18 de agosto de 2024.
Solenidade da Assunção
da Bem-Aventurada Virgem Maria
Dia da Vocação à Vida Consagrada
Evangelho.
Lc 1,39-56
Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
Meditação.
Porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)
Vamos às leituras da celebração da solenidade da Assunção da Virgem Maria. No livro do Apocalipse, capítulo 12, o evangelista João conta que viu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol que deu à luz um filho e um dragão feroz que queria devorá-lo. O filho foi levado para junto do trono de Deus e a mulher refugiou-se no deserto. É um resumo maravilhoso da história da salvação: Uma mãe, Maria, revestida da grandeza de Deus; Um filho perseguido e, agora, vitorioso junto do trono do céu. Jesus, filho do eterno Pai e de nossa humanidade recebida de Maria, perseguido pelas forças do mal e da morte, está agora ressuscitado, glorioso, em Deus. Em Cristo ressuscitado, vemos a vitória de todos os filhos de Adão, de toda a humanidade. A voz ouvida resume tudo: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”.
Na primeira Carta aos Coríntios, capítulo 15, São Paulo nos ajuda a tirar consequências de tudo isso: “Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda”. A ressurreição, como vitória final, está assegurada em Cristo para todos os que lhe pertencemos. E essa grande vitória alcançada por Cristo em nosso favor já vemos sinalizada em todas as pequenas vitórias em nossa vida, em todas as bênçãos e conquistas que pontuam o nosso caminho. Essa vitória total e definitiva que já avistamos, ao término da caminhada, vai iluminando nossa jornada.
O fracasso entrou no mundo com Adão. Com ele, entrou a morte. Mas, a vitória chegou por Jesus. Com ele, entrou a vida, a ressurreição dos mortos. A vitória será total quando a morte for derrotada. Quando olhamos para o horizonte, para onde nós estamos peregrinando, já vemos um homem ressuscitado dos mortos, Jesus, o filho de Deus. Ele está sentado à direita do Pai. Ele é a garantia de que lá também chegaremos, vencedores também sobre a morte. E ao lado de Jesus, já vemos alguém que também já está em Deus, representando toda a humanidade redimida. O Prefácio da Missa de hoje fala dela nestes termos: “Aurora e esplendor da Igreja triunfante, consolo e esperança para o povo ainda em caminho”. É Maria que lá está ressuscitada também.
O canto de Maria, o Magnificat, Lucas capítulo primeiro, está no coração da liturgia da palavra de hoje. Nele, nossa mãe canta as vitórias de Deus em sua vida e na vida do seu povo. “A minha alma engrandece o Senhor... porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. Nossa mãe está louvando a Deus pelo que ele fez na vida de sua serva. Mas, também o bendiz pelo que ele está fazendo na vida do seu povo: “Ele mostrou a força do seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos, elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias”. O Senhor Deus está realizando suas promessas: fazendo justiça aos humilhados, destronando os potentados. Vitórias de Deus na vida de sua serva e na vida do seu povo.
Guardando a mensagem
Celebramos a Assunção da Virgem Maria. A Igreja proclamou, em 1950, esse dogma que o povo cristão já tinha no coração: Maria ressuscitou e está com Deus. Foi o que o Papa Pio XII escreveu na proclamação do dogma: “A imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. Essa é uma bela conclusão da Palavra de Deus proclamada hoje. Jesus ressuscitou, como primícias, depois nós o seguiremos, ensinou Paulo com toda clareza. Na visão de São João, no livro do Apocalipse, a mãe de Jesus estava toda possuída pela glória divina, vestida de sol. O anjo a tinha saudado como “cheia da graça”, na anunciação. E Izabel antecipou essa declaração da Igreja reconhecendo a grandeza de Maria e saudando-a como Davi saudou a Arca da Aliança: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”. E Maria mesma, na sua humildade, hoje nos recorda: “O Senhor fez em mim maravilhas”. Jesus ressuscitou. Maria também já ressuscitou e foi levada para junto do seu filho. Nós também ressuscitaremos. Vamos todos estar com Deus. Essa é a grande vitória que estamos celebrando.
Porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
hoje é um dia para cantarmos as vitórias de Deus em nossa vida. Em nosso caminho e na história do nosso povo, apesar dos problemas e das dificuldades, são muitas as conquistas e vitórias. E nós reconhecemos, Senhor, que elas não são apenas obras nossas, são especialmente obra de Deus, misericórdias do seu coração. As nossas vitórias se completam e se plenificam na tua grande vitória sobre o pecado, o mal e a morte, na tua ressurreição. Vitorioso, és garantia de que chegaremos lá. E temos ainda outro testemunho desta tua obra admirável. Tua mãe já está contigo na glória. Ela é “aurora e esplendor da Igreja triunfante, consolo e esperança para o teu povo ainda em caminho”. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Faça hoje, uma prece em favor dos irmãos e irmãs das Ordens, Congregações e Institutos de vida consagrada. Como Maria, eles sinalizam no mundo que Deus é tudo em nossa vida.
