PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Temos uma boa notícia para lhe dar.

Temos uma boa notícia para lhe dar.




   09 de julho de 2024   

Quarta-feira da 14ª Semana do Tempo Comum




     Evangelho     


Mt 10,1-7

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.



     Meditação.     


No caminho, vocês anunciem: O Reino dos céus está próximo! (Mt 10, 5)

Jesus chamou os doze, deu-lhes poder sobre a doença e sobre o mal e os enviou em missão. Entre outras coisas, recomendou que avisassem ao povo que o Reino estava próximo. O evangelista Mateus, por escrever seu evangelho entre comunidades formadas por judeus, evita dizer o nome “Deus”, substituindo-o por “céus”. Reino dos céus. Doze é uma representação do povo de Deus e de sua organização, de sua liderança. O povo do Antigo Testamento era o povo das doze tribos, dos doze patriarcas. A escolha e o envio de doze líderes mostra a intenção de Jesus: ele está construindo um novo momento do povo de Deus, o povo que estará unido a Deus pela nova e eterna aliança.

Jesus dá várias instruções aos doze. De uma forma ativa, eles se associam à missão de Jesus. E a missão de Jesus está descrita um pouco antes, no final do capítulo 9: Jesus vendo as multidões, se compadeceu delas e as ensinava, pregando o Reino de Deus e curando as suas enfermidades. Compadecia-se de sua situação e lhes anunciava o Reino de Deus que chegara com ele para liberdade e salvação de todos. Eles deviam anunciar que o Reino estava próximo, isto é, aproximou-se, chegou para eles. O Reino é Deus nos salvando em Cristo. Assim, os apóstolos pelo caminho devem avisar ao povo essa novidade, com palavras, mas também com gestos e ações onde se reconheça que Deus está agindo em favor do seu povo sofredor. O Reino é Deus nos libertando. É isso que está sinalizado nas curas de enfermidades e expulsões de espíritos impuros.

Meditando o evangelho, nos damos conta do amor de Deus que vem nos encontrar, da presença de Jesus que continua nos buscando e nos encontrando nos caminho de nossa vida e de nossa história. Nossa tarefa é também avisar a todos que o Reino do amor de Deus chegou, vencendo o ódio, a dor, o pecado. Esse é a boa nova, o evangelho a ser anunciado; a grande novidade a ser comunicada.





Guardando a mensagem

A missão de Jesus é anunciar o Reino de Deus. O Reino de Deus é o próprio Jesus entre nós, nos libertando. Ele anuncia o Reino com a pregação, mas também o concretiza com ações pelas quais as pessoas estão sendo resgatadas da doença, da exclusão, da dominação do mal, do pecado. Escolhendo e enviando doze em missão, Jesus está visivelmente construindo um novo momento de organização do povo eleito em aliança com Deus. A missão dos doze, como a de Jesus, é anunciar a proximidade do Reino. O Reino, por meio de Jesus, se aproximou de nós, está bem pertinho, agora é só a gente abrir as portas para acolhê-lo; as portas do coração, de nossa vida familiar, de nossa vida em sociedade.

No caminho, vocês anunciem: O Reino dos céus está próximo! (Mt 10, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
mandaste os doze anunciar ao povo, pelo caminho, que “o Reino de Deus está próximo”, que o céu se aproximou para resgatar e sarar toda ferida. A nós que vivemos imersos em um mundo materialista, esta palavra nos consola: Deus não nos esqueceu, ele vem ao nosso encontro, com o seu Reino. Concede-nos, Senhor, que não percamos o horizonte da vida eterna, mesmo carregando os fardos de nossa existência, às voltas com as tarefas de cada dia. Que no corre-corre de nossa vida, permaneça sempre no nosso coração esse sentido do teu Reino, reino de amor e justiça que começa aqui, mas só se realiza plenamente na eternidade. Dá-nos, Senhor, viver lembrados e embalados por essa verdade do teu amor: o Reino está próximo, está pertinho de cada um. É só abrir a porta do coração e deixar-te entrar. Tu anuncias o Reino, tu fazes o Reino de Deus acontecer entre nós com tua palavra e teu poder restaurador. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Repita várias vezes, durante o dia de hoje, aquela palavrinha do Pai Nosso: “Venha a nós o vosso Reino”.

