20 de fevereiro de 2025.
Quinta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Mc 8,27-33
Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
Meditação.
Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens (Mc 8, 33)
Não sei se você já reparou. Tem amigos que fazem o papel do diabo, do tentador. Alguns parentes também. Esses tais nos aconselham exatamente aquilo que Deus não gostaria que fizéssemos. Numa crise conjugal, por exemplo, tem um amigo que chega junto e aconselha: “cara, deixa essa mulher. Ela não merece você!”. Olha que conselho! Em vez de incentivar a reaproximação, a reconciliação, aconselha a separação. Faz o papel do tentador. O tentador procura afastar a pessoa do caminho de Deus, em nome da modernidade dos costumes ou do que parece mais prazeroso ou do que exige menos esforço. Agora, me diga, o que vai pra frente sem entrega, doação, compromisso? Bandeando-se pro lado do se dar bem a qualquer custo, a gente, na verdade, está renunciando à verdadeira felicidade.
Olha o que conta o evangelho de hoje. Jesus estava explicando aos discípulos que ele devia ir a Jerusalém e sofrer muito, na realização de sua missão. Notou isso? “Sofrer muito”. Seria rejeitado pelos líderes do seu povo que o entregariam à morte, mas ressuscitaria ao terceiro dia. Essa era uma passagem difícil do caminho de Jesus: a rejeição e a morte. E ele não queria fugir desse momento. Estava resolvido a enfrentar esse sofrimento, com a doação de sua vida e com total confiança no Pai.
Se dependesse de Pedro, a história de Jesus teria sido outra. Ele dispensaria o capítulo da paixão e da morte. Jesus realizaria toda a sua missão sem sofrimento, sem precisar passar pelo vexame da cruz. O que Pedro queria é o que nós queremos. Não queremos assumir os sofrimentos, as provações que vêm junto com nossa opção por Jesus Cristo e pelo seu evangelho. Seguir Jesus, tudo bem. Sofrer como ele, alto lá! Triunfo, sim; cruz, não! Na primeira crise, o casamento deságua em divórcio. Numa avaliação mais rigorosa do professor, abandona-se a faculdade. No meio de uma crise existencial, o reverendo abandona o ministério. Basta uma cara feia do coordenador de minha pastoral que eu desisto, ‘não estou aqui para sofrer’. Fugimos de qualquer sofrimento.
Pedro chamou Jesus à parte e o repreendeu. “Não diga uma coisa dessa. Tire da cabeça esse negócio de se dar mal em Jerusalém. Deus não vai permitir uma desgraça dessa. Isso não vai lhe acontecer”. A reação de Jesus espantou os discípulos: “Vade retro, satanas!”- “Afaste-se de mim, satanás! Você não está pensando segundo o que Deus quer, mas segundo a vontade do homem”. Foi um choque para Pedro e para os seus colegas. Um pouco antes, Pedro tinha sido elogiado porque tinha reconhecido que Jesus era o Messias. E agora, Jesus o estava tratando como satanás, o tentador. É isso mesmo! Quem proclama que Jesus é o Messias tem também que subir com ele o calvário.
Todo o evangelho é um convite a nos tornarmos seguidores de Jesus. Seguidor é o que percorre a mesma estrada do Mestre, quem faz o seu caminho. O caminho de Jesus é a entrega total de si mesmo pelos outros. Discípulo é quem o segue. E quem o segue, por causa de sua fé, por causa do Reino que Jesus pregou, pode passar também por alguma dificuldade, por algum sofrimento. Pode ser que, por causa de sua adesão a Jesus e sua Igreja, vá passar por críticas, discriminação, difamação. É bom fazer como Jesus: reconhecer a tentação de afastar-se do caminho de Deus e assumir com firmeza, destemor e coerência o seu caminho de fé, na Igreja.
Guardando a mensagem
Ninguém quer sofrer. Todo mundo foge do sofrimento. Vivemos a ‘civilização do analgésico’. O evangelho nos faz um convite: seguir Jesus. Jesus nos alerta sobre o sofrimento que existe no seu caminho. Quem o quiser seguir, precisa renunciar a ser o centro de sua vida, para realizar a vontade de Deus. Claro, a vontade de Deus não é que a gente sofra. E não é de qualquer sofrimento que Jesus está falando. A sua escolha foi entregar sua vida pelos outros, em obediência à vontade salvadora do Pai. Quem o quiser seguir, tem que estar pronto para participar também da travessia difícil do sofrimento que vem por causa da fé e do evangelho que se abraça. Seguir com Jesus não é estar com ele só nos Aleluias da Páscoa, mas estar com ele também nas dores da Paixão.
Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens (Mc 8, 33)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
o mundo de facilidades que temos hoje, comparando com outros tempos, pode nos tentar a desistir de nossas opções, quando as dificuldades aparecem. Não procuramos sofrimentos, mas pagamos sempre um preço por nossas escolhas. Sermos teus seguidores, Jesus, tem também seu preço. São renúncias a se fazer, o peso da fidelidade e da perseverança nas horas difíceis, a incompreensão, a discriminação, até a perseguição, em muitos casos. Tu, Senhor Jesus, fizeste a escolha de comunicar a vida de Deus aos pecadores e a realizaste com absoluta fidelidade. A cruz que te impuseram, tu a abraçaste com amor. Deste a tua vida por nós. Ensina-nos a trilhar o teu caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Pode ser que hoje apareça uma oportunidade pra você aconselhar alguém num momento de dificuldade. Aconselhe a fazer como Jesus, a não desistir dos seus sonhos e dos sonhos de Deus.
Comunicando
Temos dois compromissos hoje: a Santa Missa das 11 horas e a Reunião on-line do Retiro de Carnaval, às 20 horas. Na Santa Missa, rezaremos por suas intenções. Com a reunião da noite, já vamos entrando no clima do Retiro de Carnaval que será de 2 a 5 de março.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia Padre João Carlos sua benção que Deus lhe abençoe proteja sempre o senhor amém
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos que Deus lhe abençoe, lhe proteja e ilumine seus passos sempre.
ResponderExcluirBom Padre Joao Carlos...... A mais ou menos 2 anos eu recebo sua messagem..... Hoje nao said de casa sem meditar,.... Hoje em dia com todas as tentaçoes que existe e nessessario sair de casa preparado......
ResponderExcluirBom dia, Padre João Carlos!Sua bênção!Que Deus o abençoe e o capacite cada vez mais a nos ajudar a seguir os desígnios de Deus.
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirVai para longe de mim Satanás
Quero ser igual a Jesus, rejeitar as tentações de Satanás
Deus seja louvado
Amém ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️ 🙏
Sua benção padre João Carlos, Deus te ilumine hoje e sempre, receber o evangelho todos os dias , e uma benção de Deus, me ajuda preparar para enfrentar o sofrimento do dia a dia , mais quem pensa como jesus, vence, , Deus te proteja,,,
ResponderExcluirBom dia padre Deus abençoe
ResponderExcluirBom dia, sou Marta Cruz de Porto Velho Ro e só tenho a agradecer a Deus pela vida de padre João Carlos por nos ajudar crescer na fé.
ResponderExcluirBom dia padre que Deus lhe abençoe e dê saúde ,como o senhor padre João Carlos e iluminando por Deus peço todos os dias que li der muita saúde para que todos os dias o senhor mande a meditação do dia esse evangelho de hoje me ajudou muito vou ser mais perseverante,, o amigo do meu primo me manda todos os dias seu evangelho do dia , eu nem conheço o senhor que,no grupo para que eu possa receber os evangelho do dia peço padre João Carlos que ore por senhor Edivaldo vieira e a família dele senhor Edivaldo me manda todos os dias o evangelho,padre que Deus lhe abençoe
ResponderExcluirMeu nome e Ivonete Alice todos me chama de Ivone,padre ore por mim
ResponderExcluirMeu nome é Lucy Anita Rodrigues de Noronha e moro em São Paulo- SP.
ResponderExcluirQuero pedir sua bênção por mais este dia e agradecer por receber diariamente a sua Meditação, que ouço com muita fé e logo após compartilho com várias pessoas.
Peço que seja colocadas minhas intenções na missa de hoje. Em primeiro lugar quero agradecer por ter sido localizado Lucas Fazan, filho de uma amiga que havia desaparecido.
Peço também pela minha saúde, meu relacionamento afetivo e minha vida financeira para que seja totalmente resolvida.
Peço também muitas bençãos à saúde, vida financeira e muita harmonia, paz, e união em família para minha familia e parentes por parte de mãe e por parte de pai, por minhas amigas (os) e seus familiares e por minhas conhecidas (os) e seus familiares.
Peço pelo Brasil pata que seja menos violento e prospero.
Que Deus nos proteja de todos aqueles que queiram getar o mal e as guerras no planeta Terra. Que a Luz e a Paz de Jesus dissipe as trevas e o bem sempre venca o mal.
Peço também pela saude do Papa Francisco, que ele obtenha a cura em nome de Jesus que e o médico dos médicos.
Assim seja.
Gratidão ao nosso Pai Eterno.
Gratidão ao nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo.
Gratidão à nossa Mãe Santíssima Maria que é a Mãe de Jesus e a nossa também.
Assim seja.
Amem.
🙏🙏🙏🙏🙌🙌🙌🙌
Senhor meu Deus e Pai obrigado por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo que eu busco o caminho até TI. Nos momentos que eu claudicar na fé, segura a minha mão. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirDa mesma forma que Jesus indagou aqueles discípulos, também vem nos perguntar hoje, "quem sou Eu para você ?"
Não há outra resposta nossa a não ser, confirmar e proclamar que Ele foi é e pra sempre será o Salvador da humanidade o Redentor de todos os tempos, o DEUS Filho e o Espírito Santo. Irmãos esse é um dos motivos que não podemos priorizar ou dar mais importância a ídolos, a músicas, jogos, a esportes ou qualquer outra coisa do mundo no lugar de DEUS, só assim reconhecemos sempre que DEUS está acima de tudo e de todos e como verdadeiros Cristãos nos conscientizando que como o próprio Cristo, nós também viemos ao mundo para servir e não para sermos servidos, por isso procuramos viver fielmente os Seus mandamentos, absorvendo Seus Santos Sacramentos, participando das celebrações, das Santas missas pelo menos aos Domingos, comungando da Palavra e da Santíssima Eucaristia, intercedendo em favor dos mais necessitados nas nossas orações e com atitudes de caridade e bondade aos nossos irmãos, também assim devemos renegar tudo que não agrada a DEUS, Sempre vivendo a humildade, a mansidão e o perdão constante, só assim não estaremos pensando como Pedro, agindo como os homens, mas sempre deixando sermos guiados e conduzidos no Espírito e alegrando o coração do Pai,.
Gosto muito, de suas explicações. São claras, boas de se entender!!!
ExcluirContinue assim, meu amigo, sempre inspirado pelo espírito santo!!!
Bom dia, Jesus, anima nos a fazer a vossa vontade sempre 🙏
ResponderExcluirBom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor obrigada pela dom da vida e tudo que tenho e pendão pelos pecados , te peço aumenta minha fé, amém
ResponderExcluirPadre João Carlos, peço que nos abençoe, família, por Jesus. Peço que Nosso Pai o abençoe, peço que Nosso Pai abençoe o Papa Francisco,… peço a benção de Nosso Pai a todos que sofrem,… Sim, acompanho a leitura do evangelho, que o senhor, querido padre João Carlos, prepara para nos informarmos quanto à vida, estudo das escrituras,…Tenho sofrido, anos de sofrimento,…a oração me sustenta,…mas, meus agradecimentos ao
ResponderExcluirNosso Pai, por Jesus, são maiores,…tenho uma mãe, amiga, Nossa Senhora, sempre comigo,… Obrigada pela sua fé, Padre amado. FáttimaABRosa
Bom dia Pe. João. Sua bênção. Que tenhamos todos um abençoado e santo dia. Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é.
ResponderExcluirBom dia Padre, reze pelo meu matrimônio está difícil mas confio que Deus pode restaura-lo.
ResponderExcluirPadre João Carlos Deus lhe abençoe!🙌
ResponderExcluirA sua benção, Pe João Carlos!
ResponderExcluirVenho pedir pela saúde de Nayra Pinto e pela criança Ana Teresa( ambas estão internadas )
Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Deste a tua vida por nós. Ensina-nos a trilhar o teu caminho. Que Deus seja louvado, para Deus nada é impossível, Jesus ajuda-me a ter fé, que Deus nos abençoe e nos guarde, com saúde, paz, união e fé para mim e a minha família. Que Deus seja louvado. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos! Peço oração para minha saúde física e espiritual, por meus filhos por cura e libertação
ResponderExcluirBoa tarde e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo que nos dás e peço saúde para mim e toda minha família. Cura Senhor minha irmã, Bárbara, meu filho Daniel, meu netinho BENTO e meu irmão Henrique. Aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluirOlá obrigada pelas palavras
ResponderExcluirBoa tarde padre João Carlos obrigada pela meditação que eu recebo todos os dias peço oração pela minha cirurgia Deus abençoe senhor só gratidão e um alimento para minha alma obrigada por tudo Rosa Maria de Caucaia ceará
ResponderExcluirPadre João Carlos! Que o nosso Deus abençoe cada dia sua missão evangelizadora!
ResponderExcluirAbraço fraterno Márcia - Areal - RJ
Obrigada pelas palavras Padre. Estava precisando
ResponderExcluirObrigado, Padre João Carlos, pelo senhor ser esse canal de benção para todos nós.
ResponderExcluir