PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Que fé tão grande!

Que fé tão grande!

 



   29 de junho de 2024  

Sábado da 12ª Semana do Tempo Comum

   Evangelho.   


Mt 8,5-17

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”.
10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.
13Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. 14Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.

     Meditação.   


Nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé (Mt 8, 10).

No calendário popular, hoje é o Dia de São Pedro, e assim, dia do pescador, dia do Papa. Na liturgia, celebraremos, domingo próximo, a solenidade de São Pedro e São Paulo. 

Nós fazemos um bom esforço para viver o evangelho de Jesus, para sermos fiéis ao que Deus tem nos ensinado. Ao menos, pensamos assim. O povo de Deus do tempo de Jesus também tinha essa ideia sobre si mesmo. Eles insistiam sempre no conhecimento que tinham do Deus verdadeiro e na exclusividade de serem o povo em aliança com Deus. Jesus, filho de Deus, encarnado naquele mundo religioso e cultural de Israel, também tinha em grande conta a história do povo eleito. Mas, aberto à realidade como ele era, experimentou em várias ocasiões como a fé deles era vivida de maneira egoísta e interesseira. E como, em nome da aliança com Deus, marginalizava-se gente de dentro e todos os de fora.

No evangelho de hoje, Jesus faz uma constatação que deve ter aborrecido muita gente do seu tempo: “Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”. O elogio foi feito ao comportamento de um pagão. No encontro que ele teve com o oficial romano, em Cafarnaum, este intercedeu em favor do seu empregado. Este oficial tinha a patente de centurião, tendo sob seu comando uma centena de soldados do império. Claro, era um estrangeiro, um pagão. Ele contou a Jesus que o seu empregado estava de cama, sofrendo terrivelmente com uma paralisia. Jesus, judeu que era, segundo as regras religiosas de então, não podia entrar na casa dele, já que ele era um pagão. Passando por cima dessa barreira, Jesus se prontificou a ir à sua casa para curar o seu empregado. A resposta do pagão foi surpreendente: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa”. Foi uma palavra sincera, um reconhecimento de sua condição de pecador, de pagão. E mostrou sua grande fé quando acrescentou: “Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”. E até comentou com Jesus sobre sua experiência de dar ordens aos seus soldados e aos seus servos, e de ser prontamente obedecido.

Diante da resposta do pagão, Jesus ficou admirado com a sua fé. Foi aí que ele disse aquela palavra tão surpreendente: “Nunca encontrei alguém que tivesse tanta fé em Israel”. E disse mais: “Eu lhes digo, muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa do reino dos céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”. Nessa palavra, Jesus está em sintonia com os profetas, como Isaías, que anunciaram, muitos séculos antes, que também as nações pagãs se integrariam ao povo santo, chegariam também como peregrinos ao monte da Casa do Senhor. Deus quer integrar no seu reino também os outros povos, toda a humanidade.




Guardando a mensagem

Jesus nos aponta, hoje, um exemplo a ser imitado. Jesus elogiou a fé do oficial pagão, dizendo que não tinha encontrado ainda uma fé tão grande no meio do seu povo. Com esse elogio, o centurião pagão está sendo colocado como exemplo a ser seguido por nós. É bom nos darmos conta que, fora do nosso grupo e de nossa tradição religiosa, há quem demonstre mais fé do que nós. E podemos e devemos aprender com eles. Aprendamos com Jesus, que teve uma atitude missionária, apesar dos limites da prática religiosa do seu tempo: dispôs-se a ir à casa do pagão. Aprendamos com o pagão que Jesus elogiou: ele foi solidário com o seu empregado e foi humilde em reconhecer sua condição de pecador. Além disso, esse pagão demonstrou uma grande fé, sugerindo que Jesus apenas desse uma ordem e seu empregado ficaria curado. Fora do nosso grupo, pode haver gente levando a fé mais a sério do que nós. Aprendamos com eles.

Nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé (Mt 8, 10).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ficamos encantados com teu espírito missionário. Desde o teu nascimento, vemos como os pagãos são acolhidos no caminho da salvação. São tantos exemplos nos evangelhos: a visita dos magos do oriente, aquela história da mulher siro-fenícia, da cananeia, das curas em território estrangeiro, essa história do empregado do centurião em Cafarnaum. E colocaste este pagão como exemplo a ser seguido por todos nós na sua solidariedade, na sua humildade e na sua fé. Ajuda-nos, Senhor, a acolher, sem discriminação, o bom exemplo de pessoas que não são do nosso grupo e da nossa tradição religiosa. E a vivermos a nossa fé com maior seriedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em seu momento de oração, peça ao Senhor que aumente a sua fé e fortaleça você em todas as suas ações e no seu compromisso com o bem dos outros. 

