PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ponha a sua bíblia em destaque.

Ponha a sua bíblia em destaque.



   02 de setembro de 2024  

Segunda-feira da 22ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Lc 4,16-30

Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”
23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.
27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o Sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.



   Meditação.   


Hoje, cumpriu-se essa passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir (Lc 4, 21)

E bem no início deste mês da Bíblia, a Igreja nos abre o santo livro para acompanharmos Jesus, na Sinagoga de Nazaré, lendo e explicando uma passagem bíblica.

Jesus, estava, naquele sábado, na localidade onde se criara, Nazaré. Na Sinagoga, ele levantou-se para ler o livro da Palavra de Deus. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Ele achou ali uma passagem muito especial. Ele leu: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres”. Quando terminou a leitura, ele sentou-se, como faziam os mestres. Todo mundo ficou na maior atenção. E ele começou a explicar como aquela passagem falava precisamente de sua missão. “Hoje, se cumpriu essa passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. A Palavra de Deus é atual, se cumpre hoje.

As Escrituras Sagradas do antigo povo de Deus ocupavam um lugar muito especial, nas sinagogas, no tempo de Jesus. Eram guardadas num lugar central à frente da assembleia, numa espécie de oratório que lembra os nossos sacrários de hoje. Nessa passagem do evangelho de São Lucas, o servidor lhe entregou o rolo do livro do profeta Isaías. Jesus o leu e depois o devolveu ao servidor, para que o guardasse. Aí, começou a explicar a leitura feita.

As Escrituras Sagradas dos cristãos compreendem os livros do antigo povo de Deus (o Antigo Testamento) e os escritos das comunidades cristãs do final do primeiro século (o Novo Testamento). Também para nós, as Escrituras Sagradas ocupam um lugar muito especial em nossas celebrações. A Missa, por exemplo, tem claramente duas partes distintas: a liturgia da palavra e a liturgia eucarística. Assim, somos alimentados pelo pão da vida, Jesus Cristo, na mesa da palavra e na mesa da eucaristia. 

Olha o que diz a Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação Divina (Dei Verbum): “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor, não deixando jamais, sobretudo na sagrada Liturgia, de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, quer da mesa da palavra de Deus quer da do Corpo de Cristo” (DV 21). Deu para entender? “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor”. As leituras bíblicas, organizadas com muito cuidado pela Igreja para cada domingo e para cada dia da semana, são um alimento sagrado para a nossa edificação. Somos alimentados pelo mesmo Cristo, palavra e pão.

É surpreendente o que lemos neste documento do Concílio, a Dei Verbum: “Nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual” (DV 21)



Nazaré de hoje. 

Guardando a mensagem

Em Nazaré, vemos Jesus, na sinagoga, fazendo a leitura na celebração e nos mostrando a atualidade da palavra. É hoje que Deus nos fala, é hoje que suas promessas se cumprem. Neste início do mês da Bíblia, essa passagem desperta a nossa atenção para o valor que devemos dar à Sagrada Escritura. Na celebração dominical, a Palavra é proclamada, explicada, rezada. É o pão da vida, alimento sagrado para nos sustentar na caminhada. Na Igreja, esteja sempre atento(a) à palavra que está sendo proclamada. A celebração é, por excelência, o lugar onde Deus está instruindo o seu povo. Em casa, não esqueça sua Bíblia em qualquer gaveta. Conserve-a em lugar visível, digno. Leia-a todos os dias. Todo dia, um trechinho. Sendo o evangelho do dia, melhor ainda. Ao iniciar sua leitura, peça as luzes do Espírito Santo. É ele quem faz da palavra escrita um verdadeiro encontro com o Senhor da palavra.

Hoje, cumpriu-se essa passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir (Lc 4, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu és a própria palavra de Deus, o verbo feito carne. Em ti, todas as palavras da Escritura ganham sentido e força. Todo o Antigo Testamento vive da promessa de tua vinda. Todo o Novo Testamento nos comunica tua presença redentora. Senhor, que o livro santo de tua palavra seja objeto de leitura e estudo de nossa parte, para o compreendermos sempre mais e nele te acolhermos como caminho, verdade e vida. Concede que, neste mês da Bíblia, cresçamos no conhecimento e na prática de tua palavra. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Duas dicas para fazermos deste mês um tempo de encontro com o Senhor da Palavra. Primeira: Durante todo este mês, ponha sua Bíblia em lugar de destaque. Segunda dica: Inscreva-se no curso bíblico sobre o Profeta Ezequiel, em sua paróquia ou conosco, pelo Youtube. 

