20 de outubro de 2024.
29º Domingo do Tempo Comum
Dia Mundial das Missões
Evangelho.
Mc 10,35-45
Naquele tempo, 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?”
37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”
38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.
41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.
Meditação.
Vocês não sabem o que estão pedindo (Mc 10,38)
Jesus estava indo a Jerusalém, na sua grande viagem que culminaria na paixão. Essa é a lógica de sua vida: dar-se a si mesmo pelos outros. Ele nos resgata, pagando o preço de nossas vidas, como se fazia no resgate dos escravos. E o preço foi alto: a sua própria vida. Essa é a lógica de Jesus: servir, dando sua vida por nós. É assim que ele exerce o seu poder divino: inclina-se sobre a humanidade pecadora para lavar-lhe os pés, como servo, como escravo; purifica-nos, lavando-nos com o seu sangue derramado, tomando na cruz o nosso lugar de pecadores. Não veio para ser servido, mas para servir. Servir e dar a sua vida como resgate de muitos.
Ser cristão é assimilar essa lógica de Jesus. Ser discípulo é entrar nesse caminho e caminhar com ele, experimentando o poder como serviço aos outros. Jesus é o modelo. A vida cristã é um permanente compromisso de seguimento de Jesus e, portanto, de renúncia a modelos que estejam na contramão do evangelho. É permanente a tentação do poder como prestígio, como autopromoção, como busca de benefícios para si e para seus pares. Nesse modelo, ninguém dá a vida pelos outros. Serve-se dos outros para seu engrandecimento, buscando privilégios, enriquecimento, prestígio social. E para conseguir e manter essas benesses, humilha, oprime, discrimina, exclui os outros.
Nesse caminho para Jerusalém, Jesus se esforçava para explicar aos discípulos que o seu confronto com os grandes da capital lhe renderia a morte, mas não seria o fim. Dar a sua vida, em sintonia com a vontade do Pai, seria o coroamento do seu caminho, confirmado na ressurreição. Jesus falou disso várias vezes aos discípulos, no caminho. Mas eles tinham dificuldade para entender, justamente porque ainda não tinham assimilado a lógica do poder-serviço de Jesus. Foi assim que, dois dos discípulos, aproveitando a distância dos outros, fizeram um pedido suspeito a Jesus. Pediram não, eles quase exigiram. Queriam participar do poder de Jesus, quando este triunfasse em sua causa. “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória”. Queriam participar do poder de Jesus, comandar ao lado dele nos postos mais altos e destacados do seu governo ou sabe-se lá o que eles estavam pensando. Foi aí que Jesus lhes disse: “Vocês não sabem o que estão pedindo”. E tentou que eles entendessem de outra forma. Até poderiam beber o cálice da perseguição e serem também batizados numa morte dolorosa como a sua, mas os cargos requeridos... isso não dependia dele. Ele também fazia a vontade do Pai.
O pedido interesseiro dos dois discípulos logo gerou um mal estar no grupo dos apóstolos. Claro, os outros também queriam participar do poder de Jesus. Sentiram-se passados pra trás. Jesus, então, juntou os doze e lhes fez uma bela catequese sobre o exercício do poder. Eles não deviam imitar o que viam no mundo que eles conheciam. Palavras de Jesus: “Vocês sabem que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Entre vocês, não deve ser assim”. E apresentou a sua vida como modelo: “eu não vim para ser servido, mas para servir. Quem quiser ser grande, seja o servo de vocês. Quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos”.
Guardando a mensagem
Vivemos em contato com experiências de poder que são o contrário do que Jesus fez e ensinou. Como disse Jesus: “Os chefes, os grandes tiranizam, oprimem as nações”. Não é a lógica de Jesus de estar a serviço do povo, como servos. É a lógica de servir-se do povo, como seus senhores. Não se quer garantir e promover os direitos de todos, particularmente dos mais pobres e vulneráveis. Busca-se o poder como modo de garantir os interesses das elites sobre o povo. O Mestre continua nos instruindo: “Entre vocês, não seja assim”. Como ficou claro no caso dos dois discípulos, a tentação é permanente também no seio da comunidade eclesial. E a busca de privilégios e cargos sempre causa desunião e divisão dentro da Igreja. “Entre vocês, não seja assim”, continua nos ensinando o nosso Mestre e Senhor.
Vocês não sabem o que estão pedindo (Mc 10, 38)
Rezemos a oração deste Mês Missionário:
Senhor Deus,
Pai de todos os seres humanos,
faze com que nós cristãos,
ungidos com a força do Espírito Santo,
cooperemos com a tua missão
até os confins do mundo,
testemunhando Jesus
e anunciando o Evangelho do Reino
com urgência, respeito e gentileza.
Abre nossos ouvidos
para acolher o teu mandato: “Ide”!
Abre nossa boca para convidar a todos
para o banquete do teu Filho!
Abre nossos olhos para reconhecer
todas as situações de indiferença,
injustiça e rejeição presentes no mundo!
Ajuda-nos a ser Igreja sinodal em missão,
peregrinos da esperança, construindo pontes
de fraternidade e solidariedade entre os povos.
Maria, Estrela da Evangelização, rogai por nós.
Amém!