Comunicando

Quarta-feira, hoje. Dia de responder à Pergunta da Semana: O que você achou de mais interessante no capítulo 16? Estamos estudando o Profeta Ezequiel na Segunda Bíblica. A resposta você põe no grupo que está participando. Se não estiver em nenhum grupo, faça contato pelo nosso whatsapp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 





15 comentários:

  1. Bom dia abençoado por Deus Padre João Carlos A benção Deus abençoe todos nós e com muita alegria de me comunicar com o sr. Gostaria muito mesmo de saber qual o grupo eu devo entrar eu já recebi un convite da Mãe de Deus mas fiquei em dúvida séria da parte dos Evangélicos onde eu já participei em 2022 por favor peço orientação eu sou católica gratidão eternamente obrigado por tudo Amem

    ResponderExcluir
  2. Glória a Vós Senhor!
    Hoje, Jesus mais uma vez quer falar conosco, também como discípulos, nos lembrar que nossa missão é em todos os momentos possíveis que DEUS nos dá o respirar da vida, estarmos cheios do Espírito Santo para anunciar o Evangelho e o chamado a conversão, alertando que o Reino dos Céus está próximo, justamente para que todos nós estejamos preparando nossos corações, permanecendo obedientes no estado de graça preparados para a Vosso retorno Glorioso.
    Imaginemos a nossa responsabilidade de Cristãos, a todo momento DEUS coloca alguém no nosso caminho, por um motivo ou outro, se deixamos passar despercebidos sem ao menos escuta los, salda los pelo menos com um Bom dia ou uma palavra de bom grado que transmita fé, esperança, pois muitos não veremos mais, imaginamos quando chegar no julgamento final, creio que seremos cobrados assim; Enviei tantos pra você mostrar o Caminho, mas você nem percebeu, pois estava preocupado, distraído com os prazeres passageiros que o mundo lhe oferecia, e ainda nem prestou atenção que informei que deveria seguir minhas recomendações e não entrar nem ir a tal lugares que te prejudicaria, deveis ir antes ao encontro dos perdidos, dos desacreditados, aqueles desesperançosos, aqueles que precisam de cura, os mais necessitados,.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre, Deus nós abençoe , senhor primeiro quero agradecer por tudo e perdão pelos meus pecados , quero pedir proteção para meus filhos Lucas e Gabriel, e iefurvpela minha saúde, senhor fiz o exame , peco que resultado seja bom oara mim e que eu nai precise de cirurgia e faça um tratamento de remédio , senhor peço por toda a minha família em especial pelo meu irmão. Bebem que senhor o cure, piedade osra mim e meu irmão , obrigada senhor.

    ResponderExcluir
  4. Senhor JESUS! Venha a nós o vosso reino. Eu amo e creio em TI Senhor, mas aumentai a minha fé. Quando eu claudicar segura a minha mão me conduza. Que eu concentre meus pensamentos somente no teu amor. Peço-lhe SENHOR a recuperação de minha saúde, de meus filhos Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e meus netos. Pe. João Carlos interceda por mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre, venha a nós o vosso reino, de PAZ e de AMOR SENHOR AMÉM..

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. O Reino de Deus está próximo , está pertinho de cada um de nós é só abrirá a porta do coração e deixar-te entrar. Venha nós o vosso Reino, abençoando e protegendo e nos livrando de todo mal, com saúde, paciência, felicidade, paz e fé a mim e a minha família. Que o Reino de Deus esteja com nosso Pe João Carlos sempre. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos Deus abençoe com muita bençãos saúde paz obrigado pela meditação todos os dias só gratidão um alimento espiritual pra mim senhor um pastor maravilhoso só gratidão

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia 🌻🙌🏼 sua benção Padre João 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙌🏼

    ResponderExcluir
  9. Amém aleluia

    ResponderExcluir
  10. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Pe João Carlos sua benção, que Jesus tenha misericórdia de todos nós para que possamos ganhar o reino de Deus 🙏 que o senhor tenha misericórdia de todos nós,e do mundo inteiro 🙏🙌❤️

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde abençoada para todos nós!
    O Reino de Deus está próximo de nós! Vamos abrir as portas para o Amor Incondicional de Jesus!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  13. Peço oraçâo por minha saúde Maria gorete Duarte

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus bendito, eu LHE agradeço pela vida de Santo Olavo. Todavia, me ensine trabalhar na VOSSA vinha. Me ensine produzir bons frutos. Me ensine evitar o pecado, a traição e a idolatria. Me ensine seguir o caminho do apostolado, do discipulado, do amor, da evangelização, da obediência, da cura, da justiça e da conversão. Me ensine expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Te agradeço muito Senhor pela minha mãe q hoje já está bem melhor. Uma noite abençoada pra todos nós amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Os pequeninos do evangelho.

   17 de julho de 2024    Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo,  presbítero, e companheiros, mártires    Evangelho.      25Naquele te...

POSTAGENS MAIS VISTAS