PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O encontro que mudou a vida de Levi.

O encontro que mudou a vida de Levi.


   08 de março de 2025.  

Sábado após as cinzas


   Evangelho.   


Lc 5,27-32

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

   Meditação.   


Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)

Chegamos ao 4º dia da Quaresma. A Quaresma é um programa de crescimento espiritual. A cada dia, um novo passo. Nestes primeiros dias, o convite é claro: seguir Jesus. Hoje, temos o exemplo de Levi, o cobrador de impostos. Um exemplo de resposta ao chamado do Mestre.

Jesus viu um cobrador de impostos (o tal Levi). Ele estava sentado na coletoria. Jesus o chamou: “Segue-me”. Agora, preste atenção à resposta dele: Deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, preparou em casa um grande banquete pra Jesus. No banquete, estava um grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles.

O evangelista narra a resposta de Levi em quatro ações: deixou tudo, levantou-se, seguiu Jesus e preparou, para ele, um banquete em sua casa.

Ele trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação pública de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. 'Deixar tudo' pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.

Curiosamente, o evangelista anotou que Levi, que deixou tudo, levantou-se. Parece uma observação sem importância. Mas, veja: Jesus o viu sentado e o chamou; Ele, deixando tudo, levantou-se. Sentado é o sinal de instalação, acomodação, enquadramento. Levantar-se é a atitude de quem está se desinstalando, saindo de uma posição cômoda para enfrentar um novo desafio. Levantar-se para pôr-se a caminho. O Papa Francisco escreveu na sua primeira Exortação Apostólica (Evangelii Gaudium) a Igreja tem que ser assim, “em saída”. O seguidor de Jesus, o cristão, há de ser uma pessoa “em saída”, disposta a caminhar, a empreender, a crescer, a partir. A igreja não é a casa dos acomodados, é o caminho dos que seguem Jesus.

Bom, ele deixou tudo (deu um novo rumo ao que era e ao que fazia), levantou-se (venceu a acomodação de sua situação) e seguiu Jesus. Seguir é fazer-se aluno, discípulo. E segue Jesus, com os outros discípulos, faz comunidade com eles. Isso é a Igreja, que nasce por obra do Espírito Santo unindo a Cristo os que se põem a caminho com ele.

E a quarta ação de Levi foi o banquete em sua casa. O banquete é o sinal de alegria, de festa, de celebração da ressurreição. Levi é um novo homem. Ressuscitado em Cristo. É o que se vai fazer na Igreja todo domingo: celebrar a ressurreição, com Cristo.




Guardando a mensagem

A Quaresma é um programa de crescimento em Cristo. Hoje, olhamos para a resposta de Levi. Jesus o chamou para o seu seguimento, como me chama e chama você. E Levi, numa resposta maravilhosa, completa (representada nas quatro ações), deixou tudo (deu novo rumo ao que era e fazia), levantou-se (rompeu com sua acomodação), seguiu Jesus (tomou Jesus como a direção de sua vida) e organizou um banquete em casa (celebrou, em comunidade, a vida nova em Cristo). É assim que deve ser a nossa resposta ao chamado de Jesus.

Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)
 
Rezando a palavra

Senhor Jesus,
obrigado por tua santa Palavra. Ela hoje me faz compreender que a conversão envolve toda a minha vida: é um novo rumo em tudo o que sou e faço, sob a tua direção. Na verdade, como disseste, tu és o caminho. Vamos por ti, andamos contigo, em ti está a realização completa do ser humano. Ajuda-nos, Senhor, a responder ao teu chamado com generosidade, com radicalidade, com alegria, como Levi. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Neste quarto dia da quaresma, vá se preparando para o banquete da vida nova, a Eucaristia, que celebramos em comunidade, no dia do Senhor. Programe, prepare-se, convide outros. Amanhã, vamos celebrar o primeiro domingo da Quaresma.

