PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A evangelização cura as pessoas de sua mudez.

A evangelização cura as pessoas de sua mudez.

 


 09 de julho de 2024.   

Dia de Santa Paulina

     Evangelho.    


Mt 9,32-38

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.
35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

     Meditação.    


Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar (Mt 9, 33)

Você é um cidadão. Você é uma cidadã. Coisa muito boa, parabéns. Mas, é um cidadão que participa ou que apenas assiste o que está acontecendo? Olha que aqui vai uma grande diferença, não é verdade? Há cidadãos que acompanham o movimento da sociedade, formam sua opinião, discutem, dão palpite... de alguma forma, participam. E há cidadãos que estão por fora, estão à margem, não se sentem em condições de dar sua opinião. Estão mudos, silenciosos. Não participam. Você conhece pessoas assim?

Por que será que há pessoas assim, mudas, num país democrático e numa Igreja de comunidades? Talvez o país não seja tão democrático assim. E a Igreja não esteja assim tão comunitária. O fato é este e é grave: há pessoas deixadas à margem, sem efetiva participação, que não têm opinião para dar ou que apenas repetem a visão dos grupos econômicos detentores dos grandes veículos de comunicação.

Esse problema, com certeza, havia no tempo de Jesus. Gente calada, silenciada por uma educação autoritária ou por uma situação política repressora. Gente acostumada a viver à margem, desconsiderada, só contada para os impostos, mas sem nenhuma participação e envolvimento na vida do país. 

No evangelho de hoje, está dito que Jesus, vendo o seu povo, compadeceu-se dele, vendo, naquela gente cansada e abatida, ovelhas sem pastor. E por onde ele andasse – povoados, cidades, sinagogas – ensinava, pregava o evangelho do Reino e curava todo tipo de doença e enfermidade. As curas eram uma forma de concretização do efeito da pregação. A Palavra de Deus resgata a dignidade da pessoa, acorda a sua condição de filho de Deus, devolve sua condição de protagonista de sua própria história. Boa parte das doenças se alimenta do abatimento das pessoas, de sua permanente humilhação, de sua falta de horizonte. Jesus, com a força divina, anunciava o amor de Deus, libertando, curando, expulsando o mal da vida das pessoas.

E é aí que entra a história do homem mudo que apresentaram a Jesus. Como eles entendiam, estava mudo porque estava possuído por um demônio. Justo. Povo calado, silencioso, sem opinião sobre nada de importante só pode mesmo estar possuído por uma força maligna que o impede de se sentir e de se expressar como filho de Deus, como cidadão participante e informado, capaz de dizer sua palavra sobre o mundo. Quando o demônio foi expulso, ele começou a falar.

É isso que ocorre com a pregação do Evangelho, o amor de Deus comunicado pela presença de Jesus... os que estão à margem são chamados para o centro; aos que não estão enxergando, os cegos, é dada a luz da fé; os que estão possuídos pelo mal, pela doença, experimentam o poder libertador de Deus. O mudo começa a falar... o cidadão passivo começa a participar.




Guardando a mensagem

Apresentaram um mudo a Jesus. Quase sempre a doença era explicada pela dominação de um mau espírito. Jesus expulsou o demônio e o mudo começou a falar. Em nossa sociedade, há um grande número de cidadãos mudos, silenciosos, à margem dos processos sociais. A verdadeira evangelização liberta essas pessoas de sua mudez, fazendo delas cidadãos participantes na sociedade e na Igreja.

Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar (Mt 9, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ficamos felizes quando percebemos que a pregação da Palavra de Deus está gerando cristãos conscientes, responsáveis e participativos na vida da Igreja.  Ficamos felizes quando percebemos que cidadãos antes passivos, desconsiderados, começam a ter sua opinião, a se sentir envolvidos e participantes nos processos. É assim que tu continuas curando os mudos, libertando-os das correntes da dominação do mal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Talvez hoje se apresente uma situação em que você precise emitir sua opinião. Faça um esforço para participar. Participando, a gente contribui, esclarece, aprende, forma opinião. A evangelização cura as pessoas de sua mudez.

Comunicando

Parece que você não acompanhou o encontro bíblico de ontem. Foi um estudo precioso sobre o capítulo 15 do  livro do Profeta Ezequiel. Claro, você pode vê-lo hoje ou a qualquer momento. O encontro ficou gravado no Youtube. Quer um conselho? não perca essa oportunidade de conhecer mais a palavra de Deus. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Anônimo9/7/24 00:08

    Parabéns padre João Carlos Ribeiro, pois nessa sua homilia com base nesse trecho do evangelho, o Sr. tem toda razão... Tem muiiita gente em nossas paróquias e nas pastorais, que NÃO tem luz própria e balançam a cabeça como lagartixas, por omissões ou falta de conhecimento do que é o certo e o errado. Simplesmente eles fazem questão de ratificar o que disse com estupidez fora do evangelho o PÁROCO ou Diácono, a forma que ele ofende a um cada um dos fiéis cristãos e os ataca brutalmente, chamando-os de vagabundos, de safados e de cristãos os ROMEIROS, que já morreram e esqueceram de se se enterrarem... Não sou Maria vai com outras e adoro as homilias do Senhor, porque são reflexivas e conscientes...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/7/24 02:36

