PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Tens o poder de me purificar.

Tens o poder de me purificar.



28 de junho de 2024.


Sexta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum



Evangelho.



Mt 8,1-4

1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.

4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.



Meditação.



Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo” (Mt 8, 3)


Podemos olhar a história do leproso de muitos pontos de vista. Hoje, eu quero convidar você a pensar que você é o leproso da história do Evangelho. Você é o leproso dessa história, combinado? Então, vamos lá. O leproso se aproximou de Jesus, se ajoelhou aos seus pés e pediu para ser purificado. Três gestos simbólicos importantes: aproximar-se, ajoelhar-se e implorar o favor de Deus. Muita gente quer uma graça, mas não se aproxima de Deus, não se ajoelha e não pede a sua graça. Vou me explicar. 


Você aproximou-se de Jesus. Aproximar-se é buscar Deus. Diz lá o texto da Escritura: “Buscai o Senhor enquanto se deixa encontrar”. Buscar a Deus é procurar encontrá-lo na oração, na meditação, na audição de sua palavra. Lê-se assim no livro do Deuteronômio: “Quando então buscares o Senhor teu Deus, o encontrarás, se o buscares de todo o teu coração e com toda a tua alma” (Dt 4, 29). Então, sua primeira atitude, como o leproso, foi aproximar-se. Vou lhe dizer uma coisa. Foi muita coragem de sua parte, porque, por causa de sua doença, não lhe era permitido aproximar-se de pessoas sadias como você fez. Você passou por cima dessa norma social, você ultrapassou a faixa amarela e foi ao encontro de Jesus. Sim, é verdade, Jesus vinha passando com a multidão. Na verdade, é ele que vem ao seu encontro. Mas, é preciso a gente se aproximar, vencendo as barreiras que pretendem impedir esse encontro. 


Você aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus. Ajoelhar-se é um ato de adoração, em todas as religiões. Ajoelhar-se, prostrar-se é o reconhecimento da grandeza de Deus presente em Jesus, é um reconhecimento de sua divindade. Buscar a Deus não para que Deus faça a nossa vontade, mas que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida. Maria expressou esse sentimento ao dizer: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Ajoelhar-se é um gesto de adoração, de humildade, de reconhecimento da grandeza de Deus e da disposição de estar a seu serviço.


Você aproximou-se, ajoelhou-se e fez um pedido a Jesus: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Foi um pedido feito num contexto de quem se aproximou, de quem o está buscando; de quem se ajoelhou, isto é de quem presta ao Senhor um culto de adoração, reconhecendo-o seu Senhor. E o seu pedido foi humilde, “se queres”, se for da sua vontade. É, muita gente pede coisas importantes a Deus, mas não o busca para andar em seus caminhos, nem é um adorador desse Deus fiel que vem ao nosso encontro. Você pediu bem. E Jesus atendeu você. Ele estendeu a mão, tocou em você e disse: “Eu quero, fica limpo”. E, no mesmo instante, você ficou livre da lepra.




Guardando a mensagem


Jesus vinha com a multidão. Deus toma sempre a dianteira, dá sempre o primeiro passo. E você, superando as barreiras que o mundo criou para nos manter à distância de Deus, aproximou-se de Jesus. Com espírito de fé e de adoração, reconhecendo em Jesus o salvador que o Pai nos enviou, pediu-lhe uma coisa importante. Pediu que se realizasse, antes de tudo, a vontade dele em sua vida. Bom, se não pediu, já sabe como fazê-lo. E você sabe como terminou a história.


Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo” (Mt 8, 3)

Rezando a palavra


Senhor Jesus,

o leproso somos nós. A lepra é um sinal de nossa condição de pecadores. E é do pecado que nos purificas com tua vinda e com o teu amor. Dá-nos, Senhor, a graça de não esquecermos que a ti e à tua cruz devemos a vida nova e a comunhão que hoje temos com Deus nosso Pai. Que em todas as nossas necessidades, nós nos aproximemos de ti com espírito de fé, e peçamos o teu favor, desejosos de realizar, antes de tudo, a vontade de Deus. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


No seu diário espiritual (no seu caderno de anotações), lembrando que você é o leproso, escreva uma breve oração a Jesus.


Comunicando


Na Semana que vem, eu e uma equipe da AMA estaremos em São Paulo, em missão, em diversos compromissos. Destaco já as Missas que celebraremos com os ouvintes. Missas na Paróquia N. Sr.a de Fátima e de Santo Amaro na cidade Guarujá, no sábado, dia 06 de julho, à noite e domingo, dia 07, pela manhã; Missa na Paróquia N. Sra. das Graças em Praia Grande, no domingo, dia 07, à noite; Missa na Catedral da Sé, em São Paulo, na segunda-feira, dia 08, ao meio dia. 


No terço mariano de hoje, às 18 horas de Brasília, rezaremos com jovens vocacionados de vários estados. Eles estão se preparando para um estágio vocacional. Acompanhe em sua rádio ou pela Rádio Amanhecer ou ainda pelo Canal da AMA no Youtube.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb









14 comentários:

  1. Eu agradeço muito ao Pe. João Carlos o texto e a reflexão sobre o Evangelho e a sua meditação diária. É muito profunda e prática para entender e colocar em prática. Utilizo este instrumento e partilho nos meus grupos e divulgo esta fonte preciosa e espiritual a meditação da Palavra do Santo Evangelho. Muito Obrigado! Frei João Carlos, osm.

    ResponderExcluir
  2. Jonne Junior27/6/24 23:01

    Paz e Bem mais uma vez obrigado Pe.JC por esse meio de instrumento de evangelização pois utilizo no meu programa Agrosemeando da Web rádio amparo de segunda a sexta apresentado suas mensagens e seus recados.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e abençoa a nossa noite e nos dá saúde sempre amém.

    ResponderExcluir
  4. Amém cura senhor Jesus Cristo 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre, obrigada pelas suas meditações, Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  6. A CURA VEM DA FÉ EM DEUS PORGUER ELE É O PODER E CLORIA PARA SEMPRE

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus! Tocai em mim para que eu creia e te ame cada dia mais porque és meu Pastor e minha luz. É em TI que sempre busquei a graça e sempre atendido fui. Obrigado por tudo Senhor. Te peço pela recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabricio e sua benção a toda a minha família. Protegei minha esposa e dai-,lhe forças. Pe. João Carlos, intercedei por mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  8. Lindos comentários do padre do padre João Carlos. Posso receber através do watsap 35 998935395 obrigada

    ResponderExcluir
  9. Jesus Peço-lhe a cura que tanto preciso , cura meus ovarios pra que consiga realizar meu sonhado desejo de mãe. Que meus filhos sejam saudáveis. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João Carlos Rosa Maria de Caucaia ceará peço oração pelo meu irmão que está doente José Beto de Brito

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Pe João Carlos, sua benção p mim e toda minha família, Senhor Jesus Cristo,Purifica me,do problema da falta de audição, Amém 🙏🙏🙏❤️

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Pe João Carlos, sua benção, que Deus ouça minhas preces para eu conseguir o meu desejo, que Deus aumente minha fé, que Deus nos abençoe com saúde, paz e fé a mim e toda minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Senhor Jesus Obrigada por Sua presença em minha vida! Só peço a Harmonia da minha família!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  14. Olá padre João Carlos paz e bem. Esse Evangelho é muito tocante! Senhor Jesus cura a todos que estão doentes.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS