PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Jesus está voltando.

Jesus está voltando.



  17 de novembro de 2024.  

33º Domingo do Tempo Comum

8º Dia Mundial do Pobre


  Evangelho.  


Mc 13,24-32

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24“Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, 25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas.
26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra.
28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas.
30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. 31O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”.

  Meditação.  


Fiquem sabendo que o Filho do Homem está próximo, está às portas (Mc 13, 29)

A celebração de um matrimônio é um dia sonhado, esperado e preparado em todos os pormenores pelos noivos e suas famílias. Muita coisa precisa ser preparada: documentos no cartório, na secretaria paroquial, curso de noivos, contratos para a recepção, lista de presentes, lista de convidados... é muita coisa. Não se pode esquecer os convites, o vestido de noiva, o terno do noivo, os padrinhos.... é muita coisa. E as alianças, a igreja, os arranjos... É... ansiedade, expectativa, emoção: o dia do casamento está chegando.

No capítulo 13 de São Marcos, estão reunidas muitas palavras de Jesus sobre um dia muito especial que vai chegar: o dia de sua volta-uma volta gloriosa, à moda de uma grande avaliação da humanidade. 

Com as imagens do livro do Apocalipse, podemos pensar no grande casamento. Jesus é o noivo. A noiva é a Igreja. O apóstolo João, em visão, viu a esposa do cordeiro, a nova Jerusalém, a cidade santa, descendo do céu, com a glória de Deus. 

No livro do Apocalipse, lemos: "Eis que venho em breve, trazendo comigo a minha recompensa para retribuir a cada um segundo as suas obras. O Espírito e a Esposa dizem: "Vem!"  Aquele que dá testemunho dessas coisas diz: "Sim, eu venho em breve". Amém, Vem Senhor Jesus". (Ap 21-22).

Essas núpcias do cordeiro são aguardadas ao longo da história, com grande ansiedade pelo povo fiel. Para esse encontro, a noiva Igreja vem se preparando desde que o seu senhor voltou ao seio do Pai, na ascensão.

Sempre pensamos na volta de Jesus, como um evento que nos apavora. Há uma certa razão nisso, se nos fixarmos demais nas imagens utilizadas por Jesus neste capítulo 13 de São Marcos. Jesus fala de guerras, de perseguições, de tragédias naturais, de destruição da cidade santa de Jerusalém. E por que ele fala tudo isso? Para nos avisar que antes que ele volte, vamos passar por muita coisa; para nos animar a resistir, a perseverar na fé, no meio das provações e dificuldades. E para nos prevenir sobre a necessidade de nos preparar para esse momento máximo da história: a sua volta gloriosa ou, no dizer do Apocalipse de São João, as núpcias do cordeiro, o seu casamento místico com a comunidade dos redimidos.

Esse tempo de espera da volta gloriosa do Senhor é tempo de preparação. Em nossas atitudes de hoje, mostra-se o grau de compromisso que temos com o casamento místico que se avizinha. Nas próximas semanas, vamos ouvir bastante essa palavra: vigilância! Vigilância é mantermo-nos despertos, operosos, propositivos, comprometidos com Jesus e seu Evangelho. Assim, estamos nos preparando para o grande momento de nossa vida: o encontro com o Senhor que vem para celebrar as bodas eternas.

Guardando a mensagem

Neste domingo, nos examinemos se estamos nos preparando bem para o encontro com o Senhor que vem. As núpcias do cordeiro estão chegando. É o grande casamento místico do Senhor com sua Igreja, pela qual entregou sua vida. Não é mais hora de vivermos distraídos, relaxados, despreocupados... a hora está chegando. No meio das dificuldades, resistamos. No corre-corre da vida, mantenhamos o foco. O dia mais feliz de nossas vidas está chegando. O Senhor vem!

Fiquem sabendo que o Filho do Homem está próximo, está às portas (Mc 13, 29)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
falaste para ficarmos atentos aos sinais dos tempos. Como os brotos e folhinhas verdes da figueira indicam que o verão está chegando, assim também poderemos reconhecer os sinais de tua vinda iminente em situações e acontecimentos da história. Ajuda-nos, Senhor, com teu Santo Espírito, a ler os teus sinais em nossa história. Sendo hoje o dia mundial do pobre, logo nos lembramos deste grande sinal a nos indicar tua presença e teu senhorio: a solidariedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Na Missa deste domingo, após a consagração, preste bem atenção à oração que a assembleia faz em resposta às palavras do padre: “Mistério da fé!”. Veja se encontra nessa oração uma ligação com o evangelho de hoje.

Comunicando

No próximo final de semana, vou estar em Campina Grande, Paraíba. No sábado à noite, dia 23, celebro a Santa Missa na Igreja do Seminário Diocesano. Na manhã do domingo, dia 24, faço palestra no Encontro Diocesano do Apostolado da Oração. E na noite deste mesmo domingo (24), vou estar em Orobó, PE, em um show de música religiosa. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

8 comentários:

  1. Creio que ele já está entre nós devemos orar com fé pRa receber a graça do espirito santo

    ResponderExcluir
  2. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos como será o retorno glorioso de Jesus, o Pai pensou em tudo mesmo. Está tudo escrito, por mais que pareça estranho será cumprido desta forma, ou seja os Evangelhos Sinópticos nos mostram os sinais dos tempos e assim podemos constatar a cada dia que passa, que já se cumpriu ou estão se cumprindo. Hoje o Evangelho narrado por Marcos afirma, nos alertando para em tempo nos prepararmos, colocarmos nossa vida em sintonia com DEUS, porque tudo nesta vida passará, apenas a Palavra e o Amor de DEUS que não, estes são para toda eternidade.
    Precisamos estar preparados porque a Palavra afirma, " Jesus Cristo está próximo, estas as portas", nosso Salvador retornará a qualquer momento e seus anjos levarão apenas os eleitos, ninguém sabe quem são e nem onde estão, somente o Pai celestial sabe a hora certa,.

    Joel 2,13:
    Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor Vosso DEUS, porque Ele é bom e cheio de Misericórdia! É manso na raiva, cheio de carinho e retira a ameaça.

    ResponderExcluir
  3. Senhor meu Deus eu creio em TI mas aumentai a minha fé. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe.. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Ajuda-nós Senhor com teu Espírito Santo a ler os teus sinas em nossa história. Sejamos solidários para com nossos irmão. Deus nos ajude e nos proteja de todo mal, com saúde, paz, amor, união e muita fé a mim e a minha família, parentes e amigos. Que Deus abençoe nosso Pe João Carlos em sua evangelização e em sua família. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Jorge Carvalho de Oliveira; Deus abençoe a todos nós! A sua infinita misericórdia, nos proteja e nos permita, que nós possamos, passar para a Vida Eterna, junto com os nossos antepassados, que vos amaram em sua vida! Amado Jesus, permita que nós também, possamos salvar o todos da nossa família! E que um dia, todos nós, no céu possamos glorificar a Deus Pai, Deus Filho, junto com nossa Mãe Maria Santíssima, Amém!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Que lindo o evangelho, a vinda do nosso Jesus muito amado!

    ResponderExcluir
  8. Senhor meu Deus eu estou com dificuldade de ver com o coração. Por isso peço clemência. Abre meu coração. Eu creio em TI mas aumentai a minha fé. Se eu claudicar segura a minha mão. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Deus e a Jesus Cristo a quem amo. Adoro e louvo. Amém 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O pouco com Deus é muito.

02 de maio de 2025   Sexta-feira da Segunda Semana da Páscoa.     Dia de Santo Atanásio, bispo de doutor da Igreja.     Evangelho   Jo 6,1-1...

POSTAGENS MAIS VISTAS