
19 de outubro de 2024.
Sábado da 28ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Lc 12,8-12
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.
Meditação.
Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 10)
Pecar contra Jesus, o Filho, tem perdão. Mas, pecar contra o Espírito Santo não tem perdão. Foi o que Jesus disse. Como entender isso?
Jesus nos salvou por sua morte e ressurreição. Mas, a sua salvação nos chega por meio do Espírito Santo. No batismo, ele, o Santo Espírito, nos comunica o dom da filiação divina. Somos filhos, porque estamos habitados pelo Espírito Santo, que é Deus em nós. Mas, ele não é o Pai, nem o Filho. É uma terceira pessoa, com sua própria missão.
É o Espírito Santo que atua em nós, nos permitindo estar em comunicação com o Pai. É o Espírito Santo quem atualiza a palavra de Jesus. É ele quem, pela oração de consagração, torna presente o Senhor Jesus no sacramento do pão e do vinho. É ele quem atua nos outros sacramentos, santificando a nossa vida: nos lavando do pecado no batismo, nos perdoando os pecados na confissão, abençoando o amor conjugal no matrimônio, conferindo alívio e cura ao doente na unção dos enfermos, consagrando os ministros para o serviço sacerdotal. Em tudo isso, age decisivamente o Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho.
Sempre rezamos ao Pai, por meio do Filho, no Santo Espírito. Não há oração sem o Espírito Santo. É ele quem ora em nós, com gemidos inexprimíveis, como São Paulo falou. O Filho, por sua morte e ressurreição, nos reconciliou com Deus, nos pôs na comunhão com o Pai. Nossa comunhão com o Pai é por meio do Filho, no Espírito Santo.
Pecar contra o Espírito Santo é fechar nossa comunicação com o Pai. Apagar em nós o fogo do Espírito é extinguir a relação de filhos com o Pai. Não somos filhos se não tivermos em nós o Espírito do Pai e do Filho. Sem o Espírito, não entendemos Jesus e não podemos ser seus discípulos.
Jesus nos mandou em missão. Mas, sem o Espírito Santo, não a compreendemos, nem temos condições de realiza-la. O Espírito Santo é quem nos anima na missão. E a missão é a evangelização do mundo.
No início do seu pontificado, o papa Francisco escreveu a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. Este documento é como o programa do seu pontificado. Nele, se lê: "É o Espírito Santo, enviado pelo Pai e o Filho, que transforma os nossos corações e nos torna capazes de entrar na comunhão perfeita da Santíssima Trindade, onde tudo encontra a sua unidade. O Espírito Santo constrói a comunhão e a harmonia do povo de Deus. Ele mesmo é a harmonia, tal como é o vínculo de amor entre o Pai e o Filho. É Ele que suscita uma abundante e diversificada riqueza de dons e, ao mesmo tempo, constrói uma unidade que nunca é uniformidade, mas multiforme harmonia que atrai. A evangelização reconhece com alegria estas múltiplas riquezas que o Espírito gera na Igreja" (EG 117).
Guardando a mensagem
Como discípulos de Jesus, cultivamos a docilidade ao Santo Espírito. Ele é o divino amigo em nós, nos movendo interiormente para o bem, para a verdade, para a justiça, para o amor. Infelizmente, podemos nos fechar a isso. No uso da liberdade que o Senhor nos deu e respeita, podemos bloquear essa ação estimuladora do Santo Espírito. Como escreveu o apóstolo Paulo, podemos “extinguir” o Espírito em nós. Apagando essa luz, ficamos à mercê dos nossos instintos e da influência do mal que nos rodeia. Ficamos na escuridão.
Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 10)
Rezando a palavra
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém
Vivendo a palavra
Amanhã, com o 29º Domingo do Tempo Comum, vamos celebrar o Dia Mundial das Missões. O tema deste ano é "Ide e convidai a todos para o banquete (cf. Mt 22, 9)". Organize bem o seu dia para privilegiar a sua participação na Santa Missa. Domingo é dia de encontro com Cristo e com a Comunidade, em torno do altar.
Comunicando
No blog da Meditação (padrejoaocarlos.com), onde ficam os textos do Evangelho e da Meditação de cada dia, vou deixar a Oração do Mês Missionário. Encontre um tempinho hoje para rezá-la.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
ORAÇÃO DO MÊS MISSIONÁRIO 2024
Senhor Deus,
Pai de todos os seres humanos,
faze com que nós cristãos,
ungidos com a força do Espírito Santo,
cooperemos com a tua missão
até os confins do mundo,
testemunhando Jesus
e anunciando o Evangelho do Reino
com urgência, respeito e gentileza.
Abre nossos ouvidos
para acolher o teu mandato: “Ide”!
Abre nossa boca para convidar a todos
para o banquete do teu Filho!
Abre nossos olhos para reconhecer
todas as situações de indiferença,
injustiça e rejeição presentes no mundo!
Ajuda-nos a ser Igreja sinodal em missão,
peregrinos da esperança, construindo pontes
de fraternidade e solidariedade entre os povos.
Maria, Estrela da Evangelização, rogai por nós.
Amém!
Bom dia. Não estão sendo postado as meditações diárias no YouTube, o último postado foi do dia 14 de outubro. Vocês não irão mais postar?
ResponderExcluirObrigada
Andréa
Bom dia. Eu também não tenho visto a meditação no YouTube. Essa opção será descontinuada?
ResponderExcluirBom dia! Padre João Carlos que Deus o abençoe sempre o senhor é um anjo de Deus.
ResponderExcluirBom dia! Sou a Maria Leda Roberto e participo sempre da meditação. Renova minha caminhada.
ExcluirTerminei de ler o Evangelho de hoje amei os ensinamentos sobre o Espírito Santo
ResponderExcluirNo Espírito Santo nos tornamos filhos de Deus pelo Batismo
Amém
Bom dia Padre João Carlos. Sua benção
Bom dia Padre João Carlos peço orações pela minha saúde física e espiritual. Amém
ResponderExcluiramei o Evangelho vem espírito santo chei os corações almanidade muita luz e paz
ResponderExcluirPadre João Carlos eu ouço a sua meditação todos os dias, a muito tempo atrás eu já ouvia as suas meditação através da minha comadre que enviavam para mim, alguém mandavam pra ela ela mim enviavam, hoje quem pra nós pelo grupo da igreja é nosso padre obrigada por nos abençoar, com suas palavras que Deus abençoe a sua vida e sua caminhada um bom final de semana abençoada ❤
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei nele o fogo do nosso amor. Que o Espírito Santo e Deus nosso , cobrei a mim e à minha família, nos dando saúde, fé, felicidade e união a todos nós. Amém 🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia. A meditação não vai ser postada mais no yutube? Porque desde do dia 14/10 não aparece mais.
ResponderExcluirAs postagens no YouTube acabaram..sabem me informar.... obrigado
ResponderExcluirSua benção Pe. João Carlos. Tenho um Cd seu que me acompanha no carro a mais de dez anos. Suas músicas são confortantes para minha alma. E suas palavras de vida no Espirito, me guia por tada a minha vida. Cd é aquele que Jesus cura a mulher com hemorragia .
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirObrigado Obrigado por essas palavras lindas e maravilhosas que eu ouço todos os dias quem manda pra mim todos os dias meu genro adoro as explicações da homilia do padre João Carlos Obrigado padre o senhor e maravilhoso sempre sendo esse padre que o mundo inteiro te ama muito muito mesmo
ResponderExcluirO espírito santo nos ensina a seguir coloca na nossa boca o que devemos falar.
ResponderExcluir