Vivendo a palavra
Hoje é o nosso dia, o dia do Senhor e do povo redimido. Celebramos isto na Santa Missa. A Missa dominical é o compromisso mais importante do nosso domingo.
Pai de todos os seres humanos,
faze com que nós cristãos,
ungidos com a força do Espírito Santo,
cooperemos com a tua missão
até os confins do mundo,
testemunhando Jesus
e anunciando o Evangelho do Reino
com urgência, respeito e gentileza.
Abre nossos ouvidos
para acolher o teu mandato: “Ide”!
Abre nossa boca para convidar a todos
para o banquete do teu Filho!
Abre nossos olhos para reconhecer
todas as situações de indiferença,
injustiça e rejeição presentes no mundo!
Ajuda-nos a ser Igreja sinodal em missão,
peregrinos da esperança, construindo pontes
de fraternidade e solidariedade entre os povos.
Maria, Estrela da Evangelização, rogai por nós.
Amém!
Vivendo a palavra
Hoje é o nosso dia, o dia do Senhor e do povo redimido. Celebramos isto na Santa Missa. A Missa dominical é o compromisso mais importante do nosso domingo.
Comunicando
Uma sugestão: arrume um tempinho, hoje, para ver o meu novo show "Quando eu quero falar com Deus". Está no meu Canal do Youtube: Padre João Carlos.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Luiz Paulo de Belém - Gostaria de saber porque a meditação da palavra não está mais sendo postada no YouTube desde o dia 15/10/24. Agradeço a atenção
ResponderExcluirTambém, gostaria de saber
ExcluirPadre João Carlos sua abencão 🙌🏻
ResponderExcluirQue Deus proteja sempre o Senhor 🙌🏻 O Evangelho que o Senhor nos envia é um alimento Diário 🙌🏻
Pedir Sua Benção para Minhas Filhas: Cláudia Siqueira 🙌🏻 Sarah Siqueira 🙌🏻 e Para todos os meus Irmãos: Antônio Siqueira 🙌🏻Ana Maria Ferreira De Siqueira 🙌🏻 Ademir Siqueira
Clodionaldo Siqueira 🙌🏻
Matheus Veras 🙌🏻
Antônia Veras🙌🏻
Deus proteja Equipe AMA 🙌🏻
Que Deus proteja todas as Famílias 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Deus obrigado por tudo em minha vida 🙌🏻 🙌🏻 🙌🏻
Bom domingo, muito obrigada pela reflexão Amém
ResponderExcluirBom dia! Deus abençoe sua obra missionária e evangelizadora! Abraço afetuoso! Ir.Noemia, Pddm
ResponderExcluirKkk
ResponderExcluirBom dia povo lindo de Deus paz e bem feliz e santo domingo pra todos nós somos todos iguais diante de Deus 🙏🙏🖐️❤️🙏
ResponderExcluirAmém padre João Carlos bom dia, obrigada por essa reflexão..que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e perdoe os nossos pecados. obrigada meu Deus!
ResponderExcluirBom dia! Tuas reflexões do Evangelho ajudam-me a rezar; porém gosto mais em forma de vídeo.
ResponderExcluirSenhor abençoe meu neto na prova
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção, abençoe senhor nosso Deus e protetor, iluminai e protegei com saúde, paz, amor, união e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirImaginemos Jesus, o Justo Juíz, a decidir um pedido como este, com certeza Ele não podia tomar decisão nenhuma de diferenciação ainda mais diante dos 12 apóstolos, porque Ele vivendo como homem nos faz compreender que todos temos somos amados na mesma medida, temos os mesmos valores para DEUS, assim sabemos que o único que pode medir a nossa fé, o nosso nível de conversão, ou de servir para afirmar que somos fiéis ou não, é só DEUS o todo Poderoso Criador do céu e da Terra, só Ele mesmo para decidir quem sentará a Sua direita ou à Sua esquerda.
Não devemos fazer nada
pensando em nossa glória ou na glória dos homens, pelo contrário, devemos em tudo agradecer reconhecendo que tudo é Graça para honra e Glória de DEUS, pois quando trazemos para nós mesmos, a exaltação, o orgulho do sucesso nos domina e aos poucos vamos perdendo a essência, a pureza, a humildade, perdendo o temor e esquecendo de DEUS,.
Estava precisando ouvir o *sermão* de hoje, obrigado.
ResponderExcluirBoa tarde padre João Carlos peço oração pela minha cirurgia obrigado padre João Carlos pela medicação que recebo todos os dias só gratidão
ResponderExcluirÓ Deus, força daqueles que em vós esperam, eu LHE agradeço pela vida de Santa Maria Bertilla Boscardin. Todavia, me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do serviço, do perdão, da oração, da confiança, da fé, da luz, da compaixão, da misericórdia e da ciência perfeita. Me conceda a graça para ser justo. Me conceda a graça para vencer o sofrimento, a opressão e a provação. Me conceda a graça para fugir do pecado. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para viver o meu batismo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.
ResponderExcluirComo é bom ouvir o senhor Padre João Carlos entender de esperança e amor ouvir o evangelho explicado com tanta sabedoria e graça Amém gratidão gratidão gratidão 🙏
ResponderExcluirDeus abençoe Padre João Carlos
ResponderExcluir