sua hora. Você vai precisar de sua Bíblia e de um caderno para anotações. Então, você pode se inscrever pelo site Sympla.com.br ou pelo WhatsApp da AMA: 81 3224-9284.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dua padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, jejuar e purificar a alma e esta seguindo a Jesus, senhor peço proteção e livramento para meus filhos e para mim , obrigada senhor por tudo que faz por nós e pendão pelos pecados. Amém
ResponderExcluirGratidão sempre por receber a palavra de Deus que me fortalece todos os dias
ResponderExcluirSenhor meu Deus e meu Pai. Se eu claudicar na fé segura a minha mão. É em Jesus Cristo seu único filho que eu sigo o caminho da verdade. A tua verdade! Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim e interceda junto a Jesus pelos meus pedidos. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos obrigada pela meditação todos os dias que eu recebo só gratidão Jesus mim ajudar fazer uma quaresma maravilhosa jejuar penitência rezar mais se Deus quiser
ResponderExcluirQue o Jejum possa ser um instrumento de reconciliação com Deus através de Seu Filho Jesus. Saibamos Jejuar e pedir perdão para nossos pecados! Fé, Oração e Caridade para nos salvar !
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🌻🙏🏼🙌🏼🛐✝️📖🕊️ obrigada pela meditação da Palavra 🙏🏼 bom dia 🌻 Padre sua benção 🙏🏼
ResponderExcluirGlória a vós, Senhor!
ResponderExcluirBom dia, amém!
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirQue nessa quaresma possamos nos doar mais a caridade aos nossos irmãos e que a nossa fé transborde os nossos corações
Amém ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️
Bom-dia o senhor é meu pastor e nada mim faltará
ResponderExcluirBom dia fortaleza meu espírito senhor.🙏🤍
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirO Jejum, sem dúvida nenhuma é uma das formas melhor para se combater o mau e também de se aproximar de DEUS, pois assim estamos na mortificação, negando a vontade da carne, até mesmo vencendo o pecado da gula e vivendo verdadeiramente a vontade do Espírito, estamos permitindo que o Espírito Santo nos purifique na essência Divina.
A relatividade que Jesus faz nesta parábola é perfeita, o noivo é Ele mesmo, e os convidados somos nós a humanidade, assim como forma de alerta nos afirma que chegará um dia que Ele será retirado do nosso meio, já nos revelando quando seria escolhido para derramar o Seu preciosíssimo sangue Redentor na cruz e resistindo a tudo, inclusive a tentação no deserto por quarenta dias "em jejum e oração" para nos garantir a salvação, a felicidade plena.
Contudo irmãos, nos prova que é possível vivermos o Projeto de Santidade, sendo fiéis a Seus mandamentos e com nossas vidas agradecidos ao Plano Perfeito do Pai, sendo fiéis a Sagrada Escritura e lutando para sempre contra o pecado, evitando assim todos os sofrimentos desnecessários até Ele retornar ou chegar nossa hora e sermos merecedores da coroa celestial e portadores da vida eterna,.
Bom dia Pe João Carlos, sua benção.Derrame a graça sobre nós, que estamos em quaresma Senhor Jesus. Nos abençoando e nos protegendo nesse tempo de quaresma, nos dando saúde, felicidade, paz, amor, esperança, e fé a mim e s minha família, que sejamos solidários com os que mais precisa. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirObrigada pela meditação Padre João Carlos. Que possamos viver uma Quaresma praticando só o bem e fazendo o jejum. Obrigada Senhor por tudo. Te peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Aumenta sempre a nossa fé e me ajuda nesse problema q tenho pra resolver hoje amém.
ResponderExcluirBoa tarde pe. João Carlos!
ResponderExcluirObrigado pelo alimento da palavra que o senhor nos manda todos os dias que é o evangelho. Eu lhe admiro muito pela sua sabedoria o senhor sabe como explica a palavra de Deus. Que Deus ilumine seu caminho e lhe abençoe sempre. Muito grata.