Comunicando

Programamos o nosso curso bíblico para as noites de 16 a 20 deste mês de setembro (serão cinco encontros). O curso será oferecido pelo Youtube, aberto pra todo mundo. 
Inscrevendo-se, você garante o ebook, materiais exclusivos e o certificado.Você pode se inscrever pelo nosso Whatsapp 81 3224-9284 ou pelo Sympla.com. Os associados da AMA, para terem acesso a um desconto especial, inscrevam-se somente pelo whatsapp. Residentes no exterior, na inscrição, estão dispensados da taxa de participação. Salve aí, no seu celular, o whatsapp da AMA para sua inscrição: 81 3224.9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Anônimo2/9/24 08:17

    Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor .eu irmão partiu , mas sei que foi melhor para ele, que ele.esteja no desço eterno e luz perterpua o ilumine , descanse em paz , senhor abençoe o mês setembro e obrigada por tudo e te psco perdão e misericórdia para mim e meus filhos , daí saúde e sabedoria para ajudar minha família, obriga da pelo senhor existir e mim ajudar , glória seja dando a todo momento.amém

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/9/24 08:21

    Senhor JESUS CRISTO eu creio em TI mas aumentai a minha fé para que eu seja digno de ser um filho seu que procura viver sob seus ensinamentos. Peço -lhe a minha recuperação e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa Oriete, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado por me trazer a palavra e interceda por mim.. amém 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/9/24 08:43

      Jesus aumenta minha fé 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

      Excluir
  3. Anônimo2/9/24 08:30

    Bom dia Padre!daime saúde epaz e sabedoria para cuidar daminha familia em todis os sentidos.que todos vcs tenham uma ótima semana abençoada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/9/24 08:44

      São José aumenta minha fé 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

      Excluir
  4. Anônimo2/9/24 08:31

    Glória a Vós Senhor 🙌🏻 bom dia Padre João sua benção 🙌🏻 gratidão por pela Palavra de Deus 🙏🏻 Feliz mês da Bíblia Sagrada 🙌🏻🙏🏻❤️

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/9/24 08:33

    Ronald/Jamila - Que Deus na sua infinita misericórdia nos traga muita luz, paz e saúde , para que possamos resolver os problemas que apareçam.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/9/24 08:34

    Bom dia padre, sua benção.como é bom crêr na palavra de Deus, bom seguir Jesus que veio para salvar-nos, veio e vai voltar. Ele é o caminho ,a verdade e a vida, amém.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre sua benção louvo ao Senhor Jesus por sua palavra viva e cumprida em minha vida confio na sua providência e sei que tudo concorre para o bem de todos que nele confia . Peço oração por mim e meus familiares em especial aos meus filhos que está enfrentando uma causa na justiça mas creio que o Senhor está a frente e tudo vai dar certo obrigada Amém.

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Como pode, mesmo depois de saber de Seus milagres em Cafarnaum e de todos os outros lugares, depois de ouvir o próprio Jesus proclamar as palavras da Sagrada Escritura, revelando toda Sabedoria e visão Profética, mesmo assim aquele povo ainda duvidou que seria o Messias o Salvador, só porque era de uma família humilde de Nazaré?
    Isso acontece porque alguns querem os milagres de DEUS e infelizmente não se interessam pelo DEUS de milagres.
    Quando Jesus profetizou confirmando toda a Palavra de DEUS na verdade escatológica do Profeta Isaías, podemos constatar aí que chamou mais a atenção dos homens maus, daqueles hipócritas, gananciosos e dos falsos profetas.
    Conosco acontece o mesmo, quando proclamamos a Palavra, anunciamos o Evangelho, quando deixamos ser instrumentos e o Espírito Santo revela em nós seja o dom da ciência, quando nas orações profundas, enfim quando louvamos ou em qualquer atitude que na intimidade nos aproxima do Pai, o inimigo se enfurece, mas como Jesus fez naquela época devemos fazer o mesmo agora, isto é não temer nada, acreditar somente na justiça Divina e continuar nosso caminho anunciando, evangelizando, libertando e curando, em fim glorificando o nome Santo do Senhor,.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/9/24 10:35

    Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/9/24 11:29

    Bom dia padre João Carlos! Á sua benção,
    Louvado seja o santo nome do senhor Jesus Cristo e para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/9/24 11:30

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo nos abençoe e nos proteja de todo mal, com saúde, paz felicidade e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/9/24 17:01

    Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/9/24 17:01

    Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2/9/24 17:01

    Amém 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  15. Pai das Luzes, eu LHE agradeço pela vida da Beata Ingrid Elofsdotter. Todavia, me ensine evangelizar com humildade e fé. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do profetismo, da graça, da cura, da libertação e da sabedoria. Me ensine viver a minha consagração. Me ensine testemunhar o CRUCIFICADO. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine fugir do pecado e da fúria. Me ensine ser missionário. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus mandou o espírito mau calar a boca.

   14 de janeiro de 2025.    Terça-feira da 1ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mc 1,21b-28 21bEstando com seus discípulos em Cafarnau...

POSTAGENS MAIS VISTAS