    Bom dia Sr Padre muito obrigada por partilhar a palavra logo pela manhã amo o seu programa sou de Angola. Logo pela acordo ouvindo os evangelho os meus dias são abençoados, 🙏 a palavra de Deus é milagre nas nossas vidas. Muito obrigado Deus te abençoe abundantemente.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/7/24 05:37

    Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família como pesso oração pra mim e minha família também e benção dó pai até amanhã se Deus quiser 🙏🖐️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/7/24 13:04

      Bom dia Padre João Carlos sua palavra de Deus venha abençoado eu, e minha família , abençoe do pai eterno, até Amanha se Deus quiser

      Excluir
    2. Amém, seja louvado nosso senhor Jesus Cristo e para sempre seja louvada sua mãe Maria santíssima e seu esposo são José

      Excluir
  4. Anônimo9/7/24 06:34

    Bom dia com Jesus Maria e José
    Que estejamos fortalecidos na fé amém

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/7/24 07:58

    Gratidão DEUS abençoe abundantemente a sua VIDA AMÉM

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/7/24 08:00

    Louvado seja Deus pela graça da lucidez, simplicidade e coerência plantada na terra fertil da mente e coração do PE. JOAO CARLOS. Quantas almas possuídas pela mudez endêmica diante de tantas injustiças sociais foram esclarecidas e libertas hoje com essa msn. É um texto para ser re-lido e re-ouvido muitas vezes. Peço a Deus que liberte da escravidão da mudez muitos de nossa Igreja cristã, autênticos formadores de opinião. Deus seja louvado, sempre.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/7/24 08:03

    Senhor venho hoje te agradecer por tudo , obrigada pelo dom da vida e nova esperança na fé de Deus, senhor tenha piedade e mesericodia e perdão pelos meus pecados e abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel vós proteja. afaste todo o perigo e maldade deles, obrigada senhorbpir tudo .

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/7/24 08:52

    Senhor JESUS! Eu te amo e creio em TI, mas aumentai sempre a minha fé. Fazei-me instrumento participativo de vossa evangelização. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/7/24 09:48

    Muito bom poder contar com pessoas com esse conhecimento/com esse dom para nós amparar com sua compreensão...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/7/24 10:45

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção , que Deus nos proteja e nos livre de todo mal, nos dando saúde, paz, felicidade e fé .a mim e a minha família.Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Jesus com seu Poder de curar pela imposição das mãos, no tocar ou até mesmo de longe, seu objetivo sempre foi através da cura, seja na Palavra no ungir, ou mesmo no testemunho, para sempre salvar, mas por ser justo Ele sempre chamava atenção e incomodava aqueles que se achavam sábios e conhecedores da lei.
    Sabemos que a esperança de Jesus e a alegria do Pai é que não se perca nenhum dos Seus. Assim irmãos precisamos ser Seu discipulado nesta geração e quando nos esforçamos para viver a lei do Amor pela Graça sejamos salvos, contudo aproveitando todos os exemplos deixados, temos a missão de espalhar o Evangelho, anunciando a Boa nova e guiados pelo Espírito continuemos nos esforçando para conseguir aumentar ao máximo possível o Reino do Céu.
    Quando Jesus disse: Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
    Podemos entender que diz: pedir ao Pai para quê envie Cristãos autênticos para evangelizar, servir, mostrando o Caminho para todos os povos cansados e abatidos, presos pelas idéias mundanas e que ainda infelizmente estão sem Pastor, melhor dizendo, aqueles que precisam de todas as formas de cura e de libertação, aqueles que ainda não conhecem a Palavra de DEUS e desconhecem os princípios do Reino que conduzem a salvação,.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9/7/24 11:31

    Obgda pela explicação 🕯️🛐📿 bom dia 🙏 sua benção padre

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família em especial pela minha mãe q pegou a virose e como idosa tudo é mais difícil. Que ela fique logo Boa pela graça de Deus . Senhor cura também meu netinho Bento que tem paralisia cerebral e ainda não consegue falar, mas Tu podes tudo Senhor amém.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Jesus nos ensina o Amor de Deus e Sua Misericórdia! Vamos orar e participar!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/7/24 15:48

    Boa tarde padre João Carlos peço oração pra mim maria jose silva que mim cure de um nódulo na mama esquerda vou fazer uma punção pra fazer uma biopsia que Deus mim abençoe e mim cure em noe de jesus peço tbm oração pra mimnha irmã maria elza silva que Jesus cure ela dessa aderência no intestino em nome de jesus

    ResponderExcluir
  16. Deus de amor e paz, eu LHE agradeço pela vida de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Entretanto, me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude fugir do pecado e da idolatria. Me ajude seguir o caminho do discipulado, da compaixão, da evangelização, da purificação, da cura e da expiação. Me ajude cumprir os VOSSOS preceitos. Me ajude participar da Santa Missa. Me ajude expulsar o que não presta. Me ajude rezar pelas vocações. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João gosto muito das suas homilias e tive o prazer de lhe conhecer pessoalmente na matriz de São Francisco de Assis em Rio doce a uns anos atrás eu amo a música que o sr.contor na igreja quem me tocar.

    ResponderExcluir
  18. Eu já conheci o padre João Carlos Pessoalmente é uma pessoa muito carismática e gentil, muito educado e muito bem preparado com padre e tem mais um ótimo cantor os seus hinos de louvor a DEUS.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Os pequeninos do evangelho.

   17 de julho de 2024    Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo,  presbítero, e companheiros, mártires    Evangelho.      25Naquele te...

POSTAGENS MAIS VISTAS