Comunicando

Na Semana que vem, eu e uma equipe da AMA estaremos em São Paulo, em missão, em diversos compromissos. Destaco já as Missas que celebraremos com os ouvintes. Missas na Paróquia N. Sr.a de Fátima e de Santo Amaro na cidade Guarujá, no sábado, dia 06 de julho, à noite e domingo, dia 07, pela manhã; Missa na Paróquia N. Sra. das Graças em Praia Grande, no domingo, dia 07, à noite; Missa na Catedral da Sé, em São Paulo, na segunda-feira, dia 08, ao meio dia.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb.

12 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus lhe abençoe proteja sempre o senhor amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre Deus nós abençoe a mim meus filhos Lucas e Gabriel. Senhor hoje só peça que aumente minha fé. Obrigada e perdão por tudo, amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre sua benção, realmente Deus quer salvar a todos,mas temos um compromisso, ser batizado, crer no Evangélio e ter fé, muita fé, como aquele soldado e colocar Deus em primeiro lugar, porque tudo é dele, amém.

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos...tenho 87 anos e tenho a felicidade de ouvi-lo todos os dias é minha primeira obrigação...há muito tempo a Irmã Edinete me envia e agora também o senhor ... não sei se o Senhor encanta mais falando ou cantando. Choro toda vez que canta Jesus Salvador

    ResponderExcluir
  5. Complementando sou Maria Honória moro em Juazeiro Bahia

    ResponderExcluir
  6. SENHOR JESUS! Eu creio em TI, mas aumentai a minha fé, porque eu preciso dela permanentemente em minha vida. Não permiteis que eu claudique um instante só. Peço SENHOR pela tua bondade que recupere a minha saúde, de meus filhos Ivan e Fabrício. De minha esposa, noras e netos. Que a paz reine em nossos lares. Pe. João Carlos interceda por mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Quando participamos da presentificação do Santo Sacrifício da Santa missa dizemos também todas as vezes, "Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada mais dizei uma Palavra e serei salvo".
    Devemos proclamar esta confissão com muita fé, afirmando que assumimos que somos pecadores, falhos, imperfeitos, mas acreditamos na infinita Misericórdia do Pai, assim recebemos o Seu perdão, todo Seu Amor, e assim também afirmamos que somos Santos e pecadores, através da Graça maior a Santíssima Eucarístia seremos salvos não importa a enfermidade ou o que seja que nos atrapalhe de sermos "dignos" para entrar na Sua presença, desejamos na unidade fazermos parte do mesmo corpo, o Pão Vivo que desceu do Céu. Recebemos a permissão de participar do banquete celestial, o alto Basiléia, morada do Pai.
    E Ele, sabe da nossa fé da nossa vontade de sermos purificados, curados, transformados conforme a sogra de Pedro e outros mais foram, para O seguirmos na nossa caminhada mesmo nas dificuldades que temos ou ainda virão, como Jesus leu o coração daquele centurião enxergou tamanha fé, Ele sabe da nossa vontade, dedicação e determinação de fé que também temos, e na esperança continuamos esperançosos para Vossa vinda Gloriosa,.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, aumente a minha fé e de minha família, para conseguirmos o que desejamos , nos abençoando e nos protegendo de todo mal, que nos dê saúde, força e coragem para vivermos em paz e com fé. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Jesus aumentai a nossa fé! Gratidão!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Hj Peço em especial pela minha netinho Clarisse, q chega no fim do ano como mais uma Divina. Aumenta sempre a nossa fé Senhor amém.

    ResponderExcluir
  11. Deus fiel, eu LHE agradeço pela vida de São Pedro e São Paulo. No entanto, me conceda a graça para seguir o caminho do serviço, do discipulado, da oração, da consolação, da cura, da conversão, da obediência, da fé, da humildade, da penitência e da piedade. Me conceda a graça para fugir do pecado, da mentira, da malícia, da ira e dos falsos profetas. Me conceda a graça para vencer o sofrimento e a aflição. Me conceda a graça para expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus aumentai a minha Fé! pois é minha única esperança para os meus impossíveis!Amém ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Ele está pra chegar.

   22 de outubro de 2024   Terça-feira do 29º Domingo do Tempo Comum     Evangelho.    Lc 12,35-38 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discí...

POSTAGENS MAIS VISTAS