Comunicando
Amanhã, segunda-feira, 19 de agosto, abrindo a Semana de Aniversário da AMA, teremos, no Recife, o Encontro dos Ouvintes. Será na Paróquia N. Sra. Aparecida, na Vila Rica, em Jaboatão.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia padre João Carlos
ResponderExcluirPeço oração para meus filhos william e Maria
Que Nossa senhora os proteja em nome do senhor Jesus
bom dia padre João Carlos. pelo oração pela minha família .e da minha Naiara. que Deus nos proteja sempre 🙏🙏
ResponderExcluirGratidão Senhor
ResponderExcluirPadre nao fico um dia sem suas meditação. amo muito .mim sinto tao protegida 🙏
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos , sua benção. Que. Deus em sua infinita bondade e Nossa Senhora, esteja sempre. Conosco nem nos dando saúde, paz e fé, nos dando força e coragem, para viver a mim e a minha família. Amém 🙏 🙏🥰
ResponderExcluirQueimaria nossa mãe que amou seu filhoneus possa nos amar e nos cobrir de bênçãos. Amem
ResponderExcluirBom dia padre , o senhor é meu pastor nada mim faltara. Senhor peço benção para mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família em especial pelo meu irmão neném que está na UTI da Santa Casa de mesericordia, entrego meu irmão em suas mães, que seja feito o melhor para ele , o livre do sofrimento. Senhor te peço perdão e mesericordia meus pecados e agradeço por tudopor obrigada principalmente pelo dom da vida , peco saúde e sabedoria , obrigada senhor por vc existir , nossa senhora rogai por nós, amém
ResponderExcluirBom dia 🌻 Gratidão ao meu Deus todo poderoso 🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿
ResponderExcluirMaria, Senhora Nossa, rogai por nós que recorremos a Vós.
ResponderExcluirSenhor JESUS CRISTO eu creio em TI mas aumentai a minha fé. Qdo eu claudicar segura a minha mão. Senhor JESUS em nome de N. Senhora que elevada junto a ti foi, peço -lhe a minha recuperação e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos, o senhor como instrumento de Jesus, intercedei por mim. Amém 🙏
ResponderExcluirAgradeço a Jesus e Maria pela minha vida , graças a Ele Ela estou viva . Amém 🙏🏻
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirImaginemos a alegria no encontro das duas primas, ambas grávidas naquele momento, Isabel gestando João Batista recebe na sua casa Maria a sua prima Bendita escolhida para conceber Jesus, na primeira palavra recebeu o Espírito Santo e João Batista já pulou de alegria, ali seu destino profético iniciava, o escolhido para ser o Precursor, preparando o caminho do Messias e quando adulto realizar o batismo até mesmo do nosso Redentor, assim levaria também a conversão conduzindo vida nova aos homens. Depois Isabel já ungida cheia do Espírito Santo, professa palavras de acolhimento e fortalece Maria que humildemente aceita e proclama as palavras mais lindas possíveis de agradecimentos e exaltação a DEUS, revelando toda a vontade do Pai para nós humanidade, com isso une o antigo e o novo testamento, assim a Ave cheia de Graça, a Arca sela a nova e eterna Aliança com todas as gerações dos seus filhos amados.
Com toda certeza Maria é Santa, pois diante de inúmeras mulheres, foi a Escolhida, a Prometida como Bem-aventurada, a Arca da aliança, pois ninguém naquela época exclamou com tanta convicção, a então conhecida oração Magnífica, imaginemos;
Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito exulta de alegria em DEUS, meu Salvador”. No final ainda passou por tamanha angústia de ver seu Filho sendo entregue a todo injusto julgamento, sofrimento e martírio até morrer da pior forma na cruz, e ela superou tudo com tanta calma sem murmurar momento algum, por isso foi a Predileta, porque como Imaculada DEUS a capacitou e a preparou para ser o maior exemplo de humildade, de mulher e mãe, pois se tornaria Santa e a única assunta ao Céu e para sempre intercederia por nós junto a Trindade Santa,.
AMÉM 🙇 🙏. Maria De NAZARÉ ROGAI POR NÓS, BENDITA SOIS TÚ ENTRE AS MULHERES, CHEIA DE GRAÇAS 💟 PAZ , AMOR , MÃE DE JESUS E NOSSA, MEDIANEIRA JUNTO AO SEU FILHO JESUS SOCORREI-NOS NAS NOSSAS TRIBULAÇÕES! ATÉ AMANHÃ SE DEUS QUISER PE.JOÃO CARLOS.
ResponderExcluirAmém 🤲
ResponderExcluirInês
ResponderExcluirAMÉM ao evangelho que Deus abençoe os nossos irmãos
ResponderExcluirOs capítulos e versículos que encontrei na Bíblia, só falam de Jesus a direita de Deus??????
ResponderExcluirRomanos 8:34
S.Marcos 16:190
Colossensses 3:1
1 Pedro 3:22
Hebreus 8:1
1 s.joão2:1
1 Timóteo 2:5
Jesus, eu vos Amo de todo o meu coração.
ResponderExcluirJesus, lamento ter-vos ofendido.
Que a Santíssima Virgem Maria, Imaculada Mãe de Jesus e nossa terna Mãe, nos alcance com os vossos olhos e com os raios de misericórdia emanados de suas mãos.
Sagrada família, José, Maria e Jesus, tenham piedade e misericórdia de todos nós ! AMÉM.
Amém 🙏🙏💐💐
ResponderExcluir