Comunicando

Neste dia internacional da mulher, deixo aqui uma saudação especial a todas as mulheres que nos acompanham na Meditação da Palavra, certo de que o evangelho do Senhor nos impulsiona a construir relações de igualdade e respeito entre homens e mulheres.

Segunda-feira que vem, dia 10, começa a Segunda Bíblica, com o estudo do Livro dos Atos dos Apóstolos. Você pode se inscrever pelo site Sympla.com.br ou pelo WhatsApp da AMA: 81 3224-9284. É só procurar por Segunda Bíblica. Segunda-feira, a gente começa, às oito e meia da noite. Não podendo neste horário - sem problemas - fica tudo gravado pra você acessar na sua hora. Você vai precisar de sua Bíblia e de um caderno para anotações. Então, você pode se inscrever pelo site Sympla.com.br ou pelo WhatsApp da AMA: 81 3224-9284.  
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb






👉. INSCREVA-SE PELO SYMPLA.COM.BR:

👉. ou INSCREVA-SE PELO WHATSAPP DA AMA: 
81 3224-9284. (👈🏻. clique aqui ).

10 comentários:

  1. Anônimo8/3/25 06:53

    O senhor e meu istor nada mim faltará

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/3/25 06:54

    Que eu sempre te siga e faça o certo , amém

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/3/25 08:18

    Senhor ! Me dê forças e Sabedoria para Viver tua Palavra! Gratidão sempre

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/3/25 08:38

    Bom dia padre João Carlos, divino espírito santo me dê forças e discernimento, nessa minha caminhada, e aumentai cada dia minha fé em nome de Jesus. 🙌🙏🤍

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/3/25 09:53

    Meu Deus e meu Pai. Obrigado por tudo e se eu claudicar na fé, segura a minha mão. É em Jesus Cristo seu único filho que eu me abasteço dos teus ensinamentos e mandamentos. Jesus é o CAMINHO que eu devo seguir para chegar a VÓS. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim e interceda junto a Jesus pelos meus pedidos. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    A atitude de Levi, é a mesma de muitos de nós pecadores de ainda hoje, quando desejam e permitem a restauração da vida nova, confiando inteiramente em Jesus Cristo, quando se entregam fazem uma experiência verdadeira, única e sintam se chamados, assim numa determinada decisão de fé vão se convertendo, mudando totalmente o rumo de suas vidas na direção de DEUS.
    É uma mudança tão grande, que quem não conhece se pergunta: Como pode aquele que fazia tudo aquilo de errado, que muitas vezes estava nas ruas, nos prazeres mundanos, desfigurado por vícios, conseguir mudar de vida assim, ele (a) era assim, já presenciei várias vezes fazendo isso, fazia aquilo,.?
    Acredito que Isso acontece irmãos, porque DEUS quer nos mostrar que para tudo tem jeito, ou seja enquanto alguém estiver respirando ainda existe esperança, ainda pode ser renovado, transformado, restaurado através do Seu Santo Espírito e da nossa fé e perseverança. Assim DEUS na Sua infinita Misericórdia nos mostra também, que Ele escolhe os loucos para confundir os sábios, onde chama e conquista os escravizados, os doentes na Sua lógica do Amor,.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/3/25 11:35

    A paz do senhor Jesus a todos unidos nessa oração

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/3/25 11:43

    Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, Que Deus nos abençoe a mim e a minha família, que temos mulheres maravilhosas, nos dê saúde, paz, felicidade e fé a todas nós mulheres de minha família e a todas minhas amigas e a todas do mundo inteiro. Que Deus abençoe com saúde, paz, esperança e fé a mim e meus familiares. Obrigada Pe João Carlos pelas felicitações, pelo dia das Mulheres. Que Deus abençoe o senhor sempre e todas as mulheres de sua família . Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/3/25 15:19

    Deus me abençoe

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Que Deus nis dê sempre muita fé e q possamos segui-Lo sempre amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS